Buscar

Proxy: O que é e como funciona

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desenvolvimento
Proxy
Proxy é um servidor que recebe as requisições de um usuário e as passa para frente, dessa forma alterando o remetente da mensagem com o objetivo de filtrar o conteúdo ou enviar dados anonimamente. Para facilitar o entendimento, imagine que um usuário (U) se conecte a um servidor proxy (P) e faz uma pesquisa no Google, que usa um algoritmo de buscas utilizando o perfil do usuário como base.
O resultado que será retornado não será direcionado diretamente ao usuário U, mas sim a P, que o encaminhará para U. Embora isso pareça um absurdo do ponto de vista técnico, onde os dados são obrigados e percorrer um caminho maior para chegar até o usuário, tem as suas justificativas.
Redes internas (LANs), por exemplo, não possuem endereços de IP válidos para se utilizar na internet por questões de segurança e performance, então utilizam um computador central para acessar um endereço externo utilizando um único número de IP. Mesmo que 20 computadores diferentes estejam navegando ao mesmo tempo em sites distintos, utilizarão o mesmo endereço do computador central.
Uma outra utilizade muito difundida é a utilização de Web Proxies, onde um computador é utilizado como cache de páginas da internet, realizando atualizações periodicamente conforme programado e disponibilizando o conteúdo de internet de forma offline dentro de uma rede interna. Também conhecido com "caching", os Web Proxies permitem uma velocidade de acesso muito maior a sites que são acessados mais frequentemente, pois esses dados estão na verdade armazenados em um computador local.
Por usar um outro endereço para acessar sites na internet, o proxy também é muito útil para simular um endereço de outro país (como os EUA) para ter acesso às mesmas páginas que um morador desse país acessa, inclusive ao conteúdo restrito aos norte-americanos e também para navegar anonimamente.
Ao realizar uma atividade ilegal, um criminoso utiliza uma cadeia de proxies para não ser identificado. No primeiro exemplo mostrado acima, imagine que entre o usuário U e o proxy P tenham mais dois servidores P1 e P2, onde U acessa P1, que acessa P2, que acessa P que acessa a página. Dessa forma, se U realizar uma atividade ilegal e alguém queira rastreá-lo, terá que muito mais trabalho para descobrir que foi.
O que muitos de nós estamos acostumados a utilizar se chama Proxy Aberto, onde sites disponibilizam seus servidores como forma de ocultar os rastros de acesso de um usuário a um determinado site o serviço ou burlar as políticas de segurança impostas por uma instituição ou empresa.
Essa forma de anonimato é geralmente uma mão de via dupla, pois, se por um lado permite que um cidadão de um regime opressivo possa realizar seus protestos, por outro oferece meios para que pessoas mal intencionadas realizem inúmeras ações maliciosas. Alguns desses sites utilizam "computadores zumbi", que na verdade são PCs domésticos infectados com algum tipo de vírus que permitem que um hacker os utilizem como servidor de proxy.
Que tal testar você mesmo um proxy? Para navegar anonimamente, utilize o Tor, bastante reconhecido no mundo Linux que realmente protege a sua identidade e bastante recomendado para acessar informações importantes, como o Internet Banking. Um outro programa muito versátil para proteção de identidade é o JAP Anon Proxy, programa que permite que você escolha vários servidores aleatórios.
É comum em muitas empresas (ou escolas e universidades): a navegação em redes sociais, como Facebook e Twitter, é restrita. O que significa que os usuários não podem acessar esses sites - entre outros, conforme as normas da instituição.
O que diversos usuários perceberam é que ao usar um serviço de proxy, esse acesso é liberado. A solução funciona, também, para quem quer acessar sites do exterior que são limitados para o Brasil.
Mas o que é um proxy? Basicamente, ele funciona como um intermediário entre usuário e o servidor do site que ele quer visitar - driblando, assim, as normas da empresa ou universidade.
A segunda pergunta que aparece está relacionada com a segurança: mas isso é uma boa ideia? Na verdade, como qualquer serviço disponível pela web, existem boas opções de proxies, pagas e feita por empresas de confiança, e as versões gratuitas, que apresentam muito risco aos usuários. Conheça, abaixo, vantagens e desvantagens do serviço proxy:
Uma das maneiras de ter sua máquina invadida é quando o criminoso digital sabe o seu Protocolo de Internet (IP), o endereço na internet. Quando você usa um serviço proxy de qualidade, a sua navegação fica anônima. Isto porque ele gera um IP diferente do seu, fazendo que a sua navegação fique registrada no cache do seu destino. Assim, a missão do criminoso de achar a sua conexão fica mais difícil.
Mas nem tudo são flores. São muitas as opções de proxies gratuitos que são prgas disfarçadas. Aí, qualquer pessoa que usa o serviço está correndo o risco de passar seus dados pessoais ao criminoso.
Proxies gratuitos estão à disposição de todos usuários. Desse jeito, um único proxy pode ser usado por milhares de pessoas ao mesmo tempo, o que deixa a sua conexão muito mais lenta. Muitos desses proxies têm tempo útil pequeno, exigindo que o usuário procure outro serviço. Do outro lado, proxies pagos tendem a ter velocidade de navegação maior.
Agora que colocamos vantagens e desvantagens, vamos aos cuidados. Se você realmente precisa do proxy, o mais aconselhável é que você adquira um serviço pago e aprovado por outros usuários. Procure na internet e em várias fontes para ter certeza da qualidade e confiabilidade do serviço.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando