Buscar

Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Valdilene Oliveira Sousa (1156182)
	
	Disciplina:
	Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia (LEE02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454706) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13941763
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O cérebro humano conta com algumas estruturas que o protegem, como o crânio e o couro cabeludo. No entanto, ele também é envolvido pelas meninges, isto é, membranas de tecido conjuntivo que também são responsáveis por abrigá-lo e mantê-lo em segurança. Sobre as três camadas das meninges, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pericárdio, membrana timpânica e citoplasma.
	 b)
	Túnica vascular, peritônio e membrana parietal.
	 c)
	Pleuras, cóclea e membrana plasmática.
	 d)
	Pia-máter, aracnoide e dura-máter.
	2.
	Segundo Medeiros (2007), ao que tudo indica, a capacidade gustativa já se faz presente na ocasião do nascimento e, possivelmente, já vai sendo formada na vida intrauterina. Além do mais, a ocasião do nascimento parece evidenciar a existência de um sistema sensório-motor integrado, tendo em vista os resultados da pesquisa sobre movimentos que bebês fazem, de levar a mão à boca e sugá-la. Sobre o sistema gustativo, analise as afirmativas a seguir:
I- O sistema gustativo é um dos dois órgãos sensoriais mais importantes para a percepção de sabor alimentar. 
II- Não há relação entre o sistema gustativo e o cérebro, nem com outras partes do sistema nervoso central.
III- A parte do cérebro descrita como a área gustativa primária é encontrada perto da frente do cérebro em regiões chamadas de ínsula ou opérculo frontal e mais adiante em parte do córtex parietal.
IV- A amígdala contêm células que respondem ao gosto, e elas parecem estar relacionadas com a determinação da qualidade hedônica do gosto - se o alimento é aprazível ao paladar.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MEDEIROS, Andréa Monteiro Correia. A existência de "sistema sensório-motor integrado" em recém-nascidos humanos. Psicol. USP, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 11-33, jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642007000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	3.
	De acordo com Gindri e Fonseca (2012), a maior parte das pesquisas sobre intervenções com sujeitos que tiveram um AVC são predominantemente direcionadas para déficits não-linguísticos, como habilidades motoras e de memória, tais como: distúrbios atencionais-perceptivos, como para a síndrome de heminegligência. Além disso, há pesquisas visando à melhora da qualidade de vida desses pacientes. Sobre os dois principais tipos de AVC, analise as afirmativas a seguir:
I- Os AVCs isquêmicos resultam de uma redução no fornecimento de sangue, causando falta de oxigênio e glicose. Eles são, geralmente, causados por aterosclerose, isto é, um bloqueio causado por depósitos de colesterol ou outras substâncias grudadas à parede da artéria. 
II- Os AVCs psicóticos resultam de situações em que o sujeito encontra-se muito pressionado por alguma circunstância de sua vida. O índice de estresse associado à psicose pode ser tão alto ao ponto de estourar os tendões que ligam a ponte ao bulbo. Os cortes desses tendões não podem ser reparados.
III- Os AVCs hemorrágicos resultam de sangramento em tecido cerebral (hemorragia intracerebral) ou sua superfície (hemorragia subdural). 
FONTE: GINDRI, Gigiane; FONSECA, Rochele Paz. Reabilitação de déficits comunicativos pós-acidente vascular cerebral. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 17, n. 3, p. 363-369, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000300021&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 maio 2018.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	4.
	O tronco encefálico é identificado por seus ventrículos, sendo o quarto e o terceiro encontrados na ponte e no diencéfalo, respectivamente. O tronco encefálico também é caracterizado por núcleos que pertencem a 12 pares de nervos cranianos. No núcleo do tronco encefálico há uma massa de neurônios chamada formação reticular, uma interessante coleção de fibras que é responsável pela mediação de tipos diferentes de comportamento. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A massa de neurônios do tronco encefálico tem participação no sono, e na respiração. 
(    ) A formação reticular fornece uma base biológica das dimensões da personalidade, extroversão e neuroticismo.
(    ) Apenas o nervo olfativo surge no tronco encefálico, os outros 11 pares de nervos cranianos partem do lobo temporal.
(    ) O tronco encefálico é composto por quatro estruturas: glenoumeral, interfalângica, sacroilíaca e rádiocárpica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	"A doença de Parkinson, doença degenerativa progressiva decorrente da morte de células da substância negra compacta e outros núcleos pigmentados do tronco encefálico, é caracterizada por um esgotamento seletivo do neurotransmissor dopamina. Desta forma, acomete principalmente o sistema motor e acaba por se refletir em alterações comunicativas" (AZEVEDO; CARDOSO, 2009, p. 136). 
Sobre os neurotransmissores, analise as sentenças a seguir:
I- A comunicação na sinapse é possível graças à liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores.
II- Neurônios situados antes da fenda são chamados neurônios pré-sinápticos, e aqueles que recebem o neurotransmissor são chamados de neurônios pós-sinápticos. 
III- Os neurotransmissores são formados por feixes de glicídios, que quando entram em  contato com as moléculas de carboidrato do forame sináptico, oportunizam a comunicação entre o SNC e SNP.
IV - Devido aos dois efeitos diferentes que os neurotransmissores têm, eles são referidos como neurotransmissores excitatórios ou inibitórios.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AZEVEDO, Luciana Lemos de; CARDOSO, Francisco. Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 14, n. 1, p. 136-141, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000100021&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 nov. 2018.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	A neuropsicologia cognitiva tem sido proeminente e influente na formação do desenvolvimento da neuropsicologia nos últimos 40 anos. Foram identificadas duas formas de neuropsicologia cognitiva: uma forma dura e uma suave. Sobre cada uma delas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A forma suave não aceita que alguma referência ao que se sabe sobre a estrutura e organização neurológica do cérebro é apropriada.
(    ) A forma suave entende que a anatomia do cérebro pode ser um guia útil para a estrutura do modelo neuropsicológico cognitivo.
(    ) A forma dura adota a posição de que o modelo é bastante independente das considerações anatômicas das estruturas cerebrais. 
(    ) A forma dura entende que a análise é puramente a nível psicológico e as descrições formuladas em termos de processos psicológicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	Temos dois tipos de células no Sistema Nervoso Central (SNC), no sistema nervoso periférico (SNP). Essas células se apresentam de dois tipos. Quais são eles?
	 a)
	Células neurais, conhecidas como reativas e células reagentes, conhecidas como ativas.
	 b)
	Células nervosas, conhecidas como neurônios e células de suporte, conhecidas como células gliais.
	 c)
	Células nervosas, conhecidas como epiteliais e células de movimento, conhecidas como células de transporte.
	 d)
	Células neurais, conhecidas como instintivas e células de ajuda, conhecidas como células tronco.
	8.
	O tamanho do córtex humano é maior do que o córtex dos outros mamíferos de porte semelhante ao homem. Além disso, o cérebro humano é mais complexo do que o dos demais mamíferos. No que tange às funções do córtex humano, ele é responsável por algumas áreas. Sobre elas, analise as sentenças a seguir:
I- Memória, atenção, percepção, cognição, consciência, pensamento, linguagem e consciência.
II- Funções psicológicas elementares, cujo caráter biológico tem maior peso. Costumam ser determinadas pela estimulação advinda do ambiente.
III- Áreas nervoso periférico (SNP) de transmissão de impulsos do sistema nervoso central (SNC) para as outras partes do corpo graças ao sistema.
IV- Áreas de recepção dos impulsos sensitivos de articulações, músculos, órgãos de equilíbrio, sendo assim incumbido pelos reflexos e pelos movimentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	9.
	"A etiologia dos transtornos alimentares (TA) ainda não se encontra estabelecida. Dentre os diversos fatores envolvidos, a hipótese de uma disfunção do sistema nervoso central tem sido explorada de diversas maneiras [...] Os transtornos alimentares parecem estar associados a algum grau de disfunção neuropsicológica" (DUCHESNE, et al, 2004, p. 107).  Sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), analise as sentenças a seguir:
I- O SNC é composto pelo cérebro e a medula espinal. O córtex cerebral é a maior parte do SNC. 
II- Existem diferentes tipos de neurônios no SNC, que podem ser distinguidos pelo comprimento de seus processos ou pelo número de processos que se estendem a partir deles. 
III- O SNC é formado pelo tecido nervoso que fica fora da coluna vertebral e do crânio, ou seja: os nervos cranianos, os nervos espinhais e alguns nervos dos órgãos sensoriais.
IV- O sistema nervoso central começa como um cilindro oco chamado tubo neural. Isso se desenvolve nos fundamentos do SNC, neurônios e células gliais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DUCHESNE, Monica  et al. Neuropsicologia dos transtornos alimentares: revisão sistemática da literatura. Rev. Bras. Psiquiatr.,  São Paulo, v. 26, n. 2, p. 107-117, jun. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462004000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 nov. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	"Vários estudos têm demonstrado a importância de utilização de estratégias biopsicossociais, incluindo terapias farmacológicas e não farmacológicas, para reduzir a dor em pacientes com dor orofacial. O envolvimento da modulação da dor durante o exercício aeróbico contribui para o uso dessa modalidade como parte de programas de reabilitação para pacientes com dor crônica. Estudos demonstram que o exercício aeróbico pode aumentar o nível de vários neurotransmissores tais como serotonina, dopamina, acetilcolina e norepinefrina" (CUNHA, et al, 2016, p. 61). Sobre a acetilcolina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    )  Os receptores de acetilcolina também são conhecidos como receptores nicotínicos, porque a nicotina parece produzir os mesmos efeitos nos músculos que a acetilcolina faz.
(    ) A acetilcolina é um interneurônio sinérgico que é encontrado apenas nos núcleos da rafe no tronco encefálico.
(    ) A acetilcolina é um neurotransmissor de molécula pequena que é importante para o movimento muscular. 
(    ) As lesões no núcleo basal de Meynert resultam em uma redução dramática na acetilcolina e o comprometimento desses núcleos tem sido associado a déficits de memória. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CUNHA, Carolina Ortigosa et al . Is aerobic exercise useful to manage chronic pain?. Rev. dor,  São Paulo ,  v. 17, n. 1, p. 61-64,  mar.  2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132016000100061&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 6 dez. 2018.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais