Buscar

Micro Clinica- Hemocultura sem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
	Hemocultura é o exame realizado com o objetivo de isolar e identificar microorganismos patogênicos no sangue de um paciente que se supõe ter uma infecção. É um exame auxiliar relevante, pois seu resultado reflete diretamente na terapêutica. (FERRAZ, BONILHA; 2010)
	De acordo com o resultado de hemoculturas positivas são escolhidos os antimicrobianos prescritos para determinado paciente. O resultado deste exame também é critério diagnóstico para doenças como endocardite. É importante ferramenta diagnóstica de infecções hospitalares. (FERRAZ, BONILHA; 2010)
	A solicitação de hemoculturas deve ser realizada quando o paciente apresentar um quadro infeccioso. No entanto, não é necessária à coleta de hemoculturas diante de todo e qualquer quadro infeccioso. As infecções bacterianas mais comuns e de menor gravidade não constituem indicação de coleta de hemoculturas pela baixa positividade destas, acrescentando custos ao tratamento do paciente sem que este seja beneficiado. (FERRAZ, BONILHA; 2010)
	Assim sendo em infecções como amigdalites, sinusites, infecções de pele e tecido subcutâneo comunitárias entre outras a antibioticoterapia empírica, baseada no conhecimento dos principais agentes etiológicos destas, está indicada. Lembrar também que em determinados casos de infecção a cultura de outros materiais é mais importante, por apresentar maior positividade e estar diretamente relacionada ao sítio de infecção. (FERRAZ, BONILHA; 2010)
2. OBJETIVOS
Realizar a técnica de hemocultura para uma amostra de sangue contaminada desconhecida com o objetivo de realizar posteriormente os testes bioquímicos e identificar os micro-organismos existentes na amostra e o antibiograma mais adequados para os mesmos.
3. MATERIAL E MÉTODOS
Materiais- Semeadura da bactéria no meio seletivo
	Materiais
	Reagentes
	Alça calibrada
	Ágar sangue
	Bico de Bunsen
	Ágar MacConkey
	Amostra de sangue
	
	Seringa
	
	Materiais
	Reagentes
	Alça calibrada
	Ágar sangue
	Bico de Bunsen
	Ágar MacConkey
	Amostra de sangue
	
Materiais Teste oxidase
	Materiais
	Reagentes
	Alça calibrada
	Tiras de papel adsorvente
	Bico de bunsen
	
	Colônias Ágar MacConkey
	
Materiais Ágar Cetrimida
	Materiais
	Reagentes
	Alça de platina
	Ágar cetrimida
	Bico de bunsen
	
	Colônias Ágar sangue
	
Materiais- Testes bioquímicos
Materiais Antibiograma
	Materiais
	Reagentes
	Alça descartável
	Caldo nutritivo
	Bico de Busen
	Antibiótico Ac. Nalidíxico
	Cultura ágar cetrimida semeada para a amostra de sangue
	Antibiótico Ampicilina
	Swab de algodão estéril
	Antibiótico Cefalotina
	Régua
	Antibiótico Cefepime
	
	Antibiótico Ciprofloxacin
	
	Antibiótico Cloranfenicol
	
	Antibiótico Moxifloxacin
	
	Antibiótico Gentamicina
	
	Antibiótico Norfloxacin
	
	Antibiótico Nitrofurantoína
	
	Antibiótico Sulfazotrim
	
	Antibiótico Tetraciclina
Procedimentos:
Realizou-se para a primeira e segunda aula vários procedimentos diferentes. Na primeira aula primeiramente foi entregue uma amostra de sangue de número 4. Para o procedimento de análise no meio seletivo para a amostra desconhecida presente na amostra de sangue utilizou-se ágar MacConkey, e o ágar sangue. Na segunda aula, para o teste de distinção entre gram negativas fermentadoras e não fermentadoras realizou-se o teste de oxidase. Para o teste de confirmação de não enterobactéria suspeita através da oxidase realizou-se o procedimento de reisolamento no ágar cetrimida. Para os testes bioquímicos realizou-se os testes nos meios: .........
Procedimento- Ágar Sangue
Pegou-se a seringa e inoculou-se a mesma na amostra de sangue sugando uma pequena quantidade da amostra de sangue, logo lentamente se introduziu duas pequenas gotas no ágar sangue e com o auxílio de alça calibrada esgotou-se a amostra no início da borda e realizou-se o movimento de estrias em quatro quadrantes. Fechou-se a amostra e a placa ágar sangue e a guardou-se.
Procedimento – Placa Ágar MacConkey
Pegou-se a seringa e inoculou-se a mesma na amostra de sangue sugando uma pequena quantidade da amostra de sangue, logo lentamente se introduziu duas pequenas gotas no ágar MacConkey com o auxílio de alça calibrada esgotou-se a amostra no início da borda e realizou-se o movimento de estrias em quatro quadrantes. Fechou-se a amostra e a placa ágar MacConkey e a guardou-se.
Procedimento – Teste oxidase
Pegou-se um vidro que continha várias tiras de papel do teste de oxidase, retirou-se um destas fitas, logo com a alça descartável pescou-se algumas colônias cultivadas no ágar macConkey e colocou-se estas colônias nesta fita homogeneizando-as, esperou-se a reação, observou-se e anotou-se.
Procedimento – Ágar Cetrimida
Pegou-se a placa contendo o ágar cetrimida e logo pegou-se a placa de ágar sangue e com uma alça de platina flambou-se primeiramente e logo se introduziu no ágar sangue pescando algumas colônias. As colônias pescadas foram colocadas na placa cetrimida no início da borda fazendo o esgotamento e logo o movimento de estrias em quatro quadrantes por toda a placa. Fechou-se a placa, e incubou-se.
Procedimento– Antibiograma
Para o início do teste de antibiograma, pescou-se com um swab de algodão estéril, algumas colônias da placa do ágar contendo a cultura bacteriana e foi introduzindo-se em um tubo de ensaio de caldo nutriente até atingir a turbidez. Após se atingir a turbidez, pegou-se a placa de petri que continha o ágar mueller-hinton e levou-se o swab de algodão nesta placa iniciando-se no começo da mesma o processo de semeadura de forma leve por toda as extremidades da placa. Após o processo de semeadura com uma pinça estéril pescou-se o papel de filtro contendo os antibióticos e colocou-se o mesmo levemente na placa semeada, logo cada disco foi levemente pressionado com o auxílio da pinça de modo que ficassem firmes e equidistantes na superfície do meio. Fechou-se a placa e incubou-se.
Procedimento Análise dos halos:
Com uma régua mediu-se cada um dos halos que foram crescidos ou inibidos de crescimento na placa do antibiograma.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
6. BIBLIOGRAFIA
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando