Buscar

FUNDAMENTOS DA BIOMEDICINA - ÁREAS DE ATUAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DA BIOMEDICINA, BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
Docente: Mariana Ribeiro Reis
Discente: Juliana Moraes Pacheco
O biomédico e suas áreas de atuação
O biomédico imaginologista
Segundo o Concelho Federal de Biomedicina (CFBM) o biomédico habilitado nessa área pode atuar na realização de exames como Tomografia Computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT) e radiologia médica, excluindo-se a interpretação de laudos, por ser um ato privativo do profissional médico, além de atuar nas novas tecnologias e aplicações que por ventura sejam aplicadas à área do Diagnóstico por imagem e terapia.
A atuação do biomédico imaginologista é respaldada pela Resolução n°234 de dezembro de 2013 que proporciona a atualização da regulamentação sob a devida interpretação da Lei n°6.684/79 e do Decreto n°88.439/83.
Dentro da imaginologia as áreas mais significativas são:
Operação de equipamentos, realizar anamnese dos pacientes, administrar meios de contraste;
Desenvolvimento de protocolos de estudo e examinação;
Desenvolvimento de novas técnicas e pesquisas;
Coordenação de grupos de colaboradores, administração e gestão de conteúdo e contingente dos setores;
Gerenciamento de sistemas de armazenamento de imagens médicas de diagnóstico;
Aplicação de produtos para clientes;
Atuar na indústria de equipamentos e serviços.
O biomédico na área de Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório
Sendo uma das áreas de atuação pouco exploradas e conhecidas pelos biomédicos, no Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório o profissional atua sob supervisão médica, alertando o neurocirurgião sobre alterações clinicas imediatas durante o procedimento cirúrgico. É atribuição do profissional biomédico, operar equipamentos específicos para a atividade e utilizando métodos eletrofisiológicos como eletroencefalografia (EEG), eletromiografia (EMG) e potenciais evocados para monitorar a integridade de estruturas neurais específicas durante as cirurgias.
A atuação do biomédico nessa área se baseia na Resolução nº244, de setembro de 2014. Considerando, que a Lei 6.684/79 no Capítulo II, artigo 5 e parágrafo III que preconiza a atuação, sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, radiodiagnóstico e de outros para o quais esteja legalmente habilitado. Requer também curso de especialização e domínio de disciplinas como Neuroanatomia, Neurofisiologia, Neuropatologia básica e avançada, Teoria das Técnicas Cirúrgicas, Tecnologias aplicadas à atividade e estágio prático.
O biomédico nos serviços de diálise
Respaldada pela Resolução nº 190, de dezembro de 2010, as atribuições do biomédico nos serviços de diálise são definidas considerando inúmeras Portarias, Resoluções e RDC´s (Resolução de Diretório Colegiado), tendo como atribuições desse serviço o monitoramento e prevenção de riscos de natureza química, física e biológica inerentes aos procedimentos, executar procedimentos de análises clínicas (pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos), além de possibilitar o controle, monitoramento e garantia da qualidade da água e do dialisato através de:
Coleta, transporte e armazenamento das amostras;
Análises físico-químicas e microbiológicas (com interpretação dos resultados);
Acompanhamento e execução das medidas de ações protetivas 
O profissional nessa área atua juntamente com a equipe multiprofissional, auxiliando, inclusive, o nefrologista a interpretar/avaliar resultados de exames discrepantes; podendo também elaborar rotinas especializadas e orientar outros profissionais quanto a segurança no uso dos saneantes, na limpeza e desinfecção de áreas e utensílios. Além de também poder atuar ativamente no Programa de Controle e Prevenção de infecção e de eventos adversos e no Programa de Gerenciamento de Resíduos dos serviços de saúde.
A portaria GM/MS nº2616/1998 que fala sobre às diretrizes e normas para prevenção e controle de infecções hospitalares; enquanto a Portaria GM/MS nº5818/2004 estabelece os procedimentos e responsabilidades relativas ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade.
A Resolução do CFBM nº124/2006 dispõe sobre a atribuição do profissional quanto a área dos resíduos gerados nos serviços de saúde; enquanto a Resolução do CFBM nº175/2009 ratifica o exercício e a capacidade profissional no controle, tratamento e realização de análises físico-químicas e microbiológicas da água.
Referências
BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. RESOLUÇÃO Nº 234, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2013. Dispõe sobre as atribuições do biomédico habilitado na área de imagenologia, radiologia, biofísica, instrumentação médica que compõe o diagnóstico por imagem e terapia. Publicado no Diário Oficial da União em 19/12/2013, seção I, páginas 380 e 381.
BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. RESOLUÇÃO Nº 190, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a atribuição do Biomédico nos Serviços de Diálise. Publicada no Diário Oficial da União em 23/12/2010, seção I, página 168.
BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. RESOLUÇÃO Nº 245, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014. Dispõe sobre a atribuição do Profissional Biomédico na área de Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório. Publicado no Diário Oficial da União em 18/11/2014, seção I, página 106.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando