Buscar

ECONOMIA E NEGÓCIOS EAD UNIP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões de múltipla escolha
ECONOMIA E NEGÓCIOS
Questão 1: Conforme Cézar Roberto Leite da Silva e Sinclayr Luiz na obra Economia e mercados: introdução à economia. edição, São Paulo, Editora Saraiva, 2010, p. 24, “um sistema econômico pode ser definido como a reunião dos diversos elementos participantes da produção e do consumo de bens e serviços que satisfazem às necessidades da sociedade, organizados não apenas do ponto de vista econômico, mas também social, jurídico, institucional etc.”. Dentre as principais características de uma economia capitalista, não podemos incluir:
A) o capital. B) a propriedade privada dos meios de produção dada a existência do capitalista. C) as decisões relativas ao preço sob comando de uma central planificadora. D) a divisão do trabalho por meio da especialização do trabalho e da mecanização da produção. E) a existência da moeda.
Questão 2: A curva (ou fronteira) de possibilidades de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção. Considere inicialmente as Alternativas de Possibilidades de Produção abaixo demonstradas:
Esse quadro nos fornece as possibilidades de produção de uma planta que, por hipótese, pode produzir apenas dois tipos de bens: ferro e aço. Considerando, então, os dados apresentados, indique a alternativa correta.
A) Caso a planta aumente a produção de aço de D para E, o custo de oportunidade em termos de ferro será de 3 milhões de toneladas de ferro. B) O custo de oportunidade de se aumentar a produção de ferro de 20 para 40 milhões de toneladas é de 15 milhões de toneladas de aço. C) O custo de oportunidade será igual a zero se a planta passar do ponto A para o ponto F, uma vez que ela continuará a produzir em uma situação de pleno emprego. D) O custo de oportunidade de aumentar a produção de aço de 15 para 22 milhões de toneladas será de 40 milhões de toneladas de ferro. E) Não há que se falar em custo de oportunidade quando são apresentados dados referentes alternativas de possibilidade de produção ou curva de transformação.
Questão 3: Em relação à estrutura de mercado caracterizada pelo oligopólio, podemos afirmar que:
A) Essa estrutura se caracteriza pela existência de poucos vendedores e muitos compradores. B) Essa estrutura se caracteriza pela existência de poucos vendedores e poucos compradores. C) Essa estrutura se caracteriza pela existência de muitos vendedores e muitos compradores. D) Essa estrutura se caracteriza pela existência de muitos vendedores e poucos compradores. E) Não há qualquer relação entre número de compradores e vendedores na caracterização estrutura oligopolista.
Questão 4: “Sempre o homem experimentou novas necessidades ou descobriu maneiras diferentes de atender a necessidades antigas. Quando as comunidades humanas eram pequenas, acanhadas e, sobretudo, isoladas, a força da tradição de cada uma delas se fazia sentir com maior vigor, os costumes cristalizavam-se e as inovações eram tão lentas a ponto de poderem passar quase despercebidas ao longo de uma geração” (NUSDEO, Fabio - Curso de Economia - Introdução ao Direito Econômico - . edição, São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 2000, p. 24). 
O que o texto acima procura demonstrar?
A) Que é a partir da Revolução Industrial inglesa, no século XIII, que as necessidades humanas passaram a ser atendidas na sua totalidade; antes desse período, elas eram ilimitadas e atendidas apenas parcialmente. B) Que as necessidades humanas sempre foram finitas e sempre puderam ser atendidas na sua totalidade, especialmente porque os recursos para a produção de bens e serviços foram e são ilimitados. C) Que a satisfação humana, de forma total, é atendida apenas parcialmente; a razão para que isso aconteça é a escassez de recursos para a produção de bens e serviços. D) Que a tecnologia vem promovendo a satisfação total das necessidades ilimitadas dos seres humanos. E) Que a economia de mercado é capaz de atender, em maior proporção, às necessidades ilimitadas da sociedade, comparativamente à economia em que a tradição dita as regras de produção e distribuição de bens e serviços.
Questão 5: Em relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa correta:
A) A concorrência perfeita é caracterizada por um número, significativamente, elevado de compradores e vendedores, de tal forma que a ação individual não é capaz de causar efeitos nos preços de mercado. B) O monopólio ocorre quando um número reduzido de empresas domina parcela significativa de um setor econômico, sendo que essas empresas, são as únicas a oferecer determinado bem ou serviço. C) O oligopólio ocorre quando apenas uma empresa domina parcela significativa de um setor econômico, sendo essa empresa a única, a oferecer determinado bem ou serviço. D) A concorrência perfeita ocorre quando há assimetria de informação entre os agentes que operam no mercado. E) O monopólio e o oligopólio pressupõem a inexistência de assimetria de informação entre os agentes que operam no mercado.
Questão 6: Considere o trecho extraído de Léo Huberman, A história da riqueza do homem: “Sem dúvida, havia um certo intercâmbio de mercadorias. Alguém podia não ter lã suficiente para fazer seu casaco, ou talvez não houvesse na família alguém com bastante tempo ou habilidade. [...] Essa transação provavelmente se efetuou no mercado semanal mantido junto de um mosteiro ou castelo, ou numa cidade próxima. Esses mercadores estavam sob o controle do bispo ou senhor e ali se trocavam quaisquer excedentes produzidos por seus servos ou artesãos ou quaisquer excedentes dos servos. Mas como o comércio em tão baixo nível não havia razão para a produção de excedentes em grande escala. Só se fabrica ou cultiva além da necessidade de consumo quando há uma procura firme. Quando não há essa procura, não há incentivo à produção de excedentes. Assim sendo, o comércio nos mercados semanais nunca foi muito intenso e era sempre local. Um outro obstáculo a sua intensificação era a péssima condição das estradas. Estreitas, malfeitas, enlameadas e geralmente inadequadas às viagens. E ainda mais, eram frequentadas por duas espécies de salteadores - bandidos comuns e senhores feudais que faziam parar os mercadores e exigiam que pagassem direitos para trafegar em suas estradas abomináveis. [...] Mas o comércio não permaneceu pequeno. Chegou o dia em que o comércio cresceu, e cresceu tanto que afetou profundamente toda a vida da Idade Média. O século XI viu o comércio evoluir a passos largos; o século XII viu a Europa ocidental transformar-se em consequência disso.” Poderosas forças de mudanças estavam atuando no seio do feudalismo europeu e serviram gradualmente para introduzir a estrutura de uma sociedade de mercado.
Dentre essas forças, é incorreto incluir:
A) A descoberta de novas terras que forneceriam as matérias primas necessárias e consumiriam os produtos manufaturados das metrópoles. B) O surgimento de uma nova classe, a dos senhores feudais, responsáveis pela acumulação de capital, posteriormente, aplicada no comércio. C) A perda de poder da Igreja. D) O surgimento e o desenvolvimento das cidades. E) O incremento do uso da moeda para mediar as relações de troca.
Questão 7: Em A Construção da Sociedade Contemporânea, R. Heilbroner afirma: “Em algumas [feiras] como a de Champagne, na França, ou a de Stoubridge, na Inglaterra, uma ampla variedade de mercadorias era trazida para venda: seda do Oriente, livros e pergaminho, cavalos, artigos medicinais e especiarias. (...) Pode-se imaginar a efervescência das feiras injetadas no ar parado da vida medieval” (Heilbroner, 2008, p. 47). A Feira era uma espécie de mercado itinerante, estabelecido em localidades fixas durante datas fixas, na qual mercadores, provenientes
de toda a Europa, realizavam autênticas trocas internacionais, efetuadas, usualmente, uma vez por ano. 
Sobre a atividade comercial desse período, podemos afirmar que:
A) Eram desestimuladas pela Igreja, que via a busca pelo lucro, como uma atividade não meritória. B) Eram proibidas pelo senhor feudal e pelo poder monárquico. C) Não resultaram em um aumento da monetização da economia. D) Eram combatidas pelos servos, que viam nessa atividade, uma ameaça à posição privilegiada que tinham em relação ao senhor feudal. E) Não resultaram na criação de pequenas vilas e entrepostos comerciais, futuros locais das primeiras aglomerações urbanas.
Questão 8: (ENEM/2007 , FUVEST e UEPG/2007 com modificações). Leia um texto publicado no jornal Gazeta Mercantil. Esse texto é parte de um artigo que analisa algumas situações de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na época de uma iminente crise financeira no Brasil. “Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, praticamente, não havia compradores no pregão de Nova Iorque, só vendedores. Seguiu-se uma crise incomparável: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhões de dólares em 1929, para 56 bilhões em 1933, coisa inimaginável em nossos dias. O valor do dólar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milhão para 12,5 milhões de trabalhadores - cerca de 25% da população ativa - entre 1929 e 1933. A construção civil caiu 90%. Nove milhões de aplicações, tipo caderneta de poupança, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome. (Gazeta Mercantil, 05/01/1999)” 
Ao citar dados referentes à crise ocorrida em 1929, o texto faz referência ao período em que:
I -A restrição na oferta de petróleo por parte da OPEP atingiu, fortemente, as economias mais desenvolvidas. II - A restrição à importação de produtos estrangeiros por parte dos países em desenvolvimento atingiu, fortemente, as economias mais desenvolvidas. III - Ao período de maior crescimento do Capital, tanto em termos dos países desenvolvidos como em termos dos países em desenvolvimento.
Em relação às afirmativas:
A) Apenas a I está incorreta. B) Apenas a II está incorreta. C) Apenas a III está incorreta. D) Todas estão corretas. E) Todas estão incorretas.
Questões discursivas
Questão 1: Considerando o assunto sistema econômico, cite e explique as principais características da economia mista.
Questão 2: Mesmo as empresas consolidadas no mercado correm o risco de falência, isso porque as boas soluções criadas no passado necessariamente acompanham o ambiente em permanente mudança. Nesse 
aspecto, o espírito empreendedor é vital para recuperar oportunidades perdidas. Contudo, quais características podem ser identificadas em um agente empreendedor?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando