Buscar

Perspectivas Profissionais , objetiva final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:404206) ( peso.:3,00)
	Prova:
	6616267
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No Brasil, a educação a distância ficou conhecida em 1904, por meio das escolas internacionais que ofereciam cursos pagos por correspondência. Esse foi o marco inicial desta modalidade de ensino no Brasil, o que desencadeou as gerações da educação a distância, sendo que em cada fase apresentou certas particularidades e possibilidades de tecnologias. Acerca das características de cada geração com relação aos instrumentos e o suporte tecnológico para distribuição dos materiais de ensino, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira geração ou monomídia.
II- Segunda geração ou múltiplas mídias.
III- Terceira geração ou multimídia interativa.
IV- Quarta geração ou multimídia colaborativa.
(    ) Os momentos de comunicação eram reduzidos, realizados por multimídia de CDs e DVs.
(    ) A comunicação era inexistente e o ensino condicionado ao envio de correspondências. 
(    ) Utilizavam o método e-Learning, no uso da internet e web.
(    ) O ensino era organizado por múltiplas mídias, com o tele-ensino, emissões radiofônicas e televisivas
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - I - III.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	IV - III - II - I.
	 d)
	I - II - III - IV.
	2.
	Determinadas posturas profissionais garantem um incremento na produtividade, tornando as ações dos funcionários mais evidentes. Com relação à produtividade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ser produtivo nem sempre garante o destaque, pois muitos colegas podem ser produtivos também, por isso, é importante as amizades com os superiores.
	 b)
	As reuniões e os encontros são instrumentos de aumento da produtividade e, por isso, deve ser gasto o tempo necessário para isso.
	 c)
	Organização é fundamental para se ter uma melhor produtividade, pois assegura que se saiba onde estão as coisas e quando devem ser feitas.
	 d)
	Se controle não é sua atribuição, controlar o tempo das coisas também não é, por isso dedique-se com tranquilidade às atividades.
	3.
	O conceito de pesquisa é muito difundido, porém, muitas vezes, de forma equivocada. Nas escolas, os professores encaminham os alunos até a biblioteca com o intuito de fazer uma pesquisa, mas na maioria das vezes o que os alunos acabam fazendo é um recorte de alguma reportagem chamando-a de pesquisa. Esse conceito equivocado de pesquisa acompanha os estudantes até cursarem o Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A pesquisa é um procedimento formal, sistemático, reflexivo, com um método. O ponto de partida de uma pesquisa é um problema que irá definir, delinear, analisar algum ponto, algum aspecto da sociedade, algum fenômeno, algum acontecimento.
II- Em toda pesquisa científica busca-se a confiabilidade, a veracidade e a fidelidade das fontes.
III- As pesquisas não seguem etapas e, por isso, não há necessidade de estudar as possibilidades antes de escolher os métodos. 
IV- Caso o cientista considere que há argumentos para que ele venha a se posicionar, essa opinião deve ser expressa mesmo quando essa lacuna possa ser solucionada por outras abordagens complementares.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	Em muitos países, a educação a distância é conhecida há mais de dois séculos, trazendo consigo um marco importante para esta modalidade de ensino. Este marco ocorreu por meio de um anúncio feito pela Gazeta de Boston, no ano de 1728, na edição de 20 de março. Assim, no século XIX, a educação a distância começou a existir institucionalmente em vários espaços da sociedade. Sobre o contexto que identificou o marco inicial da educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os alunos poderiam se matricular em mais de um curso.
	 b)
	As aulas eram ofertadas em palestras divulgadas pela internet.
	 c)
	Oferecia material para o ensino e tutoria por correspondência nos cursos ofertados.
	 d)
	Os professores organizavam as aulas por videoconferência.
	5.
	A maioria das empresas de médio e grande porte possuem um Código de Ética, ou seja, um guia de conduta no qual é descrito o comportamento esperado dos funcionários. Essa conduta deve estar alinhada com o ambiente de trabalho, com aspectos profissionais e de conduta moral e vão desde respeito às normas e aos horários até a seriedade no cumprimento das funções. Com relação à ética empresarial, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
	 b)
	Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
	 c)
	A ética, que é comparada com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça material.
	 d)
	Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamada de antiética.
	6.
	É importante entender as formas de relações de trabalho que temos vigentes para poder estruturar a carreira. Nesse sentido, existem o trabalho assalariado, que é regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o trabalho temporário, o autônomo e o terceirizado e ainda o cooperativado, que tem normas e leis específicas. Com relação à CLT, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Regulamenta as relações trabalhistas, tanto do trabalho urbano quanto do rural, de relações individuais ou coletivas.
(    ) Foi decretada no Estado Novo, governo ditatorial de Getúlio Vargas, em 1º de maio de 1943.
(    ) Se hoje ainda existem situações de trabalhos análogos à escravidão, antes da CLT, a maioria dos serviços era prestada em condições democráticas.
(    ) Essa legislação visa proteger o trabalhador, regular as relações de trabalho e criar o direito processual do trabalho.
(    ) Sua importância está na maneira com que se propôs a coibir relações abusivas de trabalho, que antes eram comuns.
(    ) Foi uma conquista dos patrões, pois garantiu condições mínimas de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V - V - F.
	7.
	Para melhor avaliar as revistas que aceitam artigos para publicação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior criou o CAPES Qualis, que é um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, classifica os veículos de divulgação de produção intelectual. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A maioria dos periódicos segue uma classificação da CAPES.
(    ) De acordo com a tabela de classificação, os periódicos vão de A a D.
(    ) As revistas com conceito A são as mais importantes como a Nature.
(    ) As revistas D não têm um impacto significativo na área do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Para Marconi e Lakatos (2010), o método científico cumpre algumas etapas na investigação, a hipótese que é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados que são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação que está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma
podem e devem executar a proposta. Com relação a esse item, fundamental em qualquer projeto de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- A metodologia está intimamente relacionada com a introdução do projeto de pesquisa.
II- O material e os métodos estão de comum acordo com a justificativa do projeto.
III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivos da proposta de pesquisa.
IV- É na metodologia que podemos falar da área de estudos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	9.
	Conseguir um novo emprego e manter a colocação é uma das características marcantes da empregabilidade. Para garantir a empregabilidade, o profissional deve estar sempre atento a alguns aspectos. Com relação aos aspectos da empregabilidade, analise as afirmativas a seguir: 
I- Na apresentação pessoal é sempre importante estar atento à aparência pessoal, pois o profissional está sempre sendo observado e em contato com clientes e fornecedores. 
II- No relacionamento pessoal e profissional, estará sempre em contato com pessoas, pois assim poderá usar essas informações para tirar vantagem pessoal, subindo rapidamente na organização. 
III- Na atualização permanente, o profissional deve estar em busca de mais informação e conhecimentos, atualizando-se sempre para se sair melhor no que desempenha e/ou ter maiores chances numa possibilidade futura. 
IV- No domínio de línguas estrangeiras, sua importância dependerá de qual tipo de empresa se trabalha, se não for multinacional, isso poderá ser desenvolvido posteriormente.
V- Na atualização do currículo, mesmo estando empregado é importante que o profissional mantenha sempre seu currículo atualizado, para que a empresa saiba das suas atualizações e possa, eventualmente, oferecer alguma oportunidade interna. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III, IV e V estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
	10.
	A inserção das tecnologias acarretou mudanças na sociedade e na forma como as pessoas passaram a interpretar os fatos do cotidiano, mudou a forma de pensar, agir e alterou as relações de trabalho. Com o avanço da multiplicidade das fontes de informação por meio das tecnologias, Litto e Formiga (2011), afirmam que a informação abundante e veloz passou a fazer parte da vida das pessoas, com um impacto cada vez maior. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
	 a)
	O fato de não ter acesso a muita informação, acaba facilitando o aprendizado dos alunos que buscam a educação a distância para concluir seu curso de graduação.
	 b)
	A tecnologia está disponível para todos, isso significa que tudo o que estiver nas redes sociais é verdadeiro e pode ser aproveitado.
	 c)
	Hábitos, costumes e valores são facilmente modificados por meio de novelas, os noticiários conseguem influenciar a população e até alterar os resultados eleitorais.
	 d)
	Os programas de televisão de educação favorecem os alunos em termos do horário em que são transmitidos e facilitam a interação entre professor e aluno.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando