Buscar

mercado de capitais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Disciplina:
	Mercado de Capitais (CON51)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460127) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14017873
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
	1.
	O mercado financeiro tem papel fundamental na economia pois é o local em que ocorre a negociação do dinheiro de poupadores, acionistas, entre outros, envolvendo toda transação financeira em que o dinheiro dos poupadores é direcionado para novos investimentos. O mercado financeiro pode ser dividido em quatro áreas de intermediação financeira. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As operações no mercado monetário são realizadas a longo prazo, sendo o mercado que controla a demanda da moeda, garantindo a liquidez na economia.
(    ) Com o propósito de promover desenvolvimento econômico, o mercado de capitais é a grande fonte de recursos de longo prazo para investimentos na economia.
(    ) A intermediação de recursos de curto e médio prazo são realizadas pelo mercado de crédito para os agentes que necessitam de recursos.
(    ) As negociações de moedas de outras nacionalidades pelo real são realizadas no mercado de câmbio, sendo a Comissão de Valores Mobiliários a responsável pelas operações de taxas de câmbio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	Na política monetária, as autoridades governamentais controlam a quantidade de dinheiro em circulação, a taxa de juros, disponibilidade de crédito na economia, controle da liquidez do sistema econômico (meios de pagamento), estabilizando os preços para o controle da inflação. Já o Banco Central (BACEN) tem a função de garantir a estabilidade econômica, formação da taxa básica de juros, regular as taxas de juros e avaliar os riscos econômicos, ou seja, define a política monetária do país. Com relação ao Banco Central do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a função de manter o controle inflacionário e a estabilidade de preços, o Banco Central deve manter o equilíbrio orçamentário controlando os gastos do governo.
(    ) Tem por responsabilidade o controle da inflação no país, bem como atuar para regular a quantidade de moeda na economia.
(    ) Uma de suas principais atribuições é com relação à emissão de papel-moeda e moeda metálica, e a execução dos serviços do meio circulante.
(    ) Além de todas as funções com a política monetária, o Banco Central ainda é voltado especificamente para a fiscalização do mercado de valores mobiliários. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	O mercado financeiro tem papel fundamental na economia, pois envolve todas as transações financeiras do país. O sistema financeiro é o conjunto de instituições financeiras (agentes intermediários) que propiciam condições para que os recursos dos poupadores (agentes superavitários) sejam transferidos para os investidores (agentes deficitários), ou seja, constitui-se no elo entre poupança e investimento. As autoridades monetárias têm como função estabelecer normas e controlar o volume de moeda em circulação. A autoridade máxima do Sistema Financeiro Nacional é o Conselho Monetário Nacional. Sobre as principais atribuições do Conselho Monetário Nacional, analise as sentenças a seguir:
I- Zelar pela solvibilidade das instituições financeiras e pela liquidez.
II- Determinar o fluxo dos capitais estrangeiros e a taxa cambial.
III- Coordenar a política orçamentária, creditícia e monetária.
IV- Ajustar os meios de pagamentos às verdadeiras necessidades da economia. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por autoridades monetárias, como o Conselho Monetário Nacional, o Banco Central do Brasil, e também por autoridades de apoio, tais como a Comissão de Valores Mobiliários. Cada uma destas instituições possui funções específicas para o bom funcionamento das políticas econômicas brasileiras. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Conselho Monetário Nacional é considerado o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional, pois é o único responsável por tomar decisões econômicas.
(    ) A competência do Conselho Monetário Nacional é traçar as normas de política monetária em todos os seus aspectos.
(    ) Uma das atribuições do Conselho Monetário Nacional é supervisionar as políticas monetária, cambial, de investimento, de capital estrangeiro, de comércio exterior e fiscal.
(    ) As áreas em que o Conselho Monetário Nacional atua com funções executivas referem-se à política cambial e às operações de pagamento e recebimentos das instituições financeiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	No âmbito do mercado financeiro há transferência de recursos dos agentes superavitários para os agentes deficitários. De forma geral, esta transferência de fundos ocorre por meio de investimentos nos mercados primário e secundário. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Um investimento no mercado primário ocorre quando a titularidade de uma ação é transferida por uma de uma corretora ou empresa financeira.
II- Caso uma empresa resolva "abrir" seu capital e realizar a venda de títulos no mercado de ações, ela estará realizando um investimento no mercado primário.
III- O mercado secundário envolve o conjunto de transações realizadas para a compra e a venda de títulos já emitidos pelas empresas.
IV- Após uma empresa realizar o lançamento de um título realizando um investimento no mercado primário, este mesmo título não pode ser revendido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	6.
	Por meio do mercado financeiro as instituições públicas e privadas têm a possibilidade de captar recursos financeiros para a realização de seus projetos de investimento. Desta forma, o sistema financeiro é segmentado de acordo com a finalidade de cada mercado. Sobre os mercados que compõem o sistema financeiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Mercado de crédito propicia o fluxo de dinheiro do Banco Central para as empresas.
	 b)
	O Mercado monetário é determinado no interior dos bancos comerciais.
	 c)
	O Mercado de capitais favorece as operações com títulos e valores mobiliários.
	 d)
	Mercado de câmbio diz respeito à compra e venda de mercadorias importadas e nacionais.
	7.
	O órgão fiscalizador e controlador do mercado financeiro é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão atuante no sistema financeiro. A Comissão também pode punir quem desacatar as instruções determinadas. As representações do mercado são de diversos produtos de investimentos propostos ao público, como títulos, ações e outros papéis relacionados a investimentos. Sobre as principais atribuições e competências da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Resguardar os investidores contra condutas ilegais de empresas com a finalidade de manipular o preço do mercado.
(    ) Instigar as aplicações no mercado de ações.
(    ) Proporcionar a atuação da Bolsa de Valores de maneira eficaz
e com transparência.
(    ) Assegurar aos investidores a fiscalização das atividades relacionadas ao mercado monetário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) foi criada em 1976 e procura fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver e mercado de valores mobiliários no Brasil. É uma entidade vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios. Com relação aos objetivos fundamentais da CVM, analise as seguintes afirmativas:
I- Proteger os investidores contra a manipulação de preços nos mercados por parte das empresas.
II- Garantir que as Bolsas de Valores atuem de forma transparente e eficaz.
III- Estimular os mercados de crédito e de câmbio junto aos bancos comerciais.
IV- Receber os depósitos compulsórios ao Banco Central.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	9.
	As aplicações financeiras e investimentos são realizados nas bolsas de valores através das instituições financeiras e sociedades corretoras autorizadas. Neste mercado, são negociadas ações das companhias de capital aberto públicas ou privadas com o objetivo da liquidez dos recursos. A empresa que pretender negociar suas ações em bolsa de valores deverá obedecer a alguns requisitos do órgão federal supervisor do Sistema Financeiro Nacional. Que órgão é esse?
	 a)
	Tesouro Nacional.
	 b)
	Corretoras de Títulos.
	 c)
	Banco Central do Brasil.
	 d)
	Comissão de Valores Mobiliários.
	10.
	O dinheiro/capital é um elemento imprescindível para que haja a execução das atividades diárias de uma empresa, como a aquisição de matéria-prima, investimento empresarial para seu crescimento, desenvolvimento de novos produtos, pagamentos de tributos, mão de obra e os proventos destinados aos funcionários. Para isto, deve haver disponibilidade financeira. Quando houver a falta de recursos, estes são captados em instituições bancárias. Sobre os agentes econômicos responsáveis pela transferência de recursos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São classificados como agentes superavitários.
(    ) As instituições financeiras são consideradas deficitárias.
(    ) Tornam-se acionárias durante a circulação da moeda.
(    ) São considerados os agentes intermediários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais