Buscar

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS UAM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A partir da revolução industrial, o processo de crescimento das cidades se acelerou pelas duas razões já apontadas: a necessidade de mão-de-obra nas indústrias e a redução do número de trabalhadores no campo. A industrialização promoveu de modo simultâneo os dois eventos, um de atração pela cidade, outro de expulsão do campo. Antes da revolução industrial não havia nenhum país onde a população urbana predominasse. No começo deste século, apenas a Grã-Bretanha possuía a maior parte de sua população vivendo em cidades (Munford 1982). Pode-se afirmar que o Século XX é o século da urbanização, pois nele se acentuou o predomínio da cidade sobre o campo. Salvo regiões muito atrasadas, que permanecem com características nitidamente rurais, o processo de urbanização prossegue em marcha acelerada.Fonte: MELLO. O processo de urbanização. Disponível em: <http://www.educoas.org/Portal/bdigital/contenido/interamer/BkIACD/Interamer/Interamerhtml/Mellohtml/MelloII.htm>. Acesso em: 09 jul. 2019.
 
As primeiras cidades e/ou fortificações na modernidade eram chamadas de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Burgos.
	Resposta Correta:
	 
Burgos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: As primeiras cidades e/ou fortificações na modernidade eram denominadas burgos, por isso seus primeiros habitantes foram chamados de burgueses.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	“A responsabilidade social compreende ações que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente. Trata-se do somatório de atos voluntários das organizações que direcionam suas atividades para o bem-estar social, conduzem seus negócios visando o interesse coletivo e não somente os lucros, uma vez que priorizam o todo.” 
Fonte: LOURENÇO, Luana. A importância da responsabilidade social nas empresas.Disponível em: https://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI288883,81042-A+importancia+da+responsabilidade+social+nas+empresas 
Podem ser entendidas como ações de responsabilidade social de empresas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Negativas ao emprego infantil, ao trabalho forçado e garantia de saúde no ambiente de trabalho
	Resposta Correta:
	
Negativas ao emprego infantil, ao trabalho forçado e garantia de saúde no ambiente de trabalho
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Organismos internacionais e brasileiros regulamentação apontam uma série de medidas que indicam as empresas serem socialmente responsáveis, entre as quais estão a negativa ao trabalho infantil, ao trabalho forçado e garantias de saúde dos trabalhadores.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	“John Rawls, o autor do clássico tratado Uma Teoria da Justiça (1971), é um filósofo político elusivo e, ao mesmo tempo, onipresente na discussão pública contemporânea. [...] "Uma Teoria da Justiça foi o resultado de um trabalho que ocupou o espírito de Rawls por mais de dez anos. A partir da década de 1950, ele praticamente ficou possuído pela ideia da “justiça como equidade” ( justice as fairness) e de como ela poderia ser transmitida não só para as instituições democráticas de uma sociedade liberal como deveriam ser os Estados Unidos, mas também para a construção completa de uma comunidade bem-ordenada" 
Fonte: CUNHA, Martin. O que diz “Uma Teoria da Justiça”, de John Rawls, que moldou a discussão política atual. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-dizuma-teoria-da-justica-de-john-rawls-que-moldou-a-discussao-politica-atual-cdm84kxulw0k7i765zxy51np8/ 
Considerando os apontamentos acima, indique os pontos fundamentais da teoria da justiça de John Rawls.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Garantia de liberdades fundamentais, igualdade de oportunidades e garantia que os menos favorecidos alcancem a cidadania.
	Resposta Correta:
	
Garantia de liberdades fundamentais, igualdade de oportunidades e garantia que os menos favorecidos alcancem a cidadania.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: Conforme John Rawls são necessários três princípios para alcançar a equidade, condição essencial da justiça social, listados como garantias fundamentais, igualdade de oportunidade e garantias de alcance a cidadania.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Quando em 1532 se organizou econômica e civilmente a sociedade brasileira, já foi depois de um século inteiro de contato dos portugueses com os trópicos; de demonstrada na índia e na África sua aptidão para a vida tropical. Mudado em São Vicente e em Pernambuco o rumo da colonização portuguesa do fácil, mercantil, para o agrícola; organizada a sociedade colonial sobre base mais sólida e em condições mais estáveis que na índia ou nas feitorias africanas, no Brasil é que se realizaria a prova definitiva daquela aptidão. A base, a agricultura; as condições, a estabilidade patriarcal da família, a regularidade do trabalho por meio da escravidão, a união do português com a mulher índia, incorporada assim à cultura econômica e social do invasor.”
Fonte: FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. 42. ed. Rio de. Janeiro: Record, 2001
 
A obra Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre foi publicada originalmente em 1933, estabelecendo um contraste entre a arquitetura da casa grande e o modelo de organização social e política que foi instalada no Brasil e pode ser descrito como
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
patriarcal e escravocrata.
	Resposta Correta:
	
patriarcal e escravocrata.
	Feedback da resposta:
	Reposta correta: O sistema patriarcal foi instituiu-se no Brasil no período colonial, na qual os homens dominavam famílias, empregados e aspectos políticos de uma sociedade, no caso da obra eram a representação típica da casa grande. Escravocrata pois era o modelo de relação social da época, da exploração da mão de obra de negros trazidos da África e vendidos como escravos no Brasil.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Em fevereiro de 1968, artistas e intelectuais se uniram e saíram às ruas do Rio de Janeiro para protestar contra o regime militar brasileiro e seu projeto de censura das artes. [...] Em momentos mais amenos, distantes das crises e das eleições, o ativismo estelar é menos polêmico, embora igualmente eficiente. A UNICEF reconheceu o poder de comoção que estas personalidades produzem na divulgação de campanhas humanitárias ao escolhê-las como seus embaixadores.” 
Fonte: WAIBERG, Jacques. O ativismo das estrelas e a comunicação dissidente.Disponível em: http://meriva.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/9847/2/O_ativismo_das_estrelas_e_a_comunicacao_dissidente.pdf 
É comum que artistas, intelectuais e personalidades utilizem de seu prestígio em prol de uma causa, no Brasil isso não é diferente, desta forma, aponte um importante ativista brasileiro e sua importante ação social:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Herbert de Souza, Bentinho e sua Campanha contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
	Resposta Correta:
	
Herbert de Souza, Bentinho e sua Campanha contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta – Herbert de Souza, o Bentinho, sociólogo brasileiro que chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel pela Paz.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	[...] O conceito de Segurança Alimentar veio à luz a partir da 2ª Grande Guerra com mais de metade da Europa devastada e sem condições de produzir o seu próprio alimento. Esse conceito leva em conta três aspectos principais: quantidade, qualidade e regularidade no acesso aos alimentos.Fonte: BELIK, Walter. Perspectivas para segurança alimentar e nutricional do Brasil, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v12n1/04.pdf
 
Assim sendo, trata-se de uma condição essencial para atingir a segurança alimentar
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Alimentação sadia e nutritiva para todos indivíduos.
	Resposta Correta:
Alimentação sadia e nutritiva para todos indivíduos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Alimentação sadia e nutritiva para todos os indivíduos, sendo a principal bandeira defendida pelos movimentos em prol da segurança alimentar, atrelado que a segurança alimentar é uma importante medida de desenvolvimento sustentável.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Por volta do séc Xll, com a desintegração do feudalismo, começa a surgir um novo sistema econômico, social e político: O Capitalismo. A característica essencial do novo sisTitle é o fato de nele, o trabalho ser assalariado e não mais servil como no feudalismo. Outros elementos típicos do capitalismo: Economia de mercado, trocas monetárias, grandes empresas e preocupação com o lucro. O capitalismo nasce da crise do sistema feudal e cresce com o desenvolvimento comercial, depois das Primeiras Cruzadas. Foi formando-se aos poucos durante o período final da idade média, para finalmente dominar toda a Europa ocidental a partir do séc XVI. Mas foi somente após a revolução industrial, iniciada no séc XVlll na Inglaterra que se estabeleceu o verdadeiro capitalismo.Fonte: A transição do feudalismo para o capitalismo. Disponível em: <https://www.mundovestibular.com.br/articles/251/1/A-TRANSICAO-DO-FEUDALISMO-PARA-O-CAPITALISMO/Paacutegina1.html>. Acesso em: 09 jul. 2019.
Em relação à mudança do sistema feudal para a Idade Moderna é correto afirmar que houve:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
uma mudança de uma sociedade com posições sociais marcadas pela origem de nascimento, para uma sociedade com classes sociais determinadas pelo poder econômico.
	Resposta Correta:
	
uma mudança de uma sociedade com posições sociais marcadas pela origem de nascimento, para uma sociedade com classes sociais determinadas pelo poder econômico.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa: O sistema feudal era caracterizado pela fraca mobilidade da população, ou seja, grandes migrações populacionais ou mudanças de status social não eram comuns. Uma das motivações para essa fraca mobilidade era a forma como as posições sociais eram demarcadas através da origem de nascimento. Diferentemente, o sistema capitalista impôs uma nova lógica social, criando novas formas de existência e subsistência e dando a oportunidade para a mudança de status social através do poder monetário.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	“A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX, entre 1850 e 1870, e finalizou-se no fim do Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Essa fase da Revolução Industrial representa o início de um novo período da industrialização, vivida inicialmente na Inglaterra, mas que se expandiu para outros países.”
Fonte: Brasil Escola. Segunda Revolução Industrial. Disponível em: /a>https://brasilescola.uol.com.br/historiag/segunda-revolucao-industrial.htm Acesso em jul 2019.
É sabido que a Inglaterra teve uma participação proeminente no processo de industrialização, indique qual país teve papel de destaque nesta segunda fase:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Estados Unidos.
	Resposta Correta:
	
Estados Unidos.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta – “Estados Unidos” – A segunda fase da Revolução Industrial é marcada pelo emprego da energia elétrica, utilização do Petróleo, surgem os primeiros automóveis e os métodos gerenciais como o taylorismo, sendo os Estados Unidos o berço deste processo.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O aumento populacional nas cidades, aliado a uma sociedade extremamente consumista, faz gerar vários problemas ambientais. O lixo urbano é um desses problemas, ele pode ser de origem domiciliar (sobras de alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão), origem industrial (apresenta constituição variada, entre gasosa, líquida ou sólida), o hospitalar (seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas, etc.) e o lixo deste século: o tecnológico (pilhas e aparelhos eletrônicos em geral). A destinação final do lixo nem sempre ocorre de forma correta, o lixo hospitalar, por exemplo, deve ser incinerado, queimado em forno de micro-ondas ou tratado em autoclave (esterilização por meio de vapores) e ser isolado da população, porém, parte desse lixo é depositada em lixões a céu aberto, o que pode causar a proliferação de doenças.
Fonte: FRANCISCO. W. C. Lixo Urbano. Disponível em: /a>https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/lixo-urbano.htmAcesso em jul 2019.
Em relação a quantidade de lixo produzido diariamente, assinale a alternativa que caracteriza como um dos principais desafios das cidades.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
O que fazer com a quantidade de resíduos produzidos diariamente.
	Resposta Correta:
	
O que fazer com a quantidade de resíduos produzidos diariamente.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Um grande desafio enfrentado pelas cidades é o que fazer com a quantidade de lixo produzido diariamente, uma vez que seu descarte inadequado causa sérios danos ao meio ambiente. Um dos danos é a poluição dos mares e rios, que gera degradação da vida marinha e põe em risco o abastecimento de água potável.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Trata-se de um sistema nipônico de produção de mercadorias, com vista à flexibilização na fabricação de produtos. Este sistema vai substituir o Fordismo enquanto modelo industrial vigente a partir da década de 1970. introduziu mudanças que permitiram: produção adequada à demanda; redução dos estoques; diversificação dos produtos fabricados; automatização de etapas da produção; mão de obra muito mais qualificada e multifuncional.”
Fonte: Toda Matéria - Noções de Economia. 
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/economia/ Acesso: jul de 2019.
A definição acima apresentada trata-se de qual modelo de produção:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Toyotismo.
	Resposta Correta:
	 
Toyotismo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta – “Toyotismo”, a definição apresentada é a explicação do termo. Fordismo é um modelo de produção em massa de um produto, em um sistema de linhas de produção, criado pelo norte-americano Henry Ford, em 1914, que objetivava criar um método que reduzisse ao máximo os custos da produção na fábrica de automóveis. Taylorismo trata-se de um sistema e organização industrial, com objetivo de otimizar as tarefas nas empresas, por meio da organização e divisão das funções dos trabalhadores. Volvismo é um sistema de produção pós-fordista, introduzido na década de 90 na Suécia, caracterizado pelo altíssimo grau de informatização e automatização. Já o Marxismo, é um sistema ideológico de crítica ao capitalismo e defende emancipação humana em uma sociedade sem classes e igualitária.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando