Buscar

Noções Atuaria prova final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Noções de Atuária (CTB10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:455715) ( peso.:3,00)
	Prova:
	14163727
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As pessoas pensam e agem de formas diferentes umas com as outras. Gerenciar riscos não é uma missão fácil e também não é para todas as pessoas. Sobre o papel de um gerente de riscos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Analisar as políticas de prevenção existentes no mercado.
	 b)
	Detectar as exposições a que uma corporação está sujeita.
	 c)
	Averiguar se há parcela de risco para suportar.
	 d)
	Identificar o cenário econômico do momento.
	2.
	O mercado de seguros surgiu da necessidade que as pessoas e as empresas têm de proteger seu patrimônio. Mediante o pagamento de uma quantia, denominada prêmio, os segurados recebem uma indenização que permite a reposição integral das perdas sofridas. Com relação às garantias ou coberturas de seguro, analise as sentenças a seguir:
I- Garantia básica: é a principal garantia, em que são especificados os riscos contra os quais é oferecida a cobertura padrão dos ramos de seguro.
II- Garantia especial: é, muitas vezes, confundida com a garantia adicional ou acessória, mas representa a garantia definida em função da necessidade de um segurado em particular; requer taxas especiais.
III- Garantia adicional ou acessória: é aquela em que são especificados os riscos contra os quais é oferecida a cobertura padrão do ramo de seguro. 
IV- Garantia especial: são aquelas em que o segurado paga prêmios adicionais, relativos às taxas dos riscos adicionais que deseja cobrir no seu contrato de seguro. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	Os planos podem ser contratados por qualquer pessoa física ou por pessoas físicas vinculadas a uma pessoa jurídica. O plano coletivo, como o próprio nome indica, deve estar disponível a todos os componentes com vínculo jurídico da mesma natureza. A adesão é facultativa, porém, nas contratações coletivas, existem dois tipos de planos em que um deles a pessoa jurídica é denominada averbadora e a outra instituidora. Sobre os tipos de planos verdadeiros, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Plano coletivo instituído.
(    ) Plano coletivo participativo.
(    ) Plano coletivo vinculados.
(    ) Plano coletivo averbado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	Para identificar a estimativa de vida de uma pessoa, foram criadas métricas que foram compiladas dentro das chamadas tábuas de mortalidade. Essas tábuas permitem medir o período de sobrevida da pessoa, prospectando assim o provável tempo de vida restante. Utilizando-se da tábua de mortalidade CSO-58, calcule a probabilidade de morte de um indivíduo de 45 anos para fins de seguro de vida.
Considere os dados a seguir:
lx= 904.899,65
dx=4.841,21
px= 0,99465
Fórmula: qx= dx/lx
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	0,00636.
	 b)
	0,00583.
	 c)
	0,00535.
	 d)
	0,00760.
	5.
	Calcule a probabilidade de uma pessoa de 40 anos sobreviver até a idade de 55 anos, considerando a tábua CSO-58 Male e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
Considere:
P= números de casos favoráveis/numero de casos possíveis.
x= 15 (número de anos que a pessoa irá sobreviver).
dx=3.262,20
Lx 40= 924.135,63
Lx +n = Lx 55
Lx 55 = 833.131,46
Fórmula:
nQx= (lx - Lx+n)/lx
	 a)
	0,01840422.
	 b)
	0,098475.
	 c)
	0,01040422.
	 d)
	0,090075.
	6.
	O atuário é o profissional que, entre outras atividades, tem a prerrogativa para desenvolver planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas e, ainda, no mercado econômico-financeiro promover pesquisas e estabelecer planos e políticas de investimento e amortização. Desta forma, o que deve existir para haver o trabalho atuário?
	 a)
	Para existir o trabalho atuário, deve haver uma incerteza com relação ao desenvolvimento econômico e social do país, para gerar as probabilidades de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos financeiros.
	 b)
	Para existir o trabalho atuário, deve haver a certeza com relação ao desenvolvimento econômico e social do país, para gerar as probabilidades de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos econômicos.
	 c)
	Para existir o trabalho atuário, deve haver uma incerteza medida por uma probabilidade de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos econômicos.
	 d)
	Para existir o trabalho atuário, deve haver uma incerteza com relação aos controles de gestão de resultados da empresa, para gerar as probabilidades de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos econômicos.
	7.
	Nota Técnica Atuarial é um documento exclusivo de cada RPPS que descreve de forma clara e precisa as características gerais dos planos de benefícios. Além disso, estipula a formulação para o cálculo do custeio e das reservas matemáticas previdenciárias, as suas bases técnicas e premissas a serem utilizadas nos cálculos, contendo, no mínimo, os dados constantes do anexo único da Portaria MPS nº 403/2008. Com relação à reserva matemática, analise as sentenças a seguir:
I- Observada a nota técnica atuarial (NTA), o atuário pode calcular a Reserva Matemática tanto pelo método prospectivo quanto pelo retrospectivo, pois ambos conduzem ao mesmo montante.
II- O resgate deve ser menor que a Reserva Matemática, mas maior que o saldamento.
III- O saldamento deve ser maior que o prolongamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.previdencia.gov.br/perguntas-frequentes/xv-avaliacao-atuarial-do-regime-proprio/. Acesso em: 1º nov. 2019.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	8.
	Todo o campo de abrangência relativo ao Regime Geral da Previdência Social é atribuição e competência do INSS. A capacidade da previdência social está limitada ao atendimento dos anseios e necessidades de renda da população. No Brasil, todas as pessoas que realizam um trabalho formal estão obrigadas a contribuir para a Previdência Social. Sobre o que consiste a previdência complementar, popularmente denominada de previdência privada, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Formar uma poupança de curto prazo.
	 b)
	Formar uma poupança de médio prazo que não dá cobertura nos casos de morte e/ou invalidez.
	 c)
	Contratar um seguro previdenciário que permita ao cidadão realizar viagens de lazer etc.
	 d)
	Poupar uma parcela de recursos ao longo do tempo para garantir uma renda futura melhor.
	9.
	A seguradora, ao contratar o seguro, precisa formar o preço. O valor a ser cobrado deve ser o suficiente para cobrir todas as indenizações que possam surgir dos seguros a pagar. Os métodos envolvidos no processo de cálculo são muitos, porém, há quatro que são considerados os principais. Sobre os quatro principais métodos de precificação, analise as opções a seguir:
I- Objetivo.
II- Subjetivo.
III- Prêmio arriscado.
IV- Prêmio puro.
V- Sinistralidade.
VI- Tábua de mortalidade.
VII- Tábua de sobrevida.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e VII estão corretas.
	 b)
	As opções II, IV, V e VI estão corretas.
	 c)
	As opções I, III e VII estão corretas.
	 d)
	As opções
I, IV, V e VI estão corretas.
	10.
	Conforme menciona Boschetti (2009 apud GERBER, 2010), a Previdência na forma que conhecemos teve seu início na Alemanha quando foram promulgadas leis de seguro obrigatório contra acidentes do trabalho. Esta legislação de seguros sociais está voltada à proteção dos trabalhadores que apresentam crescente insatisfação oriunda da relação capital versus trabalho que se estabeleceram a partir das transformações sociais e econômicas surgidas no século XVIII e XIX. Este processo causou grande impacto na vida das pessoas e teve como característica marcante a exploração do trabalho pelo capital que provocou intensas reações da classe trabalhadora. Sobre os fatos que caracterizaram esse período, analise as sentenças a seguir:
I- As relações de trabalho e dominação foram transformadas radicalmente com o advento da Revolução Industrial e o modelo de produção voltada ao capitalismo.
II- Grandes concentrações rurais e trabalho intelectual refletiram nas relações sociais e estilo de vida.
III- Expansão do movimento político e do ideário socialista.
IV- Grandes concentrações urbanas e trabalho precário decorrentes da industrialização refletiram nas relações sociais e no estilo de vida.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GERBER, Luiza Maria Lorenzini. Políticas sociais: saúde, previdência e assistência social. Indaial: UNIASSELVI, 2010.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2009) Para o exercício da profissão contábil, é necessário observar o código de ética, cujo objetivo é fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas. Uma situação demonstrativa de um comportamento ético do contador é:
	 a)
	Propor honorários aviltantes para clientes de outros escritórios, a fim de aumentar a receita que recebe.
	 b)
	Emitir parecer favorável de auditoria a uma empresa, sem a realização de testes suficientes para fundamentar a sua opinião.
	 c)
	Renunciar as suas funções, ao perceber a ocorrência de desconfiança, por parte de seu cliente, sem prejudicá-lo.
	 d)
	Assinar os balanços de uma empresa, elaborados por profissional não habilitado, sem orientar, sem supervisionar e sem fiscalizar sua preparação.
	12.
	(ENADE, 2015) As áreas do conhecimento embasam-se em pressupostos e métodos científicos de diversas escolas de pensamento. Especificamente na área da contabilidade, as escolas de pensamento norte-americana e italiana são as principais correntes em que se fundamenta a contabilidade brasileira. Acerca dessas escolas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A italiana prioriza as necessidades dos usuários das informações contábeis, enquanto a escola norte-americana demonstra excessiva preocupação em caracterizar a contabilidade como ciência.
	 b)
	A italiana enfatiza a abordagem informacional, enquanto a escola norte-americana confere grande importância à sistematização do plano de contas.
	 c)
	A norte-americana considera a contabilidade uma fornecedora de informações econômicas relevantes para os diversos usuários, enquanto a escola italiana defende que a contabilidade deve estudar apenas os eventos que afetam o patrimônio das entidades.
	 d)
	A norte-americana adota a visão estabelecida pelo neopatrimonialismo, enquanto a escola italiana assume como principal foco a geração das informações contábeis para seus diversos usuários.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais