Buscar

1 - ATIVIDADE - INTRODUCAO A ECONOMIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE VALE DO AÇO – FAVALE
Engenharia Civil
Disciplina: Economia para Engenharia
Professor: Airton Leão
Acadêmico: Victórya de Paiva Sousa
	
1 ATIVIDADE – FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 
1 – Sobre a reflexão da importância de compreender a formação da Teoria Econômica e sua contribuição para a sociedade responda: por que estudar economia?
Resp: Poupar sempre foi à ’solução’ para que as grandes sociedades se desenvolvessem e os economistas são essenciais para a vida do Estado, da pessoa física e até mesmo das empresas que buscam saúde financeira com qualidade e quantidade.
2 – Para se entender o campo das Ciências Econômicas é necessário compreender as indagações sobre o funcionamento do mercado. Nesse sentido, cite quais são os 10 Princípios de Economia. 
Resp: 1- pessoas enfrentam tradeoffs, 2- O custo de algo é aquilo que você desiste para conquista-lo, 3- Pessoas racionais pensam na margem, 4- Pessoas respondem a incentivos, 5- O comércio pode melhorar a situação de todos, 6- Os mercados organizam as atividades econômicas, 7- O governo as vezes pode melhorar o resultado do mercado, 8- O padrão de um país depende de sua capacidade produtiva, 9- Os preços sobem quando o governo emite moedas, 10- inflação ou desemprego. 
3 – Uma família e a economia enfrentam muitas decisões: quem vai trabalhar? Que bens e quanto deve ser produzido? Quais os recursos que devem ser utilizados no processo produtivo? A que preços os bens devem ser vendidos? Nesse contexto, responda as seguintes questões:
O que significa “tradeoffs” no contexto da economia?
Resp: tradeoff é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto
Explique sobre o custo de oportunidade? 
Resp: É o mesmo que o tradeoffs ele é explicado pelo conflito de escolha que um agente econômico tem em um cenário de escassez, isto é, quando não se pode ter, ao mesmo tempo, os objetos da escolha. Por este conceito é explicado que todos os agentes na economia realizam escolhas que possibilitem o melhor benefício, em troca de um menor custo. Com isso, o custo de oportunidade é também conhecido como custo econômico, por se tratar de uma oportunidade que deixa de ser utilizada.
Cite um exemplo de como o governo pode melhorar o mercado?
Resp: Diminuindo a inflação, cria-se empregos e por fim, melhora o mercado.
4 – Os profissionais formados em ciências econômicas são chamados de economistas. Assim, comente sobre quais são as principais questões estudadas pelos economistas?
Resp: produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Além de, como as pessoas tomam decisões, a interação entre pessoas, o comprador e o vendedor, tendência do mercado, crescimento de renda e a inflação.
 
5 – Como a estatística a matemática tem um papel fundamental na economia. Sendo uma ferramenta muito importante no auxílio nas pesquisas sobre economia. Dessa forma, qual é o papel da matemática na economia?
Resp: Este instrumento é de valia incomensurável em todo momento da ciência humana, quer seja de saúde, de tecnologia, ou de ciências sociais. A matemática torna-se útil e, na verdade, indispensável para analisar as relações entre os símbolos, quando estes representam conceitos essencialmente quantitativos, que é o que se presa na economia.
6 – A economia brasileira perpassa sobre vários problemas de caráter institucional. No entanto, a inflação e o desemprego sempre são temas na agenda econômica do Governo. Disserte sobre o dilema inflação versus desemprego.
Resp: Esta ligação entre inflação e desemprego decorre do fato de que, quanto maior a taxa de desemprego, menos renda é gerada na economia, seja porque menos empregos são criados, seja porque os empregos criados pagam menores salários. O resultado é uma menor demanda por bens e serviços. Quanto menor a demanda, menor o poder das empresas de aumentar os preços e maior a competição entre as empresas pelos consumidores remanescentes, o que aumenta o incentivo para que elas reduzam seus preços para aumentar a demanda por seus produtos. Com a intensificação do processo de globalização e a difusão da produção de bens pelos países emergentes, o preço dos produtos industriais e agropecuários passou a ser determinado no mercado internacional destes produtos principalmente aqui no brasil, não mais apenas no mercado interno de cada país. Isto significa que, hoje, a taxa de inflação desses bens em cada país é, em grande parte, determinada pela taxa de inflação internacional destes bens multiplicada pela variação da taxa de câmbio de cada país. Esses bens são denominados de bens comerciáveis, pois podem ser produzidos em um determinado lugar e consumidos em qualquer outro lugar do planeta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando