Buscar

Intérfase e Mitose: Processos de Divisão Celular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

C:\Users\usuario\Downloads\unip-aqui-voce-pode.webp Disciplina: S6-B0246 - Biologia (Citologia) - Profº: Marlon Machado
Matrícula: UP192244772
NOME: Rafael Ribeiro Dias
Turno: B Data: 20/11/19
Unidade: CTEM
Cidade: Castanhal-Pa
Intérfase e Mitose
Intérfase
Uma célula não está permanentemente em mitose, isto é, não está sempre se dividindo. A maior parte da vida da célula é representada pelo período entre divisão celular e outra, conhecido por intérfase.
O ciclo celular se divide em: intérfase e mitose. Uma célula eucariótica em intérfase deixa ver claramente o citoplasma e o núcleo. Durante a intérfase, a célula encontra-se em seu momento de maior atividade metabólica, podendo ser divido em três fases, sendo elas: 
Fase complementar a G1, quando a célula não tem estímulos para a divisão e se concentra em exercer sua função vital. A célula só sai dessa fase quando ocorre um estímulo adequado para que ela prepare-se para dividir-se.
Em inglês Gap significa "intervalo".
G1 ou Gap 1 – onde não há atividade relacionada com o processo de divisão;
S ou Síntese – período no qual ocorre a duplicação ou replicação do material genético (DNA), onde este faz uma cópia idêntica de si mesmo, sendo fundamental para a divisão celular;
G2 ou Gap 2 – nesta fase, a síntese de DNA já finalizou, sendo a fase que antecede a mitose
Desta forma, quando a célula inicia a divisão mitótica, já ocorreu à duplicação dos cromossomos durante a intérfase. 
Mitose
Processo pelo qual as células se dividem, produzindo, cada uma, duas células idênticas à original. A reprodução de células-filhas iguais à original tem como finalidade repor as células mortas no organismo, ou possibilitar o aumento do número delas nos processos de crescimento.
A mitose é dividida em:
Prófase
No núcleo da célula, os cromossomos condensam-se e passam a ser cada vez mais curtos e grossos. No citoplasma, massa fluida dentro da célula na qual o núcleo está mergulhado, os dois centríolos (organoides que se localizam junto ao núcleo e respondem pelo movimento dentro das células) se duplicam e começam a migrar em direções opostas. A membrana nuclear rompe-se e os cromossomos espalham-se pela célula. Estes irão se prender no conjunto de fibras, cujas extremidades terminam próximas aos centríolos, agora já localizados em polos opostos na célula.
 
Pro-metáfase
Na prometáfase, verifica-se a fragmentação do envelope nuclear, e os cromossomos continuam sua condensação. No centrômero dos cromossomos, nota-se a presença do cinetocoro (complexos formados por proteína especializadas), que serve de local para a ligação dos microtúbulos.
Cada cromátide irmã apresenta seu próprio cinetoro. Os microtúbulos que se ligam aos cinetocoros são chamados de microtúbulos do cinetocoro. Vale enfatizar que alguns microtúbulos não interagem com os cinetocoros, distendendo-se de um polo a outro.
	A prometáfase não é uma fase descrita por todos os autores. Muitos consideram apenas a prófase, metáfase, anáfase e telófase como sendo fases da mitose.
Metáfase
O conjunto de fibras, denominado fuso acromático, forma uma "ponte" entre os dois centríolos, que estão localizados nas extremidades da célula. As cromátides permanecem no meio da célula.
.
Anáfase
Os centrômeros rompem-se, os pares de cromossomos separam-se em lotes idênticos e são puxados para os pólos opostos da célula na direção dos centríolos, indo constituir o núcleo das células-filhas.
Telófase
Os cromossomos de cada pólo entrelaçam-se, de modo que não se pode mais distingui-los separadamente, até ficarem invisíveis e serem envolvidos dentro de um novo núcleo. As fibras do fuso desaparecem e a célula começa então a se dividir, dando origem a duas células independentes.
.
 Citocinese
A citocinese é a divisão do citoplasma, que dá origem as duas células-filhas. Geralmente, a citocinese ocorre ao final da telófase. A citocinese é um processo que ocorre de maneira diferente nas células vegetais e nas células animais.
Enquanto nas células animais, observa-se a formação de um sulco que leva à divisão, na célula; vegetal, o que se verifica é a formação da placa celular que se forma na região mediana da célula e cresce para fora.
Importância da mitose
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.
 Diferenças entre mitose e meiose
Assim como a mitose, a meiose é um processo de divisão celular. Entretanto, apesar de levarem a divisão da célula, esses dois processos são distintos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando