Buscar

TRABALHO INTECO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ACADÊMICOS: Giancarlo Lovato, Antônio Cassiano
ATIVIDADES – CAPÍTULOS: 04, 05, 06, 07, 08, 10 e 11.
CAP. 04 - QUESTÕES PARA REVISÃO
1- O que é um mercado competitivo? Descreva brevemente os tipos de mercado que não são perfeitamente competitivos.
Mercado competitivo é um mercado que há tantos compradores e vendedores que cada um deles tem impacto insignificante sobre o preço de mercado.
Mercados que não são perfeitamente competitivos:
Oligopólio: tem poucos vendedores, que nem sempre competem agressivamente.
Monopólio: tem um só vendedor, que é quem determina o preço.
Monopolisticamente competitivo: há muitos vendedores, mas cada um oferecendo um produto ligeiramente diferente, com isso, cada vendedor pode até certo ponto, estabelecer os preços de seu próprio produto.
8- Uma mudança da tecnologia de produção leva a um movimento ao longo da curva de oferta ou a um deslocamento desta? Uma mudança de preço leva a um movimento ao longo da curva de oferta ou a um deslocamento desta? 
Uma mudança da tecnologia de produção leva a um deslocamento da curva de oferta e uma mudança no preço leva a um movimento ao longo da curva de oferta.
9- Defina o equilíbrio de um mercado. Descreva as forças que conduzem o mercado em direção ao equilíbrio.
Equilíbrio de um mercado é uma situação na qual o preço atingiu o nível em que a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada. Caso o mercado não esteja em equilíbrio às atividades dos diversos compradores e vendedores conduzem automaticamente o mercado ao preço de equilíbrio.
CAP. 04 – PROBLEMAS E APLICAÇÕES
1- Explique cada uma das declarações abaixo, usando diagramas de oferta e demanda.
a) Quando uma frente fria atinge a Flórida, o preço do suco de laranja aumenta nos supermercados de todo o território norte-americano.
Quando o evento ocorre gera-se uma redução da quantidade de insumos disponíveis gerando uma retração da oferta que se desloca para a esquerda e para cima. Esse deslocamento cria um excesso de demanda possibilitando que os vendedores elevem o nível de preços provocando um movimento de aumento da oferta e diminuição da demanda ao longo das curvas até que o novo ponto de equilíbrio seja atingido. O novo equilíbrio apresentará maior nível de preços e menor quantidade comercializada que no equilíbrio inicial. 
Mercado de suco de laranja
b) A cada verão, quando começa a esquentar na Nova Inglaterra, o preço das diárias dos hotéis no Caribe despenca.
Com a chegada do verão a nova Inglaterra como destino turismo se tornará um
produto substituto para o caribe como destino turístico. Este evento provocará uma redução na demanda por diária no caribe deslocando a curva de demanda para a esquerda e para baixo. Esse deslocamento gerará um excesso de oferta de diárias forçando os vendedores a abaixarem os preços o que causará um aumento da quantidade demandada e redução da quantidade ofertada ao longo das curvas até que o novo ponto de equilíbrio seja atingido. No novo equilíbrio teremos um nível menor de preços e uma quantidade menor de diárias comercializadas.
Mercado de diárias no Caribe
c) Quando irrompe uma guerra no Oriente Médio, o preço da gasolina aumenta e o preço do Cadillac usado diminui.
Quando a guerra ocorre gera-se uma redução da quantidade de insumos disponíveis gerando uma retração da oferta que se desloca para a esquerda e
para cima. Esse deslocamento cria um excesso de demanda possibilitando que
os vendedores elevem o nível de preços provocando um movimento de aumento da oferta e diminuição da demanda ao longo das curvas até que o novo ponto de equilíbrio seja atingido. O novo equilíbrio apresentará maior nível de preços e menor quantidade comercializada que no equilíbrio inicial.
Mercado de gasolina
Este evento no mercado de gasolina provocará uma redução na demanda por cadillac’s usados (produto complementar) deslocando a curva de demanda para a esquerda e para baixo. Esse deslocamento gerará um excesso de oferta forçando os vendedores a abaixarem os preços o que causará um aumento da quantidade demandada e redução da quantidade ofertada ao longo das curvas até que o novo ponto de equilíbrio seja atingido. No novo equilíbrio teremos um nível menor de preços e uma quantidade menor de cadillac’s usados comercializados.
Mercado de Cadillac’s Usados
2- Um aumento da demanda por notebooks aumenta a quantidade demandada destes, mas não a quantidade ofertada”. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Explique.
A afirmativa é falsa. Se ocorre um deslocamento da demanda para a direita e para cima (aumento da demanda) isso gerará um aumento da quantidade demandada e um excesso de demanda. O excesso de demanda possibilitará um aumento de preços o que gerará um aumento da quantidade ofertada por movimento ao longo da curva de oferta até que o novo equilíbrio seja atingido.
3- Considere o mercado de minivans. Para cada um dos eventos indicados, identifique que determinantes da demanda ou oferta são afetados. Indique também se a oferta ou a demanda aumentam ou diminuem. Por fim, demonstre o efeito sobre o preço e a quantidade de minivans.
a) As pessoas decidem ter mais filhos.
O determinante afetado é a mudança de gosto provocada pela decisão de ter mais filhos.
Mercado de Minivans
b) Uma greve de metalúrgicos aumenta o preço do aço.
O determinante afetado é aumento do preço de um dos insumos.
Mercado de Minivans
c) Os engenheiros desenvolvem novas máquinas automatizadas para
a produção de minivans.
O determinante afetado é o desenvolvimento de uma nova tecnologia com produtividade maior.
Mercado de Minivans
d) O preço dos utilitários esporte aumenta.
O determinante afetado é o aumento do preço de um produto substituto.
Mercado de Minivans
e) Uma queda no mercado de ações reduz o poder aquisitivo das pessoas.
O determinante afetado é a redução de renda ou riqueza das pessoas frente a um bem normal.
Mercado de Minivans
5- Usando diafragmas de oferta e demanda, demonstre o efeito dos seguintes acontecimentos sobre o preço de mercado das blusas de moletom.
a) Um furacão na Carolina do Sul prejudica a safra de algodão.
Quando o evento ocorre gera-se uma redução da quantidade de insumos disponíveis gerando uma retração da oferta que se desloca para a esquerda e
para cima. Esse deslocamento cria um excesso de demanda possibilitando que
os vendedores elevem o nível de preços provocando um movimento de aumento da oferta e diminuição da demanda ao longo das curvas até que o novo ponto de equilíbrio seja atingido. O novo equilíbrio apresentará maior nível de preços e menor quantidade comercializada que no equilíbrio inicial.
b) O preço dos casacos de couro cai.
Este evento provocará uma redução na demanda por camisetas deslocando a curva de demanda para a esquerda e para baixo. Esse deslocamento gerará um excesso de oferta forçando os vendedores a abaixarem os preços o que causará um aumento da quantidade demandada e redução da quantidade ofertada ao longo das curvas até que o novo ponto de equilíbrio seja atingido. No novo equilíbrio teremos um nível menor de preços e uma quantidade menor comercializada.
c) Todas as escolas passam a exigir uniformes adequados para a aula de educação física.
Este evento provocará um aumento na demanda por camisetas deslocando a curva de demanda para a direita e para cima. Esse deslocamento gerará um excesso de demanda possibilitando aos vendedores a aumentarem os preços o que causará um aumento da quantidade ofertada e redução da quantidade demandada ao longo das curvas até que o novo ponto de equilíbrio seja atingido. No novo equilíbrio teremos um nível maior de preços e uma quantidade maior comercializada.
d) São inventadas novas máquinas de tecelagem.
Este evento no mercado de camisas provocará um aumento da oferta deslocando a curva de oferta para a direita e para baixo. Esse deslocamento gerará um excesso de oferta forçando os vendedores a abaixarem os preços o que causará um aumento da quantidade demandada e redução da quantidade
ofertada ao longo das curvas até que o novo ponto de equilíbrio seja atingido. No novo equilíbrio teremos um nível menor de preços e uma quantidade maior comercializada.
8- O estudo de caso apresentado neste capítulo discute os impostos sobre o cigarro como forma de combate ao tabagismo. Agora pense nos mercados dos demais produtos de tabaco, como charutos e tabaco para mascar.
a. Esses bens são substitutos ou complementares do cigarro?
São bens substitutos ao cigarro, ou seja, quando o consumo de um diminui, o do outro aumenta e vice-versa. Com uma maior tarifação sobre o cigarro, objetivando o combate ao tabagismo, a tendência é que as pessoas passem a demandar menos pelo mesmo e a procurar os seus substitutos (tabaco, charutos, etc).
b. Usando um diagrama de oferta e demanda, demonstre o que acontecerá com os mercados de charutos e tabaco para mascar se o imposto sobre o cigarro aumentar.
Nota-se que o aumento dos preços dos cigarros pela via tributária tem importantes efeitos sobre a demanda, visto que ela induz à prática do abandono ao hábito de fumar, previne que ex-fumantes voltem a fumar, evita a entrada de novos fumantes, e reduz o consumo dos fumantes. Porém muitas pessoas vão acabar optando por consumir o tabaco de mascar e o charuto.
c. Se os formuladores de políticas quiserem reduzir o consumo total de tabaco, que politicas poderiam combinar com o imposto sobre o cigarro?
Do ponto de vista econômico, isto é, com o aumento da receita, a tributação sobre o cigarro tem forte apelo, pois o aumento dos tributos do tabaco beneficiam diretamente os governos através de maiores receitas. Todos os entes nacionais que proporcionaram um aumento significativo de seus impostos sobre cigarros têm desfrutado de aumentos substanciais em receitas.
10- Como pão e requeijão são frequentemente consumidos juntos, são
bens complementares.
a. Observamos que o preço de equilíbrio do requeijão e a quantidade de
equilíbrio do pão aumentam. O que poderia ser responsável por este padrão – uma queda no preço da farinha ou do leite? Ilustre e explique sua resposta.
Isso seria gerado por uma queda no preço da farinha. A queda do preço da
farinha causa um aumento da oferta de pão gerando um novo equilíbrio com preço mais baixo do pão que provoca um aumento da demanda de requeijão
resultando em um novo equilibro com preço mais alto do requeijão. Como pode
ser observado nos diagramas abaixo:
Mercado de Pão
Mercado de Requeijão
b. Suponhamos que, em vez disso, o preço de equilíbrio do requeijão tenha aumentado, mas a quantidade de equilíbrio do pão tenha caído. O que poderia ter provocado isso – um aumento no preço da farinha ou do leite? Ilustre e explique sua resposta.
Isso seria gerado por um aumento no preço do leite. O aumento do preço do
leite causa uma redução da oferta de requeijão gerando um novo equilíbrio
com preço mais alto do requeijão que provoca uma diminuição da demanda de pão resultando em um novo equilíbrio com preço mais baixo e quantidade menor comercializada do mercado de pães. Como pode ser observado nos diagramas abaixo:
Mercado de Requeijão
Mercado de Pão
12- Um artigo do The New York Times descreveu uma bem-sucedida campanha de marketing da indústria de champanhe francês. O artigo observou que “muitos executivos estão surpresos com os preços estratosféricos do champanhe. Mas, ao mesmo tempo, têm medo de que os fortes aumentos do preço reduzam a demanda, o que provocaria uma diminuição repentina nos preços”. Que erro os executivos estão cometendo em sua análise dessa situação?
Os executivos estão confundindo dois fenômenos distintos: um deslocamento ao longo da curva de demanda (variação na quantidade demandada) e um deslocamento da curva de demanda (variação na demanda). A campanha de marketing fez aumentar o desejo dos consumidores por champanhe, ou seja, causou um aumento na demanda pela bebida (um deslocamento para a direita da curva de demanda), o que fez os preços subirem. Nesse caso, não faz sentido o temor de que o aumento de preços provoque uma queda no consumo, pois isso ocorreria somente se os “preços estratosféricos” tivessem sido causados por uma alteração no lado da oferta de champanhe (uma quebra de produção, por exemplo, que deslocaria a curva de oferta para a esquerda), o que provocaria uma redução na quantidade demandada (um movimento ao longo da curva de demanda).
CAP. 05 – PROBLEMAS E APLICAÇÕES
1- Para cada um dos pares de bens abaixo, qual dos dois bens você espera que tenha demanda mais elástica e por quê?
a. livros didáticos obrigatórios e romances.
Maior elasticidade estaria presente nos romances, pois seriam mais supérfluos
que os livros obrigatórios.
b. gravações de Beethoven e gravações de musica clássica em geral.
Maior elasticidade estaria presente nas gravações de Beethoven, pois representaria uma definição mais restrita do mercado de musica clássica.
c. passagens de metrô nos próximos 6 meses ou passagens de metrô nos
próximos 5 anos.
Maior elasticidade estaria presente nas passagens com horizonte de tempo
maior, pois com horizonte de tempo maior temos mais flexibilidade de substituir/trocar/utilizar estas passagens ou outros meios de transporte.
d. guaraná ou água.
Maior elasticidade estaria presente no guaraná, pois representa o bem mais
supérfluo, menos abundante e menos necessário à vida se comparado com a
água.
2) Suponha que os viajantes a negócios e os turistas tenham as seguintes
demandas por passagens aéreas de Nova York para Boston:
	Preço 
	Quantidade Demanda
da (Viajantes a Negó-
cios)
	Quantidade Demanda
da (Turistas)
	R$ 150 
	2100 
	1000
	R$ 200 
	2000 
	800
	R$ 250 
	1900 
	600
	R$ 300 
	1800 
	400
a. À medida que o preço aumenta de R$ 200 para R$ 250, qual é a elasticidade–preço da demanda para (i) os viajantes a negócios e (ii) os turistas? (Calcular pelo método do ponto médio).
		 |-0,05128| = 0,2308
(i) Epd Negócios = |0,22222|
 
		 |-0,28571| = 1,2857
(ii) Epd Turistas = |0,22222|
b. Por que a elasticidade dos turistas seria diferente da dos viajantes a
negócios?
Pelo fato de que a passagem é um bem necessário e fundamental para os viajantes a negócios e é um bem supérfluo para os turistas.
4) Emily decidiu gastar um terço de sua renda em roupas.
Ou seja, sabemos que:
Valor gasto com roupa = 1 x Renda = Preço Roupa x Qd Roupa
			 3
Qd Roupa = Renda___
	 3 x Preço Roupa
a. Qual é a sua elasticidade-renda da demanda para roupas?
Se Emily gasta sempre um terço da renda com roupas, então ela terá uma
elasticidade-renda da demanda igual à um. Isto se deve ao fato de que alterar os gastos com um tipo de bem como uma fração fixa da renda representaria realizar alterações percentuais na quantidade demandada iguais às alterações percentuais realizadas na renda. Isto pode ser ilustrado matematicamente de duas formas: pela relação notada acima, pela sua substituição na função de elasticidade renda da demanda e realização do cálculo da mesma.
Demonstração via a relação notada acima:
Qd Roupa = Renda___
	 3 x Preço Roupa
Rearranjando para possibilitarmos o encontro da formula de elasticidade-renda
da demanda
Qd Roupa = __1______
Renda	 3 x Preço Roupa
b. Qual é a sua elasticidade-preço da demanda por roupas?
Se Emily gasta sempre um terço da renda com roupas, então a elasticidade preço da demanda por roupas dela dependerá da variação percentual dos preços a cada instante/cada variação. Sendo que uma variação percentual no preço gerará uma variação percentual inversamente proporcional na variação percentual da quantidade em direção oposta. Isto se deve ao fato de que para manter os gastos com um tipo de bem como uma fração fixa da renda (que neste caso está fixa) representaria realizar alterações percentuais na quantidade demandada inversamente proporcionais às variações percentuais dos preços. Isto pode ser ilustrado matematicamente de duas formas:
pela relação notada acima, pela sua substituição na função de elasticidade renda da demanda e realização do cálculo da mesma.
Demonstração via a relação notada acima:
Qd Roupa = Renda___
	 3 x Preço Roupa
Rearranjando para possibilitarmos entender o efeito das variações
Qd Roupa x Preço Roupa = Renda
				 3
c. Se os gostos de Emily mudarem e ela decidir gastar apenas um quarto
de sua renda em roupas, como isso mudará sua curva de demanda?
Quais serão agora sua elasticidade-renda e elasticidade-preço?
Teremos um deslocamento da curva de demanda para esquerda e para baixo
indicando uma redução da quantidade demandada para cada nível de preços.
Entretanto, não termos outras alterações na forma da curva que deve ter um
deslocamento que mantenha as inclinações da curva paralelas às anteriores.
Como podemos observar nas respostas “a” e “b” esta alteração não afetaria a
elasticidade-renda e a elasticidade-preço da demanda, pois a proporção de uso
da renda não interfere no valor final das elasticidades. Como pode-se ver abaixo:
Erd = 1
Epd = (Preço Roupa) = ______1_______
	(∆ Preço Roupa) ∆ %Preço Roupa
5- Segundo o jornal The New York Times, o uso de metrô caiu após o aumento nos preços: “Houve quase quatro milhões de usuários a menos em
dezembro de 1995, o primeiro mês completo após o preço da passagem
aumentar de 25 centavos de dólar para U$ 1,50. A queda no número de
passageiros foi de 4,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior”.
a. Use esses dados para estimar a elasticidade-preço da demanda da
passagem do metrô nesta situação.
Usando variação percentual:
Epd = -0,043 = -0,0086
	 +5
Usando o método do ponto médio:
Epd = - 0,043_ = -0,0301
	+1,42857
Segundo as informações passadas seria mais conveniente calcular pelo método da variação percentual e não pelo método do ponto médio (se deve ao fato de a variação do número de passageiros ser calculada com relação a um ponto fixo e não médio).
b. De acordo com sua estimativa, o que aconteceria com a receita da empresa que administra o metrô após o aumento do preço da passagem?
Utilizando qualquer uma das duas estimativas de elasticidade identificamos que
a curva tem elasticidade-preço inelástica. Assim podemos concluir que um aumento de preços levaria a um aumento de receita total desta empresa, pois
com um aumento de preço teríamos uma diminuição menos que proporcional
da quantidade demandada.
c. Por que a sua estimativa de elasticidade pode não ser muito confiável?
Isso ocorreria porque a variação de quantidade identificada é calculada pela
diferença de quantidade demandada entre pontos distantes um do outro no
tempo. E em adição temos que considerar que a elasticidade está sendo calculada com base nos efeitos imediatos (primeiro mês). É importante considerar que com o passar o tempo a demanda tende a se comportar de forma mais elástica fazendo com que a situação se inverta (Dado que no longo prazo a substituição de um produto fica é mais factível).
6- Dois motoristas – Tom e Jerry – vão a um posto de gasolina. Antes de
ver o preço, cada um faz seu pedido. Tom diz: “Quero 10 litros de gasolina”. E Jerry diz: “Quero R$ 10,00 de gasolina”. Qual é a elasticidade preço da demanda de cada motorista?
Se este é o desejo real de cada um dos motoristas, temos que Tom tem uma
curva de demanda perfeitamente inelástica e Jerry tem uma curva de demanda
de elasticidade unitária. Isso ocorre porque para Tom o que importa é a quantidade estabelecida, sendo que podemos supor que ele consumirá esta quantidade independente do preço. No caso de Jerry o que importa é preço dado que se os preços dobrarem ele consumirá só metade do que podia consumir antes e vice-versa. Assim ele tem elasticidade-preço da demanda com elasticidade unitária.
7- Os economistas observaram que durante épocas de declínio na atividade econômica os gastos com refeições em restaurantes caem mais do que os gastos com alimentos para consumo em casa. Como o conceito de elasticidade pode ajudar a explicar esse fenômeno?
Interessa aqui a elasticidade-RENDA da demanda: quanto maior for o deslocamento da demanda decorrente de uma certa mudança na renda das famílias, maior a chance de termos uma demanda ELÁSTICA em relação à renda. O consumo de alimentos em restaurante tender a ter elasticidade-renda maior do que a realizada em casa (menos oneroso).
CAP. 06 - QUESTÕES PARA REVISÃO
4- Explique por que os economistas normalmente se opõem aos controles de preços?
Isso ocorre porque para os economistas os mercados são uma boa forma de organizar as necessidades econômicas de produtores/vendedores e compradores, assim interferir nos preços que permitem que o mercado se condene (ajuste quantidade ofertada e quantidade demandada segundo a decisão de milhares de ofertantes e demandantes) impediria que os desejos de todos fossem satisfeitos podendo resultar em escassez ou excesso de oferta persistente de produtos nos mercados.
6- Como um imposto sobre um bem afeta o preço pago pelos compradores, o preço recebido pelos vendedores e a quantidade vendida?
Seja no formato de imposto sobre comprador como no formato de imposto sobre vendedor os efeitos serão os mesmos. Com a realidade de impostos teremos que compradores pagarão mais caro para adquirir os bens, vendedores receberão menos por cada bem vendido.
CAP. 06 – PROBLEMAS E APLICAÇÕES
1- Os amantes da música clássica convencem o Congresso a impor um preço máximo de $40 para os ingressos de concertos. Essa política faz com que mais ou menos pessoas possam assistir a concertos de música clássica?
Caso o preço máximo de R$40,00 seja superior ao preço de equilíbrio de mercado não haverá qualquer alteração na quantidade de pessoas que assistem os concertos. Ou seja, não haverá nenhum impacto desta ação no mercado (preço máximo não obrigatório). Caso o preço máximo de R$40,00 seja inferior ao preço que permite o equilíbrio de mercado então teríamos uma situação de escassez de oferta ao nível máximo de preços.
2- O governo decidiu que o preço de mercado do queijo está baixo demais.
a. Suponha que o governo imponha um preço mínimo obrigatório para o mercado de queijo. Use um diagrama de oferta e demanda para demonstrar o efeito dessa política sobre o preço do queijo e a quantidade de queijo vendida. Haverá uma escassez ou um excedente de queijo?
Caso o preço mínimo seja inferior ao preço de equilíbrio de mercado não haverá qualquer alteração na quantidade de pessoas que consomem o produto. Ou seja, não haverá nenhum impacto desta ação no mercado (preço mínimo é não obrigatório). Caso o preço mínimo seja superior ao preço que permite o equilíbrio de mercado então teríamos uma situação de excesso de oferta ao nível minimo de preços.
b. Os produtores reclamam de que o preço mínimo reduziu sua receita total. Isso é possível? Explique.
Sim, é possível. Se este trecho da curva de demanda for elástico (um aumento no preço gerara uma diminuição mais que proporcional da quantidade) um aumento de preço gerará uma dedução de receita total. Por outro lado, se este trecho da curva de demando for inelástico (um aumento no preço gerará uma diminuição menos que proporcional da quantidade) um aumento de preço gerará um aumento de receita total. Como é apontado pelos produtores devemos estar vivenciando a primeira situação.
c. Em resposta às reclamações dos produtores, o governo concorda em comprar todo o excedente de queijo ao preço mínimo. Quem se beneficia dessa política, se comparada à do preço mínimo? Quem sai perdendo?
Apenas os produtores seriam beneficiados e o governo (sociedade) arcaria com os custos gerados. Teriam um aumento de receita total igual ao preço mínimo vezes o volume do excesso de oferta. O governo teria um aumento nos seus gastos públicos no mesmo montante.
5- Um senador quer aumentar a receita tributária e deixar os trabalhadores em melhor situação. Um membro de sua equipe propõe aumentar o imposto sobre a folha de pagamento pago pelas
empresas e usar parte da arrecadação adicional para reduzir o imposto sobre a folha de pagamento pago pelos trabalhadores. Isso realizará os objetivos do senador?
Não imposta de que é cobrado o imposto em caráter direto, pois os mecanismos de oferta e demanda sempre findarão por distribuir o ônus do imposto entre compradores e vendedores da mesma forma.
10- O governo dos Estados Unidos administra dois programas que afetam o mercado de cigarros. As campanhas em meios de comunicação e as exigências de rotulagem têm por objetivo tornar o público ciente dos perigos do tabagismo. Ao mesmo tempo, o Departamento de Agricultura mantém um programa de sustentação de preços para os fazendeiros produtores de tabaco que eleva o preço do tabaco, deixando-o acima do preço de equilíbrio.
a. Como esses dois programas afetam o consumo de cigarros? Use um gráfico do mercado de cigarros em sua resposta.
O programa de propagandas busca mudar o comportamento e escolha dos compradores de cigarros fazendo com que estes decidam consumir uma menor quantidade deste produto a qualquer nível de preços, ou seja, provocando uma redução na demanda por um deslocamento da curva de demanda para a esquerda. Como pode ser visto no gráfico abaixo:
b. Qual o efeito combinado desses dois programas sobre o preço dos cigarros?
Uma redução da demanda provocada pelo estabelecimento de um preço minimo e uma redução da demanda provocada pelo deslocamento da curva de demanda para a esquerda reduzindo assim a quantidade comercializada de cigarros e gerando um maior nível de excesso de oferta. Como pode ser visto no gráfico abaixo:
c. Os cigarros são pesadamente tributados. Qual o efeito do imposto sobre o consumo de cigarros?
O efeito de um imposto sobre os cigarros seria uma redução na quantidade comercializada, os compradores irão pagar mais caro para adquiri-los e os vendedores receberão menos por unidade vendida. Isso ocorrerá independente de o imposto ser cobrado dos vendedores ou compradores. Como pode ser observado no gráfico abaixo:
Imposto sobre vendedor
Imposto sobre comprador
CAP. 07 - QUESTÕES PARA REVISÃO
1- Explique como a disposição para pagar dos compradores, o excedente do consumidor e a curva de demanda se relacionam.
A curva de demanda indica a disposição para pagar do comprador no que possibilita calcular o excedente do consumidor.
2- Explique como os custos dos vendedores, o excedente do produtor e a curva de oferta se relacionam.
A curva da oferta reflete os custos dos vendedores, calculando-se através dela o excedente do produtor.
CAP. 07 – PROBLEMAS E APLICAÇÃO
1- Uma geada inesperada na Califórnia prejudicou a safra de limões. O que acontece com o excedente do consumidor no mercado de limões? O que acontece com o excedente do consumidor no mercado de limonada? Ilustre sua resposta com diagramas.
a curva de demanda por limões vai se deslocar para a esquerda, conforme indicado na Figura 5. O resultado é um aumento no preço do limão e uma queda no excedente do consumidor de A + B + C para apenas A. Então, o excedente de consumidor cairá no montante B + C.
No mercado de limonadas, o custo mais alto dos limões reduz a oferta de limonada, conforme indicado na Figura 6. O resultado é um aumento no preço da limonada e uma queda no excedente do consumidor de D + E + F para apenas D e uma perda de E + F. Observe que um evento que afeta o excedente do consumidor em um mercado, frequentemente tem efeito no excedente do consumidor em outros mercados.
2- Suponha que a demanda por pão francês aumente. O que acontece com o excedente do produtor no mercado de pão francês? O que acontece com o excedente do produtor no mercado de farinha? Ilustre sua resposta com diagramas.
Um aumento na demanda por pão francês leva a um aumento no excedente do produtor no mercado de pão francês, conforme indicado no gráfico abaixo. O deslocamento da curva de demanda leva a um aumento no preço, que aumenta o excedente do produtor de área A para área A + B + C.
O aumento na quantidade de pão francês vendido aumenta a demanda por farinha, conforme indicado no gráfico abaixo. Consequentemente, o preço da farinha aumenta, aumentando o excedente do produtor de área D para D + E + F. Observe que um evento que afeta o excedente do produtor em um mercado leva a efeitos no excedente do produtor em mercados relacionados.
3- O dia está quente e Bert está com sede. Eis o valor que ele atribui a uma garrafa de água:
Valor da primeira garrafa $ 7
Valor da segunda garrafa 5
Valor da terceira garrafa 3
Valor da quarta garrafa 1
a. Com base nessas informações, derive a escala de demanda de Bert. Represente graficamente a sua curva de demanda por garrafas de água.
A escala de demanda de Bert é:
	Preço 
	Quantidade demandada
	Mais de $ 7 
	0
	$ 5 a $ 7 
	1
	$ 3 a $ 5 
	2
	$ 1 a $ 3 
	3
	$ 1 ou menos 
	4
A curva de demanda de Bert é indicada no gráfico abaixo:
b. Se o preço da garrafa de água for $ 4, quantas garrafas ele comprará? Qual o excedente do consumidor que Bert obtém de suas compras? Indique o excedente do consumidor de Bert em seu gráfico.
Quando o preço de uma garrafa de água é $ 4, Bert compra duas. O excedente do consumidor é indicado na área A do gráfico. Ele atribui valor de $ 7 à primeira garrafa de água, mas paga somente$ 4, então tem um excedente do consumidor de $ 3. Ele atribui valor de $ 5 à segunda garrafa de água, mas paga somente $ 4, então tem um excedente do consumidor de $ 1. O excedente do consumidor total de Bert é de $ 3 + $ 1 = $ 4, que é igual à área A do gráfico.
c. Se o preço cair para $ 2, em quanto muda a quantidade demandada? Em quanto muda o excedente do consumidor de Bert? Indique essas mudanças em seu gráfico.
Quando o preço de uma garrafa de água cai de $ 4 para $ 2, Bert compra três garrafas, havendo um aumento de uma garrafa. O excedente do consumidor consiste nas áreas A e B do gráfico, ocorrendo, então, o acréscimo da área B. Ele tem o excedente do consumidor de $ 5 na primeira garrafa (valor de $ 7 menos o preço de $ 2), $ 3 na segunda garrafa (valor de $ 5 menos o preço de $ 2) e $ 1 na terceira garrafa ($ 3 menos o preço de $ 2), gerando um excedente total do consumidor de $ 9. Assim, o excedente de consumidor aumenta em $ 5 (que é o tamanho da área B) quando o preço de uma garrafa de água cai de $ 4 para $ 2.
5- Considere um mercado em que Bert, do problema 3, seja o comprador e o Ernie, do problema 4, seja o vendedor.
a. Use a escala de oferta de Ernie e a escala de demanda de Bert para identificar a quantidade demandada e a quantidade ofertada aos preços
de $ 2, $ 4 e $ 6. Qual desses preços traz oferta e demanda para o equilíbrio?
Da escala de oferta de Ernie e da escala de demanda de Bert, as quantidades demandada e ofertada são:
	Preço 
	Quantidade Ofertada 
	Quantidade Demandada
	$ 2 
	1 
	3
	$ 4 
	2 
	2
	$ 6 
	3 
	1
Somente um preço de $ 4 gera um equilíbrio entre a oferta e a demanda com uma quantidade de equilíbrio de duas garrafas.
b. Quais são o excedente do consumidor, o excedente do produtor e o excedente total nesse equilibrio?
A um preço de $ 4, o excedente do consumidor é de $ 4 e o excedente do produtor é $ 4, conforme indicado nos Problemas 3 e 4. O excedente total é de $ 4 + $ 4 = $ 8.
c. Se Ernie produzisse e Bert consumisse uma garrafa a menos, o que aconteceria com o excedente total?
Se Ernie produzisse uma garrafa a menos, o excedente do produtor cairia para $ 3, conforme indicado no Problema 4. Se Bert consumisse uma garrafa a menos, o excedente do consumidor cairia para $ 3, conforme indicado no Problema 3. Então, o excedente total cairia para $ 3 + $ 3 = $ 6.
d. Se Ernie produzisse e Bert consumisse uma garrafa a mais, o que aconteceria com o excedente total?
Se Ernie produzisse uma garrafa de água a mais, o custo seria de $ 5, mas o preço seria de somente $ 4, então o excedente do produtor cairia em $ 1. Se Bert consumisse uma garrafa de água a mais, o valor
atribuído seria de $ 3, mas o preço seria de $ 4, assim, o excedente do consumidor cairia em $ 1. Então, o excedente total cairia em $ 1 + $ 1 = $ 2.
6- O custo de produção de aparelhos de som caiu nas últimas décadas. Vamos considerar algumas implicações disso.
a. Use um diagrama de oferta e demanda para demonstrar o efeito da queda dos custos de produção o sobre o preço e a quantidade de aparelhos de som vendida.
O efeito da queda dos custos de produção no mercado de aparelhos de som resulta em um deslocamento para a direita da curva de oferta, conforme indicado no gráfico abaixo. Consequentemente, o preço de equilíbrio dos aparelhos de som diminui e a quantidade de equilíbrio aumenta.
b. Em seu diagrama, indique o que acontece com o excedente do consumidor e com o excedente do produtor.
A queda no preço dos aparelhos aumenta o excedente do consumidor da área A para A + B + C + D, ou seja, um aumento de B + C + D. Antes do deslocamento da oferta, o excedente do produtor era a soma das áreas B + E (a área acima da curva de oferta e abaixo do preço). Após o deslocamento da curva de oferta, o excedente de produtor são as áreas E + F + G. Assim, o excedente do produtor muda no montante de F + G – B, que pode ser positivo ou negativo. O aumento na quantidade aumenta o excedente do produtor, enquanto a queda de preços reduz o excedente do produtor. Em razão de o excedente do consumidor aumentar em B + C + D e o excedente do produtor aumentar em F + G – B, o excedente total aumenta em C + D + F + G.
c. Suponha que a oferta de aparelhos de som seja muito elástica. Quem se beneficia mais da queda dos custos de produção: os consumidores ou os produtores de aparelhos de som?
Se a oferta de aparelhos de Som for muito elástica, então a mudança da curva de oferta beneficiará mais os consumidores. Tomando o caso mais extremo, suponhamos que a curva de oferta seja horizontal, conforme indicado no gráfico abaixo. Então, não haverá excedente do produtor. Os consumidores capturarão todos os benefícios da queda dos custos de produção, com o excedente do consumidor aumentando da área A para a área A + B.
8- Suponhamos que um avanço tecnológico reduza o custo de produção de computadores.
a. Use um diagrama de oferta e demanda para demonstrar o que acontece com o preço, a quantidade, o excedente do consumidor e o excedente do produtor no mercado de computadores.
O efeito da queda dos custos de produção no mercado de computadores resulta em um deslocamento para a direita da curva de oferta, conforme indicado no gráfico abaixo. Consequentemente, o preço de equilíbrio dos computadores diminui e a quantidade de equilíbrio aumenta. A queda no preço dos computadores aumenta o excedente do consumidor da área A para A + B + C + D, um aumento de B + C + D.
Antes da mudança na oferta, o excedente do produtor correspondia às áreas B + E (a área acima da curva de oferta e abaixo do preço). Após a mudança na oferta, o excedente do produtor corresponde às áreas E + F + G. Assim, o excedente do produtor muda em F + G – B, que pode ser positivo ou negativo. O aumento na quantidade aumenta o excedente do produtor, enquanto a queda de preços reduz o excedente do produtor. Em razão de o excedente do consumidor aumentar para B + C + D e o excedente de produtor aumentar para F + G – B, o excedente total aumenta em C + D + F + G.
b. Computadores e calculadoras são bens substitutos. Use um diagrama de oferta e demanda para demonstrar o que acontece com o preço, a
quantidade, o excedente do consumidor e o excedente do produtor no mercado de calculadoras. Os fabricantes de calculadoras devem ficar felizes ou chateados com o avanço tecnológico dos computadores?
Em razão de calculadoras e computadores serem bens substitutos, a queda no preço dos computadores significa que as pessoas substituem as calculadoras por computadores, deslocando a demanda de calculadoras para a esquerda, conforme indicado no gráfico acima. O resultado é uma queda no preço de equilíbrio e na quantidade de equilíbrio das calculadoras. O excedente do consumidor no mercado de calculadoras passa da área A + B para A + C, uma variação líquida de C – B. O excedente do produtor passa da área C + D + E para a área E, uma perda líquida de C + D. Os produtores de calculadoras estarão tristes devido ao avanço tecnológico dos computadores, pois o seu excedente do produtor cai.
c. Computadores e software são bens complementares. Use um diagrama de oferta e demanda para demonstrar o que acontece com o preço, a quantidade, o excedente do consumidor e o excedente do produtor no mercado de software. Os produtores de software devem ficar felizes ou chateados com o avanço tecnológico dos computadores?
Em razão de softwares e computadores serem complementares, uma queda no preço e aumento na quantidade de computadores significa que a demanda por software aumentará, deslocando a demanda de software para a direita, conforme indicado no gráfico abaixo. O resultado é um aumento tanto no preço quanto na quantidade de software. O excedente do consumidor no mercado de software passa de B + C para A + B, uma variação líquida de A – C. O excedente do produtor passa de E para C + D + E, um aumento de C + D; assim, os produtores de software devem estar felizes com o progresso tecnológico dos computadores.
d. Essa analise ajuda a explicar por que o produtor de software Bill Gates é um dos homens mais ricos do mundo?
Sim, essa análise ajuda a explicar por que Bill Gates é um dos homens mais ricos do mundo, pois a empresa dele produz muitos softwares que são complementares aos computadores e houve um tremendo avanço tecnológico nos computadores.
10- Muitas áreas da California passaram por uma grave seca no fim dos anos 80 e começo dos 90.
a. Use um diagrama do mercado de água para demonstrar os efeitos de uma seca sobre o preço e a quantidade de equilibrio da água.
O gráfico abaixo ilustra a demanda de água. Se cada metro de água tem um preço de $ 100, a quantidade demandada de água será Q1.
b. Muitas comunidades não permitiram que o preço da água aumentasse. Qual o efeito dessa política sobre o mercado de água? Indique em seu diagrama o surgimento de um excedente ou de uma escassez.
Se os consumidores pagam somente $ 20 por metro de água, a quantidade demandada será Q2 uso de água. Em razão de o custo para sociedade ser de $ 100, o número de metros de água usados é excessivo e não maximiza o excedente total. A quantidade que maximiza o excedente total é Q1 uso de água, que é menor do que Q2.
c. Uma matéria publicada em The Will Street Journal em 1991 afirmou: "Todos os moradores de Los Angeles serão obrigados a diminuir em 10% seu consumo da água em 1º de março e em mais 5% em 1º de maio, com base em seus níveis de consumo de 1986". 0 autor criticava essa política com base em argumentos ligados tanto a eficiência quanto a equidade, dizendo: "Esta política não apenas recompensa as famílias que “desperdiçaram” água em 1986 como também pouco faz para encorajar consumidores que poderiam fazer reduções mais drásticas [e]... pune os que não tem como reduzir rapidamente o seu uso da água". Em que sentido o sistema de racionamento de água de Los Angeles é ineficiente? E em que sentido é injusto?
O uso de água é excessivo porque os consumidores obtêm o metro da água cujo valor atribuído por eles é menor que o custo de realizá-los. Consequentemente, o excedente total da economia é reduzido.
d. Suponha que pelo contrário, Los Angeles permitisse que o preço da água subisse até que a quantidade demandada fosse igual à ofertada. A alocação resultante seria mais eficiente? Em sua opinião, seria mais ou menos justa do que as reduções proporcionais a que se refere o artigo de jornal? O que poderia ser feito para tornar a solução de mercado mais justa?
Para evitar esse uso excessivo, o consumidor deve pagar o custo marginal do metro da água. Mas, para isso acontecer, não poderia haver desperdício. Outra possibilidade seria ficar mais em conta o metro da água para quem não desperdiçar
($ 80, neste caso). Porém, como está numa seca terrível essas decisões podem não refletir o valor atribuído pelo consumidor.
CAP. 08 - QUESTÕES PARA REVISÃO
1- O que acontece com os excedentes do consumidor e do produtor quando a venda de um bem é tributada? Como a mudança dos excedentes do consumidor e do produtor se relaciona com a receita tributária? Explique.
Um imposto sobre um bem reduz o excedente do consumidor e o excedente do produtor. Como a queda dos excedentes do consumidor e do produtor excede a receita tributária, dizemos que o imposto parece impor uma perda de peso morto.
5- O que acontece com a perda de peso morto e a receita tributária quando um imposto aumenta?
O peso morto do imposto aumenta mais rapidamente que o valor desse imposto. Isso ocorre porque o peso morto é a área de um triângulo, a qual depende do quadrado de seu tamanho. Se dobramos o tamanho de um imposto, por exemplo, a base e a altura do triângulo correspondente dobrarão, de modo que o peso morto aumentará em um fator de 4.
CAP. 08 – PROBLEMAS E APLICAÇÕES
1- O mercado de pizza e caracterizado por uma curva de demanda de inclinação descendente e uma curva de oferta de inclinação ascendente.
a. Trace o gráfico do equilibrio para esse mercado competitivo. Indique o preço, a quantidade, o excedente do consumidor e o excedente do produtor. Existe algum peso morto? Explique.
O gráfico abaixo ilustra o mercado de pizza. O preço de equilíbrio é P1, a quantidade de equilíbrio é Q1, o excedente do consumidor é a área A + B + C e o excedente do produtor é a área D + E + F. Não há peso morto, como todos os ganhos potenciais do comércio são realizados; o excedente total é a área completa entre as curvas de demanda e de oferta: A + B + C + D + E + F.
b. Suponha que o governo obrigue cada pizzaria a pagar um imposto de $ 1 por pizza vendida. Ilustre o efeito desse imposto sobre o mercado de pizza, lembrando-se de indicar o excedente do consumidor, o excedente do produtor, a receita do governo e o peso morto do imposto. Como cada área se compara com as áreas da situação anterior ao imposto?
Com um imposto de $ 1 para cada pizza vendida, o preço pago pelos compradores, PC, é, agora, mais alto que o preço recebido pelos vendedores, PV, em que PC = PV + $ 1. A quantidade diminui para Q2, o excedente do consumidor é a área A, o excedente do produtor é a área F, a receita do governo é a área B + D e o peso morto é a área C + E. O excedente do consumidor cai no montante B + C, excedente de produtor cai em D + E, a receita do governo aumenta em B + D e o peso morto aumenta em C + E.
c. Se o imposto fosse removido, os comedores e os
vendedores de pizza ficariam em melhor situação, mas o governo perderia receita tributária. Suponha que os consumidores e produtores transfiram voluntariamente parte dos seus ganhos para o governo. Todas as partes (inclusive o governo) podem ficar em melhor situação que quando havia imposto? Explique usando as áreas que indicou no seu gráfico.
Se o imposto fosse removido e os consumidores e produtores voluntariamente transferissem B + D para o governo de modo a compensá-lo pela carga tributária perdida, então todos estariam melhores sem o imposto. A quantidade de equilíbrio seria Q1, como no caso sem o imposto, e o preço de equilíbrio seria P1. O excedente do consumidor seria A + C, pois os consumidores obtêm o excedente de A + B + C e transferem B voluntariamente para o governo. O excedente do produtor seria E + F, pois os produtores obtêm o excedente de D + E + F e transferem D voluntariamente para o governo. Tanto os consumidores quanto os produtores estão em melhor situação do que quando o imposto era aplicado. Se os consumidores e produtores transferirem um pouco mais do que B + D ao governo, então, as três partes, incluindo o governo, encontrariam-se em melhor situação. Isso ilustra a ineficiência gerada pela cobrança de impostos.
3- Avalie as duas afirmativas a seguir. Você concorda com elas? Por quê?
a. "Um imposto que na o imponha um peso morto não pode arrecadar receita tributária para o governo."
É incorreta. Um exemplo é o caso de um imposto aplicado quando a oferta ou a
demanda for perfeitamente inelástica. O imposto não tem efeito na quantidade nem gera peso morto, mas gera receita para o governo.
b. "Um imposto que não arrecada receita tributária para o governo não pode originar um peso morto."
É incorreta. Um exemplo é o caso de um imposto de 100% aplicado aos vendedores. Com um imposto de 100% sobre a venda de um bem, os vendedores não ofertarão o bem, então o imposto não arrecadará nenhuma receita. No entanto, o imposto apresenta um grande peso morto, pois reduz a quantidade vendida a zero.
5- Suponha que o governo crie um imposto sobre aquecedores a Óleo.
a. O peso morto a que esse imposto deu origem seria provavelmente maior no primeiro ou no quinto ano após sua criação? Explique.
b. A receita arrecadada com esse imposto seria provavelmente maior no primeiro ou no quinto ano após sua criação? Explique.
6- Um dia, depois da aula de economia, um amigo seu sugere que tributar a comida seria uma boa maneira de gerar receita porque a demanda é muito inelástica. Em que sentido tributar os aumentos é um "bom" jeito de arrecadar receita? E em que sentido não é um "bom" jeito de arrecadar receita?
Em razão de a demanda de alimentos ser inelástica, um imposto sobre alimentos é uma boa maneira de aumentar a arrecadação, pois não origina um peso morto muito grande; assim, taxar alimentos é menos ineficiente do que cobrar imposto de outras coisas. Mas não é uma boa maneira de aumentar
a receita do ponto de vista da equidade, pois as pessoas mais pobres gastam uma proporção maior de sua renda com comida. O imposto os afetaria muito mais do que afetaria as pessoas mais ricas.
7- O senador Daniel Patrick Moynihan uma vez apresentou um projeto de lei que instituiria um imposto de 10 mil por cento sobre um certo tipo de bala para armas de fogo.
a. Você acha que esse imposto pode gerar uma grande receita? Por quê?
Esse imposto é tão alto que, provavelmente, não vai aumentar muito a receita. Por ser uma taxa de imposto alta, a quantidade de equilíbrio no mercado tende a ser próxima de zero, ou até mesmo zero.
b. Ainda que o imposto no gerasse nenhuma receita, qual poderia ser o motivo para que o senador Moynihan o propusesse?
A meta do senador Moynihan era, de banir o uso desse tipo de balas. Nesse caso, o imposto poderia ser tão eficaz quanto uma proibição completa.
10- A maioria dos estados norte-americanos tributa a compra de carros novos. Suponha que o estado de New Jersey exija que os revendedores de carro paguem $ 100 por carro vendido e pretenda aumentar esse imposto para $ 150 por carro no ano que vem.
a. Ilustre graficamente os efeitos desse aumento sobre a quantidade vendida de carros em New Jersey sobre o preço pago pelos consumidores e sobre o preço recebido pelos produtores.
Definindo a quantidade ofertada igual à quantidade demandada tem-se 2P = 300 – P. Resolvendo a equação temos P = 100. Substituindo-se P por 100 na equação de oferta ou de demanda tem-se Q = 200.
b. Crie uma tabela que demonstre os níveis do excedente do consumidor, do excedente do produtor, da receita do governo e do excedente total antes e depois do aumento do imposto.
Agora, P é o preço recebido pelos vendedores e P + T é o preço pago pelos compradores. Ao se igualar a quantidade ofertada à quantidade demandada tem-se 2P = 300 - (P + T). Resolvendo tem-se P = 100 – T/3. Esse é o preço recebido pelos vendedores. Os compradores pagam um preço igual ao preço recebido pelos vendedores mais o imposto (P + T = 100 + 2T/3). A quantidade vendida é, agora, Q = 2P = 200 – 2T/3.
c. Qual a variação da receita governamental? Ela é positiva ou negativa?
Em razão de a receita tributária ser igual a T × Q e Q = 200 – 2T/3, a receita tributária é igual a 200T - 2T 2 /3. A Figura 10 mostra um gráfico dessa relação. A receita tributária é zero a T = 0 e a T = 300
d. Qual a variação
do peso morto? Ela é positiva ou negativa?
A área do triângulo que representa o peso morto é 1/2 × base × altura, em que a base é a mudança no preço, que é o tamanho do imposto (T) e a altura é o valor da diminuição na quantidade (2T/3). Então, o peso morto é igual a 1/2 × T × 2T/3 = T 2 /3. Ele aumenta exponencialmente de 0 (quando T = 0) a 30.000 quando T = 300.
e. Dê uma razão pela qual a demanda por carros em New Jersey possa ser bastante elástica. Isso torna mais ou menos provável o imposto adicional aumentar a receita do governo? Como os estados podem tentar diminuir a elasticidade da demanda?
Um imposto de $ 200 por unidade é uma má ideia, pois está na região em que a receita tributária está em declínio. O governo poderia reduzir o imposto a $ 150 por unidade, obter mais receita tributária ($ 15.000 quando o imposto é de $ 150 versus $ 13.333 quando o imposto é $ 200) e reduzir o peso morto (7.500 quando o imposto é $ 150 comparado a 13.333 quando o imposto é de $ 200).
CAP. 10 - QUESTÕES PARA REVISÃO
1- Dê um exemplo de externalidade negativa e outro de externalidade positiva.
Externalidade negativa: a fumaça emitida pelos escapamentos dos carros.
Externalidade positiva: a pesquisa de novas tecnologias.
4. Liste algumas maneiras pelas quais os problemas causados pelas externalidades podem ser solucionados sem intervenção do governo.
Instituições filantrópicas Faculdades e universidades que recebem doações de ex-alunos, empresas e fundações, em parte porque a educação gera externalidades positivas para a sociedade.
5. Imagine que você é um não-fumante dividindo o quarto com um fumante. Segundo o teorema de Coase, o que determina se ele fumara no quarto? Esse resultado é eficiente? Como você e seu colega de quarto chegam a essa conclusão?
O que irá determinar se meu colega irá ou não fumar no quarto é se o benefício que irei ter for maior que o benefício do meu colega de fumar no quarto. Se eu não estiver disposto a arcar com os custos ele continuará fumando. Esse resultado sempre será eficiente. Nós chegamos a essa conclusão através de negociações.
CAP. 10 - PROBLEMAS E APLICAÇÕES
1- Ha duas maneiras de proteger seu carro de furto. Uma trava dificulta o trabalho de furtar o carro. Um rastreador facilita o trabalho da polícia depois que o carro foi furtado. Qual desses tipos de proteção transmite uma externalidade negativa aos demais proprietários de carros? Qual proteção transmite uma externalidade positiva? Em sua opinião, sua análise tem implicações políticas?
Uma trava antifurto transmite uma externalidade negativa a outros proprietários de carros porque ladrões não tentarão roubar um carro que apresenta a trava antifurto visível. Isso significa que os ladrões vão tentar roubar outro carro. O sistema de rastreamento transmite uma externalidade positiva porque os ladrões não sabem quais carros possuem essa tecnologia. Portanto, eles têm menos probabilidade de roubar qualquer carro. Implicações políticas incluem um subsídio para proprietários de carros que usem a tecnologia de rastreamento ou um imposto para os que usem a trava antifurto.
2- Você concorda com as afirmativas abaixo? Por que?
a. "Os benefícios dos impostos de Pigou como forma de reduzir a poluição precisam ser comparados com o peso morto causado por esse imposto."
A afirmação, “Os benefícios dos impostos corretivos como forma de reduzir a poluição precisam ser comparados com o peso morto causado por esse imposto, é falsa. Os impostos corretivos reduzem a ineficiência da poluição reduzindo a quantidade de bens que são produzidos tendo a poluição como um subproduto. Portanto, os impostos corretivos reduzem o peso morto, e não o aumentam.
b. "Ao decidir entre cobrar um imposto de Pigou dos consumidores ou dos produtores, o governo deve tomar cuidado para cobrar o imposto do lado do mercado que provoca a externalidade."
A afirmação, “Ao decidir entre cobrar um imposto corretivo dos consumidores ou dos produtores, o governo deve tomar cuidado para cobrar o imposto do lado do mercado que provoca a externalidade,” não é precisa. Não importa a quem a taxa é imposta – a incidência da taxa será idêntica. Então se a externalidade é causada pelo vendedor ou pelo comprador do bem, tanto um imposto para o produtor quanto para o consumidor vão levar à mesma redução na quantidade de equilíbrio e alteração nos preços que os produtores recebem e os consumidores pagam.
3- Considere o mercado de extintores de incêndio.
a. Por que os extintores de incêndio apresentam externalidades positivas?
Porque eles servem para exterminar incêndios que, se propagam, danificam a propriedade de terceiros. Extintores ajudam, portanto, a evitar danos à propriedade de outros.
b. Represente graficamente o mercado de extintores de incêndio, indicando a curva de demanda, a curva de valor social, a curva de oferta e a curva de custo social.
c. Indique o nível de produção de equilíbrio de mercado e o nível de eficiência de produção. Dê uma explicação intuitiva de por que as duas quantidades são diferentes.
No gráfico acima: Qmercado é o nível de produção de equilíbrio de mercado. Qótimo é o nível eficiente de produção. Essas duas quantidades diferem porque os consumidores não internalizam o benefício extra (social, além do privado) de suas decisões de consumo. 
d. Se o benefício externo é de $ 10 por extintor, descreva uma política governamental que leve a um resultado eficiente.
Oferecer um subsidio de R$ 10 ao consumidor na aquisição de cada extintor.
CAP. 11 - QUESTÕES PARA REVISÃO
01. Explique o que significa um bem ser “excludente”. Explique o que significa um bem ser “rival”. Uma pizza é excludente? É rival?
Um bem excludente quando é possível impedir que uma pessoa adquira o bem. Um bem rival é quando se uma pessoa consumir um determinado bem irá impedir que outras pessoas de consumir aquele mesmo bem. Uma pizza, é um bem privado, assim, ela é tanto excludente quanto rival.
02. Defina e dê um exemplo de bem público. O mercado privado pode proporcionar esse bem por si só? Explique.
Fogos de artifício, sirene em uma pequena cidade. Nem sempre o mercado privado pode proporcionar esse bem por si só, pois, é praticamente
impossível de controlar o consumo desses bens, isso, porque, as pessoas tendem a não pagarem para consumir esses bens e pegam “carona” quando o bem é ofertado.
03. O que é a análise de custo-benefício dos bens públicos? Por que é importante? Por que é difícil?
Análise custo-benefício: um estudo que compara os custos e os benefícios de um bem público para a sociedade. É importante, pois estima se os custos e benefícios totais do projeto para a sociedade como um todo. É difícil analisar os custos e benefícios, pois o bem não está sujeito as forças de mercado (oferta e
demanda), assim, na melhor das hipóteses e possível apenas fazer aproximações.
CAP. 11 - PROBLEMAS E APLICAÇÕES
1- O texto diz que os bens públicos e os recursos comuns envolvem externalidades.
a. As externalidades associadas aos bens públicos geralmente são positivas ou negativas? Use exemplos em sua resposta. A quantidade de bens públicos no mercado livre geralmente é maior ou menor do que a quantidade eficiente?
As externalidades associadas a bens públicos são positivas. Em razão de os benefícios do bem público recebidos por uma pessoa não reduzirem os benefícios recebidos por outra pessoa, o valor social dos bens públicos é substancialmente maior do que o valor privado. Exemplos incluem a
defesa nacional, o conhecimento, as rodovias sem pedágio e não congestionadas, e os parques não congestionados. Como os bens públicos não são excludentes, a quantidade em um mercado livre é zero, por isso é menor do que a quantidade eficiente.
b. As externalidades associadas aos recursos comuns geralmente são positivas ou negativas? Use exemplos em sua resposta. O uso de recursos comuns no mercado livre geralmente é maior ou menor do que o uso eficiente?
As externalidades associadas a recursos comuns são geralmente negativas. Porque
os recursos comuns são rivais no consumo, mas não excludentes, a utilização dos recursos comuns por uma pessoa diminui a quantidade disponível às outras. Como os recursos comuns não têm preço, as pessoas
tendem a utilizá-lo em demasia – o custo privado do uso do recurso é menor que o custo social. Exemplos incluem peixes no oceano, o meio ambiente, estradas sem pedágio e congestionadas e parques lotados.
2- Pense nos bens e serviços proporcionados por seu governo local.
a. Usando a classificação da Figura 1, explique a que categoria pertence cada um dos bens a seguir:
* Proteção policial- Bem público, fornecido pelo governo.
* Limpeza das ruas- Bem público, fornecido pelo governo.
* Educação- Bem público: fornecido pelo governo e bem privado: por ter opções de escolas e faculdades particulares.
* Estradas rurais: Bem público: fornecido pelo governo e bem privado: muitas vezes os próprios proprietários de terras se organizam e arrumam as estradas.
* Vias urbanas: Bem público: fornecido pelo governo.
b. Por que, em sua opinião, o governo fornece itens que não são bens públicos? 
As pessoas tendem a usar muito esse bem. Porque as pessoas não têm incentivo a consumir menos o recurso comum.
4- O texto afirma que as empresas privadas no realizam a quantidade eficiente de pesquisa cientifica de base.
a. Explique por que isso ocorre. Em sua resposta, enquadre a pesquisa de base numa das categorias mostradas na Figura 1.
Como o conhecimento é um bem público, os benefícios de pesquisas científicas básicas estão disponíveis para muitas pessoas. Uma empresa privada não leva isso em consideração quando escolhe o quanto de pesquisa vai realizar; somente leva em consideração o quanto vai ganhar.
b. Que tipo de política foi adotada nos Estados Unidos para responder a esse problema?
Os Estados Unidos tentaram dar incentivos para empresas privadas efetuarem mais pesquisas básicas, subsidiando-as através de organizações como o National Institute of Health e a National Science Foundation.
c. Muitas vezes se diz que essa política aumenta a capacidade tecnológica das empresas norte-americanas em relação as estrangeiras. Esse argumento é consistente com sua classificação da pesquisa de base na parte (a)? (Dica: a propriedade da exclusão pode se aplicar a alguns beneficiários potenciais de um bem público não a outros?)
Se é a pesquisa básica que contribui para o conhecimento, não é excludente de forma alguma, a menos que as pessoas em outros países possam ser impedidas de ter acesso a esse conhecimento. Então talvez as empresas dos Estados Unidos tenham uma pequena vantagem porque adquirem o conhecimento sobre as novas tecnologias antecipadamente, mesmo o conhecimento tendendo a se difundir rapidamente.
10- Em sua opinião, a Internet é um bem público? Por quê?
Se somente poucas pessoas usassem a internet (Wireless) sem fio gratuita, ela não seria excludente e não rival no consumo. Portanto, seria um bem público. Porém se um grande número de pessoas estiver usando o serviço de internet grátis, ele se torna um recurso comum.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando