Buscar

prova planejamento estrategico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A+A-A
Acadêmico:
Cleberson Nunes Schneider (1037845)
Disciplina:
Planejamento Estratégico (ADM23)
Avaliação:
Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460047) ( peso.:1,50)
Prova Objetiva:
14100912
Anexos:
IMAGEM PE 2 NEAD
1.	É um tipo de estratégia organizacional que sugere que a empresa adquira ou inicie negócios alternativos aos produtos existentes e aos mercados em que a empresa atua. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse tipo de estratégia:
	a) Estratégia de diversificação.
	b) Estratégia de penetração de mercado.
	c) Estratégia de desenvolvimento de mercado.
	d) Estratégia de desenvolvimento de produto.
 
 
2.	A análise das estratégicas genéricas tem como principal objetivo fazer com que a empresa atinja melhores retornos. Para ter sucesso nestas estratégias, faz-se necessário que a empresa adote um perfil de análise da conjuntura interna e externa da organização. No contexto destas estratégias genéricas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Perfil estratégico de passivo trabalhista.
( ) Perfil estratégico em custos baixos.
( ) Perfil estratégico de diferenciação.
( ) Perfil estratégico de competências organizacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - V - V - F.
	b) V - V - F - F.
	c) F - F - V - V.
	d) V - F - F - V.
 
 
3.	É um elemento da cultura organizacional que corresponde às comemorações realizadas pela empresa. Ele tem como objetivo reforçar os valores e os comportamentos valorizados pela organização. A que elemento cultural se refere essa afirmação?
	a) Valores.
	b) Rituais.
	c) Mitos.
	d) Tabus.
 
 
4.	Conforme Wright, Kroll e Parnell (2000), existe um conjunto de estratégias que podem ser adotadas por qualquer organização, pois não dependem da empresa ou do segmento no qual ela atua, são as chamadas "Estratégias Genéricas de Negócio". De acordo com os autores, estes tipos de estratégias podem ser utilizados individualmente ou em conjunto, visando estabelecer uma posição de negócios sustentável a longo prazo. Com relação às estratégias genéricas de negócio, analise as afirmativas a seguir:
I- As estratégias múltiplas são recomendadas para empresas com unidades de negócios maiores, nas quais é possível adotar mais de um tipo de estratégia ao mesmo tempo.
II- As estratégias de nicho com custos baixos ou de nicho diferenciado, são indicadas para empresas maiores, visando, respectivamente, oferecer produtos simples e de baixo custo e atender às necessidades específicas de um grupo de clientes ou nicho de mercado.
III- As estratégias de custos baixos são indicadas para as empresas menores, pois por meio da produção com o menor custo é possível atender uma grande parcela do mercado com uma demanda elástica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
	a) Somente a afirmativa III está correta.
	b) Somente a afirmativa II está correta.
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	d) As afirmativas II e III estão corretas.
 
 
5.	Quando os gestores de uma empresa desejam observar a situação interna da organização, eles começam por meio da uma análise interna. Isto é feito a partir do diagnóstico das funções operacionais, logísticas e financeiras. Quanto aos aspectos que devem ser levados em consideração na análise da situação financeira interna, analise as afirmativas a seguir:
I- As políticas de recrutamento e seleção devem ser levadas em consideração na análise da abordagem financeira.
II- O potencial de gerar lucro é um aspecto que deve ser levado em consideração na análise da situação financeira.
III- O clima de trabalho deve ser levado em consideração na análise da abordagem financeira.
IV- As políticas de concessão de créditos oferecidos aos seus clientes devem ser consideradas na análise do capital de giro e período de cobrança das vendas a prazo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As afirmativas III e IV estão corretas.
	b) Somente a afirmativa IV está correta.
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	d) As afirmativas II e IV estão corretas.
 
 
6.	A missão da empresa representa um horizonte no qual a empresa decide atuar e vai, realmente, entrar em cada um dos negócios que aparecem nesse horizonte, desde que seja viável sobre os vários aspectos considerados (OLIVEIRA, 2011). A figura anexa ilustra a missão da empresa. Alguns cuidados devem ser tomados na formação desta missão pela empresa. Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Representar simplesmente o que é feito, sem provocar decisões de mudança.
II- Deixar de correlacionar os produtos e serviços de forma direta, aumentando assim a amplitude da missão.
III- Procurar definições curtas e objetivas, para que não atrapalhem a clareza e o entendimento. 
IV- Não estabelecer uma frase definitiva para a missão, já que esta não está isenta às mudanças, o importante é que se tenha sempre uma definição, e não uma definição para sempre.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, D. de P. R. de. Organização, sistemas e métodos. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
	a) II e III.
	b) I e III.
	c) II, III e IV.
	d) I e IV.
 
 
7.	A Matriz GE, elaborada em conjunto pela General Eletric e pela empresa de consultoria McKinsey, é um modelo utilizado para análise de portfólio de unidades de negócios, ou seja, permite identificar quais são as unidades de negócio mais importantes para a empresa, oportunizando a maximização de seus pontos fortes e o aproveitamento de oportunidades de negócios advindas dos negócios e mercados mais atrativos. Com relação à Matriz GE, utilizada para analisar e classificar unidades de negócios e/ou produtos, analise as afirmativas a seguir:
I- Os critérios de análise da matriz são, respectivamente, a atratividade do setor e a posição competitiva da empresa.
II- Com base nos critérios de análise, as empresas bem-sucedidas são aquelas que apresentam forte posição competitiva em um setor de baixa atratividade.
III- Empresas que apresentam uma posição competitiva fraca em um segmento de alta atratividade, são consideradas medianas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a afirmativa III está correta.
	b) As afirmativas II e III estão corretas.
	c) As afirmativas I e III estão corretas.
	d) Somente a afirmativa II está correta.
 
 
8.	Uma das ferramentas mais efetivas para identificar a melhor estratégia levando em consideração tanto o ambiente interno como externo de uma organização é a análise SWOT, sigla em inglês que quer dizer: Strength = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças. Por meio desta análise, a organização pode fazer uma análise matricial e cruzar as informações vindas desses quatro elementos. Levando em consideração os elementos da análise SWOT, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Na análise SWOT, e em outros tipos de análise, as ameaças e oportunidades vêm do ambiente externo, enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente interno.
	b) Somente na análise SWOT as ameaças e oportunidades vêm do ambiente interno, enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente externo.
	c) Na análise SWOT e em outros tipos de análise, as ameaças e oportunidades vêm do ambiente interno, enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente externo.
	d) Somente na análise SWOT as ameaças e oportunidades vêm do ambiente externo, enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente interno.
 
 
9.	As cinco forças de Porter é um modelo para a análise da competitividade do ambiente externo de uma empresa e o setor em que está inserida. Este modelo foi criado por Michael Porter na década de 1970. O método também demonstra que compreender as forças rivais de um ramo de negócio é de extrema importância para que o desenvolvimento do seu plano estratégico seja bem-sucedido. O modelo das cinco forças de Porter possibilita checar o grau de atratividade de um setor da economia. Esta ferramenta ajuda a identificar
quais são os fatores que interferem na competitividade, dentre as quais uma das forças faz parte do próprio setor, enquanto que os outros são externos (NOVO NEGÓCIO, 2018). Sobre as forças de Porter, analise as sentenças a seguir:
I- A rivalidade entre os concorrentes acontece por meio de preços, serviços ao consumidor, utilização do produto, sofisticação técnica e propaganda.
II- A rivalidade com produtos substitutos acontece porque o preço, a qualidade e o grau de substituição limitam os preços e em consequência os lucros.
III- O poder de barganha dos compradores e fornecedores é evidenciado quanto mais os clientes barganham os preços, menor eles tendem a ficar; mas se isso acontece com os fornecedores a tendência é que os custos fiquem mais baixos. A união destes dois fatores de barganhar aumentam os lucros da empresa.
IV- Quanto mais empresas no mesmo ramo de atuação, mais opções de escolhas os clientes têm e assim há o risco de a sua empresa ser mais atrativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NOVO NEGÓCIO. As Cinco Forças De Porter E Como Aplicá-Las No Seu Negócio. Disponível em: <http://www.novonegocio.com.br/lideranca-e-gestao/as-cinco-forcas-de-porter/>. Acesso em: 28 jun. 2018.
	a) I e II.
	b) I e IV.
	c) I, III e IV.
	d) II e III.
 
 
10.	No contexto da cultura organizacional, a funcionalidade da organização é como o ecossistema de uma floresta, na qual a flora e fauna, com suas particularidades, fazem parte integral dela, ou seja, cada planta, inseto e animal fazem parte da dinâmica funcional desta. Considerando o exposto no contexto da cultura organizacional, analise as seguintes sentenças:
I- A organização é como um organismo vivo, na qual cada um dos funcionários vai se integrando a uma das partes, ou setores da organização, que devem ser interdependentes.
II- Uma organização é como um organismo vivo, o qual vai se integrando e logo incorporando a cada uma das partes, ou áreas da organização, aliás, setores que devem ser independentes.
III- Quando um funcionário é aceito em uma organização, ele deverá aceitar sem questionamentos a estrutura funcional da organização, pois o objetivo é executar tarefas em função dos grandes objetivos organizacionais.
IV- Quando um funcionário entra em uma organização, será por algum determinado motivo. Para fazer parte funcional dentro da organização, o funcionário deve satisfazer a necessidade de aceitação social dentro da organização.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	d) As sentenças II e III estão corretas.
 
 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais