Buscar

REVISÃ_O SAUDE DA MULHER - ALUNOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO SAÚDE DA MULHER
1- O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde (PAISM/MS), teve como ponto de partida o debate sobre a questão do planejamento familiar. Sobre o assunto, assinale a alternativa que corresponde à clientela prevista para acompanhamento no planejamento familiar.
A Gestantes no acompanhamento pré-natal.
B Puérperas no acompanhamento puerperal.
C Casais em que um dos cônjuges apresenta transtorno mental
D Mulheres infectadas pelo zika vírus ou que apresentem HIV positivo, durante os primeiros seis meses de gestação.
E Casais que desejam evitar a gravidez ou aqueles que desejam engravidar, mas que por alguma razão não conseguem.
2- Em situações de urgência/emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ser solicitado e deve atender às necessidades das gestantes e dos recém-natos de nossa população, oferecendo a melhor resposta de pedido de auxílio, por meio de centrais de regulação médica. O médico regulador pode dar um conselho, uma orientação ou até deslocar uma equipe com médico e enfermeiro e todos os equipamentos de uma UTI, inclusive equipamentos para atendimento ao neonato, a depender da necessidade de cada caso. Estados e municípios, portanto, necessitam dispor de uma rede de serviços organizada para a atenção obstétrica e neonatal, com mecanismos estabelecidos de referência e contrarreferência, garantindo-se os seguintes elementos: 10 passos para pré-natal e qualidade na atenção básica. 
O direito do(a) parceiro(a) de realizar consultas, exames e ter acesso a informações, antes, durante e depois da gestação, é chamado de:
A Roda de co-gestantes
B Plano de parto familiar
C Pré-natal do(a) parceiro(a)
D Período gravídico-parceiral
E Assistência ao parto humanizado
3- Gestante, 32 anos, realiza pré-natal na Atenção Básica. O médico e a enfermeira lhe orientaram a procurar atendimento caso aconteçam algumas situações que representam gravidade durante a gestação. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses sintomas.
A Sangramento vaginal.
B Polifagia.
C Dispneia.
D Febre.
E Edema excessivo.
4- O Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN) estabelece que o número mínimo de consultas de pré-natal deverá ser de
A seis consultas, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, 2 no segundo trimestre e três no último trimestre.
B oito consultas, obrigatoriamente, 2 no primeiro trimestre, 4 no segundo trimestre e 2 no último trimestre.
C quatro consultas, sendo uma consulta por bimestre a partir do 3° mês de gestação.
D três consultas, sendo uma no primeiro trimestre, uma no segundo trimestre e outra no último mês de gestação.
E nove consultas distribuídas conforme critério médico.
5- Uma gestante de 24 anos de idade iniciou o pré-natal na unidade básica de saúde. Na consulta do pré-natal, relatou aumento de náuseas e de vômitos. Para amenizar esses sintomas, a equipe deve dar algumas orientações, entre elas, a de
A ingerir os mesmos alimentos por, pelo menos, três dias, para adquirir tolerância e evitar as náuseas.
B prolongar o tempo de jejum para diminuir o conteúdo estomacal e prevenir os vômitos.
C fazer alimentação fracionada, pelo menos três refeições e dois lanches por dia.
D dar preferência aos alimentos líquidos e com maior concentração de açúcar à base de sacarose.
6- O Ministério da Saúde orienta que toda gestante deve ser submetida duas vezes ao teste de sífilis durante o pré-natal: um teste no primeiro trimestre de gravidez e o outro no terceiro trimestre. É obrigatória, ainda, a realização de um teste, treponêmico ou não treponêmico, imediatamente após a internação da gestante na maternidade para o parto. O teste alternativo ao VDRL utilizado durante o pré-natal na rotina das unidades básicas de saúde é
A o hemograma.
B o teste rápido.
C o teste Elisa.
D a sorologia.
7- O pré-natal de baixo risco pode ser realizado pelo enfermeiro, desde que essa gestante também seja acompanhada pelo médico em algumas consultas. Na primeira consulta do pré-natal o enfermeiro deve solicitar os seguintes exames, de acordo com o preconizado nos protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres - Ministério da Saúde, 2016:
A hemoglobina, hematócrito, tipo sanguíneo, fator RH, eletroforese de hemoglobina, glicemia em jejum, urina tipo I, parasitológico de fezes, teste rápido para sífilis ou VDRL, teste rápido para HIV ou sorologia, sorologia para hepatite B, toxoplasmose IgM e IgG, urocultura e antibiograma.
B hemoglobina, hematócrito, tipo sanguíneo, fator RH, glicemia em jejum, urina tipo I, parasitológico de fezes, teste rápido para sífilis ou VDRL, teste rápido para HIV ou sorologia, sorologia para hepatite B, toxoplasmose IgM e IgG, sorologia para citomegalovírus e rubéola.
C hemoglobina, hematócrito, tipo sanguíneo, fator RH, eletroforese de hemoglobina, glicemia em jejum, urina tipo I, teste rápido para sífilis ou VDRL, teste rápido para HIV ou sorologia, sorologia para hepatite B, toxoplasmose IgM e IgG, teste rápido de proteinúria.
D hemoglobina, hematócrito, tipo sanguíneo, fator RH, eletroforese de hemoglobina , glicemia em jejum, urina tipo I, parasitológico de fezes, teste rápido para sífilis ou VDRL, teste rápido para HIV ou sorologia, sorologia para hepatite B, toxoplasmose IgM e IgG, sorologia para citomegalovírus e rubéola
E hemoglobina, hematócrito, tipo sanguíneo, fator RH, eletroforese de hemoglobina, glicemia em jejum, urina tipo I, teste rápido para sífilis ou VDRL, teste rápido para HIV ou sorologia, sorologia para hepatite B, toxoplasmose IgM e IgG, urocultura e antibiograma.
8- O início precoce do pré-natal é uma das estraté- gias para que seja realizada uma assistência adequada. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), em relação ao assunto. 
( ) As consultas de pré-natal devem ser mensais até a 30a semana, quinzenais entre 30a e 36a semanas e semanais no termo. 
( ) Quando o parto não ocorre até a 41a semana, a gestante deve ser encaminhada para a avaliação do bem-estar fetal (índice do líquido amniótico e monitoramento cardíaco fetal). 
( ) A captação precoce da gestante para iniciar a atenção pré-natal na Atenção Básica deve ser até a 16a semana de gestação. 
( ) Um dos 10 Passos para o pré-natal de qualidade na Atenção Básica é garantir o direito do parceiro a realizar consultas, exames e ter acesso a informações antes, durante e depois da gestação. 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A F • V • F • V
B V • F • V • V
C F • V • F • F
D V • F • F • F
E F • F • V • V
9- Ao fazer o exame físico obstétrico numa gestante no último trimestre de gestação, a enfermeira realizou as manobras de Leopold, com o objetivo de:
 A medir o fundo do útero
 B avaliar a posição do feto
 C verificar a presença de polidrâmnio
 D observar a intensidade das contrações uterinas
 E aferir a frequência dos batimentos cardiofetais
10- Na abordagem em uma Visita Domiciliar (VD) é importante identificar se há mulher gestante nessa família. Conforme preconizada a garantia do Pré-Natal na Atenção Básica, pelo Ministério da Saúde, é primordial que:
A A gestante seja cadastrada na Unidade de Saúde para iniciar o pré-natal em tempo oportuno, até a (10ª semana).
B A gestante obtenha uma Assistência ao Pré-Natal com qualidade pela equipe de saúde na Unidade Básica, e deva ser cadastrada até a (11ª semana).
C A gestante possa iniciar o Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação com a (captação precoce até a 12ª semana) na Unidade Básica de Saúde.
D A gestante possa iniciar o Pré-Natal até a (15ª semana) de gestação e realizar no mínimo os exames de sífilis.
E A gestante possa iniciar o Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação até a (14ª semana) de gestação na Unidade Básica de Saúde.
11- O Ministério da Saúde recomenda que, para um pré-natal de baixo risco, deverão ser realizadas, no mínimo, seis consultas com acompanhamento intercalado entre médico e enfermeiro.
As consultas até a 28ª semana devem ser realizadas com frequência:
A mensal
B semanal
C bimestral
D quinzenal
12- No dia 10/05/2018, durante uma consulta de enfermagem no pré-natal, o enfermeiro verifica a carteira de vacina da gestante A.P.M. de 16 semanas de gestação e identifica a seguinte situação:
Influenza: não há registro
Febre amarela: não há registro
Tríplice viral: não há registro
Hepatite B: uma dose em 02/04/2018
Dupla Adulto (dT): três doses em 2015
Assinale a alternativa que corresponde a recomendação do enfermeiro em relação a atualização vacinal para a gestante A.P.M., na data da consulta.
A Encaminhar para administração da segunda dose de Hepatite B e uma dose de Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto.
B Encaminhar para administração de uma dose de Influenza e a segunda dose da Hepatite B.
C Encaminhar para administração de uma dose de Influenza e uma dose de Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto.
D Encaminhar para administração de uma dose de reforço de dT e uma dose da Febre amarela.
E Encaminhar para administração de uma dose de Tríplice viral e uma dose de reforço de dT.
13- C.S.P., 38 anos, quartigesta, foi admitida no Centro-Obstétrico em 10.05.2018 para operação cesariana eletiva por iteratividade. No cartão de pré-natal consta o registro da data da última menstruação (DUM) em 30.07.2017. Qual a idade gestacional (IG) de C.S.P., calculada pela DUM?
A IG: 40 semanas e 04 dias 
B IG: 40 semanas e 03 dias 
C IG: 40 semanas e 05 dias 
D IG: 41 semanas 
E IG: 40 semanas e 01 dia
14- Mulher com 22 anos de idade chega a Unidade Básica de Saúde, com resultado de teste de gravidez reagente, ansiosa para saber qual a data provável do parto. Refere que sua última menstruação foi no dia 13 de setembro 2015, qual a data provável do parto? 
15- A Estratégia Rede Cegonha tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional. Os princípios da Rede Cegonha são:
1. Humanização do parto e do nascimento.
2. Organização dos serviços de saúde enquanto uma rede de atenção à saúde (RAS).
3. Acolhimento da gestante e do bebê, sem classificação de risco em todos os pontos de atenção.
4. Gestante não peregrina.
Aponte a alternativa correta:
A Nenhuma afirmativa está correta.
B Todas as afirmativas estão corretas.
C Somente a afirmativa 3 está incorreta.
D Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
16- Entende-se por avaliação pré-concepcional a consulta que o casal faz antes de uma gravidez, objetivando identificar fatores de risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação. Essa consulta constitui-se como um instrumento importante na melhoria dos índices de morbidade e mortalidade materna e infantil porque, nela,
A. incentiva-se a prevenção da gravidez indesejada ou de risco, do HIV, da sífilis e das demais infecções sexualmente transmissíveis no planejamento familiar.
B. orienta-se para a diminuição do intervalo entre as gestações, contribuindo para minimizar a frequência de bebês de baixo peso.
C. recomenda-se a realização do exame clínico das mamas (ECM) e do exame preventivo do câncer do colo do útero duas vezes ao ano, na faixa etária de risco (16 a 49 anos).
D. avalia-se a administração preventiva de ácido fólico no período pré-gestacional, durante 30 a 59 dias antes da concepção.
17- De acordo com o Ministério da Saúde (2012), a manobra de Leopold consiste em um método de palpação obstétrica que compreende 4 (quatro) passos realizados antes da medida da altura uterina, os quais contribuem para identificar a situação e a apresentação fetal. No que se refere à palpação obstétrica, considere as afirmativas abaixo.
I A palpação obstétrica deve iniciar-se pela delimitação do fundo uterino, bem como de todo o contorno da superfície uterina. 
II Os polos cefálico e pélvico e o dorso fetal são facilmente identificados a partir do segundo trimestre.
 III O feto pode estar em situação longitudinal ou transversa, mas isso não interfere na relação da palpação obstétrica com a idade gestacional. 
IV A identificação das apresentações mais frequentes são a cefálica e a pélvica.
Em relação ao método de palpação conhecido como manobra de Leopold, estão corretas as afirmativas
A III e IV.
B I e II.
C II e III.
D I e IV.
18- Uma paciente de 31 anos, G-III, P-II, A-0, compareceu à Unidade de Saúde da Família no dia 01/03/2018 com resultado do exame de Beta HCG positivo. Sua última menstruação foi em 17/01/2018, trabalha como dona de casa e vive em união estável. Refere que sua mãe tem diabetes e o pai hipertensão arterial e nega outras patologias familiares.
Com base nessas informações, a idade gestacional e a data provável do parto da paciente é de
19- Quantas consultas no mínimo do Pré – Natal é considerado um número satisfatório e como elas devem ser distribuídas? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
20- Fale sobre o PAISM e o porquê da sua criação.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando