Buscar

APOL -HISTÓRIA, POLÍTICA, ECONOMIA, CULTURA NO SÉCULO XX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

"Os anos [19]60 são tidos, historicamente, como anos de revoltas políticas, estudantis e de costumes, sobretudo entre a juventude. Esses foram anos de contestação da sociedade e do poder. [...] Tratava-se, naquele momento, de combater uma sociedade que se vinha constituindo como meramente tecnocrática, voltada exclusivamente para a busca de um ideal [...] máximo de modernização, racionalização e planejamento, privilegiando os aspectos técnico-racionais, em detrimento dos sociais e humanos, reforçando uma tendência crescente para a burocratização da vida social."
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre os movimentos feministas, a contracultura e os direitos civis, assinale a afirmativa correta:
	A	
A contracultura foi um movimento de jovens americanos que declararam apoio à Guerra do Vietnã, mostrando o orgulho patriótico dos Estados Unidos.
	B	
Os movimentos de direitos civis e os feminismos obtiveram sucesso em suas reivindicações nos Estados Unidos, alcançando a total igualdade racial e de gênero na sociedade.
	C	
Os feminismos objetivavam conseguir igualdade de gênero, ou seja, acesso às mesmas oportunidades que os homens na sociedade.
	D	
A luta pelos direitos civis dos negros americanos não teve impacto histórico no combate ao racismo.
	E	
A contracultura era um movimento único, uniforme que visava se contrapor à cultura dominante europeia nos Estados Unidos, buscando construir o “sonho americano”.
“O primeiro estabeleceu o imperialismo como uma forma de colonização, sendo a principal distinção entre ambos o fato de que o imperialismo não precisa necessariamente do controle político direto sobre os territórios explorados, enquanto a colonização é um processo em que existe sempre o controle político da colônia pela Metrópole.”
As colônias africanas e asiáticas passaram pelo processo de descolonização ao longo dos 30 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre as independências das colônias europeias, assinale a alternativa correta:
	A	
O pan-africanismo foi um movimento que fortaleceu ideologicamente os movimentos nacionalistas nas colônias.
	B	
As superpotências da Guerra Fria investiram na prolongação do controle europeu sobre as colônias asiáticas.
	C	
Após os processos de independência, as colônias passaram a se ver totalmente livres de influência das potências imperialistas e das superpotências da Guerra Fria.
	D	
Os movimentos nacionalistas das colônias não tinham tanto apelo e não influenciaram ideologicamente os processos de independência.
	E	
Os movimentos nacionalistas das colônias lutaram pela manutenção colonial contra a influência comunista da União Soviética.
O comunismo foi varrido por uma maré crescente de oposição popular e manifestações de massas, muito mais rapidamente do que qualquer pessoa poderia jamais ter imaginado.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOWE, N. História do mundo contemporâneo. 4. ed. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2011. p. 183.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, assinale a alternativa que apresenta os fatores econômicos ligados à crise dos países socialistas:
	A	
Indústria de base ecológica e sustentável, que encarecia os produtos e tornava restrito o acesso à população dos bens de consumo.
	B	
Crescimento da dívida externa devido à economia planificada e negligência com bens de consumo.
	C	
Disparidades sociais, com o fortalecimento de uma pequena elite burguesa, que controlava o partido socialista de cada país.
	D	
Economia de mercado, indústria primitiva extrativa do petróleo e incapacidade de produzir bens que competissem com o mercado capitalista.
	E	
Economia planificada, indústria de base obsoleta e negligência com bens de consumo.
“[...] a descolonização foi um processo longo, gradual e diferenciado e que a persistência dos efeitos da colonização, internalizados na própria sociedade colonizada, vai dar surgimento a uma forma difusa de hegemonia colonial que através de novos arranjos, oportunizados pelas crises ‘internas’ dos Estados e sociedades pós-coloniais, vão resultar na continuidade dos processos de poder e dominação.”
, R. V. Pós-colonial: a ruptura com a história única. Revista Simbiótica, Vitória, n. 3, jun. 2013. p. 5. Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, após o processo de descolonização, coube aos países desenvolverem políticas e pensamentos no pós-colonialismo. Sobre os pensamentos pós-coloniais, assinale a afirmativa correta:
	A	
Líderes nacionalistas, influenciados pela cultura ocidental, preservaram os conceitos de civilização europeia e propuseram criação de Estados inspirados nos países europeus.
	B	
Os pensamentos pós-coloniais evidenciaram as continuidades das relações sociais, políticas e culturais, mas também as transformações entre o passado imperialista e o presente pós-colonial.
	C	
Os pensamentos pós-coloniais mostraram apenas continuidades entre o passado imperialista e o presente pós-colonial.
	D	
As nações pós-coloniais expiaram toda a herança colonial, implantando projetos nacionalistas consistentes de suas lideranças.
	E	
As produções culturais pós-coloniais objetivavam mostrar o olhar do europeu ex-colono sobre suas experiências no continente africano.
Tendo em vista as figuras e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, as propagandas dos Estados Unidos e da União Soviética marcaram o período de guerra. Sobre as diferenças ideológicas entre as propagandas do bloco socialista e do capitalista, assinale a afirmativa correta:
	A	
No bloco socialista havia liberdade de imprensa e criativa, enquanto no bloco capitalista inibia-se completamente discursos contrários à ideologia do livre mercado.
	B	
Tanto no bloco socialista e no bloco capitalista havia o controle de agências de censura governamental para impressão de propaganda ideológica, mas também havia espaço para criatividade, incentivada por grandes artistas.
	C	
No bloco socialista havia liberdade de imprensa, com propagandas do governo pontuais em rádio e televisão; no bloco capitalista havia liberdade de imprensa absoluta e criatividade, inclusive com a propaganda anticapitalista.
	D	
No bloco socialista havia controle moderado e era focado em convencer as populações a aderirem ao comunismo; no bloco capitalista a liberdade de imprensa era plena, onde os governos não faziam nenhuma pressão.
	E	
No bloco socialista havia controle sobre o que era divulgado e inibia discursos contrários; no bloco capitalista havia liberdade de imprensa e criativa, embora houvesse pressão dos governos democráticos a limitar o que fosse desfavorável.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando