Buscar

Resenha do artigo: Análise da Utilização de Ferramentas de Gestão de Estoque em uma Empresa Produtora de Bebidas, como Auxílio à Gestão da Logística de Materiais em um Cenário de Demanda Variável

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Blumenau, 21 de novembro de 2019	
Alexya Monque Guse
Engenharia de Produção
Engenharia de Operações e Manufatura II – Rafael Petri
Resenha do artigo: Análise da Utilização de Ferramentas de Gestão de Estoque em uma Empresa Produtora de Bebidas, como Auxílio à Gestão da Logística de Materiais em um Cenário de Demanda Variável
O presente artigo “Análise da Utilização de Ferramentas de Gestão de Estoque em uma Empresa Produtora de Bebidas, como Auxílio à Gestão da Logística de Materiais em um Cenário de Demanda Variável”, escrito por: E. B. do Santos, P. H. B. M. de Azevedo, R. I. Bentes, L. R. T. Araujo, H. A. G. Pinheiro, docentes do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Publicado no XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), em 2012. Foi baseado nos conceitos de autores conhecido pela engenharia de produção, com: Slack, Chambers, Tubino, entre outros.
Partindo da hipótese de que muitas empresas não costumam utilizar as ferramentas de controle na gestão de seus estoques, este artigo tem como objetivo esclarecer quais ferramentas oferecem suporte e auxiliam a gestão dos estoques, apresentando quais os benefícios alcançados por uma empresa de bebidas após implantação de tais ferramentas 
O artigo está dividido em tópicos sendo eles baseados em procedimentos metodológicos, seguindo a seguinte ordem: a pesquisa bibliográfica para elaboração do embasamento teórico, pesquisa de campo para preparação do estudo de caso e ao final uma breve conclusão baseada nos dados extraídos do estudo de caso.
Trabalhar com estoque torna-se cada vez mais inevitável para as empresas, visto que é impossível ou inviável determinar a demanda de produtos ou serviços. Deste modo, a gestão de estoque e suas ferramentas podem suprir as variações e evitar falhas de entrega para com os clientes, ou que seus produtos se tornem impróprios para o consumo ou obsoletos.
	No tópico de Referencial teórico eles trazem as definições de estoque e ferramentas de gestão de estoque, logo em seguida redigiram sobre as ferramentas conceituando-as, como: análise ABC, Giro de Estoque, Inventário físico, Ponto de reposição ou de pedido, Acurácia de estoques, Cobertura de estoques. As ferramentas, além de conceituadas foram explicadas de que forma podem ser utilizadas.
	Em “estudo de caso”, a empresa alvo para contribuir com as informações não foi divulgado o nome, mas mencionando que é do ramo de bebidas. A empresa mencionada com Z, relata que usa algumas das ferramentas mencionadas anteriormente, entre elas estão: o inventário físico, ponto de pedido, no qual auxilia para não haver falta de estoque. Porém a ferramenta que a empresa presa pela maior importância é a Curva ABC, no caso ainda utiliza a classificação D, no caso a ferramenta auxilia e classifica os itens que são mais importantes para empresa. O resultado perante a análise da empresa foi de grande sucesso a utilização das ferramentas na empresa Z.
	Por fim, a conclusão do artigo ressalva a importância da utilização das ferramentas para controle e organização dos estoques. Argumentando sobre estoques mais eficazes, além de relembrar o sucesso obtido pela empresa Z. Contudo ressalta que há mias ferramentas disponíveis para utilização que nesse artigo só apresentou algumas delas.
	O artigo apresentado foi de grande importância não somente para pessoas envolvidas com engenharia de produção, mas também para gestores de empresas de grande, médio e pequeno porte, tanto na área industrial como comercial. Apresenta de forma sucinta e fácil compreensão as ferramentas, ainda explicando como podem ser utilizadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando