Buscar

Ativade 4 Empreendedorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Instituto Chapada é uma iniciativa que tem como mentora e principal líder a pedagoga Cybele Oliveira, tendo como foco a melhoria da qualidade da educação pública. A entidade faz isso oferecendo, principalmente, apoio à formação continuada de professores e gestores de escolas. Além disso, auxilia a criação de redes colaborativas voltada a fortalecer o ensino formal e políticas públicas de educação.
ICEP. Instituto Chapada. Disponível em http://institutochapada.org.br/ Acesso em 28/06/2019.
 
Baseando-se nas ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. O Instituto Chapada é uma iniciativa que pode ser classificada como empreendedorismo de impacto social.
 
  PORQUE
 
II. O apoio à formação continuada de professores e gestores de escolas é uma ação social fruto das habilidade e dons que a pedagoga Cybele Oliveira colocou em prática visando transformar, localmente, a realidade da educação pública brasileira.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	Resposta Selecionada:
	Correta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	Correta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O Instituto Chapada é uma iniciativa que pode ser classificada como empreendedorismo de impacto social, porque o apoio à formação continuada de professores e gestores de escolas é uma ação social fruto das habilidade e dons que a pedagoga Cybele Oliveira colocou em prática visando transformar, localmente, a realidade da educação pública brasileira.
	
	
	
			Pergunta 2
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em nível mundial, muitos estudos são desenvolvidos a fim de compreender a ação do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social de um país. Apesar de muitos estudiosos terem constatado que o empreendedorismo é uma mola propulsora para o desenvolvimento em nível econômico ou social, no Brasil, pouco tem sido feito quanto a políticas públicas de fomento ao empreendedorismo social.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap. 4. São Paulo: Laureate, 2019.
 
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. A área de fomento ao empreendedorismo de impacto social é – antes de mais nada – uma área híbrida. Portanto, cabe ao Estado as ações de “fomento”, cabe aos atores empresariais as ações de “empreender” e cabe a ambos juntos a construção de uma arena efetiva de ação pública empreendedora.
 
  PORQUE
 
II. Os empreendedores sociais são definidos como produto da ascensão social, sendo movidos pelo inconformismo, por ideias e soluções para as resolver as disfunções existentes nas empresas em que atuam.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	Correta 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A área de fomento ao empreendedorismo é – antes de mais nada – uma área híbrida. Portanto, cabe ao Estado as ações de “fomento”, cabe aos atores empresariais as ações de “empreender”, cabe a ambos juntos a construção de uma arena efetiva de ação pública empreendedora. Por outro lado, os empreendedores sociais são definidos como vítimas da exclusão social e movidos por ideias e soluções para as disfunções existentes, com atitude de inconformismo e crítica não se acomodando diante do cenário de injustiças. Releia o capítulo 4.2 do e-book.
	
	
	
			Pergunta 3
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Analise os casos a seguir.
 
Caso 1 - Há quem pense que, para empreender, é necessário ter um talento inigualável para criar ideias ou, então, muito dinheiro guardado no banco. Porém, quem cria negócios sabe muito bem que não é apenas isso: sem a capacidade de se dedicar muito e não se abalar ao longo do tempo, nem o empreendimento mais iluminado ou mais patrocinado segue em frente. O empacotador Juarez Araújo é um dos que aderem a essa forma de pensar na prática. Com muito trabalho, ele passou de empacotador de supermercado para dono de uma empresa. No meio do caminho, encontrou uma paixão para chamar de sua: a computação. Em 1998, foi criada a DBACorp: uma empresa de consultoria para clientes que usam o banco de dados da Oracle. Hoje, além da consultoria de banco de dados, a DBACorp também já aderiu a produtos de outras fabricantes e atua em áreas como infraestrutura de servidores e computação em nuvem.
Caso 2 - O argentino Federico Vega tinha o sonho de criar um negócio que gerasse impacto real no mercado e foi no Brasil que ele encontrou essa oportunidade: após analisar os gargalos do transporte de carga por aqui, decidiu investir numa forma de tornar nosso sistema logístico mais eficiente. Se o problema da logística no Brasil é complexo, a solução também não viria de forma fácil. Vega conta que buscou investimento para sua ideia com diversos investidores, no Brasil e no exterior, sem sucesso. Após algumas negociações, incluindo uma com seu ex-chefe, a situação começou a melhorar e, então surgiu a  CargoX, uma startup que funciona como o Uber dos caminhões e tem um escritório em São Paulo, outro no Mato Grosso e mais um na Argentina. A empresa recebeu recentemente um grande aporte liderado pelo banco Goldman Sachs, totalizando 35 milhões de reais. Com isso, a startup recebeu até agora 49 milhões reais em investimento, desde o início do projeto.
 
Baseando-se nos casos descritos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. Em ambos os casos, apesar dos negócios terem sido iniciados por necessidade, os resultados finais dos empreendimentos foram uma transformação social.
 
  PORQUE
 
II. Quando tratamos do empreendedorismo social, necessariamente, não está se falando de algo que inicia grande e com alto valor econômico, mas de algo que pode começar pequeno e se tornar um empreendimento de grande valor social e econômico.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	Resposta Selecionada:
	Correta 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Resposta Correta:
	Correta 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  Analisando os caso descritos pode-se afirmar que: enquanto o Caso 1 representa um empreendedor de carreira que soube aproveitar uma oportunidade para empreender um negócio de sucesso, o Caso 2 traz o exemplo de um empreendedor de impacto social, que identificou um problema e propôs uma solução para melhorar a referida realidade. Por outro lado, é importante destacar que, quando tratamos do empreendedorismo social, necessariamente, não está se falando de algo que inicia grande e com alto valor econômico, mas de algo que pode começar pequeno e se tornar um empreendimento de grande valor social e econômico.
	
	
	
			Pergunta 4
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	No mundo empresarial brasileiro em que a taxa de mortalidade de novas empresas é bastante elevada - 23,4% das novas empresas encerraram suas atividades antes dos dois anos de existência, para que tenham maiores chances de prosperar o empreendedor precisa ter a melhor ideia para o novo negócio, transformá-la numa excelente oportunidade, cercar-se da melhor equipe e utilizar muito bem os recursos disponíveis.
MENEZES, M. T. Empreendedorismo. Cap 3. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado).
 
Sobre o insucesso do empreendedor ao implementar o seu negócio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. Por vezes, o empreendedor se depara com situações desafiadoras, as quais não está preparado para resolver, ou porque não se preparou tecnicamente
e não realizou cursos de capacitação ou porque não conta com o apoio de organizações propulsoras do empreendedorismo.
 
  PORQUE
 
II. Além da deficiência técnica do empreendedor, o cenário brasileiro apresenta algumas limitações para manutenção de novos negócios como, por exemplo, a alta carga tributária praticada, o que pode resultar no insucesso do empreendimento.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	Correta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Sobre o insucesso do empreendedor ao implementar o seu negócio pode-se afirmar que: por vezes, o empreendedor se depara com situações desafiadoras, as quais não está preparado para resolver, ou porque não se preparou tecnicamente e não realizou cursos de capacitação ou porque não conta com o apoio de organizações propulsoras do empreendedorismo. Além disso, o cenário brasileiro apresenta algumas limitações para manutenção de novos negócios, como por exemplo, a alta carga tributária praticada, o que pode resultar no insucesso do empreendimento. Releia todo o capítulo 4 do e-book.
	
	
	
			Pergunta 5
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O intraempreendedor está em constante observação em seu local de trabalho e nunca está satisfeito, porque sempre acha que é possível encontrar uma maneira melhor de fazer as coisas acontecerem. É através dele que as melhorias ocorrem, os custos baixam e a qualidade melhora. Destaca-se, ainda, que a inquietação de quem está sempre inconformado com a situação atual é característica inerente de todo intraempreendedor, que busca se capacitar cada vez mais para superar os desafios que lhe são apresentados e é acima de tudo ousado e bastante criativo. 
JOAQUIM, A. L. Características do empreendedor e intraempreendedor. Portal Educação. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/lideranca/caracteristicas-do-empreendedor-e-intraempreendedor/56175 Acesso em 27/06/2019.
 
São características comuns ao intraempreendedor:
I. polivalência.
II. buscam patrocinadores.
III. são velozes.
IV. são orientados para o planejamento.
V. são dependentes.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	Correta 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. São características comuns ao intraempreendedor: polivalência; buscam patrocinadores; são velozes.
	
	
	
			Pergunta 6
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Empreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais. Este tipo de negócio com impacto social tem proliferado por todo o país, por uma geração de empreendedores que pautam sua estratégia em valores sustentáveis.
CIDADANIA E JUSTIÇA. Empreendedorismo social gera lucro e desenvolvimento. Disponível em http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/empreendedorismo-social-gera-lucro-e-desenvolvimento Acesso em 28/06/2019.
 
A partir do texto é possível compreender que o empreendedor social é desenvolvidos por pessoas inconformadas com a realidade e que buscam soluções para modificá-la. Representam algumas das principais áreas de atuação do empreendedor social:
 
I. música.
II. esporte.
III. tecnologia.
IV. economia.
V. alimentação.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
I, II, III e V.
	Resposta Correta:
	Correta 
I, II e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A partir do texto é possível compreender que o empreendedor social é desenvolvidos por pessoas inconformadas com a realidade e que buscam soluções para modificá-la. Representam algumas das principais áreas de atuação do empreendedor social: música, esporte e alimentação. As demais opções não integram as áreas prioritárias do empreendedorismo social. Releia o capítulo 4.2.1 do e-book.
	
	
	
			Pergunta 7
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O ambiente interno das organizações é visto como um ponto importante para o
surgimento da inovação, buscando a melhoria contínua. Desta forma, as empresas precisam fomentar novas ideias e hábitos inovadores em sua cultura, e uma das formas de fazer com que isso aconteça é identificar e incentivar colaboradores que possam oferecer um diferencial para elas. O empreendedor interno, também conhecido como intraempreendedor, é a pessoa que dentro da organização, assume a responsabilidade de transformar uma ideia numa vantagem para a organização através da inovação. Entretanto, apesar de ser indispensável, o intraempreendedor precisa que seus gerentes estejam dispostos a assumir a postura de serem seus patrocinadores nessa inovação.
FORMANSKI, F. N.; KRACIK, M.; FRANZONI, A. M. B. Intraempreendedorismo: identificando Patrocinadores e Redes de Contato. Disponível em:  < https://www.researchgate.net/publication/286879259_Intraempreendedorismo_Identificando_Patrocinadores_e_Redes_de_Contato>. Acesso em 28/06/2019 (adaptado)
 
Sobre a importância dos patrocinadores para a implementação das ideias do intraempreendedor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. Os patrocinadores têm o poder de facilitar e alavancar processos e insumos para o alcance dos objetivos propostos pelo intraempreendedor.
 
  PORQUE
 
II. Os patrocinadores são pessoas que conseguem visualizar o intraempreendedor como alguém que agrega valor à empresa e, por isso,  para ajudá-los e protegê-los se propõem a gerenciar o controle dos recursos de que necessitam para realizar suas visões.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	Correta 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Os patrocinadores têm o poder de facilitar e alavancar processos e insumos para o alcance dos objetivos propostos pelo intraempreendedor. Eles são pessoas que conseguem visualizar o intraempreendedor como alguém que agrega valor à empresa e, por isso, o ajudam e o protegem lhes dando o controle dos recursos de que necessitam para realizar suas visões. Releia o capítulo 4.1.1 do e-book.
	
	
	
			Pergunta 8
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O empreendedor não é uma ilha isolada no oceano. Por meio de sua rede de contatos, ele deve identificar os melhores profissionais e entidades para assessorá-lo. Como o empreendedor precisa conseguir o financiamento para iniciar uma atividade, ele também precisa buscar assessoria para manter esta atividade, pois esta assessoria é de extrema relevância hoje em dia, principalmente em decorrência da alta competitividade dos mercados. Por isso, embora alguns programas do governo não estruturadas, o empreendedor deve buscar as inúmeras possibilidades de recursos para financiar seu empreendimento.
DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo: Empreende-Atlas, 2017.
 
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. Existem diversas fontes de financiamento provenientes de governos municipais, estaduais e federal, no país, mas que muitas vezes não aparecem de forma estruturada e, ainda, são desconhecidas pelos empreendedores.
 
  PORQUE
 
II. No caso brasileiro, ainda há necessidade de políticas públicas para programas voltados ao crescimento de micro e pequenas empresas, à otimização
do processo de abertura de empresas, à capacitação para pequenos empresários e ao incentivo a instalações para empreendedores iniciantes.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	Correta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Quando o assunto envolve recursos para o empreendedorismo pode-se afirmar que existem diversas fontes de financiamento provenientes de governos municipais, estaduais e federal,” no país, mas que muitas vezes não aparecem de forma estruturada e, ainda, são desconhecidas pelos empreendedores. Além disso, no caso brasileiro, ainda há necessidade de políticas públicas para programas voltados ao crescimento de micro e pequenas empresas, à otimização do processo de abertura de empresas, à capacitação para pequenos empresários e ao incentivo a instalações para empreendedores iniciantes. Releia o capítulo 4.4 do e-book.
	
	
	
			Pergunta 9
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Há muitos estudos que comprovam que uma das principais características das empresas bem sucedidas, no atual cenário instável, flexível e global do mercado, está na implantação de uma cultura empresarial de estímulo ao intraempreendedorismo. Entretanto, tornar os colaboradores motivados e proativos, a fim de obter maiores e melhores resultados, ainda é um grande desafio para as empresas preocupadas em manter-se no mercado competitivo.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap. 4. São Paulo: Laureate, 2019.
 
Uma das formas que a empresa pode utilizar para romper com o desafio descrito no texto e propiciar um ambiente facilitador ao intraempreendedorismo, é colocar em prática os Dez Mandamentos do Intraempreendedor desenvolvidos por Pinchot III (1985). Alguns desses mandamentos estão descritos nas alternativas a seguir. Analise-os.
 
I. Seja leal aos seus superiores e realista quanto a maneira de tratá-los.
II. Trabalhe de forma “clandestina” o máximo que puder, pois a publicidade aciona o mecanismo de imunidade da corporação.
III. Evite quaisquer conselhos que visem interromper seu sonho.
IV. Lembre-se de que é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão.
V. Execute qualquer tarefa necessária a fazer seu projeto funcionar, a despeito de sua descrição de cargo.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
II, IV e V.
	Resposta Correta:
	Correta 
II, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Alguns do Dez Mandamentos do Intraempreendedor desenvolvidos por Pinchot III (1985) são trabalhe de forma clandestina o máximo que puder, pois a publicidade aciona o mecanismo de imunidade da corporação; lembre-se de que é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão; execute qualquer tarefa necessária a fazer seu projeto funcionar, a despeito de sua descrição de cargo.
	
	
	
			Pergunta 10
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O empreendedorismo de impacto social é representado por iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional. Um dos principais diferenciais desse tipo de organização é que elas são desenvolvidas considerando a viabilidade econômica da intervenção, com base em estratégias e modelos de negócios: ou seja, são soluções de negócios para problemas sócio ambientais.
SEBRAE. O que são negócios de impacto social e como eles funcionam. Disponível em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-sao-negocios-de-impacto-social,1f4d9e5d32055410VgnVCM1000003b74010aRCRD Acesso em 27/06/2019.
 
Considerando as reflexões contidas no texto, marque a alternativa que traz informações corretas sobre o empreendedorismo de impacto social.
	Resposta Selecionada:
	Correta 
Os empreendedores dedicados ao empreendedorismo social são vítimas da exclusão social e movidos por ideias e soluções para as disfunções existentes, tendo uma atitude de inconformismo e crítica diante do cenário de injustiças.
	Resposta Correta:
	Correta 
Os empreendedores dedicados ao empreendedorismo social são vítimas da exclusão social e movidos por ideias e soluções para as disfunções existentes, tendo uma atitude de inconformismo e crítica diante do cenário de injustiças.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sobre empreendedorismo de impacto social é correto afirmar: os empreendedores dedicados ao empreendedorismo social são vítimas da exclusão social e movidos por ideias e soluções para as disfunções existentes, tendo uma atitude de inconformismo e crítica diante do cenário de injustiças.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais