Buscar

APOL CLIMATOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Climatologia
Considere a seguinte informação: 
“Até a segunda metade do século XX, a abrangência mais aprofundada do efeito do clima nas condições do planeta era limitada aos índices de temperatura em superfície. Mas então a utilização de satélites e aeronaves facilitou a identificação dos fenômenos através do mapeamento das temperaturas de áreas urbanas em relação a outros lugares do mundo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HORBACH, Adriana Maurer et al. O surgimento dos estudos sobre climatologia. Revista GEDECON: Gestão e Desenvolvimento em Contexto, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, v. 5, n. 1. 2017. <http://www.revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/GEDECON/article/view/5599>. Acesso em 22 set. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Introdução à climatologia: Conceitos, pesquisas e ensino sobre a relação de desenvolvimento científico na climatologia e as guerras mundiais, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Não houve avanço científico e tecnológico na climatologia durante as duas guerras mundiais, na primeira metade do século XX.
	
	B
	As ciências correlatas e a própria climatologia se desenvolveram no pós-guerra, impulsionadas pelos incentivos à criação de novas tecnologias, permitindo maior confiabilidade e rapidez na aquisição de dados.
Você acertou!
“O maior avanço científico e tecnológico para a constituição da climatologia como a entendemos atualmente ocorreu durante as duas grandes guerras mundiais, na primeira metade do século XX. Segundo Mendonça e Danni-Oliveira [...], o conhecimento climatológico era fundamental para a preparação do ataque e da defesa em diferentes locais durante as grandes guerras. Ciências correlatas e a própria climatologia se desenvolveram no pós-guerra, impulsionadas pelos incentivos à criação de novas tecnologias, permitindo maior confiabilidade e rapidez na aquisição de dados e na sistematização dos mesmos. Como exemplos de tais desenvolvimentos podem-se citar o melhoramento do sistema de radares e sonares e até mesmo o lançamento de satélites meteorológicos já na década de 1960 (Mendonça e Danni-Oliveira [...]), o que passou a permitir o monitoramento das condições atmosféricas em várias escalas e em um tempo reativamente mais curto. Nesse período - segunda metade do século XX -, começou a se desenvolver a base da produção acadêmica de climatologia nos grandes centros universitários, não só dentro dos cursos de Geografia, mas nas ciências ambientais de maneira geral, e foram criados os primeiros serviços meteorológicos nacionais (Pita [...]). Apesar das limitações técnicas e metodológicas, iniciou-se então uma sistematização da distribuição dos distintos tipos de climas que abrangem a superfície terrestre. Mesmo com todas as limitações, essa visão global permitiu um estabelecimento das primeiras leis reguladoras da organização desse mosaico climático” (livro-base, p. 27).
	
	C
	Os radares, os sonares e o lançamento de satélites meteorológicos não podem ser considerados exemplos de desenvolvimento tecnológico do pós-guerra.
	
	D
	Durante as duas grandes guerras mundiais, na primeira metade do século XX, deu-se o maior avanço científico e não tecnológico para a constituição da climatologia.
	
	E
	Os primeiros Serviços Meteorológicos Nacionais são criados na primeira metade do século XX, quando se desenvolveu a base da produção acadêmica nos grandes centros universitários.
Questão 2/5 - Climatologia
Atente para a seguinte citação: 
“A escala de abordagem é um dos aspectos mais importantes das ciências atmosféricas, definindo numa pesquisa não apenas a área e período de abrangência, mas também as técnicas e os métodos a serem empregados em busca de seus objetivos [...]. [O] nível macroclimático [é a] interação entre radiação solar, curvatura da terra e movimentos de rotação e translação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, Lucí Hidalgo. A escala nas ciências atmosféricas. Revista IG, 1998. <http://www.igeologico.sp.gov.br/downloads/revista_ig/19_1-2_6.pdf>. Acesso em 25 de jun. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Introdução à climatologia: Conceitos, pesquisas e ensino sobre escala espacial, é correto afirmar que o macroclima:
Nota: 20.0
	
	A
	É a maior unidade de área da escala espacial.
Você acertou!
“O macroclima, como o nome já indica, é a maior unidade de área da escala espacial. É nessa escala que são abordados os climas do planeta (clima global), suas divisões latitudinais (clima zonal) e suas subdivisões em regiões (clima regional) [...]. Em termos de extensão espacial, um macroclima pode se definir na ordem de milhões de quilômetros quadrados (km²)” (livro-base, p. 31).
	
	B
	É a menor unidade de área da escala espacial.
	
	C
	Faz parte da escala que não aborda os climas do planeta (clima global).
	
	D
	Faz parte da escala que não engloba o clima zonal.
	
	E
	Apresenta uma insignificante extensão espacial, menos de mil Km².
Questão 3/5 - Climatologia
Leia a seguinte afirmação: 
“Introduzir a grandeza física ‘temperatura’ pressupõe a existência de equilíbrio térmico. Dois corpos A e B estão em equilíbrio térmico se não há fluxo de calor entre eles e, portanto, estarão na mesma temperatura. O conceito de equilíbrio térmico permite estabelecer a Lei Zero da Termodinâmica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CINDRA, José Lourenço; TEIXEIRA, Odete Pacubi Beierl. Calor e temperatura e suas explicações por intermédio de um enfoque histórico. In: MARTINS, R. A. et al. (Ed.). Filosofia e História da Ciência no Cone Sul: 3° Encontro. Campinas: AFHIC, 2004. <http://www.ghtc.usp.br/server/AFHIC3/Trabalhos/32-Jose-Lourenco-Cindra-Odete-Teixeira.pdf>. Acesso em 04 de jul. 2018.  
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Introdução à climatologia: Conceitos, pesquisas e ensino sobre o campo térmico, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Temperatura não pode ser mensurada.
	
	B
	Calor e temperatura são conceitos estritamente relacionados; são sinônimos perfeitos.
	
	C
	Temperatura, tal qual o calor, pode ser medida por unidades energéticas.
	
	D
	A temperatura determina a direção do fluxo calorífico entre dois corpos e é mensurada em unidades específicas.
Você acertou!
“Sabe-se que calor e temperatura são conceitos estritamente relacionados, contudo, apesar dessa relação, não são sinônimos. Esta, ao contrário do calor, não é uma forma de energia e, por isso, não pode ser medida por unidades energéticas. Entretanto, a temperatura, correspondente à propriedade que determina a direção do fluxo calorífico entre dois corpos, é mensurada em unidades específicas” (livro-base, p. 79).
	
	E
	A temperatura, tal qual o calor, é uma forma de energia.
Questão 4/5 - Climatologia
Considere a seguinte informação: 
“O comportamento do tempo e do clima resulta das interações ocorridas na interface multiespectral que intercambia e modifica a radiação solar através do meio terrestre, envolvendo a litosfera, a hidrosfera, a criosfera e a biosfera repercutindo, particularmente, no estado da atmosfera [...]. Considerando as possibilidades de interação, ao longo do tempo e do espaço, entre os fluxos de matéria/energia e os elementos condicionantes de sua definição, pode-se apresentar, para uma primeira análise, três níveis interativos [mesoclima, macroclima, microclima]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, Antonio Giacomini. As escalas do clima. Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro, v. 23. n. 45-46, p. 288-294, 1993. <http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Emerson/2015/diurno/Refer%C3%AAncias%20Bibliogr%C3%A1ficas/RIBEIRO_Antonio_Giacomini_As_escalas_do_clima.pdf>. Acesso em 27 de jun. 2018.
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Introdução à climatologia: Conceitos, pesquisas e ensino sobre mesoclima, macroclima, microclima, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) O mesoclima é a maior unidade de área da escala espacial, na qual são representados os climas regionais.
II. ( ) O macroclima é a maior unidade de área da escala espacial. É nessa escala que são abordados o clima global, clima zonal e o clima regional.
III. ( ) O microclima é a menor escala espacial entre as três apresentadas e, consequentemente, a mais imprecisa.
IV. ( ) O microclima é a menor unidade espacial, mas a mais precisa. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	F – V – V – F
Você acertou!
A sequência correta é F – V – V – F. “O macroclima, como o nome já indica, é a maior unidade de área da escala espacial. É nessa escala que são abordados os climas do planeta (clima global), suas divisões latitudinais (clima zonal) e suas subdivisões em regiões (clima regional) [...]. Em termos de extensão espacial, um macroclima pode se definir na ordem de milhões de quilômetros quadrados (km²) [...]. O mesoclima é a unidade espacial média, como o próprio nome indica. Nessa escala espacial é que são representados os climas regionais, as subdivisões de um macroclima - escalas que não são definidas pela influência apenas da circulação atmosférica, mas também de agentes regionais da paisagem, como florestas densas, estepes, desertos etc. É também nessa escala que são estudados os sistemas locais severos, como tornados e grandes temporais [...]. O microclima é a menor escala espacial entre as apresentadas e, consequentemente, a mais imprecisa. A dimensão espacial dessa escala costuma ser em dezenas de metros quadrados (m2)” (livro-base, p. 31,32).
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	V – F – F – V
Questão 5/5 - Climatologia
Leia o seguinte trecho de texto: 
“O regime hidrológico de uma região é determinado pelas suas características físicas, geológicas, topográficas e climatológicas. No clima, fatores como precipitação e evaporação assumem papel importante no balanço hidrológico, porém a temperatura, a umidade e o vento são indispensáveis para suas formações. A topografia influencia o movimento na superfície com o auxílio da gravidade e estimula a precipitação em altitudes, através da ação desses fatores climáticos inclusive a variação da pressão atmosférica. A geologia além de influenciar a topografia, define o local de armazenamento das águas provenientes da precipitação, com uma parte reservada na superfície e outra nos aquíferos. A ascensão do ar úmido é fundamental para originar a precipitação, podendo acontecer com diferentes mecanismos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALGUEIRO, João Hipólito Paiva de Britto. Avaliação de rede pluviométrica e análise de variabilidade espacial da precipitação: Estudo de caso na bacia do Rio Ipojuca em Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco, 2005. <http://www.cprm.gov.br/publique/media/mestra_salgueiro.pdf>. Acesso em 04 de jul. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Introdução à climatologia: Conceitos, pesquisas e ensino sobre os tipos de chuva, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) A chuva convectiva apresenta como nuvens características as nuvens cúmulos.
II. ( ) A chuva orográfica ou de relevo é formada, como o próprio nome já indica, pela presença de um diferencial de altitude significativo.
III. (  ) A chuva frontal é originada pelo encontro de duas massas de ar com temperaturas e umidades contrastantes, o que, pela ação da pressão, gera ascensão do ar mais quente e úmido.
IV. ( ) Barlavento é a face da vertente que está no movimento descendente e não possui tanta umidade.
V. ( ) Sotavento é a face da vertente que está no movimento descendente e não possui tanta umidade. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – V – F
	
	B
	F – F – F – V – F
	
	C
	V – V – V – F – V
Você acertou!
A sequência correta é: V – V – V – F – V. A chuva convectiva ou de origem térmica ocorre em razão do movimento convectivo causado por um intenso aquecimento doar úmido, fazendo com que o movimento ascendente seja rápido até os níveis mais altos da troposfera, onde a umidade é condensada, permitindo assim a formação das gotículas e posteriormente a precipitação destas em forma de chuva [...]. As nuvens mais características desse tipo de chuva são as cúmulos, com grande desenvolvimento vertical [...].
A chuva orográfica ou de relevo é formada, como o próprio nome já indica, pela presença de um diferencial de altitude significativo. A ocorrência de umidade nas proximidades de uma barreira física leva o ar a ascender, fazendo com que o vapor d’água condense. Vale ressaltar a diferença entre as vertentes: a face que fica voltada para as massas d’água, e por isso recebe maior pluviosidade, é denominada barlavento; já a vertente que fica após a barreira física recebe menos umidade, pois o ar que transpassa a barreira já não possui tanta umidade e está no movimento descendente, recebendo o nome de sotavento [...]. O último tipo de chuva, a chuva frontal, é originada pelo encontro de duas massas de ar com temperaturas e umidades contrastantes, o que, pela ação da pressão [...], gera ascensão do ar mais quente e úmido [...]. O nome frontal deve-se ao fato de essas chuvas ocorrerem frequentemente na entrada de frentes frias” (livro-base, p. 90,91).
	
	D
	V – F – F – V – F
	
	E
	V – V – F – F – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando