Buscar

APOL SOCIEDADE NATUREZA E ESPAÇO GEOGRAFICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Espaço, sociedade e natureza - ELETIVA
Leia o excerto de texto a seguir:
“Como membros de uma sociedade de consumidores, na atual fase do capitalismo, vivemos num mundo em que a economia se caracteriza pelo desperdício, onde todas as coisas devem ser devoradas e abandonadas tão rapidamente como surgem, em que as coisas surgem e desaparecem sem jamais durarem o tempo suficiente para conter em seu meio o processo vital”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, F. P. M. Sociedade e Natureza. In: CUNHA, S. B. (Org.). A questão ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003. p. 21.
Considerando o fragmento acima e tendo como referência o livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, o fenômeno descrito no excerto acima refere-se:
Nota: 20.0
	
	A
	à obsolescência planejada das mercadorias.
Você acertou!
O trecho mencionado e o livro apresentam a discussão sobre a obsolescência planejada das mercadorias, segundo a qual o fabricante insere pequenas alterações na estética e na validade do produto para que ele seja consumido cada vez mais rápido e para que esse produto dure cada vez menos. “Também é perceptível a obsolescência planejada, na qual o fabricante limita uma validade ao produto, para que após um determinado período ele deixe de funcionar. Essa prática ganhou força após a Segunda Guerra Mundial, nos países capitalistas (sobretudo, na economia estadunidense), em que o consumidor acabava adquirindo um novo produto em razão de o conserto do produto antigo apresentar um valor muitas vezes mais elevado. Isso, inclusive, é bastante comum em empresas de equipamentos eletrônicos, nas quais há incompatibilidade entre produtos antigos e novos”. (livro-base, p. 193)
	
	B
	à produção artesanal de mercadoria.
	
	C
	à venda de mercadorias.
	
	D
	à entrega de mercadorias.
	
	E
	ao interesse do fabricante em produzir bens cada vez mais duráveis.
Questão 2/5 - Espaço, sociedade e natureza - ELETIVA
Leia o fragmento de texto:
 “As expressões industrialização e urbanização têm aparecido Sempre associadas, como se se tratasse de um duplo processo, ou de um processo com duas facetas. A identidade entre estes dois ‘fenômenos’ é tão forte, que não podemos fugir de sua análise, se queremos refletir sobre a sociedade contemporânea”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SPOSITO, Maria E. B. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 2012, p. 42.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico uma das alterações trazidas pela Revolução Industrial em relação à urbanização foi:
Nota: 20.0
	
	A
	a aceleração do processo de urbanização que resultou no domínio do meio urbano sobre o meio rural.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “[...] foi a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, que ocorreu o maior desenvolvimento urbano de toda história. Desde então, as cidades consolidaram o papel de protagonismo na economia da sociedade ocidental e, consequentemente, no desenvolvimento do capitalismo. Boa parte dos estudos envolvendo o processo de associam-no à industrialização mundial. A Revolução Industrial provocou profundas alterações espaciais e económicas, acelerando o processo O meio urbano cresceu, incrementou-se e passou a comandar o meio rural”. (livro-base, p. 45)
	
	B
	a aceleração do processo de urbanização que resultou no domínio do meio rural sobre o urbano.
	
	C
	a industrialização promoveu a riqueza no campo e a fixação dos trabalhadores na propriedades rurais.
	
	D
	a industrialização promoveu a concentração progressiva da população nas zonas rurais.
	
	E
	com a industrialização suspenderam-se os processos migratórios do campo para as cidades.
Questão 3/5 - Espaço, sociedade e natureza - ELETIVA
Leia o excerto de texto a seguir:
“Com o crescimento das cidades retomava-se, de forma acentuada, a divisão do trabalho entre a cidade e o campo. Para uma população urbana crescente, havia necessidade de um aumento da produção agrícola. Isto se deu através do aumento da produtividade, com o desenvolvimento intensiva da agricultura, e através da extensão das áreas cultivadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SPOSITO, Maria E. B. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 2012, p. 45. 
Crescem as cidades, modificam-se os sistemas de produção agrícola de modo a abastecer a nova demanda populacional. Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, sobre sistema agrícola intensivo, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	utiliza técnicas simples como a queimada, a criação de gado solto no pasto, entre outras.
	
	B
	emprega majoritariamente mão de obra familiar e parte da produção é destinada à subsistência.
	
	C
	ocorre sobretudo em pequenas propriedades e se caracteriza pela policultura.
	
	D
	descarta o emprego de tecnologia e técnicas modernas, incluído o uso de pesticidas.
	
	E
	usa maquinário moderno, emprego de insumos, confinamento de rebanhos, entre outros meios.
Você acertou!
Esta é a resposta certa porque “Agricultura praticada em propriedades que se utilizam de modernas técnicas de preparo do solo, uso de maquinários sofisticados, emprego de mão de obra qualificada e uso de insumos eficientes que resultam em elevada produtividade com menores níveis de degradação dos solos. No caso da pecuária, a principal característica está no confinamento de rebanho e acompanhamento especializado de assistência veterinária” (livro-base, p. 136)
Questão 4/5 - Espaço, sociedade e natureza - ELETIVA
Leia a citação: 
“[...] intelectual, estudioso do espaço e do tempo, [Milton Santos] compreendeu, em seu tempo, o espaço como produção do homem na relação com a totalidade da natureza e por meio da técnica; técnica esta que corresponde a um tempo determinado pela produção dos homens. Milton Santos fez-se presente em vários dos grandes embates intelectuais da última metade do século passado e tem sido muito citado em inúmeros trabalhos acadêmicos relacionados com a urbanização brasileira, espaço e globalização, meio técnico-científico informacional, redes etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SAQUET, Marcos Aurelio; SILVA, Sueli Santos da. Milton Santos: concepções de geografia, espaço e território.  Geo UERJ, ano 10, v.2, n.18, p. 24-42, 2º semestre de 2008, p. 29 
A partir da noção de espaço como um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações, podemos reconhecer suas categorias analíticas internas. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, entre os conceitos geográficos norteadores da análise geográfica, temos:
Nota: 0.0
	
	A
	Espaço geográfico, paisagem e território.
Esta é a resposta correta pois “A análise geográfica e o entendimento de temas relacionados passam, em particular, pela compreensão dos conceitos reconhecidos como balizadores da geografia. Dessa forma, torna-se importante a diferenciação e a sistematização desses conceitos. Portanto, para reflexão e análise, foram selecionados alguns dos principais termos utilizados na área: espaço geográfico, paisagem, território, lugar e região” (livro-base, p. 117). Podemos afirmar que a paisagem está ligada à questão do recorte espacial, o território passa a ser a mediação entre o mundo e a sociedade nacional e local, e o espaço, por sua vez, está como intermediário, onde ocorrem essas interações (livro-base, p. 117-122).
	
	B
	Espaço, cultura e lazer.
	
	C
	Paisagem, meio ambiente e agroindustrialização.
	
	D
	Demografia, cartografia e geotecnologias.
	
	E
	Cultura e percepção.
Questão 5/5 - Espaço, sociedade e natureza - ELETIVA
Leia o texto a seguir:
Sauer e Pinto, autores do livro-base da disciplina, mencionam a pré-história
da sociedade e, por conseguinte, suas relações com a estrutura do processo evolutivo do ser humano e das sociedades, categorizada por Faladori em três níveis de relações.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando o texto e o livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, esses três níveis de relações ligadas ao processo evolutivo do ser humano e das sociedades são:
Nota: 20.0
	
	A
	As relações internacionais, as relações com os mapas, as relações interpessoais.
	
	B
	As relações abióticas, as relações com os demais seres vivos, as relações sociais.
Você acertou!
De acordo com o livro-base, pode-se ressaltar que todo o processo evolutivo do ser humano e das sociedades está caracterizado em três níveis, os quais representam a interação e a apropriação dos elementos naturais, além da transformação da paisagem, sendo eles: as relações abióticas (a exemplo dos recursos hídricos, dos solos, entro outros), as relações com os demais seres vivos (fauna e flora); e as relações sociais. “De modo conclusivo, pode-se considerar que todo o processo evolutivo do ser humano e das sociedades está categorizado, de acordo com Foladori (2001), em três níveis, os quais representam a interação entre ser humano e natureza, a apropriação dos elementos naturais e a transformação da paisagem: 1) as relações abióticas (a exemplo dos recursos hídricos, dos solos etc.); 2) as relações com os demais seres vivos (fauna e flora); e 3) as relações sociais” (livro-base, p. 19).
	
	C
	As relações sociais, as relações com os mapas, as relações com as navegações.
	
	D
	As relações interurbanas, as relações intermunicipais, as relações internacionais.
	
	E
	As relações com os demais seres vivos, as relações intermunicipais, as relações urbanas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando