Buscar

Espaço, Sociedade e Natureza

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o excerto de texto: 
“[...] atualmente a história natural tem um caráter generalizado, voltado ao estudo das coisas vivas [...] ”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico . Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 74.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que destaca corretamente a abordagem da história natural entre os séculos XVIII e XIX:
Nota: 10.0
	
	A
	Os estudos referentes à filosofia e à epistemologia.
	
	B
	Se relacionava aos estudos dos astros celestes, tais como astronomia e física.
	
	C
	Designava os campos científicos relacionados a anatomia e fisiologia.
	
	D
	Compreendia os estudos matemáticos, incluindo álgebra e geometria.
	
	E
	Designava todos os campos científicos exceto os relacionados às questões políticas e religiosas.
Você acertou!
Comentario: “Se atualmente a história natural tem um caráter generalizado, voltado ao estudo das coisas vivas, entre os séculos XVIII e XIX, esse termo designava todos os campos científicos - exceto os relacionados às questões políticas e religiosas” (livro-base, p. 74).
Questão 2/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Leia o extrato de texto:
“[...] considera o ser humano um produto do meio em que vive e que, por conseguinte, deveria se adaptar à realidade que o circunda como forma de sobrevivência”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 79.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a corrente formulada com base no positivismo, enfatizada na citação acima, assinale a alternativa correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	Possibilismo.
	
	B
	Existencialismo.
	
	C
	Racionalismo.
	
	D
	Determinismo geográfico.
Você acertou!
Comentário: “O positivismo tem três fases distintas. A que obteve maior reflexo na geografia advém da fase evolucionista, cujos estudos serviram de base para a formulação do determinismo geográfico – o qual considera o ser humano um produto do meio em que vive e que, por conseguinte, deveria se adaptar à realidade que o circunda como forma de sobrevivência" (livro-base, p. 79).
	
	E
	Empirismo.
Questão 3/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o trecho de texto: 
“[...] foram necessários novos experimentos e tecnologias que permitissem o surgimento de espécies de plantios em diferentes períodos, [...] mecanismos para a troca de produtos com outros territórios”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico . Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 33.
De acordo com o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, qual foi a atividade que evoluiu em consequência do advento agropecuário no planeta, causada pelas sociedades primitivas, e pelo período feudal? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Desenvolvimento da sustentação com os dois pés pela espécie humana.
	
	B
	Desenvolvimento da fala.
	
	C
	Desenvolvimento do comércio.
Você acertou!
Comentário: “Uma das mais importantes consequências do advento agropecuário no planeta, causada tanto pelas sociedades primitivas quanto pela evolução da atividade no período feudal, foi o desenvolvimento do comércio e a consequente transição dos novos produtos e culturas que viriam a ser implantados fora de seus locais de origem” (livro-base, p. 33).
	
	D
	Aumento de epidemias.
	
	E
	Incremento da organização social das sociedades primitivas.
Questão 4/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o trecho de texto:
“No século XVIII, os estudos da Renascença teriam continuidade com os propósitos do Iluminismo, movimento intelectual que pretendia [...] conduzir a humanidade de volta as suas origens, ao homem de pura natureza”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 72.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que aborda corretamente os princípios iluministas que foram amplamente difundidos no pensamento geográfico:
Nota: 10.0
	
	A
	Racionalismo e empirismo.
Você acertou!
Comentário: “Como princípio, os iluministas adotavam o racionalismo e o empirismo, os quais, por sua vez, foram amplamente difundidos no pensamento geográfico” (livro-base, p. 72).
	
	B
	Idealismo e fenomenologia.
	
	C
	Positivismo e pragmatismo.
	
	D
	Liberdade e coletividade.
	
	E
	Existencialismo e materialismo.
Questão 5/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o excerto de texto:
“O avanço do capitalismo e do declínio do sistema feudal na Europa fizeram emergir os pressupostos desenvolvidos na Antiguidade Clássica em vários ramos da ciência, bem como nas artes e na cultura [...]. Resgate conhecido como Renascença”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 70.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a Renascença, que se caracterizou como imprescindível para a constituição da geografia enquanto ciência, assinale a alternativa que destaca corretamente as características dos trabalhos geográficos dessa época:
Nota: 10.0
	
	A
	Não chegam a criar um conjunto sistemático de interpretações sobre os fenômenos estudados e, sendo assim, não contribuem para a geografia como forma de conhecimento individualizada.
Você acertou!
Comentário: “Esse resgate, conhecido como Renascença, foi segundo Diniz Filho (2009) imprescindível para que a geografia se constituísse na condição de ciência. [...] os trabalhos produzidos não chegam a criar um conjunto sistemático de interpretações sobre os fenômenos estudados e, sendo assim, não existia ainda a geografia como forma de conhecimento individualizada, distinta das outras”. (livro-base, p. 70)
	
	B
	Nesse período, o espaço geográfico é estudado abordando uma diversidade de temas que podem ser cartografados, desde aspectos abstratos até os concretos.
	
	C
	Esse período se caracteriza pela realização de estudos matemáticos da geografia enquanto ciência.
	
	D
	A Igreja influenciou os estudos geográficos na Idade Média, principalmente em relação ao desenvolvimento da ciência geográfica.
	
	E
	Os estudos geográficos desse período são influenciados pela sociedade pré-histórica.
Questão 6/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Atente para a citação: 
“As contribuições da Renascença ao Iluminismo foram muito importantes para o processo de sistematização do conhecimento geográfico”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 73.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre as contribuições dos pressupostos de Kant, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Contribuíram no desenvolvimento de estudos populacionais da geografia.
	
	B
	Contribuíram no estabelecimento das primeiras bases epistemológicas da geografia moderna.
Você acertou!
Comentário: “Graças aos pressupostos de Kant, estabeleceram-se as primeiras bases epistemológicas da geografia moderna. O filósofo buscava na geografia elementos para compreender a natureza” (livro-base, p. 73).
	
	C
	Acarretaram em um incremento dos estudos demográficos realizados na Antiguidade
Clássica.
	
	D
	Desenvolveram os estudos socioeconômicos da geografia moderna.
	
	E
	Promoveram uma compreensão das sociedades contemporâneas e as relações socioculturais.
Questão 7/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o fragmento de texto: 
“[...] tinha expresso interesse pelo naturalismo (principalmente pela geologia e botânica) [...]. Sua proposta de Geografia aparece na justificativa e explicitação de seus próprios procedimentos de análise”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico . Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 75.
Considerando a figura e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que destaca corretamente o nome do geógrafo cujas características se encontram na citação acima.
Nota: 10.0
	
	A
	Karl Ritter.
	
	B
	Paul Vidal de La Blache.
	
	C
	Lucien Febvre.
	
	D
	Alexander Von Humboldt.
Você acertou!
Comentário: “Humboldt tinha expresso interesse pelo naturalismo (principalmente pela geologia e botânica) [...], realizou inúmeras viagens. Sua proposta de Geografia aparece na justificativa e explicitação de seus próprios procedimentos de análise. Assim, não estava preocupado em formular os princípios de uma nova disciplina” (livro-base, p. 75).
	
	E
	Karl Marx.
Questão 8/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere a seguinte citação: 
“A geografia no Brasil inicialmente era de caráter informativo, baseado em coleta de dados. A maioria dos trabalhos não seguiu uma metodologia de pesquisa. O estudo da geografia no país, [...] teve sua gênese com caráter cientifico na década de 1930 [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 98.
De acordo com a informação acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa correta sobre o início da geografia como ciência no Brasil:
Nota: 10.0
	
	A
	A ciência geográfica no Brasil manteve fortes laços com a escola alemã, sobretudo no que diz respeito à ligação dos estudos geográficos com as políticas de Estado.
	
	B
	As universidades contribuíram meramente com o formalismo da geografia, não influenciando na gênese do caráter científico.
	
	C
	A criação do IBGE, na década de 1930, contribuiu muito pouco com os avanços da geografia como ciência, a mantendo com o caráter informativo das coletas de dados.
	
	D
	A gênese do estudo geográfico científico tem na escola francesa a base para os pressupostos metodológicos, o regionalismo e o positivismo, pautados no naturalismo.
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, tanto as universidades, quanto o IBGE e a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), contribuíram para a construção do caráter cientifico da geografia. Da mesma forma, “Esse embrião da ciência geográfica no Brasil manteve fortes laços com a escola francesa, sobretudo no regionalismo, que, dessa forma, veio a auxiliar no reconhecimento do território nacional, permitindo um planejamento estratégico e integrador. A ciência geográfica teve como pressupostos metodológicos o regionalismo e o positivismo, apoiados por um forte teor naturalista” (p. 98).
	
	E
	A geografia como ciência no Brasil, tem Aziz Nacib Ab’Saber como um dos fundadores, já que este buscou retratar os aspectos naturais brasileiros, privilegiando o plano de desenvolvimento econômico do país.
Questão 9/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Atente para a citação:
“[...] na medida em que os gregos, liderados por Alexandre, o Grande, conquistavam novos territórios, emergia-se o interesse pelos recursos disponíveis nessas novas áreas”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 68.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, marque a alternativa que descreve corretamente o caráter dos estudos desenvolvidos pelos gregos:
Nota: 10.0
	
	A
	Orientativo e qualitativo.
	
	B
	Analítico e perceptivo.
	
	C
	Observador e aplicado.
	
	D
	Técnico e relativo.
	
	E
	Descritivo e informativo.
Você acertou!
Comentário: “Apesar da relevância da sociedade grega para a fundamentação geográfica, seus estudos apresentavam apenas um caráter descritivo e informativo” (livro-base, p. 68).
Questão 10/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Com a consequente crise do Império Romano e o despontar da Idade Média, a geografia desenvolvida pelos gregos e romanos foi aos poucos descartada [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico . Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 69.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que destaca corretamente os motivos pelos quais os estudos geográficos desenvolvidos pelos gregos e romanos foram descartados:
Nota: 10.0
	
	A
	Interpretavam os fenômenos naturais de forma qualitativa e os sociais de forma quantitativa.
	
	B
	A geografia estudada nesse período consistia em observar somente os fenômenos físicos.
	
	C
	A Igreja não exercia influência nos estudos na Idade Média, porém os estudos tinham pouca relação com a natureza.
	
	D
	A natureza era compreendida com base na concepção aristotélica e, assim, a explicação de todos os fenômenos naturais partiriam de Deus.
Você acertou!
Comentário: “Com a consequente crise do Império Romano e o despontar da Idade Média, a geografia desenvolvida pelos gregos e romanos foi aos poucos descartada, em decorrência da influência exercida pela igreja e da fragmentação do poder, característica da estrutura feudal. A natureza era compreendida com base em uma adaptação da concepção aristotélica e, assim, toda a explicação dos fenômenos naturais partiriam de Deus” (livro-base, p. 69).
	
	E
	A idade Média representou uma ruptura nos estudos geográficos, tendo em vista que nesse período ocorreu um predomínio da ciência e suas técnicas.
 
Considere o trecho de texto:
“Entender a complexidade de luta pela terra e o processo de reforma agrária no território brasileiro não é tarefa fácil; requer a compreensão do papel do Estado como agente moderador, das condições sociais do meio rural [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 141.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a reforma agrária, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	além de distribuir terras para o trabalhador rural, a reforma agrária propõe programas de subsistência e desenvolvimento agrícola.
Você acertou!
Comentário: A “reforma agrária, de fato, não é apenas distribuir pedaços de terra para os trabalhadores rurais, mas apresentar propostas concretas de subsistência e desenvolvimento agrícola [...]. A reforma agrária que os trabalhadores em geral reivindicam não é pulverização antieconômica das terras, é sim, uma redistribuição da renda, de poder e de direitos, aparecendo as formas multifamiliares e cooperativas como alternativas viáveis para o não fracionamento da propriedade. Em resumo, não desejam a mera distribuição de pequenos lotes, o que apenas habilitaria a continuarem sendo uma forma de barateamento da mão de obra para as grandes propriedades, mas almejam uma mudança na estrutura política e social sobre o campo, sobre o qual se assenta o poder dos grandes proprietários de terra” (livro-base, p. 141-142).
	
	B
	Restringe-se à distribuição de porções de terras improdutivas
para cadastrados no bolsa-família.
	
	C
	Serve para manter a estrutura fundiária composta de latifúndios e monocultura.
	
	D
	Favorece o processo de elitização fundiária, pois não transfere terras para os menos favorecidos.
	
	E
	Produz instabilidade no campo, pois propõe fixar o trabalhador no campo produzindo para sua subsistência.
Considere o excerto de texto: 
“A história do surgimento e evolução das cidades confunde-se com a história da humanidade. As cidades foram criadas com as primeiras civilizações da Antiguidade. [...] que ocorreu o maior desenvolvimento urbano de toda história.”
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 145.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa correta referente às alterações trazidas pela Revolução Industrial em relação à urbanização:
Nota: 10.0
	
	A
	A industrialização promoveu a concentração progressiva da população nas zonas rurais.
	
	B
	Com a industrialização suspenderam-se os processos migratórios do campo para as cidades.
	
	C
	A aceleração do processo de urbanização que resultou no domínio do meio urbano sobre o meio rural.
Você acertou!
Comentário: “Esta é a resposta correta porque “[...] foi a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, que ocorreu o maior desenvolvimento urbano de toda história. Desde então, as cidades consolidaram o papel de protagonismo na economia da sociedade ocidental e, consequentemente, no desenvolvimento do capitalismo. Boa parte dos estudos envolvendo o processo de associam-no à industrialização mundial. A Revolução Industrial provocou profundas alterações espaciais e econômicas, acelerando o processo. O meio urbano cresceu, incrementou-se e passou a comandar o meio rural” (livro-base, p. 145).
	
	D
	A aceleração do processo de urbanização que resultou no domínio do meio rural sobre o urbano.
	
	E
	A industrialização promoveu a riqueza no campo e a fixação dos trabalhadores nas propriedades rurais.
Questão 3/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o fragmento de texto: 
“Conceito fundamental para os estudos envolvendo conhecimento geográficos é o de lugar. Considerado operante na geografia [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 123.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de lugar:
Nota: 10.0
	
	A
	Lugar é o espaço abstrato em que qualquer grupo de homens pode viver.
	
	B
	É o espaço universal que se analisa abstratamente e vive-se idealmente, sem relação.
	
	C
	Lugar é a dimensão pontual, da escala local de análise, que tem relevância afetiva para alguém ou para um grupo de pessoas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Outro conceito fundamental para os estudos envolvendo conhecimentos geográficos é o de lugar. Considerando operante na geografia, trata-se da dimensão pontual, da escala local de análise. De forma mais abrangente, lugar refere-se a uma localidade que tem relevância afetiva para uma pessoa ou um grupo de pessoas, à qual elas estão adaptadas, acostumadas” (livro-base, p. 123).
	
	D
	Lugar é um instrumento ou ferramenta de poder delimitado pelas relações político-econômicas.
	
	E
	Lugar é um espaço transtemporal, que em tese não se modifica, reunindo objetos do passado e do presente.
Questão 4/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o trecho de texto: 
“Portanto, uma área não pode ser considerada território se não estiver sob tal condição. O território é especificamente um instrumento de exercício de poder [...], trata-se [...] de um espaço definido e delimitado por e com base nas relações de poder [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 121.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre o conceito de território, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	é uma porção do espaço determinada por certas características comuns ou circunstâncias especiais.
	
	B
	é uma localidade que possui relevância afetiva para uma pessoa ou grupo.
	
	C
	é um conjunto indissociável, e contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações.
	
	D
	é um sistema de valores que se transforma permanentemente.
	
	E
	relaciona-se aos agentes de poder ligados a grupo ou grupos que controlam ou influenciam uma determinada dimensão do espaço.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque o conceito de território consiste numa porção da superfície terrestre delimitada por uma fronteira política ou submetida a um poder político, estando o mesmo “relacionado com os agentes de poder vinculados a um ou mais grupos que dominam ou influenciam uma determinada dimensão do espaço” (livro-base, p. 121).
Atente para a citação:
“A análise geográfica e o entendimento de temas relacionados passam, em particular, pela compreensão dos conceitos reconhecidos como balizadores da geografia”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 117.
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que define corretamente espaço geográfico:
Nota: 10.0
	
	A
	Um conjunto solidário de sistemas de fluxos e refluxos geológicos e geomorfológicos.
	
	B
	Um conjunto de manifestações geomórficas que se estabelece territorial e geologicamente.
	
	C
	Um conjunto solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque “[...] o espaço geográfico é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único no qual a história se dá. No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina. O espaço geográfico, considerado objeto central de estudo da geografia, é reconhecido como as transformações na natureza, em seu estado primário, provocadas pelo homem como base em suas atividades, realizadas pelo seu trabalho” (livro-base, p. 117).
	
	D
	Um conjunto aleatório de elementos geomórficos e de objetos imersos em um meio ambiente.
	
	E
	Um conjunto de elementos que se relacionam com base em sistemas de causa e efeito.
Questão 6/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Leia a passagem de texto:
“A análise geográfica e o entendimento de temas relacionados passam, em particular, pela compreensão dos conceitos reconhecidos como balizadores da geografia [...] espaço geográfico, paisagem, território, lugar e região”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 117.
Considerando a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, marque a alternativa correta em relação ao Espaço geográfico:
Nota: 10.0
	
	A
	Espaço geográfico relaciona-se diretamente com as técnicas usadas num dado período da história, ligado a variáveis espaciais e temporais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque “O espaço geográfico, considerado objeto central
de estudo da geografia, é reconhecido como as transformações na natureza, em seu estado primário, provocadas pelo homem com base em suas atividades, realizadas pelo seu trabalho. Portanto, tem relação direta com as técnicas utilizadas num dado momento da história, relativo às variáveis temporais e espaciais. Santos [...] pondera também que ‘o espaço não pode ser apenas formado pelas coisas, os objetos geográficos, naturais e artificiais, cujo conjunto nos dá a Natureza [...]’” (livro-base, p. 117).
	
	B
	Espaço geográfico é a formação natural constituída pelos elementos da flora e da fauna, sem levar em conta as interações sociais.
	
	C
	O espaço geográfico está ligado à delimitação de uma determinada área sem interação humana.
	
	D
	O espaço geográfico está ligado à fragmentação dos sistemas e dos objetos.
	
	E
	Espaço geográfico é a conservação da natureza, realizada pelo homem, que a mantém de forma intacta.
Questão 7/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Leia o extrato de texto: 
“Em linhas gerais, entende-se por espaço urbano a categoria de espaço geográfico envolto por atividades que não se caracterizam como agrícolas vinculadas ao setor primário da economia. O espaço urbano, ou simplesmente as cidades, tem particularidades que o diferencia de outros meios”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 142-143.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que apresenta os agentes sociais que contribuem com a produção da cidade:
Nota: 10.0
	
	A
	Os animais em interação com os seres humanos.
	
	B
	As aves migratórias e as sedentárias.
	
	C
	Os eventos climáticos e geológicos.
	
	D
	Os promotores imobiliários e os proprietários fundiários.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Ainda de acordo com o autor, os agentes sociais que fazem e refazem a cidade são: a) os proprietários dos meios de produção, sobretudo os grandes industriais; b) os proprietários fundiários; c) os promotores imobiliários; d) o Estado; e) os grupos sociais excluídos" (livro-base, p. 143).
	
	E
	Os maquinários de construção e os robôs.
Questão 8/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o excerto de texto: 
“O que os geógrafos viam na paisagem era essa forma geral e de longa duração e passaram a concebê-la com uma porção de espaço cuja unidade é dada por uma forma singular de síntese [...].”
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 125.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre o conceito de região, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Dimensão da existência que se manifesta por meio do cotidiano compartilhado com as mais diversas pessoas.
	
	B
	Porção de espaço com características comuns entre si, determinada por aspectos físicos ou naturais, como o clima, topografia ou a cobertura vegetal.
Você acertou!
Comentário: O conceito de região está ligado a “[...] porção do espaço determinada por certas características comuns ou circunstâncias especiais, que podem ser relacionadas aos aspectos físico-naturais, como o clima, a topografia ou a cobertura vegetal, ou aos aspectos socioeconômicos e culturais” (livro-base, p. 125).
	
	C
	Inter-relação dinâmica entre as escalas local, regional, nacional e global.
	
	D
	Trata-se do lugar em que desembocam todas as ações, as paixões, os poderes, as forças e as fraquezas.
	
	E
	É o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza.
Questão 9/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Leia o fragmento de texto:
“Existem também a classificação dos sistemas de produção conforme a mão de obra empregada e a gestão das propriedades [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p.136.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente dois elementos que correspondem a essa classificação dos sistemas de produção:
Nota: 10.0
	
	A
	Atividades geológicas e pedológicas.
	
	B
	Agricultura familiar e agricultura empresarial.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque esses dois elementos classificam-se de acordo com a mão de obra empregada e a gestão das propriedades. Segundo o livro-base, na “agricultura familiar, o cultivo é realizado em pequenas propriedades rurais, a mão de obra é predominantemente constituída por membros de uma família, a administração e os investimentos também são provenientes da família [...]. Em contraponto, na agricultura empresarial ou patronal predomina a mão de obra contratada, com trabalhadores fixos, as propriedades são médias ou grandes e extremamente capitalizadas e a produtividade normalmente é elevada” (livro-base, p. 136).
	
	C
	Atividades arcaicas e modernas.
	
	D
	Atividades socioambientais e socioculturais.
	
	E
	Atividades agrícolas e pecuárias.
Questão 10/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o fragmento de texto: 
“[...] é consenso que as relações de crescente influência do urbano sobre o rural são perceptíveis e se traduzem por meio dos fluxos de pessoas, mercadorias e capitais [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 145.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a industrialização da agricultura, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	essa industrialização revela o processo igualitário do capitalismo ao reduzir as desigualdades entre proprietários e trabalhadores.
	
	B
	a industrialização se dá por meio de cooperativas rurais, responsáveis pela revolução tecnológica no campo.
	
	C
	há uma articulação efetiva entre indústria e agricultura e ampliação do trabalho assalariado no campo.
Você acertou!
Comentário: “Esta é a resposta correta porque há: “[...] uma forte articulação entre indústria e a agricultura, bem como intensa expansão do trabalho assalariado no campo. No entanto, ressalta que não é verdade que esteja ocorrendo o domínio absoluto do modo de produzir industrial e a expansão total do trabalho assalariado" (livro-base, p. 144). 
	
	D
	a industrialização diz respeito à formas arcaicas de produção, que fixam o homem no campo.
	
	E
	A industrialização refere-se ao modo de produção no meio urbano, não diz respeito às formas de produção rurais.
Questão 3/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Leia o fragmento de texto: 
“A partir desse momento, a ciência geográfica analisaria a relação sociedade-natureza por meio da inserção em um modelo geométrico, matemático e hierarquizado, subsidiada por um aparato tecnológico”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 90.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente a proposta que surgiu da mudança descrita acima:
Nota: 10.0
	
	A
	Geografia clássica.
	
	B
	Geografia Tradicional.
	
	C
	Geografia Crítica.
	
	D
	Geografia Radical.
	
	E
	Nova Geografia ou Geografia Quantitativa.
Você acertou!
Comentário: “A perspectiva regional de análise geográfica ficava defasada à medida que não conseguia explicar os avanços existentes no processo
de industrialização e mundialização econômica observada no período pós-guerra. A partir desse momento, a ciência geográfica analisaria a relação sociedade-natureza por meio da inserção em um modelo geométrico, matemático e hierarquizado, subsidiada por um aparato tecnológico. Essa mudança deu origem, então, a uma nova geografia” (livro-base, p. 90). 
Questão 4/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o fragmento de texto:
“[...] ocorre a homogeneização de acesso à informação e aos benefícios da mundialização econômica em escala planetária. Posteriormente observou o quanto a globalização pode ser perversa [...] apenas poucos têm se beneficiado [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico . Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 49.                                      
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a globalização, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É a comunhão de interesses dos setores produtivos e dos trabalhadores, buscando o fim da exploração.
	
	B
	É o conflito global que se dá entre os interesses das grandes potências do Ocidente e dos BRICS.
	
	C
	É o ponto mais alto do processo de internacionalização do sistema capitalista.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque a “[...] sociedade pós-industrial, também reconhecida como técnico-científico-informacional, apresenta um fenômeno que apesar de não ser recente se adapta facilmente e adquire novo status com a inovação da técnica: a globalização. Com a hegemonia imposta pelo sistema capitalista após o término do período bipolar, o processo de globalização pode ser entendido como o ápice do ‘processo de internacionalização do mundo capitalista’ [...]” (livro-base, p. 49).
	
	D
	É a reunião de todos os povos em torno de objetivos políticos comuns.
	
	E
	É a expansão do Estado de Bem-Estar Social para todo o planeta.
Questão 5/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o excerto de texto a seguir:
“[...] o desenvolvimento da atividade industrial não foi apenas uma consequência das formas de produção, pois gerou profundas transformações no espaço geográfico, alterou as relações sociais e territoriais e difundiu cultura e técnica [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 40.
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre as consequências do desenvolvimento industrial para a área urbana, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Evolução tecnológica e agrícola.
	
	B
	Incremento técnico na agropecuária e das relações sociais na área rural.
	
	C
	Crescimento urbano e aumento da densidade demográfica.
Você acertou!
Comentário: “[...] o desenvolvimento da atividade industrial não foi apenas uma consequência das formas de produção, pois gerou profundas transformações no espaço geográfico, alterou as relações sociais e territoriais e difundiu cultura e técnica, acirrando a competitividade entre as nações. De acordo com Spósito (1997), o crescimento técnico-científico da atividade industrial; da mesma forma, ampliou-se também a densidade demográfica dessas áreas” (livro-base, p. 40).
	
	D
	Desenvolvimento de novas relações de trabalho e métodos de organização do trabalho.
	
	E
	Criação de novas formas de produção e domesticação dos animais.
Questão 6/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere a seguinte citação: 
“[...], a partir das concepções modernas, ‘caberia ao estudo geográfico descrever todos os fenômenos manifestados na superfície do planeta, sendo uma espécie de síntese de todas as ciências’”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 66.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a Geografia desde a Antiguidade Clássica, assinale a alternativa que apresenta corretamente seu pressuposto:
Nota: 10.0
	
	A
	Observação dos aspectos econômicos.
	
	B
	Análise dos fenômenos culturais somente.
	
	C
	Descrição do planeta Terra.
	
	D
	Análise dos elementos essencialmente sociais.
	
	E
	Análise dos elementos da natureza.
Você acertou!
Comentário: “Fundamentalmente, a geografia desde a Antiguidade Clássica, teve como pressuposto uma análise dos elementos da natureza” (livro-base, p. 66).
Questão 7/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o excerto de texto: 
“[...] a Geografia seria uma disciplina eminentemente sintética, preocupada com a conexão entre os elementos, e buscando, através dessas conexões, a causalidade existente na natureza”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 77.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que destaca corretamente o método que Humboldt propõe:
Nota: 10.0
	
	A
	Materialismo dialético.
	
	B
	Existencialismo, abordando a Geografia e sua realidade concreta.
	
	C
	Empirismo raciocinado, ou seja, a intuição a partir da observação.
Você acertou!
Comentário: “Em termos de método, Humboldt propõe o 'empirismo raciocinado', isto é, a intuição a partir da observação. O geógrafo deveria contemplar a paisagem de uma forma quase estética [...]” (livro-base, p. 77).
	
	D
	Abordagem fenomenológica da Geografia, buscando o estudo dos seus fenômenos sócio espaciais.
	
	E
	Idealismo, no desenvolvimento da ciência geográfica.
 
Questão 8/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Atente para a citação: 
“[...] subordinação ao capital trouxe [...] percepção diferenciada [...] entre sociedade e natureza com o advento da industrialização, a qual considerava [...] a concepção de uma natureza objeto fonte ilimitada de recursos à disposição do homem.”
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 35 e 36.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que destaca corretamente uma consequência do processo de industrialização na sociedade, que reflete nos dias atuais, ocasionando excedentes produtivos e maiores impactos ambientais:
Nota: 10.0
	
	A
	Formação de uma sociedade de consumo.
Você acertou!
Comentário: “[...] ponto importante que decorre desse processo de industrialização é a necessidade de mercados consumidores e a consequente formação de uma sociedade de consumo, que gera excedentes produtivos e, com efeito, cria maiores impactos ambientais” (livro-base, p. 36).
	
	B
	Renascimento cultural.
	
	C
	Desenvolvimento de atividades monocultoras.
	
	D
	Desenvolvimento da ciência moderna.
	
	E
	Surgimento das sociedades escravistas.
Questão 9/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o excerto de texto: 
“[...] esse conceito 'manifestaria a necessidade territorial de uma sociedade tendo em vista seu equipamento tecnológico, seu efetivo demográfico e seus recursos naturais disponíveis'”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 82.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito abordado na citação acima, elaborado por Ratzel:
Nota: 10.0
	
	A
	Regionalismo.
	
	B
	Determinismo
ambiental.
	
	C
	Positivismo.
	
	D
	Determinismo geográfico.
	
	E
	Espaço Vital.
Você acertou!
Comentário: “Além de iniciar a sistematização científica da geografia, Ratzel também foi fundamental para o desenvolvimento da geopolítica, sobretudo, com base em seu conceito de espaço vital [...] esse conceito ‘manifestaria a necessidade territorial de uma sociedade tendo em vista seu equipamento tecnológico, seu efetivo demográfico e seus recursos naturais disponíveis. Seria assim uma relação de equilíbrio ente a população e os recursos mediada pela capacidade técnica” (livro-base, p. 82). 
Questão 10/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Leia a passagem de texto:
“Para a geografia, o filósofo prussiano propôs a sistematização e classificação de fatos, bem como a análise das determinações naturais e culturais dos fenômenos geográficos”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 73.
Considerando a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre o filósofo mencionado na citação acima, que uniu elementos do racionalismo e do empirismo, assinale a alternativa que menciona o nome do pensador corretamente:
Nota: 10.0
	
	A
	Alexander von Humboldt.
	
	B
	Karl Ritter.
	
	C
	Isaac Newton.
	
	D
	Immanuel Kant.
Você acertou!
Comentário: “[...] Immanuel Kant (1724-1804) uniu, em síntese, o que se tornaria o centro da filosofia moderna: elementos do racionalismo e do empirismo. Para a geografia, o filósofo prussiano propôs a sistematização e classificação de fatos, bem como a análise das determinações naturais e culturais dos fenômenos geográficos” (livro-base, p. 73).
	
	E
	Karl Marx.
Questão 1/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o excerto de texto: 
“O que os geógrafos viam na paisagem era essa forma geral e de longa duração e passaram a concebê-la com uma porção de espaço cuja unidade é dada por uma forma singular de síntese [...].”
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 125.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre o conceito de região, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Dimensão da existência que se manifesta por meio do cotidiano compartilhado com as mais diversas pessoas.
	
	B
	Porção de espaço com características comuns entre si, determinada por aspectos físicos ou naturais, como o clima, topografia ou a cobertura vegetal.
Você acertou!
Comentário: O conceito de região está ligado a “[...] porção do espaço determinada por certas características comuns ou circunstâncias especiais, que podem ser relacionadas aos aspectos físico-naturais, como o clima, a topografia ou a cobertura vegetal, ou aos aspectos socioeconômicos e culturais” (livro-base, p. 125).
	
	C
	Inter-relação dinâmica entre as escalas local, regional, nacional e global.
	
	D
	Trata-se do lugar em que desembocam todas as ações, as paixões, os poderes, as forças e as fraquezas.
	
	E
	É o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza.
Questão 2/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o trecho de texto: 
“Portanto, uma área não pode ser considerada território se não estiver sob tal condição. O território é especificamente um instrumento de exercício de poder [...], trata-se [...] de um espaço definido e delimitado por e com base nas relações de poder [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 121.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre o conceito de território, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	é uma porção do espaço determinada por certas características comuns ou circunstâncias especiais.
	
	B
	é uma localidade que possui relevância afetiva para uma pessoa ou grupo.
	
	C
	é um conjunto indissociável, e contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações.
	
	D
	é um sistema de valores que se transforma permanentemente.
	
	E
	relaciona-se aos agentes de poder ligados a grupo ou grupos que controlam ou influenciam uma determinada dimensão do espaço.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque o conceito de território consiste numa porção da superfície terrestre delimitada por uma fronteira política ou submetida a um poder político, estando o mesmo “relacionado com os agentes de poder vinculados a um ou mais grupos que dominam ou influenciam uma determinada dimensão do espaço” (livro-base, p. 121).
Questão 3/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Atente para a citação:
“A análise geográfica e o entendimento de temas relacionados passam, em particular, pela compreensão dos conceitos reconhecidos como balizadores da geografia”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 117.
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que define corretamente espaço geográfico:
Nota: 10.0
	
	A
	Um conjunto solidário de sistemas de fluxos e refluxos geológicos e geomorfológicos.
	
	B
	Um conjunto de manifestações geomórficas que se estabelece territorial e geologicamente.
	
	C
	Um conjunto solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque “[...] o espaço geográfico é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único no qual a história se dá. No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina. O espaço geográfico, considerado objeto central de estudo da geografia, é reconhecido como as transformações na natureza, em seu estado primário, provocadas pelo homem como base em suas atividades, realizadas pelo seu trabalho” (livro-base, p. 117).
	
	D
	Um conjunto aleatório de elementos geomórficos e de objetos imersos em um meio ambiente.
	
	E
	Um conjunto de elementos que se relacionam com base em sistemas de causa e efeito.
Questão 4/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o trecho de texto:
“Entender a complexidade de luta pela terra e o processo de reforma agrária no território brasileiro não é tarefa fácil; requer a compreensão do papel do Estado como agente moderador, das condições sociais do meio rural [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 141.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a reforma agrária, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	além de distribuir terras para o trabalhador rural, a reforma agrária propõe programas de subsistência e desenvolvimento agrícola.
Você acertou!
Comentário: A “reforma agrária, de fato, não é apenas distribuir pedaços de terra para os trabalhadores rurais, mas apresentar propostas concretas de subsistência e desenvolvimento agrícola [...]. A reforma agrária que os trabalhadores em geral reivindicam não é pulverização antieconômica das terras, é sim, uma redistribuição da renda, de poder e de direitos, aparecendo
as formas multifamiliares e cooperativas como alternativas viáveis para o não fracionamento da propriedade. Em resumo, não desejam a mera distribuição de pequenos lotes, o que apenas habilitaria a continuarem sendo uma forma de barateamento da mão de obra para as grandes propriedades, mas almejam uma mudança na estrutura política e social sobre o campo, sobre o qual se assenta o poder dos grandes proprietários de terra” (livro-base, p. 141-142).
	
	B
	Restringe-se à distribuição de porções de terras improdutivas para cadastrados no bolsa-família.
	
	C
	Serve para manter a estrutura fundiária composta de latifúndios e monocultura.
	
	D
	Favorece o processo de elitização fundiária, pois não transfere terras para os menos favorecidos.
	
	E
	Produz instabilidade no campo, pois propõe fixar o trabalhador no campo produzindo para sua subsistência.
Questão 5/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o fragmento de texto: 
“Conceito fundamental para os estudos envolvendo conhecimento geográficos é o de lugar. Considerado operante na geografia [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 123.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de lugar:
Nota: 10.0
	
	A
	Lugar é o espaço abstrato em que qualquer grupo de homens pode viver.
	
	B
	É o espaço universal que se analisa abstratamente e vive-se idealmente, sem relação.
	
	C
	Lugar é a dimensão pontual, da escala local de análise, que tem relevância afetiva para alguém ou para um grupo de pessoas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Outro conceito fundamental para os estudos envolvendo conhecimentos geográficos é o de lugar. Considerando operante na geografia, trata-se da dimensão pontual, da escala local de análise. De forma mais abrangente, lugar refere-se a uma localidade que tem relevância afetiva para uma pessoa ou um grupo de pessoas, à qual elas estão adaptadas, acostumadas” (livro-base, p. 123).
	
	D
	Lugar é um instrumento ou ferramenta de poder delimitado pelas relações político-econômicas.
	
	E
	Lugar é um espaço transtemporal, que em tese não se modifica, reunindo objetos do passado e do presente.
Questão 6/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Leia o fragmento de texto:
“Existem também a classificação dos sistemas de produção conforme a mão de obra empregada e a gestão das propriedades [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p.136.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente dois elementos que correspondem a essa classificação dos sistemas de produção:
Nota: 10.0
	
	A
	Atividades geológicas e pedológicas.
	
	B
	Agricultura familiar e agricultura empresarial.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque esses dois elementos classificam-se de acordo com a mão de obra empregada e a gestão das propriedades. Segundo o livro-base, na “agricultura familiar, o cultivo é realizado em pequenas propriedades rurais, a mão de obra é predominantemente constituída por membros de uma família, a administração e os investimentos também são provenientes da família [...]. Em contraponto, na agricultura empresarial ou patronal predomina a mão de obra contratada, com trabalhadores fixos, as propriedades são médias ou grandes e extremamente capitalizadas e a produtividade normalmente é elevada” (livro-base, p. 136).
	
	C
	Atividades arcaicas e modernas.
	
	D
	Atividades socioambientais e socioculturais.
	
	E
	Atividades agrícolas e pecuárias.
Questão 7/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o fragmento de texto: 
“[...] é consenso que as relações de crescente influência do urbano sobre o rural são perceptíveis e se traduzem por meio dos fluxos de pessoas, mercadorias e capitais [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 145.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a industrialização da agricultura, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	essa industrialização revela o processo igualitário do capitalismo ao reduzir as desigualdades entre proprietários e trabalhadores.
	
	B
	a industrialização se dá por meio de cooperativas rurais, responsáveis pela revolução tecnológica no campo.
	
	C
	há uma articulação efetiva entre indústria e agricultura e ampliação do trabalho assalariado no campo.
Você acertou!
Comentário: “Esta é a resposta correta porque há: “[...] uma forte articulação entre indústria e a agricultura, bem como intensa expansão do trabalho assalariado no campo. No entanto, ressalta que não é verdade que esteja ocorrendo o domínio absoluto do modo de produzir industrial e a expansão total do trabalho assalariado" (livro-base, p. 144). 
	
	D
	a industrialização diz respeito à formas arcaicas de produção, que fixam o homem no campo.
	
	E
	A industrialização refere-se ao modo de produção no meio urbano, não diz respeito às formas de produção rurais.
Questão 8/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Leia a passagem de texto:
“A análise geográfica e o entendimento de temas relacionados passam, em particular, pela compreensão dos conceitos reconhecidos como balizadores da geografia [...] espaço geográfico, paisagem, território, lugar e região”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 117.
Considerando a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, marque a alternativa correta em relação ao Espaço geográfico:
Nota: 10.0
	
	A
	Espaço geográfico relaciona-se diretamente com as técnicas usadas num dado período da história, ligado a variáveis espaciais e temporais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque “O espaço geográfico, considerado objeto central de estudo da geografia, é reconhecido como as transformações na natureza, em seu estado primário, provocadas pelo homem com base em suas atividades, realizadas pelo seu trabalho. Portanto, tem relação direta com as técnicas utilizadas num dado momento da história, relativo às variáveis temporais e espaciais. Santos [...] pondera também que ‘o espaço não pode ser apenas formado pelas coisas, os objetos geográficos, naturais e artificiais, cujo conjunto nos dá a Natureza [...]’” (livro-base, p. 117).
	
	B
	Espaço geográfico é a formação natural constituída pelos elementos da flora e da fauna, sem levar em conta as interações sociais.
	
	C
	O espaço geográfico está ligado à delimitação de uma determinada área sem interação humana.
	
	D
	O espaço geográfico está ligado à fragmentação dos sistemas e dos objetos.
	
	E
	Espaço geográfico é a conservação da natureza, realizada pelo homem, que a mantém de forma intacta.
Questão 9/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Leia o extrato de texto: 
“Em linhas gerais, entende-se por espaço urbano a categoria de espaço geográfico envolto por atividades que não se caracterizam como agrícolas vinculadas ao setor primário da economia. O espaço urbano, ou simplesmente as cidades, tem particularidades que o diferencia de outros meios”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 142-143.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base
Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que apresenta os agentes sociais que contribuem com a produção da cidade:
Nota: 10.0
	
	A
	Os animais em interação com os seres humanos.
	
	B
	As aves migratórias e as sedentárias.
	
	C
	Os eventos climáticos e geológicos.
	
	D
	Os promotores imobiliários e os proprietários fundiários.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Ainda de acordo com o autor, os agentes sociais que fazem e refazem a cidade são: a) os proprietários dos meios de produção, sobretudo os grandes industriais; b) os proprietários fundiários; c) os promotores imobiliários; d) o Estado; e) os grupos sociais excluídos" (livro-base, p. 143).
	
	E
	Os maquinários de construção e os robôs.
Questão 10/10 - Espaço, Sociedade e Natureza
Considere o excerto de texto: 
“A história do surgimento e evolução das cidades confunde-se com a história da humanidade. As cidades foram criadas com as primeiras civilizações da Antiguidade. [...] que ocorreu o maior desenvolvimento urbano de toda história.”
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUER, Carlos Eduardo; PINTO, Roberto Carlos. Sociedade, natureza e espaço geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 145.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa correta referente às alterações trazidas pela Revolução Industrial em relação à urbanização:
Nota: 10.0
	
	A
	A industrialização promoveu a concentração progressiva da população nas zonas rurais.
	
	B
	Com a industrialização suspenderam-se os processos migratórios do campo para as cidades.
	
	C
	A aceleração do processo de urbanização que resultou no domínio do meio urbano sobre o meio rural.
Você acertou!
Comentário: “Esta é a resposta correta porque “[...] foi a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, que ocorreu o maior desenvolvimento urbano de toda história. Desde então, as cidades consolidaram o papel de protagonismo na economia da sociedade ocidental e, consequentemente, no desenvolvimento do capitalismo. Boa parte dos estudos envolvendo o processo de associam-no à industrialização mundial. A Revolução Industrial provocou profundas alterações espaciais e econômicas, acelerando o processo. O meio urbano cresceu, incrementou-se e passou a comandar o meio rural” (livro-base, p. 145).
	
	D
	A aceleração do processo de urbanização que resultou no domínio do meio rural sobre o urbano.
	
	E
	A industrialização promoveu a riqueza no campo e a fixação dos trabalhadores nas propriedades rurais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando