Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO (ALUNOS)

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Com base na presença ou ausência de membrana nuclear, as células podem ser classificadas em procariontes ou eucariontes.
Sobre esses tipos de células, analise as afirmativas:
I. As células eucariontes são mais primitivas que as células procariontes e apresentam estrutura simplificada, sem núcleo bem delimitado.
II. Os seres eucariontes podem ser unicelulares, como as amebas, ou pluricelulares, como os animais e as plantas.
III. Todos os seres procariontes são unicelulares, como por exemplo, as bactérias e as cianobactérias.
IV. As células eucariontes apresentam organoides que também são envoltos por membranas, como as mitocôndrias.
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, III e IV.
c) Apenas I, II e IV.
d) Apenas II, III e IV.

Ela representa o desenho esquemático de uma célula bacteriana. As bactérias se reproduzem e transmitem as informações genéticas aos seus descendentes através do seu DNA.
Os componentes celulares bacterianos que contêm DNA são:
a) Nucleoide e citosol.
b) Parede celular e plasmídeo.
c) Plasmídeo e nucleoide.
d) Membrana plasmática e ribossomo.

Uma célula bacteriana é desprovida, apenas, de:
I. Parede celular.
II. Ribossomos.
III. Núcleo.
IV. Membrana plasmática.
V. DNA.
a) I.
b) III.
c) I e III.
d) II e V.

Nas células eucarióticas, o citoplasma representa a região localizada entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. O material que forma essa região é viscoso, rico em água e íons e recebe o nome de:
a) Suco celular.
b) Citosol.
c) Cisterna.
d) Líquido intracelular.

O citoplasma, diferentemente do que muitos pensam, realiza movimentos que auxiliam no transporte de moléculas e na realização de reações químicas. Ao observar uma folha de Elodea sp., uma planta aquática, por exemplo, é possível ver claramente correntes citoplasmáticas ocorrendo a todo tempo.
Essas correntes são denominadas de:
a) Movimentos ameboides.
b) Pseudópodes.
c) Ciclose.
d) Contração celular.

No citoplasma das células eucariontes existe uma complexa rede de filamentos proteicos, que constituem o seu citoesqueleto, o qual, dentre outras funções, é responsável pela modificação do formato da célula.
Nesse cenário, marque a alternativa que possui um elemento do citoesqueleto:
a) Canalículo.
b) Microtúbulo.
c) Citosol.
d) Citogel.

Considere o texto a seguir: “As células caliciformes do intestino secretam muco que é constituído, fundamentalmente, por glicoproteínas.
A parte proteica do muco é sintetizada .......(I)....... e a polissacarídica, ........(II)........
a) Nos ribossomos e nas mitocôndrias.
b) Nas mitocôndrias e no complexo de Golgi.
c) No complexo de Golgi e nas mitocôndrias.
d) No retículo endoplasmático rugoso e no complexo de Golgi.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as afirmacoes abaixo:
I. Os lisossomos são pequenas vesículas repletas de enzimas digestórias que se destacam do complexo de Golgi e juntam-se aos vacúolos digestórios.
II. O retículo endoplasmático liso (agranular) é responsável, juntamente com os ribossomos, pela síntese de proteínas.
III. Pequenos conjuntos de complexo de Golgi constituem os dictiossomos.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas a afirmativa I está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Catalase é uma enzima que está presente em nosso organismo e é capaz de desdobrar a água oxigenada em água comum e oxigênio, de acordo com a reação:
Considerando a reação anterior e o seu uso, podemos afirmar que a água oxigenada é um:
a) Catalisador e age contra bactérias anaeróbicas.
b) Produto que age contra bactérias aeróbicas.
c) Substrato que age diretamente como cicatrizante.
d) Substrato que age contra bactérias anaeróbicas.

O dinitrofenol (DNP) é uma substância que interfere na produção de ATP. Se uma célula receber uma dose dessa substância, o processo de_______ será prejudicado e consequentemente essa célula não poderá_______.
Assinale a alternativa que preenche CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas da frase anterior:
a) Fotossíntese; se reproduzir.
b) Respiração celular; gerar impulsos nervosos.
c) Respiração celular; realizar osmose.
d) Fotossíntese; realizar difusão.

Nos túbulos do néfron há intenso transporte ativo. Portanto, as células das paredes desses túbulos são ricas em:
a) Mitocôndrias.
b) Lisossomos.
c) Ribossomos.
d) Retículo endoplasmático.

Analise a alternativa INCORRETA em relação aos componentes do citoplasma:
a) Os lisossomos digerem somente substâncias que foram captadas pela célula por endocitose.
b) Os microtúbulos, constituídos pela proteína tubulina, fornecem suporte estrutural, mantendo a forma da célula e a disposição interna das organelas.
c) Os centríolos, ausentes em gimnospermas e angiospermas, são constituídos por uma estrutura cilíndrica, formada por nove grupos de três microtúbulos proteicos.
d) O retículo endoplasmático é a fábrica de membranas da célula; ele produz a maior parte dos lipídios celulares e muitas das proteínas.

As enzimas contidas nos lisossomos são sintetizadas pela célula a partir do:
a) Complexo de Golgi.
b) R.E.L.
c) R.E.R.
d) Mitocôndria.

As plantas descendem de ancestrais que selecionaram uns aos outros, sem se digerir completamente. Células aquáticas ancestrais, com um voraz apetite, engoliram micróbios fotossintéticos verdes chamados cianobactérias.
Em relação aos eventos endossimbióticos que favoreceram a evolução estrutural e metabólica dos sistemas vivos, pode-se afirmar:
a) O estabelecimento da pluricelularidade nos eucariontes foi dependente das relações de endossimbiose que originaram os cloroplastos.
b) A fagocitose realizada por células ancestrais permitiu digerir a parede celular de antigas cianobactérias, originando as mitocôndrias atuais.
c) A capacidade fotossintética presente no padrão eucarionte se estabeleceu a partir do evento simbiótico entre células aeróbias ancestrais e as cianobactérias.
d) A relação de dependência parasitária entre as cianobactérias e plantas ancestrais condicionou o estabelecimento dos cloroplastos e o padrão fotossintetizante.
e) As algas evoluíram a partir de bactérias fotossintetizantes que utilizavam o H2S como doador de hidrogênio.

O Complexo de Golgi observado no citoplasma de células animais e vegetais tem por finalidade:
a) A digestão do alimento ingerido.
b) A produção de energia.
c) O transporte de substâncias.
d) O armazenamento e secreção de substâncias.

Uma das hipóteses mais amplamente aceitas na Biologia considera que mitocôndrias e cloroplastos se originaram de uma relação mutualística entre procariontes e eucariontes primitivos.
Qual das seguintes observações constituiria evidência CORRETA para apoiar essa hipótese?
a) As mitocôndrias são responsáveis pela respiração, e os cloroplastos, pela fotossíntese.
b) Mitocôndrias e cloroplastos apresentam lisossomos, que são responsáveis pela síntese proteica.
c) Tanto as mitocôndrias quanto os cloroplastos apresentam DNA circular, distinto do DNA do núcleo.
d) Cloroplastos e mitocôndrias são organelas membranosas presentes no citoplasma da célula.

Sobre as organelas celulares, podemos afirmar que:
I. O retículo endoplasmático está relacionado com a produção de proteínas e lipídios.
II. Os lisossomos são bolsas cheias de dímeros de reserva.
III. No ribossomo, organela formada por duas subunidades de tamanhos diferentes, ocorre a síntese dos lipídios.
IV. No aparelho de Golgi das células acinosas do pâncreas, formam-se os precursores dos hormônios pancreáticos.
V. Na mitocôndria ocorre o ciclo de Krebs.
a) V – F – F – F – V.
b) F – V – V – V – F.
c) V – V – F – F – V.
d) F – F – F – V – V.

A hipótese de que os cloroplastos e as mitocôndrias tenham surgido através de uma associação simbiótica de um eucarioto primitivo com, respectivamente, bactérias fotossintetizantes e bactérias aeróbicas, é reforçada pelo fato daquelas organelas celulares:
a) Apresentarem DNA próprio.
b) Estarem envolvidas, respectivamente, na produção e consumo de oxigênio.
c) Apresentarem tilacoides e cristas como as bactérias.
d) Serem encontradas tanto em organismos superiores como inferiores.

Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas.
Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a:
a) Capacidade de produzir moléculas de ATP.
b) Presença de parede celular semelhante à de procariontes.
c) Presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma.
d) Capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com base na presença ou ausência de membrana nuclear, as células podem ser classificadas em procariontes ou eucariontes.
Sobre esses tipos de células, analise as afirmativas:
I. As células eucariontes são mais primitivas que as células procariontes e apresentam estrutura simplificada, sem núcleo bem delimitado.
II. Os seres eucariontes podem ser unicelulares, como as amebas, ou pluricelulares, como os animais e as plantas.
III. Todos os seres procariontes são unicelulares, como por exemplo, as bactérias e as cianobactérias.
IV. As células eucariontes apresentam organoides que também são envoltos por membranas, como as mitocôndrias.
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, III e IV.
c) Apenas I, II e IV.
d) Apenas II, III e IV.

Ela representa o desenho esquemático de uma célula bacteriana. As bactérias se reproduzem e transmitem as informações genéticas aos seus descendentes através do seu DNA.
Os componentes celulares bacterianos que contêm DNA são:
a) Nucleoide e citosol.
b) Parede celular e plasmídeo.
c) Plasmídeo e nucleoide.
d) Membrana plasmática e ribossomo.

Uma célula bacteriana é desprovida, apenas, de:
I. Parede celular.
II. Ribossomos.
III. Núcleo.
IV. Membrana plasmática.
V. DNA.
a) I.
b) III.
c) I e III.
d) II e V.

Nas células eucarióticas, o citoplasma representa a região localizada entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. O material que forma essa região é viscoso, rico em água e íons e recebe o nome de:
a) Suco celular.
b) Citosol.
c) Cisterna.
d) Líquido intracelular.

O citoplasma, diferentemente do que muitos pensam, realiza movimentos que auxiliam no transporte de moléculas e na realização de reações químicas. Ao observar uma folha de Elodea sp., uma planta aquática, por exemplo, é possível ver claramente correntes citoplasmáticas ocorrendo a todo tempo.
Essas correntes são denominadas de:
a) Movimentos ameboides.
b) Pseudópodes.
c) Ciclose.
d) Contração celular.

No citoplasma das células eucariontes existe uma complexa rede de filamentos proteicos, que constituem o seu citoesqueleto, o qual, dentre outras funções, é responsável pela modificação do formato da célula.
Nesse cenário, marque a alternativa que possui um elemento do citoesqueleto:
a) Canalículo.
b) Microtúbulo.
c) Citosol.
d) Citogel.

Considere o texto a seguir: “As células caliciformes do intestino secretam muco que é constituído, fundamentalmente, por glicoproteínas.
A parte proteica do muco é sintetizada .......(I)....... e a polissacarídica, ........(II)........
a) Nos ribossomos e nas mitocôndrias.
b) Nas mitocôndrias e no complexo de Golgi.
c) No complexo de Golgi e nas mitocôndrias.
d) No retículo endoplasmático rugoso e no complexo de Golgi.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as afirmacoes abaixo:
I. Os lisossomos são pequenas vesículas repletas de enzimas digestórias que se destacam do complexo de Golgi e juntam-se aos vacúolos digestórios.
II. O retículo endoplasmático liso (agranular) é responsável, juntamente com os ribossomos, pela síntese de proteínas.
III. Pequenos conjuntos de complexo de Golgi constituem os dictiossomos.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas a afirmativa I está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Catalase é uma enzima que está presente em nosso organismo e é capaz de desdobrar a água oxigenada em água comum e oxigênio, de acordo com a reação:
Considerando a reação anterior e o seu uso, podemos afirmar que a água oxigenada é um:
a) Catalisador e age contra bactérias anaeróbicas.
b) Produto que age contra bactérias aeróbicas.
c) Substrato que age diretamente como cicatrizante.
d) Substrato que age contra bactérias anaeróbicas.

O dinitrofenol (DNP) é uma substância que interfere na produção de ATP. Se uma célula receber uma dose dessa substância, o processo de_______ será prejudicado e consequentemente essa célula não poderá_______.
Assinale a alternativa que preenche CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas da frase anterior:
a) Fotossíntese; se reproduzir.
b) Respiração celular; gerar impulsos nervosos.
c) Respiração celular; realizar osmose.
d) Fotossíntese; realizar difusão.

Nos túbulos do néfron há intenso transporte ativo. Portanto, as células das paredes desses túbulos são ricas em:
a) Mitocôndrias.
b) Lisossomos.
c) Ribossomos.
d) Retículo endoplasmático.

Analise a alternativa INCORRETA em relação aos componentes do citoplasma:
a) Os lisossomos digerem somente substâncias que foram captadas pela célula por endocitose.
b) Os microtúbulos, constituídos pela proteína tubulina, fornecem suporte estrutural, mantendo a forma da célula e a disposição interna das organelas.
c) Os centríolos, ausentes em gimnospermas e angiospermas, são constituídos por uma estrutura cilíndrica, formada por nove grupos de três microtúbulos proteicos.
d) O retículo endoplasmático é a fábrica de membranas da célula; ele produz a maior parte dos lipídios celulares e muitas das proteínas.

As enzimas contidas nos lisossomos são sintetizadas pela célula a partir do:
a) Complexo de Golgi.
b) R.E.L.
c) R.E.R.
d) Mitocôndria.

As plantas descendem de ancestrais que selecionaram uns aos outros, sem se digerir completamente. Células aquáticas ancestrais, com um voraz apetite, engoliram micróbios fotossintéticos verdes chamados cianobactérias.
Em relação aos eventos endossimbióticos que favoreceram a evolução estrutural e metabólica dos sistemas vivos, pode-se afirmar:
a) O estabelecimento da pluricelularidade nos eucariontes foi dependente das relações de endossimbiose que originaram os cloroplastos.
b) A fagocitose realizada por células ancestrais permitiu digerir a parede celular de antigas cianobactérias, originando as mitocôndrias atuais.
c) A capacidade fotossintética presente no padrão eucarionte se estabeleceu a partir do evento simbiótico entre células aeróbias ancestrais e as cianobactérias.
d) A relação de dependência parasitária entre as cianobactérias e plantas ancestrais condicionou o estabelecimento dos cloroplastos e o padrão fotossintetizante.
e) As algas evoluíram a partir de bactérias fotossintetizantes que utilizavam o H2S como doador de hidrogênio.

O Complexo de Golgi observado no citoplasma de células animais e vegetais tem por finalidade:
a) A digestão do alimento ingerido.
b) A produção de energia.
c) O transporte de substâncias.
d) O armazenamento e secreção de substâncias.

Uma das hipóteses mais amplamente aceitas na Biologia considera que mitocôndrias e cloroplastos se originaram de uma relação mutualística entre procariontes e eucariontes primitivos.
Qual das seguintes observações constituiria evidência CORRETA para apoiar essa hipótese?
a) As mitocôndrias são responsáveis pela respiração, e os cloroplastos, pela fotossíntese.
b) Mitocôndrias e cloroplastos apresentam lisossomos, que são responsáveis pela síntese proteica.
c) Tanto as mitocôndrias quanto os cloroplastos apresentam DNA circular, distinto do DNA do núcleo.
d) Cloroplastos e mitocôndrias são organelas membranosas presentes no citoplasma da célula.

Sobre as organelas celulares, podemos afirmar que:
I. O retículo endoplasmático está relacionado com a produção de proteínas e lipídios.
II. Os lisossomos são bolsas cheias de dímeros de reserva.
III. No ribossomo, organela formada por duas subunidades de tamanhos diferentes, ocorre a síntese dos lipídios.
IV. No aparelho de Golgi das células acinosas do pâncreas, formam-se os precursores dos hormônios pancreáticos.
V. Na mitocôndria ocorre o ciclo de Krebs.
a) V – F – F – F – V.
b) F – V – V – V – F.
c) V – V – F – F – V.
d) F – F – F – V – V.

A hipótese de que os cloroplastos e as mitocôndrias tenham surgido através de uma associação simbiótica de um eucarioto primitivo com, respectivamente, bactérias fotossintetizantes e bactérias aeróbicas, é reforçada pelo fato daquelas organelas celulares:
a) Apresentarem DNA próprio.
b) Estarem envolvidas, respectivamente, na produção e consumo de oxigênio.
c) Apresentarem tilacoides e cristas como as bactérias.
d) Serem encontradas tanto em organismos superiores como inferiores.

Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas.
Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a:
a) Capacidade de produzir moléculas de ATP.
b) Presença de parede celular semelhante à de procariontes.
c) Presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma.
d) Capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano.

Prévia do material em texto

COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 1 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 1: Com base na presença ou ausência de membrana nuclear, as células podem ser 
classificadas em procariontes ou eucariontes. 
Sobre esses tipos de células, analise as afirmativas: 
I. As células eucariontes são mais primitivas que as células procariontes e apresentam estrutura 
simplificada, sem núcleo bem delimitado. 
II. Os seres eucariontes podem ser unicelulares, como as amebas, ou pluricelulares, como os animais 
e as plantas. 
III. Todos os seres procariontes são unicelulares, como por exemplo, as bactérias e as cianobactérias. 
IV. As células eucariontes apresentam organoides que também são envoltos por membranas, como as 
mitocôndrias. 
Estão CORRETAS: 
a) Apenas I, II e III. 
b) Apenas I, III e IV. 
c) Apenas I, II e IV. 
d) Apenas II, III e IV. 
 
QUESTÃO Nº 2 (UFPI / PI [Mod.]): Analise a figura a seguir: 
 
Ela representa o desenho esquemático de uma célula bacteriana. As bactérias se reproduzem e 
transmitem as informações genéticas aos seus descendentes através do seu DNA. 
Os componentes celulares bacterianos que contêm DNA são: 
a) Nucleoide e citosol. 
b) Parede celular e plasmídeo. 
c) Plasmídeo e nucleoide. 
d) Membrana plasmática e ribossomo. 
 
QUESTÃO Nº 3 (UEL / PR [Mod.]): Considere os seguintes componentes celulares: 
I. Parede celular. 
II. Ribossomos. 
III. Núcleo. 
IV. Membrana plasmática. 
V. DNA. 
Uma célula bacteriana é desprovida, apenas, de: 
a) I. 
b) III. 
c) I e III. 
d) II e V. 
 
 
 
 
 
 
 
COLÉGIO PEDRO II – CAMPUS TIJUCA II 
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS – COORD.: PROF. CARLOS FREDERICO 
2º TURNO 1ª SÉRIE / ENSINO MÉDIO INTEGRADO ANO LETIVO 2019 
PROFESSOR: FRED 
AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA 
 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 2 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 4: Nas células eucarióticas, o citoplasma representa a região localizada entre a 
membrana plasmática e o envoltório nuclear. O material que forma essa região é viscoso, rico em água e 
íons e recebe o nome de: 
a) Suco celular. 
b) Citosol. 
c) Cisterna. 
d) Líquido intracelular. 
 
QUESTÃO Nº 5: O citoplasma, diferentemente do que muitos pensam, realiza movimentos que 
auxiliam no transporte de moléculas e na realização de reações químicas. Ao observar uma folha de Elodea 
sp., uma planta aquática, por exemplo, é possível ver claramente correntes citoplasmáticas ocorrendo a 
todo tempo. Essas correntes são denominadas de: 
a) Movimentos ameboides. 
b) Pseudópodes. 
c) Ciclose. 
d) Contração celular. 
 
QUESTÃO Nº 6 (UFAC / AC [Mod.]): No citoplasma das células eucariontes existe uma complexa 
rede de filamentos proteicos, que constituem o seu citoesqueleto, o qual, dentre outras funções, é 
responsável pela modificação do formato da célula. Nesse cenário, marque a alternativa que possui um 
elemento do citoesqueleto: 
a) Canalículo. 
b) Microtúbulo. 
c) Citosol. 
d) Citogel. 
 
QUESTÃO Nº 7 (FEI / SP [Mod.]): As funções de síntese proteica, síntese de lipídios, digestão 
intracelular, respiração celular e formação do fuso acromático são realizadas, RESPECTIVAMENTE, pelas 
seguintes estruturas: 
a) Ribossomos, retículo endoplasmático não granuloso, mitocôndrias, lisossomos e centríolos. 
b) Ribossomos, retículo endoplasmático não granuloso, lisossomos, mitocôndrias e centríolos. 
c) Ribossomos, lisossomos, retículo endoplasmático não granuloso, mitocôndrias e centríolos. 
d) Retículo endoplasmático não granuloso, mitocôndrias, lisossomos, centríolos e ribossomos. 
 
QUESTÃO Nº 8 (UEL / PR [Mod.]): Considere o texto a seguir: “As células caliciformes do intestino 
secretam muco que é constituído, fundamentalmente, por glicoproteínas. A parte proteica do muco é 
sintetizada .......(I)....... e a polissacarídica, ........(II)........” 
Para completar o texto CORRETAMENTE, I e II devem ser substituídos, RESPECTIVAMENTE, por: 
a) Nos ribossomos e nas mitocôndrias. 
b) Nas mitocôndrias e no complexo de Golgi. 
c) No complexo de Golgi e nas mitocôndrias. 
d) No retículo endoplasmático rugoso e no complexo de Golgi. 
 
QUESTÃO Nº 9: Assinale a alternativa CORRETA sobre as afirmações abaixo: 
I. Os lisossomos são pequenas vesículas repletas de enzimas digestórias que se destacam do 
complexo de Golgi e juntam-se aos vacúolos digestórios. 
II. O retículo endoplasmático liso (agranular) é responsável, juntamente com os ribossomos, pela 
síntese de proteínas. 
III. Pequenos conjuntos de complexo de Golgi constituem os dictiossomos. 
a) As afirmativas I e II estão corretas. 
b) Apenas a afirmativa I está correta. 
c) Apenas a afirmativa III está correta. 
d) Todas as afirmativas estão corretas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 3 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 10: Catalase é uma enzima que está presente em nosso organismo e é capaz de 
desdobrar a água oxigenada em água comum e oxigênio, de acordo com a reação: 
 
2 H2O2 
𝒄𝒂𝒕𝒂𝒍𝒂𝒔𝒆
ሱ⎯⎯⎯⎯ሮ H2O + 𝟏 𝟐ൗ O2
↑ 
 
A água oxigenada é usada em curativos como antisséptico. Considerando a reação anterior e o seu 
uso, podemos afirmar que a água oxigenada é um: 
a) Catalisador e age contra bactérias anaeróbicas. 
b) Produto que age contra bactérias aeróbicas. 
c) Substrato que age diretamente como cicatrizante. 
d) Substrato que age contra bactérias anaeróbicas. 
 
QUESTÃO Nº 11: Correlacione as colunas abaixo: 
 
(1) Complexo Golgiense ( ) Vesículas ricas em enzimas digestivas. 
(2) Peroxissomos ( ) Formado por pilhas de sacos achatados, sem ribossomos. 
(3) Lisossomos ( ) Facilita o transporte de substâncias dentro da célula. 
(4) Retículo Endoplasmático ( ) Grandes vesículas encontradas em células vegetais. 
(5) Vacúolos ( ) Pequenas vesículas encontradas em células animais e vegetais. 
 
A sequência CORRETA é, DE CIMA PARA BAIXO: 
a) 1, 3, 4, 5, 2. 
b) 1, 3, 5, 2, 4. 
c) 5, 3, 1, 4, 2. 
d) 3, 1, 4, 5, 2. 
 
QUESTÃO Nº 12 (MACK / SP [Mod.]): O dinitrofenol (DNP) é uma substância que interfere na 
produção de ATP. Se uma célula receber uma dose dessa substância, o processo de_______ será 
prejudicado e consequentemente essa célula não poderá_______. 
Assinale a alternativa que preenche CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas da frase anterior: 
a) Fotossíntese; se reproduzir. 
b) Respiração celular; gerar impulsos nervosos. 
c) Respiração celular; realizar osmose. 
d) Fotossíntese; realizar difusão. 
 
QUESTÃO Nº 13 (UNESP / SP [Mod.]): Nos túbulos do néfron há intenso transporte ativo. Portanto, 
as células das paredes desses túbulos são ricas em: 
a) Mitocôndrias. 
b) Lisossomos. 
c) Ribossomos. 
d) Retículo endoplasmático. 
 
QUESTÃO Nº 14: Analise a alternativa INCORRETA em relação aos componentes do citoplasma: 
a) Os lisossomos digerem somente substâncias que foram captadas pela célula por endocitose. 
b) Os microtúbulos, constituídos pela proteína tubulina, fornecem suporte estrutural, mantendo a forma 
da célula e a disposição interna das organelas. 
c) Os centríolos, ausentes em gimnospermas e angiospermas, são constituídos por uma estrutura 
cilíndrica, formada por nove grupos de três microtúbulos proteicos. 
d) O retículo endoplasmático é a fábrica de membranas da célula; ele produz a maior parte dos lipídios 
celulares e muitas das proteínas. 
 
QUESTÃO Nº 15 (FEI / SP [Mod.]): As enzimas contidas nos lisossomos são sintetizadas pela célula 
a partir do: 
a) Complexo de Golgi. 
b) R.E.L. 
c) R.E.R. 
d) Mitocôndria. 
 
 
 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 4 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 16 (UEFS / BA [Mod.]): 
 
As plantas descendem de ancestraisque selecionaram uns aos outros, sem se digerir 
completamente. Células aquáticas ancestrais, com um voraz apetite, engoliram micróbios fotossintéticos 
verdes chamados cianobactérias. Algumas resistiram à digestão e sobreviveram dentro das células 
maiores, e continuaram a realizar fotossíntese. Com a integração, a comida verde crescia como parte de 
um novo ser. A bactéria de fora era agora uma parte independente dentro da célula. A partir de uma 
cianobactéria e um voraz nadador transparente, evolui um novo indivíduo, a alga. A partir das células 
verdes (protoctistas), vieram as células das plantas. 
MARGULIS, L. 1997, p. 90-91. 
 
Em relação aos eventos endossimbióticos que favoreceram a evolução estrutural e metabólica dos 
sistemas vivos, pode-se afirmar: 
a) O estabelecimento da pluricelularidade nos eucariontes foi dependente das relações de 
endossimbiose que originaram os cloroplastos. 
b) A fagocitose realizada por células ancestrais permitiu digerir a parede celular de antigas 
cianobactérias, originando as mitocôndrias atuais. 
c) A capacidade fotossintética presente no padrão eucarionte se estabeleceu a partir do evento 
simbiótico entre células aeróbias ancestrais e as cianobactérias. 
d) A relação de dependência parasitária entre as cianobactérias e plantas ancestrais condicionou o 
estabelecimento dos cloroplastos e o padrão fotossintetizante. 
e) As algas evoluíram a partir de bactérias fotossintetizantes que utilizavam o H2S como doador de 
hidrogênio. 
 
QUESTÃO Nº 17 (PUCCamp / SP [Mod.]): Observe a figura a seguir: 
 
A organela citoplasmática envolvida no processo nela esquematizado é denominada: 
a) Ribossomo. 
b) Lisossomo. 
c) Centríolo. 
d) Mitocôndria. 
 
QUESTÃO Nº 18 (FATEC / SP [Mod.]): “A silicose é uma doença muito comum em trabalhadores 
que lidam com amianto. Um dos componentes do amianto é a sílica, uma substância inorgânica que forma 
minúsculos cristais que podem se acumular nos pulmões. As células dos alvéolos pulmonares afetadas por 
estes cristais acabam sofrendo autólise”. 
Essa doença está relacionada com organoides citoplasmáticos denominados: 
a) Plastos. 
b) Lisossomos. 
c) Dictiossomos. 
d) Mitocôndrias. 
 
QUESTÃO Nº 19: O Complexo de Golgi observado no citoplasma de células animais e vegetais tem 
por finalidade: 
a) A digestão do alimento ingerido. 
b) A produção de energia. 
c) O transporte de substâncias. 
d) O armazenamento e secreção de substâncias. 
 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 5 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 20 (UNIRIO / RJ [Mod.]): Uma das hipóteses mais amplamente aceitas na Biologia 
considera que mitocôndrias e cloroplastos se originaram de uma relação mutualística entre procariontes e 
eucariontes primitivos. Qual das seguintes observações constituiria evidência CORRETA para apoiar essa 
hipótese? 
a) As mitocôndrias são responsáveis pela respiração, e os cloroplastos, pela fotossíntese. 
b) Mitocôndrias e cloroplastos apresentam lisossomos, que são responsáveis pela síntese proteica. 
c) Tanto as mitocôndrias quanto os cloroplastos apresentam DNA circular, distinto do DNA do núcleo. 
d) Cloroplastos e mitocôndrias são organelas membranosas presentes no citoplasma da célula. 
 
QUESTÃO Nº 21 (UFPE / PE [Mod.]): Sobre as funções das estruturas e das organelas, associe as 
colunas: 
 
1. Flagelos ( ) Movimento de células. 
2. Lisossomos ( ) Realizam a fotossíntese. 
3. Cloroplastos ( ) Respiração celular. 
4. Mitocôndrias ( ) Digestão intracelular. 
 
A sequência CORRETA é, DE CIMA PARA BAIXO: 
a) 1, 3, 4 e 2. 
b) 1, 4, 3 e 2. 
c) 3, 2, 4 e 1. 
d) 1, 3, 2 e 4. 
 
QUESTÃO Nº 22: Sobre as organelas celulares, podemos afirmar que: 
I. O retículo endoplasmático está relacionado com a produção de proteínas e lipídios. 
II. Os lisossomos são bolsas cheias de dímeros de reserva. 
III. No ribossomo, organela formada por duas subunidades de tamanhos diferentes, ocorre a síntese 
dos lipídios. 
IV. No aparelho de Golgi das células acinosas do pâncreas, formam-se os precursores dos hormônios 
pancreáticos. 
V. Na mitocôndria ocorre o ciclo de Krebs. 
a) V – F – F – F – V. 
b) F – V – V – V – F. 
c) V – V – F – F – V. 
d) F – F – F – V – V. 
 
QUESTÃO Nº 23 (UFMG / MG [Mod.]): A doença de Tay-Sachs é hereditária e provoca 
retardamento mental grave e morte do paciente na infância. Essa doença é devida à incapacidade das 
células de digerir uma substância cujo acúmulo é responsável pelas lesões no sistema nervoso central. 
Com base nessas informações, pode-se afirmar que a organela celular cuja função está alterada 
nessa doença é: 
a) A mitocôndria. 
b) O complexo de Golgi. 
c) O lisossomo. 
d) O retículo endoplasmático rugoso. 
 
QUESTÃO Nº 24 (FUVEST / SP [Mod.]): A hipótese de que os cloroplastos e as mitocôndrias tenham 
surgido através de uma associação simbiótica de um eucarioto primitivo com, respectivamente, bactérias 
fotossintetizantes e bactérias aeróbicas, é reforçada pelo fato daquelas organelas celulares: 
a) Apresentarem DNA próprio. 
b) Estarem envolvidas, respectivamente, na produção e consumo de oxigênio. 
c) Apresentarem tilacoides e cristas como as bactérias. 
d) Serem encontradas tanto em organismos superiores como inferiores. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 6 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 25 (FACISB / SP [Mod.]): O esquema representa uma célula eucarionte animal: 
 
Supondo tratar-se de uma célula produtora de secreção lipídica e proteica, as organelas 
citoplasmáticas envolvidas diretamente na síntese desse muco estão indicadas, na figura, pelos números: 
a) II, V, VI e IX. 
b) II, III, IV e IX. 
c) I, III, V e VII. 
d) III, VI, VII e VIII. 
 
QUESTÃO Nº 26 (ENEM / MEC [Mod.]): Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as 
mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como 
os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais 
complexas. 
Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a: 
a) Capacidade de produzir moléculas de ATP. 
b) Presença de parede celular semelhante à de procariontes. 
c) Presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma. 
d) Capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano. 
 
QUESTÃO Nº 27 (UFJF / MG [Mod.]): 
 
O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2016 foi para uma área bastante fundamental das 
Ciências Biológicas. O japonês Yoshinori Ohsumi foi escolhido pela sua pesquisa sobre como a autofagia 
realmente funciona. Trata-se de uma função ligada ao reaproveitamento do “lixo celular” e também ligada 
a doenças. 
Fonte: texto modificado a partir de http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/10/1819288-japones-vence-nobel-de-
medicina-por-pesquisa-sobre-aautofagia.shtml de 03/10/2016. Acesso em 16/10/2016. 
 
Tanto no processo de autofagia, quanto na heterofagia, os ____________________ atuam 
realizando a digestão intracelular. De acordo com o tipo de célula, após o processo de digestão, forma-se 
o _____________________, que pode ser eliminado por ______________________ ou ficar retido 
indefinidamente no citoplasma da célula. 
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA que completa os espaços tracejados: 
a) Fagossomos, peroxissomo, pinocitose. 
b) Lisossomos, corpo residual, clasmocitose. 
c) Ribossomos, vacúolo digestivo, fagocitose. 
d) Glioxissomos, lisossomo, clasmocitose. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 7 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 28 (UNEP / BA [Mod.]): No geral, a morfologia e a quantidade de determinadas 
organelas podem revelara atividade de uma célula. A coluna 1 contém características de algumas células, 
enquanto a coluna 2 contém uma função celular. Assinale a alternativa que contém a associação 
CORRETA entre as duas colunas: 
 
COLUNA 1 COLUNA 2 
I. Citoesqueleto bem desenvolvido A. Secreção celular 
II. Presença de microvilosidades B. Absorção aumentada 
III. Complexo de Golgi bem desenvolvido C. Movimentos celulares 
IV. Retículo endoplasmático liso bem desenvolvido D. Desintoxicação alcoólica 
 
a) IA; IIB; IIIC; IVD. 
b) IB; IIA; IIID; IVC. 
c) IC; IIB; IIIA; IVD. 
d) IC; IID; IIIB; IVA. 
 
QUESTÃO Nº 29 (UFJF / MG [Mod.]): Em teoria, a infertilidade masculina pode ser causada pela 
ausência de corpúsculo basal (centríolo que migra para a periferia da célula) no espermatozoide. Por que 
a ausência de corpúsculo basal causaria infertilidade? 
a) Não se formaria o flagelo do espermatozoide e, consequentemente, ele não teria movimento. 
b) Não haveria a produção adequada de mitocôndrias faltando energia para o processo de fecundação. 
c) Haveria uma redução drástica no número de espermatozoides devido ao aumento da concentração 
de radicais livres. 
d) Haveria a modificação de proteínas da membrana plasmática dos espermatozoides, o que dificultaria 
o reconhecimento dos ovócitos (óvulos). 
 
QUESTÃO Nº 30 (UFPI / PI [Mod.]): As mitocôndrias são organelas em forma de bastonetes 
arredondados, e a quantidade desta organela na célula, varia conforme o tamanho e o grau de atividade 
desta célula, podendo haver desde algumas dezenas até centenas delas. Sobre a mitocôndria é CORRETO 
afirmar que: 
a) Apresenta duas membranas: uma externa lisa e outra interna; esta se apresenta dobrada em forma 
de pregas denominadas de matriz mitocondrial. 
b) Apresenta, em sua membrana externa, diversas enzimas e muitas outras substâncias responsáveis 
pela respiração celular. 
c) Apresenta DNA, o que indica que são capazes de autoduplicar e transferir às mitocôndrias 
resultantes seu material genético. 
d) Não apresenta material genético, mas possui uma boa quantidade de ribossomos, o que indica que 
são capazes de produzir suas próprias proteínas. 
 
QUESTÃO Nº 31 (UNEMAT / MT [Mod.]): Quando ingerimos substâncias tóxicas as células do 
fígado (hepatócitos), realizam a metabolização dessas substâncias, para evitar danos ao organismo. Qual 
organela é responsável por essa função? 
a) Retículo endoplasmático liso. 
b) Lisossomo. 
c) Dictiossomo. 
d) Vacúolo digestivo. 
e) Glioxissomo. 
 
QUESTÃO Nº 32 (UFRN / RN): Quando uma amostra de carne é colocada dentro de um recipiente 
esterilizado, mesmo que não seja possível a existência de microrganismos decompositores, ainda assim a 
amostra sofre decomposição. Tal processo é decorrente da atuação de substâncias que, normalmente 
encontradas na célula, estão armazenadas no interior do: 
a) Lisossomo. 
b) Ribossomo. 
c) Retículo endoplasmático. 
d) Complexo golgiense. 
 
 
 
 
 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 8 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 33 (UEPB / PB [Mod.]): Observe a figura abaixo que esquematiza uma célula: 
 
Assinale a alternativa que estabeleça de forma CORRETA o nome e a função da organela 
representada no esquema acima: 
a) Em 2 está representado o retículo endoplasmático não-granuloso, responsável pela síntese de 
proteínas. 
b) Em 5 está representado o complexo golgiense, responsável pelo acúmulo e eliminação de 
secreções. 
c) Em 3 está representado o lisossomo, local onde ocorre armazenamento de substâncias. 
d) Em 4 está representado o vacúolo, responsável pela digestão intracelular. 
 
QUESTÃO Nº 34 (IFSP / SP [Mod.]): A formação de uma célula eucariótica tem uma teoria que 
aposta na relação simbiótica entre células de estrutura bacteriana com alta capacidade oxidativa com 
grandes células armazenadoras de substratos ricos em energia. As estruturas com capacidade oxidativa 
são representadas pelos: 
a) Golgiossomos. 
b) Lisossomos. 
c) Ribossomos. 
d) Mitocôndrias. 
 
QUESTÃO Nº 35 (UFES / ES [Mod.]): 
 
Com base na figura acima, é CORRETO afirmar que: 
a) A estrutura 1 é responsável pela síntese de esteroides, colesterol, triglicérides e armazena 
glicogênio, além de possuir atividade de desintoxicação. 
b) As enzimas necessárias ao metabolismo de lipídios e de açúcares estão associadas à membrana 
da estrutura 2 ou estão em seu lume. 
c) No processo de endocitose, a estrutura 2 é responsável pela síntese das hidroxilases lisossômicas 
e das proteínas de membrana do lisossomo. 
d) O Golgi é responsável pelo transporte e pela digestão de partículas e de grandes moléculas, que 
são captadas pela célula por meio de uma variedade de processos. 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 9 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 36 (CESGRANRIO / RJ [Mod.]): A capacidade de coagulação do sangue é muito 
reduzida nos portadores de hemofilia. Para os hemofílicos, um pequeno ferimento pode representar um 
grande risco. A proteína sanguínea que atua no processo de coagulação é o(a): 
a) Fibrinogênio. 
b) Pepsinogênio. 
c) Heparina. 
d) Hemoglobina. 
 
QUESTÃO Nº 37 (CESGRANRIO / RJ [Mod.]): As células de defesa do corpo exercem o seu papel 
através da fagocitose e da produção de anticorpos. Como exemplo dessas células, podemos citar, 
RESPECTIVAMENTE: 
a) Linfócitos e neutrófilos. 
b) Eritrócitos e leucócitos. 
c) Leucócitos e macrófagos. 
d) Macrófagos e linfócitos. 
 
QUESTÃO Nº 38 (CESGRANRIO / RJ [Mod.]): O coágulo sanguíneo se forma na superfície do 
corpo e seca em contato com o ar, formado o que popularmente conhecemos como “casca de ferida”. O 
esquema a seguir representa a formação do coágulo: 
 
As substâncias I e II correspondem, RESPECTIVAMENTE, a: 
a) Vitamina K e fibrinogênio. 
b) Protrombina e fibrinogênio. 
c) Protrombina e plaquetas. 
d) Fibrinogênio e protrombina. 
 
QUESTÃO Nº 39 (UFMG / MG [Mod.]): Este quadro refere-se ao número de células sanguíneas, 
expresso em células/mm3 de sangue, encontradas nos exames de sangue de um indivíduo normal e de um 
indivíduo doente: 
 
CÉLULAS SANGUÍNEAS INDIVÍDUO NORMAL INDIVÍDUO DOENTE 
HEMÁCIAS 4.500.000 4.800.000 
PLAQUETAS 250.000 100.000 
LE
U
C
Ó
C
IT
O
S 
Totais 8.000 15.000 
Neutrófilos (%) 4.800 (60%) 12.000 (80%) 
Basófilos (%) 80 (1%) 150 (1%) 
Eosinófilos (%) 240 (3%) 1.050 (7%) 
Linfócitos (%) 2.400 (29%) 1.500 (10%) 
Monócitos (%) 560 (7%) 300 (2%) 
 
Entre as possíveis alterações apresentadas pelo indivíduo doente, NÃO SE INCLUI: 
a) Alergia. 
b) Anemia. 
c) Distúrbio da coagulação. 
d) Infecção. 
 
 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 10 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 40: A substância que impede a coagulação do sangue humano nos vasos sanguíneos 
é: 
a) A trombina. 
b) A heparina. 
c) A vitamina K. 
d) O cálcio. 
 
QUESTÃO Nº 41: É constituído por células uninucleadas que possuem núcleos centrais. Em seu 
citoplasma encontramos miofibrilas, formando discos claros e escuros. Para formar o tecido, essas células 
se colocam em continuidade umas com as outras, sendo que a adesão entre elas, feita pelos discos 
intercalares, apresenta contrações rápidas e involuntárias. 
Essa é a descrição do tecido: 
a) Conjuntivo. 
b) Muscular estriado cardíaco. 
c) Muscular liso. 
d) Muscular estriado esquelético. 
 
QUESTÃO Nº 42 (PUCCamp / SP [Mod.]): As afirmações a seguir referem-se ao tecido muscular: 
I. Encontra-se em órgãos viscerais e nas paredes dos vasos sanguíneos. 
II. Constitui a maior parte da musculatura dos vertebrados. 
III. Apresenta miofilamentos de actina e de miosina. 
IV. Possui numerosas estrias transversais. 
V. Contrai-se sempre involuntariamente. 
Assinale a alternativa que classificaCORRETAMENTE cada tipo de tecido muscular quanto a essas 
características: 
a) Estriado: I – IV. 
Cardíaco: I – III. 
Liso: II – V. 
b) Estriado: I – IV. 
Cardíaco: I – III – V. 
Liso: II – III – V. 
c) Estriado: I – III – IV. 
Cardíaco: III – IV. 
Liso: II – IV – V. 
d) Estriado: II – III – IV. 
Cardíaco: III – IV – V. 
Liso: I – III – V. 
 
QUESTÃO Nº 43 (UEL / PR [Mod.]): Considere os tipos de fibras musculares e as ações a seguir: 
I. Cardíaca. 
II. Estriada. 
III. Lisa. 
a) Contração involuntária e lenta. 
b) Contração voluntária, em geral vigorosa. 
c) Contração involuntária e rápida. 
Assinale a alternativa que associa CORRETAMENTE os tipos de fibras musculares com sua 
respectiva ação: 
a) Ia, IIc, IIIb. 
b) Ib, IIc, IIIa. 
c) Ic, IIa, IIIb. 
d) Ic, IIb, IIIa. 
 
QUESTÃO Nº 44 (UFRGS / RS [Mod.]): Os músculos envolvidos no deslocamento do corpo e nos 
movimentos do sistema digestivo são, RESPECTIVAMENTE, dos tipos: 
a) Estriado e liso. 
b) Esquelético e estriado. 
c) Liso e estriado. 
d) Liso e esquelético. 
 
 
 
 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 11 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 45 (MACK / SP [Mod.]): As afirmações a seguir, referem-se aos três tipos de tecido 
muscular humano: 
I. Todos apresentam as miofibrilas, que são estruturas proteicas com capacidade de contração. 
II. Como consequência da contratilidade, esses tecidos apresentam células com grande quantidade de 
mitocôndrias. 
III. Actina e miosina são as proteínas responsáveis pela contração desses tecidos, num processo que 
necessita da presença de íons cálcio e magnésio. 
Assinale: 
a) Se todas estiverem corretas. 
b) Se apenas I e II estiverem corretas. 
c) Se apenas I e III estiverem corretas. 
d) Se apenas II e III estiverem corretas. 
 
QUESTÃO Nº 46 (FATEC / SP [Mod.]): O gráfico a seguir mostra a variação do potencial da 
membrana do neurônio quando estimulado: 
 
O potencial de ação para. um determinado neurônio: 
a) Varia de acordo com a intensidade do estímulo, isto é, para intensidades pequenas temos potenciais 
pequenos e para maiores, potenciais maiores. 
b) Varia de acordo com a “lei do tudo ou nada”. 
c) Aumenta ou diminui na razão inversa da intensidade do estímulo. 
d) É sempre o mesmo, qualquer que seja o estímulo, porque o neurônio obedece à “lei do tudo ou 
nada”. 
 
QUESTÃO Nº 47 (CESGRANRIO / RJ [Mod.]): A observação do desenho a seguir nos permite 
concluir que, na passagem do impulso nervoso pelas sinapses, ocorre: 
 
a) A liberação de mediadores químicos ou de neurormônios. 
b) O contato direto do axônio de uma célula com os dendritos de outra célula. 
c) A troca de cargas elétricas ao nível das sinapses. 
d) O envolvimento da bainha de mielina, que atua como um isolante elétrico. 
 
QUESTÃO Nº 48 (PUC / MG [Mod.]): A sinapse é: 
a) Um tipo de fibra muscular envolvida no processo de contração cardíaca. 
b) Um tipo de reprodução sexuada, que envolve a formação de gametas, realizada por protozoários 
ciliados. 
c) Uma região de contato entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras 
células. 
d) Um fenômeno que explica o fluxo de seiva bruta em espermatófitas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 12 DE 13 
 
QUESTÃO Nº 49 (UFMG / MG): O filme “O Óleo De Lorenzo” conta a história de um menino afetado 
por uma doença chamada adrenoleucodistrofia, que leva a deficiências auditivas, visuais e motoras. Essas 
deficiências devem-se à destruição da bainha de mielina das células nervosas. 
Analise a figura a seguir, referente a uma célula nervosa na qual alguns componentes foram 
numerados de 1 a 4: 
 
Assinale a alternativa que contém o número correspondente à bainha de mielina: 
a) 1. 
b) 2. 
c) 3. 
d) 4. 
 
QUESTÃO Nº 50 (UNIRIO / RJ [Mod.]): Estão numeradas de I a III, no esquema a seguir as partes 
fundamentais do neurônio, que são, RESPECTIVAMENTE: 
 
a) I: axônio; II: dendritos; III: corpo celular. 
b) I: axônio; II: corpo celular; III: dendritos. 
c) I: dendritos; II: axônio; III: corpo celular. 
d) I: corpo celular; II: axônio; III: dendritos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COLÉGIO PEDRO II AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR DA 3ª CERTIFICAÇÃO DE BIOLOGIA PÁGINA 13 DE 13 
 
FOLHA DE RESPOSTAS 
 
Nome: _____________________________________________________ Nº _________ Turma _______ 
 
 (a) (b) (c) (d) 
1 
2 
3 
4 
5 
6 
7 
8 
9 
10 
11 
12 
13 
14 
15 
16 
17 
18 
19 
20 
21 
22 
23 
24 
25 
 
 (a) (b) (c) (d) 
26 
27 
28 
29 
30 
31 
32 
33 
34 
35 
36 
37 
38 
39 
40 
41 
42 
43 
44 
45 
46 
47 
48 
49 
50

Mais conteúdos dessa disciplina