Buscar

Questões sobre Políticas Públicas e Estado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O poder instituído ao Estado para formação das políticas públicas está fortemente vinculado a algum tipo de controle, submissão. Essa forma de dominação está relacionada a determinados motivos e estes podem estar associados a diferentes classificações, embora compartilhando de um mesmo fim ou propósito. Sobre esse fim ou proposito em comum, que também define essa dominação, analise as sentenças a seguir:
I- É a possibilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, ou seja, uma relação de mando eficiente entre cidadãos.
II- É um controle tradicional, no qual as ordens são cumpridas porque aquele que as determina é inquestionavelmente a pessoa certa, dadas as qualificações exigidas.
III- É o controle burocrático, ou seja, a possibilidade de encontrar obediência entre inúmeros dominantes e poucos submetidos.
IV- É a possibilidade de encontrar pouca obediência a uma ordem de determinado conteúdo, ou seja, uma relação de mando eficiente entre cidadãos dominantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	2.
	O Estado nasceu numa época em que a força humana e a violência se sobressaíam na defesa dos interesses dos indivíduos. Em razão disso, constituiu-se o Estado Moderno, bem como a sociedade civil. Dessa forma, qual é a característica que identifica a sociedade civil?
	 a)
	Na sociedade civil, os interesses são únicos e exclusivos do Estado.
	 b)
	A população é organizada de forma individual, sem regras e leis.
	 c)
	O Estado passa a ser constituído por regras que os indivíduos devem seguir de forma organizada.
	 d)
	Os interesses são da população, e o Estado tem a obrigação de realizar.
	3.
	No Estado moderno, o poder é legitimado diante da necessidade de representação social, através da soberania. A divindade não mais origina e controla o poder, mas, sim, o povo. Dessa nova conformação, surgem novas peças, componentes, instituições e formas de representatividade política. Pode-se aferir a essa situação a despatrimonialização do poder. Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Incorre na reorganização no plano militar. Na prática, na formação de um sistema de defesa, legitimado pela defesa dos interesses públicos, custeado por rendas privadas.
	 b)
	Equivale a uma situação em que a separação de esferas, pública e privada, se dá apenas no âmbito jurídico, não no administrativo, com a constituição de uma burocracia racional.
	 c)
	Revela a centralização de todos os recursos em um único plano financeiro, isto é, a junção das rendas dos governantes e funcionários como os patrimônios estatais.
	 d)
	Corresponde a um processo que separa o direito público do direito privado, e conduz a formação de uma burocracia racional e da reconfiguração dos recursos públicos e dos recursos privados (governantes).
	4.
	Na medida em que a gestão das políticas públicas vai se profissionalizando, a preocupação não só com seus resultados e seu alcance, mas com sua avaliação, se torna uma preocupação crescente. O levantamento dessa informação permite identificar pontos a serem implementados, abandonados ou enfatizados, através de seus impactos no bem-estar generalizado. Sobre os critérios e as formas de avaliações existentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Levantamentos sobre informações dos diversos assuntos relacionados, formas de alocação dos recursos para a realização das políticas e o alcance de sua legitimação, representariam focos de analise avaliativa.
(    ) Os critérios seriam a avaliação de eficiência dos instrumentos, a avaliação de eficácia entre objetivos e resultados e a avaliação da efetividade dos impactos na qualidade de vida das comunidades.
(    ) O levantamento da sustentabilidade das ações, mesmo após a realização governamental efetiva, seriam critérios de planejamento, mas não de avaliação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - F.
	5.
	As políticas públicas são ações, programas e projetos executados em nível de governo. Desde a percepção de um problema até a implementação de uma política pública, esta passa por várias fases que compõem um ciclo. Este ciclo é formado por várias etapas, que seguem, respectivamente, uma ordem. Sobre este ciclo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Planejamento, definição dos objetivos, formulação de alternativas e solução.
	 b)
	Identificação do problema, formação da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação e avaliação.
	 c)
	Participação popular, planejamento, controle e gerenciamento.
	 d)
	Avaliação, planejamento, implementação, solução e extinção.
	6.
	As políticas públicas passam por ciclos que se iniciam com a identificação de um problema, a formação de uma agenda, a tomada de decisão, a implementação, a avaliação e a extinção. Assim, as políticas são idealizadas, tomam corpo, desenvolvem-se e são colocadas em prática até chegarem ao seu fim, neste caso, sendo extintas. Sobre a extinção de uma política pública, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O problema público, mesmo que não resolvido, perdeu sua importância, saindo das agendas formais e políticas.
	 b)
	Uma vez implantada e executada, a política pública não pode ser extinta.
	 c)
	As políticas públicas somente podem ser extintas por meio de uma legislação específica.
	 d)
	As políticas públicas podem ser extintas somente quando ocorre a mudança de governos.
	7.
	Tanto na área privada como na pública, é necessário ter sistemas de controle. Assim, na operação administrativa pública, o controle busca resultados para que o gestor público tenha conhecimento geral para tomada de decisões, podendo medir, analisar e avaliar o desempenho e possíveis erros da gestão, promovendo, desta forma, se forem necessárias, ações corretivas. Considerando os objetivos dos controles da gestão pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Sendo uma medida corretiva e regulatória, o controle visa a medir resultados, considerando uma perspectiva de análise de possíveis desvios com seus respectivos relatórios. 
(    ) Desde uma ótica de visão bem mais específica, o controle visa a gerar apoio moral à gestão, pois, no setor público, existe muita despesa desnecessária. 
(    ) Quando aplicar o controle no setor público, este busca um apoio político da sociedade, objetivando a influência do povo sob as instituições públicas. 
(    ) No fundamento público, a gestão do controle procura um melhor resultado que converge com o interesse da sociedade, com o intuito de dar maior transparência na aplicação dos recursos públicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	A Constituição Federal de 1988 expressa as competências da União com relação às políticas públicas, como as questões de temas internacionais, envolvendo atividades nucleares, políticas ambientais e de desenvolvimento nacional, entre outras. Além dessas, quais atividades são inerentes às competências da União?
	 a)
	Estabelecer legislações e normas de interesse geral e local, com o objetivo de governar a União, os estados e os municípios, analisando posteriormente os custos dos serviços públicos.
	 b)
	Instituir regras de governo para os estados e municípios, arrecadar os tributos estaduais e municipais e validar os custos dos serviços prestados pelos municípios.
	 c)
	Estabelecer legislações e normas gerais, efetivar a distribuição dos tributos arrecadados e analisar os custos dos serviços públicos prestados pelos estados e municípios.
	 d)
Arrecadar e repassar integralmente aos municípios os tributos arrecadados, posteriormente fiscalizando a utilização desses recursos nas demandas da sociedade.
	9.
	A educação brasileira teve um fato importante com o estabelecimento da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica) que, com a Constituição Federal, formam as principais balizas legais da educação brasileira. É na LDB que estão previstos os três sistemas de ensino: federal, estadual e municipal. No que tange à LDB e suas premissas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dentro dos três sistemas de ensino (federal, estadual e municipal), podemos classificar os públicos e privados (particulares, comunitários, filantrópicos).
(    ) Compete aos municípios priorizar a Educação Infantil (creches e pré-escolas) e o Ensino Fundamental em parceria com o Estado, buscando erradicar o analfabetismo.
(    ) O Ensino Federal compreende as instituições de ensino mantidas pela União, as instituições de Ensino Superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação.
(    ) A LDB determina em três níveis a educação escolar: educação básica, educação fundamental e médio e Ensino Superior.    
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	O movimento social reorganizou-se na última Constituinte, com intensa luta travada pela afirmação dos direitos sociais. Em 1988, nova ordem jurídica, assentada na Constituição, define o Brasil um Estado Democrático de Direito, proclama a saúde como direito de todos e dever do estado, estabelecendo canais e mecanismos de controle e participação social para efetivar os princípios constitucionais que garantem o direito individual e social. Determinado pela Constituição Federal de 1988, a questão da saúde pública é dever do Estado, sendo operacionalizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Com relação às atribuições do município para o gerenciamento do Sistema Único de Saúde, analise as sentenças a seguir: 
I- Executar serviços de vigilância epidemiológica.
II- Administrar e executar os serviços públicos de saúde. 
III- Elaborar consórcios administrativos intermunicipais.
IV- A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o sistema de saúde não é estatizado, ou seja, deverá ser assegurado pela iniciativa privada, sem a participação da administração municipal. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2015) Responsabilidade Socioambiental está ligada a ações que respeitem o meio ambiente e as políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade. Todos são responsáveis pela preservação ambiental: governos, empresas e cada cidadão. O Ministério do Meio Ambiente desenvolve políticas públicas que visam promover a produção e o consumo sustentáveis. Produção sustentável é a incorporação, ao longo de todo ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais. Considerando esse texto, avalie as asserções a seguir:
I- Os órgãos e agentes da Administração devem pautar-se pela responsabilidade socioambiental, ou seja, pelo compromisso de valorizar e garantir a integração das dimensões social e ambiental em suas políticas.
PORQUE
II- O desenvolvimento no presente não pode comprometer o desenvolvimento social e ambiental das gerações futuras.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.mma.gov. Acesso em: 8 jul. 2015.
	 a)
	As asserções I  e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	12.
	(ENADE, 2015) A literatura especializada costuma apresentar o processo de Políticas Públicas como um ciclo, conforme apresentado a seguir: 
1- Definição de agenda - percepção e definição das questões públicas.  
2- Formulação - diagnóstico e desenho de possíveis soluções. 
3- Implementação - produção de bens e oferta de serviços. 
4- Avaliação - análise e resultados e impactos (decisão sobre continuidade). 
Problemas e demandas sociais. 
Considerando o papel do gestor público e os aspectos relacionados a Políticas Públicas, avalie as afirmações a seguir:
I- A formação da agenda governamental é influenciada pelas características próprias das instituições do Poder Legislativo, responsáveis pela elaboração das políticas públicas.
II- Em um Estado democrático de direito, compete ao governo, aos diversos grupos de interesse e à sociedade como um todo a responsabilidade pelo desenho das Políticas Públicas, processo no qual cada responsável terá maior ou menor influência, conforme as coalizões políticas estabelecidas. 
III- Na fase da implementação de uma Política Pública, em razão das escolhas realizadas pelos participantes do processo político, podem-se constatar resultados ineficientes e aumento de desigualdades sociais, o que constitui um dos custos da intervenção governamental no processo de formulação de Políticas Públicas.
IV- A questão de como implementar Políticas Públicas capazes de promover a inclusão social com eficácia e eficiência em países como o Brasil é crucial para a gestão pública. Nesse sentido, devem ser buscadas práticas derivadas de modelos tanto gerenciais, que procuram isolar as decisões de fatores políticos, quanto participativos, que permitem integrar, nos processos de gestão, os segmentos sociais objeto das políticas. 
É correto o que se afirma em:
FONTE: BRASIL. Controladoria-Geral da União. Manual da metodologia para avaliação da execução de programas do governo. Brasília, 2015.
	 a)
	II e IV, apenas.
	 b)
	I e III, apenas.
	 c)
	II e III, apenas.
	 d)
	I e IV, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando