Buscar

Lista Materiais de Construção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOIGA DO AMAPÁ – IFAP
CURSO TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Docente:
Discente: 
Macapá – AP, ___ de outubro de 2019.
Atividade
20.10 Exercícios
1. Dar o conceito químico e usual dos metais.
A conceituação química de Metal é a substância simples, capaz de ser cationte em combinações. E entre estes estão os metais propriamente ditos, fortemente eletropositivos (dividem-se em alcalinos, e os alcalinos-terrosos), e os elementos indiferentes que são fracamente eletropositivos. Já a usual que são elementos de características próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade, etc.
2. Dar a definição de Liga.
Liga é a mistura, de aspecto metálico e homogêneo, de um ou mais metais entre si ou com outros elementos. Deve ter composição cristalina e comportamento com metal. Geralmente as ligas tem propriedades mecânicas e tecnológicas melhores que as dos metais puros.
3. Quais as propriedades importantes e ensaios de metais, para a construção civil?
Para a construção civil são importantes as seguintes propriedades: aparência; densidade; dilatação e condutividade térmica; condutibilidade elétrica; resistência a tração; resistência a compressão; resistência ao choque; dureza; fadiga; corrosão; material dúctil, material tenaz (tenacidade); tensão; deformação, fratura; modulo de elasticidade; tenacidade; flexibilidade; elasticidade; plasticidade; maleabilidade e etc.
4. Definir corrosão e dissertar sobre os tipos de corrosão em metais.
Corrosão pode ser definida como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação física, química ou eletroquímica do meio ambiente aliada ou não a esforços mecânicos. Sendo a corrosão, em geral, um processo espontâneo, está constantemente transformando os materiais metálicos de modo que a durabilidade e desempenho dos mesmos deixam de satisfazer os fins a que se destinam.
Existem três formas do meio agir sobre o material, degradando-o; classificadas em: eletroquímica, química e eletrolítica.
Corrosão Eletroquímica: consiste em um processo espontâneo, passível de ocorrer quando o metal ou liga está em contato com um eletrólito, onde ocorrem, simultaneamente, as reações anódicas (oxidação) e catódicas (redução), causando assim, como resultado final, a deterioração do metal. Tais eletrólitos podem ser: a água do mar, ar atmosférico com umidade, o solo entre outros. Podendo ocorrer de duas formas principais: 1 - Quando o metal está em contato com um eletrólito (solução condutora ou condutor iônico que envolve áreas anódicas e catódicas ao mesmo tempo), formando uma pilha de corrosão, exemplo a formação de ferrugem; 2 - Quando dois metais são ligados por um eletrólito, formando uma pilha galvânica.
Corrosão Química: acontece quando há ataque de um agente químico diretamente sobre o material. No mecanismo de corrosão química não se tem a transferência de cargas ou elétrons, não havendo a formação, portanto, de uma corrente elétrica, ocorrendo o ataque de um agente químico diretamente sobre o material. Este processo consiste na reação química entre o meio corrosivo e o material exposto à ele, resultando na formação de um produto de corrosão sobre a superfície do material. Esse mecanismo de corrosão, normalmente, ocorre em altas temperaturas, como em fornos, caldeiras e unidades de processo.
Corrosão Eletrolítica: É um processo eletroquímico que ocorre com a aplicação externa de uma corrente elétrica. Esse processo não é espontâneo, ao contrário dos outros tipos de corrosão mencionados acima. Quando não há isolamento ou aterramento, ou estes estão com alguma deficiência, formam-se correntes de fuga, e quando elas escapam para o solo formam-se pequenos furos nas instalações.
5. Quais os métodos usuais de proteção contra corrosão de metais?
Atualmente, diversas técnicas anticorrosivas têm sido utilizadas, como os revestimentos, a proteção catódica e anódica e o uso de inibidores de corrosão. A maioria das técnicas promove o isolamento do metal de agentes corrosivos, diminuindo assim a possibilidade de haver corrosão. O método a ser escolhido depende da natureza do material a ser protegido e do eletrólito (meio corrosivo). O custo e o tempo necessários para o emprego do método devem ser considerados.
6. Quais os metais usualmente utilizados para transmissão de energia elétrica?
O Alumínio de condutibilidade elétrica inferior à do cobre, porém mais indicado que este por ter densidade menor, é preferido na produção de cabos elétricos destinados à condução de altas tensões.
O Cobre é o melhor material condutor elétrico que qualquer outro metal não precioso e também mecanicamente resistente para a transmissão de energia, sendo muito dúctil e maleável. 
7. O que é anodização?
Anodização é um processo eletroquímico que visa formar uma camada de óxido na superfície de um metal. Esse filme formado estabiliza a superfície, impedindo que o material oxide ainda mais. A camada de óxido serve como um isolante elétrico e ainda pode ser utilizada para fins estéticos, ao ser pigmentada com cores.
8. Em que tipos de materiais de construção civil pode ser utilizado o alumínio?
É utilizado na construção civil, em fios e cabos elétricos, coberturas, revestimentos, esquadrias (portas, janelas, vitrôs), guarnições, arremates, etc.
9. O que é a solda de encanador?
É uma liga formada por Chumbo e Estanho, onde 2/3 de chumbo e 1/3 de estanho é fundindo à 240 °C, formando uma liga resistente quando colocado nessa proporção.
22.7
1. Dar o conceito de tintas.
As tintas são materiais geralmente líquidos ou em pó solúvel, constituído de veículo, pigmentos, solventes e aditivos.
2. Classificar os tipos de tinta com base na origem dos pigmentos.
Os pigmentos são partículas (pó) sólidas e insolúveis, que podem ser divididos em dois grandes grupos: ativos e inertes. Os pigmentos ativos conferem cor e poder de cobertura à tinta, enquanto os inertes (ou cargas) se encarregam de proporcionar lixabilidade, dureza, consistência e outras características. Podendo ser tintas Orgânicas e Inorgânicas.
De acordo com o pigmento podem classificar os tipos para revestimento: Tintas Imobiliárias/Arquitetônicas; Tintas para Automóveis e Veículos Automotores (tintas originais e para repinturas); Tintas Industriais, atualmente os produtos diferem tanto que escapam às limitações de qualquer classificação como ex: tinta fosca de base alquídica para interiores; tinta à óleo para acabamentos brilhantes; tinta à óleo fosca;-esmalte sintético para ferro; tinta mineral para cerâmicas; tintas vinílicas; tintas fenólicas; tintas emulsionáveis em água para exteriores e interiores e etc.
3. O que são tintas tixotrópicas?
Certos sistemas dispersos coloidais que tendem a gelificar podem ser reconvertidos à forma fluída por agitação mecânica. Deixado em repouso, o sistema novamente forma um gel. Essa quebra da estrutura do gel por agitação é chamada tixotropia. 
As tintas tixotrópicas tornam-se fluídas sob a pressão de um pincel e formam uma película menos sujeita a formar gotas ou manchas. 
Podem-se conferir propriedades tixotrópicas a uma tinta pela adição de resinas, sabões ou pela incorporação de pequenas quantidades de água.
4. Dar o conceito de tintas plásticas emulsionáveis.
As tintas plásticas emulsionáveis são aquelas em que uma resina não solúvel em água ou uma solução de tais resinas em solventes é convertida em uma emulsão na qual a água é a fase de dispersão ou fase contínua. As tintas emulsionáveis mais recentes são fáceis de aplicar, não tem odor, não são inflamáveis e suas películas secas são laváveis.
5. Citar os cuidados necessários para execução de uma boa pintura em paredes como reboco e em metais.
Sobre o Reboco: este deve estar completamente curado, o que demora cerca de 28 dias. Caso contrário a tinta poderá descascar, porque a impermeabilidade de
tinta dificultará a saída da umidade e as trocas gasosas necessárias a carbonatação (cura) do reboco, sem a qual este tende a esfarelar-se sob a película da tinta, causando descascamento. Rebocos fracos, com pouco cimento, apresentam superfícies pouco coesas, fato que se verifica esfregando-se a mão sobre o reboco, constata-se a existência de partículas soltas, grãos de areia. A pintura é feita com aplicação do selador seguidas de 2 demãos de látex. Se desejar-se uma superfície nivelada, lisa, aplicam-se 2 demãos de massa corrida, lixadas, antes do látex. Dependendo das condições da parede e da qualidade dos materiais, mais demãos necessárias, se o reboco apresentar mofo, este deve ser eliminado com a escovação com água sanitária.
Sobre o Metal: a pintura em superfícies novas, sem indícios de ferrugem devem receber uma demão de fundo oxido de ferro, seguida das demãos de acabamento em esmalte. Se já houver ferrugem, remove-la com lixa ou escova de aço, aplicar uma ou duas mãos de zarcão ou cromato de zinco antes da pintura final. Se desejar-se nivelar a superfície usa-se massa plástica, lixada. Também para eliminar ferrugem pode-se fazer uso do PCF (Produto Convertedor de Ferrugens), seguido da pintura.
6. Quais os principais métodos de aplicação de tintas e os respectivos cuidados na aplicação a serem tomados?
Método de aplicação mais antigo, trincha (Pincel de formato chato) rolo; pistola convencional (de caneco ou tanque de pressão); pistola sem ar (Airless); pistola Airless Assistida; pintura eletrostática; imersão; 
7. Quais os ensaios principais para se avaliar as propriedades das tintas vernizes, lacas e esmalte, bem como suas películas aplicadas?
Estabilidade de Armazenagem; Estabilidade à Aeração; Propriedades de Aplicação; Testes de Secagem; Dureza do Lápis; Adesividade; Cura Térmica.
23.11.
1. Dar o conceito de plástico.
A origem da palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem. Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formados por moléculas menores chamadas de monômeros. Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros. Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Os naturais tais como: algodão, madeira, cabelos, chifre de boi, látex entre outros são comuns em plantas ou animais. Os sintéticos, tais como os plásticos, são obtidos pelo homem através de reações químicas. O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material plástico. A matéria prima é o petróleo, na realidade é formado por uma complexa mistura de compostos.
2. Dissertar sobre o processo químico de obtenção dos plásticos.
As matérias primas básicas para a produção de plásticos podem ser de origem vegetal, mineral ou até mesmo animal, como nitrogênio, petróleo, calcário, cloreto de sódio, areia, carvão, material vegetal, leite, entre outros. Esta matéria prima básica irá passar por uma transformação, tornando-se, com isso, uma matéria prima intermediária. A partir dela (derivados), obtêm-se os monômeros, os quais irão formar, por adição ou condensação, os polímeros (monômeros iguais) ou os copolímeros (monômeros desiguais).
O Plástico na Construção Civil
1. Como podemos classificar os produtos plásticos e dissertar?
Os plásticos são divididos em três tipos principais:
A – Termoplásticos: são aqueles que amolecem quando aquecidos, sendo então moldados e posteriormente resfriados. No entanto, não perdem suas propriedades neste processo, podendo ser novamente amolecidos e moldados;
B- Termofixos: nestes, o processo de moldagem resulta da reação química irreversível entre as moléculas do material, tornando-o duro e quebradiço, não podendo ser moldado outra vez;
C- Elastômeros: são um grupo à parte, assim chamados por apresentarem grande elasticidade, sendo também, chamados de borracha sintética.
2. Quais os principais plásticos utilizados na construção civil, citando exemplos de utilização?
PVC - É utilizado principalmente em redes de água, esgoto e eletricidade e também são utilizados para peças de arremate, conexões, coberturas (luminosidade), entre outros;
FIBERGLASS - São bastante utilizados na fabricação de banheiras, pisos de box, pias,
reforços de conexões de PVC, entre outros;
ACRÍLICO - São muito utilizados em aparelhos de iluminação (perfeita difusão luminosa), portas de Box, paredes divisórias, entre outros;
RESINA EPÓXI - utilizadas em: juntas flexíveis, união entre concreto velho e concreto novo, revestimentos de depósitos destinados a produtos agressivos, membranas impermeabilizantes e pinturas anticorrosivas, argamassas para reparo, aditivos para melhorar as propriedades do concreto e pisos industriais. Suas utilizações genéricas são: adesivos, selantes, revestimentos e pavimentações;
SILICONES - pode ser aplicado em três linhas: selantes, hidrofugantes e aditivos. O selante de silicone é utilizado em vedações: de caixilhos, da linha sanitária - rejunte de pias, de box e de banheiras, de azulejo, de piso, de pias de cozinha -, e de juntas de dilatação. Na função hidrofugante, o silicone é usado na proteção de tijolos, concreto, telhas, rejuntes e pedras naturais, impedindo a absorção de água e permitindo a saída de vapores. Como aditivo de tintas, o silicone funciona como ligante, reforçando a estrutura molecular, aumentando a aderência da tinta e agindo como antiespumante, evitando a formação de "bolhas" durante a aplicação;
POLIAMIDAS - Usado como reforço de telhas plásticas, em buchas de fixação e como “ferragens” substituindo ferragens metálicas, para armários (dobradiças, trincos, puxadores, etc.);
RESINAS ALQUÍDICAS, FENÓLICAS E VINÍLICAS - são largamente utilizadas nas indústrias de tintas e vernizes, principalmente o PVA. Resinas vinílicas associadas com outros elementos, por exemplo o amianto, geram material destinado a piso de pequena espessura (Paviflex). As resinas fenólicas são empregadas nos laminados plásticos (fórmica) e no revestimento de chapas de madeira modificada (duraplac);
HYPALON E NEOPRENE - O hypalon é revestimento aplicado a rolo, pincel ou pulverização sobre vários tipos de superfícies, impermeabilizando. Hypalon é uma marca registrada para o polietileno cloros sulfonados (CSPE) sintéticos borracha (CSM), conhecida por sua resistência aos produtos químicos, temperaturas extremas e luz ultravioleta. O Neoprene possui diversas aplicações, como gaxetas, para vedação de paredes e esquadrias, em juntas de expansão e como base antivibratória;
POLIETILENO - Grande utilização sob a forma de folhas em rolos, para proteção de paredes, lajes e materiais contra a chuva, cobertura de equipamentos, formação de pequenos lagos para represamento, etc;
POLIESTIRENO - O Poliestireno é um plástico límpido utilizado em utensílios de cozinha. Na forma de espuma serve para isolamentos (nomeadamente térmicos) e coberturas (SANTOS, 2010). O poliestireno, que tem superfícies brilhantes e polidas, resiste pouco ao calor e é quebrado devido à pouca flexibilidade, bastante utilizado em aparelhos de iluminação mais econômicos. Existe o polietileno de alto impacto, mais resistente, utilizado na fabricação de assentos sanitários, bancos, e peças hidráulicas (sifões, válvulas e outras) (MALUF, 2010). O poliestireno expandido (isopor) tem seu polímero em forma de esferas que são comprimidas dentro de um molde fechado, por 
intermédio de um gás que se dilata quando aquecido. Dessa maneira, se fabricam blocos que são cortados originando placas de várias espessuras, ou se fabricam peças já moldadas. O principal uso é como isolante térmico em lajes, forros, câmaras frigoríficas, etc (MALUF, 2010). É um material interessante, pois as bolhas de gás reduzem a densidade a cerca de 2 a 3 % do valor absoluto. O material expandido tem excelente capacidade de isolamento térmico e é imune à
degradação e à umidade (PETRUCCI, 1998);
POLICARBONATO - É indicado para coberturas e fechamentos que exigem iluminação natural, pois seu nível de transparência chega a 89%. Por sua alta resistência a impactos, em média 200 vezes superior à do vidro e trinta vezes maior que a do acrílico, é recomendado para cobrir áreas externas como garagens, pátios, jardins, etc.
3. Dar conceito de resinas epóxi. Cite as principais utilizações.
As resinas epóxi são resinas sintéticas que abrangem uma vasta gama de propriedades,
desde líquidas de baixa viscosidade sem solvente até sólidas de alto ponto de fusão. Estas resinas são caracterizadas por possuírem em sua molécula um ou vários grupos epóxi. Reagida com agentes de cura, torna-se um polímero termorrígido com excelente resistência mecânica, química e de isolamento elétrico. O emprego das resinas epóxi na construção civil adquiriu maior importância com o decorrer dos anos. A partir de seu grande poder de aderência, passaram a ocupar o posto de materiais de construção sendo utilizadas, essencialmente, em pisos industriais. Com a aplicação destas resinas é possível obter resultados bastante favoráveis no campo da construção civil, principalmente quando utilizadas em: juntas flexíveis, união entre concreto velho e concreto novo, revestimentos de depósitos destinados a produtos agressivos, membranas impermeabilizantes e pinturas anticorrosivas, argamassas para reparo, aditivos para melhorar as propriedades do concreto e pisos industriais. Suas utilizações genéricas são: adesivos, selantes, revestimentos e pavimentações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando