Buscar

PCC Sociologia ( 1º e 2 º)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO – SOCIOLOGIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) SEXTO SEMESTRE
FÁBIO GARCIA BENTO RA: 1703124
UNIP 
ARARAQUARA
2019
Trabalho de elaboração referente a cinco filmes que retratem as transformações da sociedade contemporânea e a apresentação de uma síntese para a elaboração de trabalho para os alunos do Ensino Médio.
Introdução:
 Através do levantamento de cinco filmes que poderão ser utilizados nas aulas de sociologia, por retratarem as transformações da sociedade contemporânea foi possível constatar o valor dos mesmos como recurso didático-pedagógico, pois um filme é capaz de prender a atenção dos alunos e motivas a uma imaginação sociológica, num processo facilitador de aprendizagem, fazendo que o aluno procure uma nova maneira de pensar e entender todo o contexto e a mudança que a sociedade vive.
Desenvolvimento
A educação tem como o papel principal a educação do indivíduo em sua totalidade. Para tanto, ela precisa se modificar constantemente, pois o mundo moderno nos impulsiona novos desafios, pois a influência digital exerce forte influência no mundo globalizado. O principal desafio é estimular, no ambiente escolar, o envolvimento da mídia nos objetivos educacionais para desenvolver valores, que contribuem para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos de ensino médio, sua reflexão e seu entendimento nos educandos. Os filmes geralmente trazem mensagens de diversas maneiras, que poderão se traduzir fielmente em valores morais, culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade em uma determinada época, sendo assim, elemento primordial para estimular os jovens ao conhecimento pleno cultural.
Qualquer filme, independente de sua temática e de seu gênero pode contribuir para o estudo de um passado remoto, afinal, as imagens em movimento embora não traduzam a realidade, pode ser um elemento essencial para perceber as formas de apresentação da realidade. A tarefa de exibir filmes na escola sintetiza uma prática através do processo de naturalização entre educadores e educandos, que visa em toda a sua área de conhecimento, não sendo apenas referente a uma matéria no caso à sociologia, todas as áreas de conhecimento possuem algum respaldo em alguns filmes. Diante desse pressuposto é importante notar que o cinema é uma ferramenta de trabalho, motivadora e inovadora, bem como instrumento capaz de envolver várias disciplinas e conteúdos programáticos, podendo contribuir em um grande campo de ação do método pedagógico.
Entre os cinco filmes eu escolhi
“Tempos Modernos” é o primeiro filme de minha escolha, sendo também uma capa utilizada do livro “Tempos Modernos, Tempos de Sociologia” de Helena Bomeny, o presente filme foi projetado no dia 04 de abril de 2009. Tem como protagonista principal o próprio criador da obra Charles Chaplin. Pode chamar muito a atenção dos alunos por ser uma comédia da “Era da Revolução Industrial” O filme apresenta um operário de uma linha de montagem, que testou uma máquina revolucionária, para evitar a hora do almoço, e é levada a loucura pela “monotonia-frenética” do seu trabalho. A sátira à industrialização é feita de forma engraçada, pois o filme é de 1936 e sem som, (cinema mudo) apenas com imagens, que o torna mais surreal. No entanto é um convite a reflexão sobre o mundo do trabalho industrializado.
 Chaplin e sua obra genial: “Tempos Modernos”
O segundo filme “O Show de Truman” pretende, dialogar com o pensamento filosófico de Michel de Certeau, Guy debord e Jean Baudrillard, o filme de Peter Weir apresenta a crítica à sociedade do espetáculo que nos configura atualmente. Por meio da trama Weir demostra a forma de como a mídia tenta nos controlar e padronizar, a fim de que sejamos apenas reprodutores da realidade construída por eles, onde as pessoas e a sociedade não passam de meras representações, em geral seguindo os ditames da mídia, é um filme importante para entender a sociedade e seu contexto, além da espetacular atuação de Jim Carrey.
Jim Carrey em “O Show de Truman”
O terceiro filme: “Matrix” filme de 1999, criado pelas irmãs Wachowski, totalmente cheio de efeitos especiais, é um dos marcos da história do cinema na contemporaneidade, revolucionando o cinema do ano 2000. A trama gira em torno de Thomas Anderson (Keanu Reeves), um programador de computadores solitário que vive atormentado por constantes pesadelos, nos quais se encontra conectados por cabos de uma imensa rede de computadores contra a sua vontade, a doutrinação é quem vive na matrix vive numa realidade construída por computadores que tem como objetivo dominar o mundo. Bebendo de fontes filosóficas como Platão e Jean Baudrillard, o filme das irmãs Wachowski questiona o estado de dominação em que vivemos e como estamos submetidos a realidades construídas através da sociedade de consumo.
Keanu Reeves em Matrix
O quarto filme: “Beleza Americana” filme produzido em 1999, sendo seu criador Sam Mendes, onde ele derruba todas as cortinas e escancara a realidade da classe média americana, demonstrando a vida de aparências que levam. Através da vida de Lester Brunham (Kevin Spacey), um homem de meia-idade frustrado e infeliz, conhecendo a realidade de uma sociedade que esconde através de máscaras de felicidade e sucesso. A presente obra demostra toda a decadência de uma sociedade (não apenas a americana) que não valoriza o real e busca se organizar a partir do status, agarrando aos padrões sem qualquer senso crítico, é um filme profundo que caracteriza um mundo de aparências que vivemos.
Cena do filme beleza americana
E finalmente para concluir não poderia deixar de falar o notório filme “V” de Vingança ano de produção 2006, o filme é ambientado em uma Inglaterra do futuro e fundamentado nos conteúdos estruturantes de “Poder, política e ideologia” e “Direitos, Cidadania e movimentos sociais” isso nos permiti discutir o conceito de justiça social, o Estado totalitário: Ditadura X Democracia, a influência dos meios de comunicação de massa, uma feroz crítica à sociedade de consumo e sua manipulação real das instituições governado por poucos.
Cena do filme V de Vingança
CONCLUSÃO
Após as apresentações de cada filme, devo salientar que faz parte de um processo de ensino de sociologia para o ensino médio, pessoalmente interagi com alguns alunos e fiz alguns levantamentos por filmes que assistiram ou que gostariam de assistir pessoalmente, após pude concluir que muitos tem interesse de assistir filmes e fazer atividade e com isso estaremos promovendo uma provocação argumentativa e uma imaginação sociólogica.
O contato com esse método audiovisual, traz modos de perceber muitas vezes prazerosa, também abordou para a necessidade de uma abordagem aberta, a todo momento repensada, preparada para o novo e para o aquecim,ento de ideias e opiniões, ao contrário que muitos pensam o aluno gosta de ser ouvido sim! Aluno gosta de questionar e de ser questionado! 
Ao apresentar o filme é importante após a exibição fazer um comentário superficial e fazer os alunos através de um debate recordar as cenas que mais gostaram e sua reação com o tema pressuposto no filme.
Sendo assim uma aula diferente, bem distante do giz e da lousa, que muitas vezes é enfadonho, devemos aproximar com nossos alunos com outras metodologias, através da mídia,filmes e pesquisas de internet, isso resulta num processo totalmente satisfatório em relação aluno e professor.
Referências Bibliográficas
https://Cafecomsociologia.com.br
https://m.meuartigo.brasilescola.uol.com
Almeida, Milton José de. Imagens e sons: A Nova Cultura Oral. São Paulo 1994
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra
Napolitano, Marcos como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto 2003.
https://docsity.com. Notícias

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais