Buscar

resistores ohmicos e não ohmicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
Resistores ôhmicos e não ôhmicos
André Victor Bassani
Magno Roger Antonichen
Pedro Lucas Liss Ramos 
Santiago Lima stobben
PONTA GROSSA
2019
RESUMO
	Quando executado o experimento, foi estudado o comportamento de resistores ôhmicos e não ôhmicos quando foi variado a diferença de potencial (d.d.p.) do circuito, também foi levantada a curva característica de cada resistor e determinada às resistências.
INTRODUÇÃO
Primeira Lei de Ohm
No começo do século XIX, Georg Simon Ohm (1787-1854) mostrou experimentalmente que a corrente elétrica, em condutor, é diretamente proporcional a Diferença De Potencial (d.d.p.) aplicada. Dessa forma, a constante K de proporcionalidade entre i e V é a resistência R do material, tendo, conforme os dados práticos de Ohm, que:
U = R⋅ i
Essa proporção recebe o nome de Primeira Lei de Ohm: “Em um condutor ôhmico, mantido à temperatura constante, a intensidade de corrente elétrica é proporcional à diferença de potencial aplicada entre suas extremidades, ou seja, sua resistência elétrica é constante”. A unidade de resistência elétrica, correspondente ao Sistema Internacional (SI), é o Ohm, representado pelo símbolo Ω, dado pela relação V / A. 
Resistores
Dá-se o nome de resistor aos elementos de um circuito elétrico projetados para transformar energia elétrica em calor. São exemplos de resistores o filamento de um chuveiro elétrico, as lâmpadas incandescentes (que produzem luz graças à alta temperatura de seu filamento), as torradeiras e os secadores de cabelo, entre outros. O símbolo de um resistor, em um circuito elétrico, é demonstrado por:
Fonte: www.educacao.globo.com/fisica/assunto/eletromagnetismo/resistores-e-leis-de-ohm
 Resistores Ôhmicos
Os resistores que obedecem a equação (U = R⋅ i) são denominados por resistores ôhmicos. Para estes resistores, a corrente elétrica ( i ) que os percorrem é diretamente proporcional à d.d.p. aplicada. Consequentemente, o gráfico V x i é uma linha reta, cuja inclinação θ corresponde à resistência elétrica do material, conforme a fórmula: 
Tg θ = R
2.3.1.2 Resistores não Ôhmicos
Evidencia-se que, em uma grande família de condutores, alterando a d.d.p. nas extremidades destes materiais altera-se também a corrente elétrica, fato que não ocorre de forma proporcional, ou seja, o gráfico V x i é representado por uma curva, não obedecendo a 1ª lei de Ohm. 
MATERIAIS
- Fonte de tensão
-Multímetro 
-Resistor de porcelana 
-Lâmpada de 12V 
-Cabos
-Suporte para resistor
MÉTODO( RESISTOR ÔHMICO)
Primeiro de tudo, pegou-se um resistor de porcelana, onde foi medido sua resistência com a utilização do multímetro, em seguida, esquematizado o circuito conforme figura abaixo:
 Figura 8: circuito utilizado nesse experimento.
7 
 
Ligado a uma fonte, iniciando com 0V e aumentando sua tensão a cada 1V anotando-se os valores da corrente medido pelo amperímetro na tabela 1 até que a tensão chegasse a 7V.
MÉTODO (RESISTOR NÃO ÔHMICO)
Realizou-se este experimento com o mesmo circuito do passado, a única mudança foi que no lugar do resistor de porcelana, acoplou -se uma lâmpada com fio. Variou-se a tensão em intervalos de 0 V até que se chegasse perto dos 7 V. Os resultados empíricos encontrados foram prontamente anotados.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
-Resistor ôhmico
Resultado:
	V(V)
	R(A)
	0
	0
	1
	0,02
	2
	0,04
	3
	0,07
	4
	0,09
	5
	0,11
	6
	0,13
	7
	0,15
 Tabela1: valores obtidos da resistência.
Colocando esses dados em um gráfico I(mA) X V e depois fazendo o ajuste de reta se obteve a reta y=45,779x-0,0095, representada abaixo:
Gráfico1: resultados da tabela plotados no gráfico, onde é linear.
Discussão:
Dos dados apresentados, pôde-se confirmar que o resistor utilizado é linear, ou seja, a intensidade da corrente elétrica que o percorre é diretamente proporcional à da voltagem aplicada. Quando estes dados forem inseridos em um gráfico i x V, notar-se-á que a figura resultante é uma reta.
-Resistor não ôhmico
Com a lâmpada de 12V, que é um material não ôhmico, foram obtidos os resultados conforme a tabela:
	V(V)
	R(A)
	0
	0,05
	1
	0,27
	2
	0,39
	3
	0,49
	4
	0,58
	5
	0,65
	6
	0,72
 Tabela 2: valores obtidos da resistência
	Com esses dados foi montado o gráfico abaixo, que apresenta uma curvatura, colocando esses dados em um gráfico I(mA) X V e depois fazendo o ajuste de reta se obteve a reta y=9,5145x2+1,6433x-0,1112 representada abaixo:
 Gráfico 2: resultados plotados da tabela, onde observa-se uma curva.
Discussão: Fica claro que a razão entre a d.d.p. aplicada e a intensidade da corrente que a travessa a lâmpada não é linear, senão descreve uma curva. Ainda é interessante notar que quanto maior a tensão for, maior será também a resistência obtida.
CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observando os gráficos, podemos perceber que o gráfico do resistor se aproxima muito de um gráfico linear o que caracteriza o mesmo como um elemento ôhmico. Já o gráfico da lâmpada, está longe de ser uma reta e isso a caracteriza como um elemento não ôhmico.
Os materiais tem relação linear entre a voltagem e a corrente em uma ampla gama de voltagens aplicadas. Os materiais ou dispositivos não ôhmicos têm uma relação não linear e a voltagem.
REFERENCIAS 
[1] HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. S. Física 3. 5 ª Ed. Rio de Janeiro, Editora LTC, 2011.
[2] UEM. Apostila de Física Experimental III: Eletricidade e Magnetismo. EDUEM, 2010, p.28-32.
[3] TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros Vol. 2: eletricidade e magnetismo, óptica. 6ª Ed. Editora LTC, 2009.
[4] www.educacao.globo.com/fisica/assunto/eletromagnetismo/resistores-e-leis-de-ohm.
 
R (Ω) representa a resistência;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando