Buscar

Apol 2 - História e Historiografia do Brasil República - APOL nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 2 - CORRIGIDO – TODAS CORRETAS – APOL nota 100 
Questão 1 -  História e Historiografia do Brasil República
Tendo em vista a informação e os conteúdos da Aula 5 (Vídeo 3, Tema 2: A redemocratização: movimento sociais) sobre o novo sindicalismo que ascendeu nos anos 1980, assinale afirmativa correta:
	
	A
	A classe operária – muito ativa durante toda a ditadura – rechaçou fortemente o chamado novo sindicalismo, preferindo se aliar governo ditatorial.
	
	B
	O novo sindicalismo marcou um momento de reorganização do movimento operário e teve início, sobretudo, no ABC paulista. pg 12’ 40”
	
	C
	Apesar da tentativa de reorganização da classe operária, o novo sindicalismo foi rapidamente sufocado pela ditadura, por isso, foi irrelevante na articulação política dos anos 1980.
	
	D
	A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) foram contrários à organização do chamado novo sindicalismo, pois defendiam o fim dos sindicatos.
	
	E
	Os militares foram entusiastas do chamado novo sindicalismo e apoiaram a sua articulação, pois poderiam controlar melhor os trabalhadores.
Questão 2 - História e Historiografia do Brasil República
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre as tensões sociais no país e suas relações com a Segunda Guerra Mundial, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Ao enfrentar os governos de orientação nazifascista na Segunda Guerra Mundial, o Brasil abandonou definitivamente os aspectos autoritários de seu regime político.
	
	B
	A opção por aderir ao lado dos países do Eixo era coerente com as inclinações autoritárias do governo do Estado Novo.
	
	C
	A escolha por lutar ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial parecia lógica, pois o Brasil vivia um regime genuinamente democrático.
	
	D
	A relação de proximidade entre o Estado Novo de Vargas e o governo que levava o mesmo nome em Portugal foi um elemento crucial para o país aderir ao lado dos países do Eixo.
	
	E
	A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados evidenciou a contradição de combater Estados totalitários quando internamente o país passava por um regime marcado pelo autoritarismo. ). pg 114, 134, 135
Questão 3 - História e Historiografia do Brasil República
Tendo em vista a informação e os conteúdos do livro História e historiografia do Brasil República sobre as políticas dos governos federais durante a década de 1920, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Além da perseguição ao movimento operário, as ações tomadas por Arthur Bernardes, em 1924, também afetaram o movimento tenentista, inclusive com confrontos armados. pg 90, 92, 93
	
	B
	A criação do DOPS, em 1924, fez parte da série de medidas que mais tarde seriam conhecidas como AI-5.
	
	C
	Diante das medidas repressivas tomadas por Arthur Bernardes, pode-se afirmar que seu mandato foi considerado estável, durando até a ascensão de Vargas.
	
	D
	A perseguição ao movimento operário durante a década de 1920 foi encerrada, pois o governo federal decidiu aproximar-se dos trabalhadores.
	
	E
	O clima de instabilidade causado pelo governo Arthur Bernardes marcou, em 1925, o fim do primeiro regime republicano no país.
Questão 4 - História e Historiografia do Brasil República
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre o movimento operário na Primeira República, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Pela forte presença dos imigrantes, os sindicatos no Brasil reproduziam modelos de organização operária e não aglutinavam trabalhadores brasileiros.
	
	B
	As organizações coletivas e operárias foram importantes para criar uma identidade de classe para os trabalhadores . pg 62
	
	C
	As divergências entre trabalhadores nacionais e estrangeiros impediram totalmente a formação das entidades operárias no Brasil
	
	D
	As organizações de trabalhadores foram inexistentes durante a Primeira República, pois a repressão era intensa.
	
	E
	O anarquismo foi uma força politicamente inexistente na organização dos trabalhadores durante a Primeira República, pois o operariado preferia o integralismo.
Questão 5 - História e Historiografia do Brasil República
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre o modelo político da Primeira República, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	A hegemonia no âmbito nacional das oligarquias do Rio de Janeiro, então capital federal, foi fundamental para a manutenção da estabilidade política durante a Primeira República.
	
	B
	Os conflitos e tensões no interior das oligarquias tornou impossível o estabelecimento de uma política relativamente estável em qualquer momento da Primeira República.
	
	C
	Embora a hegemonia política dos estados de Minas Gerais e São Paulo tenha sido uma constante durante a Primeira República, esse modelo começou a se desgastar com tensões entre as próprias oligarquias. pg 88
	
	D
	Ao longo da Primeira República, alguns estados, como o Pará e a Paraíba, aumentaram gradativamente seu poder até estabelecer hegemonia por meio da Revolução de 1930.
	
	E
	A chamada política dos governadores manteve-se de maneira contínua e completamente estável para além da Primeira República, permanecendo na Era Vargas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando