Buscar

AP II - Lingua Portuguesa - UNIFRAN

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DE FRANCA
	Nome do Polo / Campus
	CEES – Porto Alegre
	Nome do curso
	Engenharia de Produção
	Nome do aluno
	
	RGM do aluno
	
	Disciplina
	Língua Portuguesa
	Nome da atividade
	AP II
	Nome do tutor
	Anderson Barros
Questão 01 – O Tema retratado no Editorial é o fato do Supremo Tribunal Federal demorar demais em julgar os processos, os mesmos acabam se perdendo diante de tanta informação necessária para realizar o julgamento e com isso acaba postergando a data do Julgamento dos processos. Os Magistrados acabavam por escolher qualquer assunto para com isso debater longas e longas horas. Analisando o Editorial presenciamos o sentido que o autor queria mostrar da exata lentidão do Supremo.
"Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer." O Fato dos Juízes passarem horas conversando e debatendo não levava eles a decisão nenhuma, os culpados continuavam livres e os processos parados. Segue Outro trecho que mostra bem explicito a lentidão do Supremo. "Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro."
Analisando cada palavra escrita pelo autor percebemos realmente o seu ponto de vista. Seus argumentos são bastante válidos. "O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim prestavam contas e faziam do Judiciário um Poder menos fechado". Segue Outro texto mais espantoso ainda, provando verdadeiramente a cara de pau dos magistrados. "a lei proíbe os magistrados de se manifestar sobre qualquer processo em curso e criticar atos de seus colegas. Também neste quesito, um pouco mais de parcimônia e contenção viriam a calhar."
Questão 02 - Primeiramente no Trecho A, verificamos que o leitor necessita do Conhecimento de Mundo, isto é, ele precisa saber quem era Abraham Lincoln, ou seja, o maior líder na Época da Guerra Civil Americana, o presidente que preservou União e aboliu a escravidão, fortaleceu o governo nacional e modernizou a economia dos Estados Unidos. O seu maior discurso foi realizado no Cemitério de Gettysburg, após a vitória na batalha de Gettysburg. Em apenas 2 minutos Lincoln proferiu um discurso que iria mudar a Historia dos Estados Unidos e seria lembrado por todo o povo americano até os nossos dias. Uma nação Forte e bem sucedida como dizia Abraham: "Governo do Povo, Pelo Povo, para o Povo". O Leitor ele necessita fazer essa ponte de informações, buscando os fatos em sua memória, se ele nunca ouviu falar de Abraham Lincoln, simplesmente o texto ficará meio sem sentido, não vai existir base de relação entre os elementos do texto e as informações de mundo, levando o Leitor a perder uma parte importante do argumento do Autor e ocorrendo dificuldades de compreensão.
Já no Trecho B, o leitor ele precisa ter um Conhecimento Textual, isto é, ele precisa se aprofundar em conhecer a forma escrita pelo autor. Ele usou de palavras e o grande uso do texto teórico. Neste trecho verificamos palavras como "morosidade judicial", aonde o autor se refere à demora em nossa Justiça, ou seja, excesso de processos e atos judiciais. Quando o juiz lança a sentença, o réu abre um recurso, isto delonga mais prazo e assim por diante. Neste tipo de conhecimento os elementos textuais são mais amplos e técnicos, o que necessita um conhecimento do leitor para conseguir compreender. Outra palavra empregada pelo autor é "disciplina retórica", se existisse uma linguagem mais clara, direta e objetiva. O Beneficio seria vantajoso para todo o País, pois a justiça seria mais rápida. São palavras usadas em gêneros textuais que necessitam de um estudo mais detalhado para ser entendido, isto é, requer um treino e uma analise mais aprofundada por parte do leitor que só é obtida através da pratica da leitura de textos teóricos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais