Buscar

REVISÃO AV2 Gerenc. Perigos e riscos123

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO DE GERENCIAMENTO DE PERIGOS E RISCOS A SAÚDE – AV2
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), criada em 1919, pelo Tratado de Versailhes e vinculada à ONU (Organização das Nações Unidas). Tem a responsabilidade de fomentar o desenvolvimento do trabalho em todo o mundo e estipular parâmetros de legislação trabalhista, a serem observados pelos países filiados, incluindo a Segurança e a Saúde no Trabalho. O Brasil é filiado à OIT e também participou da sua fundação.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil.
O principal objetivo da CLT é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas. Essa lei regulamenta as relações trabalhistas, tanto do trabalho urbano quanto rural, desde a sua publicação já sofreu várias alterações, visando adaptar o texto às nuances da modernidade.
O Decreto-lei 7036, de 1944, instituiu a obrigatoriedade de criação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - CIPA nas empresas e é considerado o marco zero na prevenção de acidentes no Brasil.
A Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, entidade governamental vinculada ao então Ministério do Trabalho e Emprego, instituída através da Lei 5161 (out/66), é considerada a maior entidade brasileira de pesquisa na área de prevenção de acidentes do trabalho e na América Latina.
Convenções Internacionais do Trabalho são normas internacionais editadas pelo Conselho de Administração da OIT, tendo por finalidade traçar diretrizes de caráter geral a serem observadas pelos países membros, visando uniformizar a legislação trabalhista em todo o mundo, inclusive no que diz respeito à Segurança e à Medicina do Trabalho.
Atualmente, a tecnologia pode auxiliar a empresa a atender os aspectos legais de segurança e saúde no trabalho e mapear o comportamento dos trabalhadores na obra.
Com esses modernos softwares, é possível criar o hábito de fiscalizar e garantir que se respeite a legislação e permite monitorar se os funcionários receberam os EPIs, foram orientados como utilizá-los e se receberam treinamento para operar os equipamentos.
A tecnologia serve também para observar se os trabalhadores necessitam de treinamentos, pois observa em tempo real alguns detalhes de comportamentos inseguros na obra.p
Ou seja, a tecnologia e o cuidado com a segurança do trabalhador interferem em questões como a competitividade da empresa, e refletem no clima ou imagem institucional.
Portanto, a tecnologia ajuda uma empresa a dimensionar, fiscalizar e organizar suas tarefas em todas as áreas em que ela atua e nos aspectos de segurança do trabalho que a envolvem.
Quando um trabalhador passa esporadicamente em um local onde podem cair objetos do alto e algum deles o atinge (um pedaço pequeno), mas não causa nenhum ferimento mais grave, ele deve comunicar o supervisor do setor quanto ao ocorrido. Esse fato é um INCIDENTE, porque não causou danos maiores, nem ao funcionário, nem ao patrimônio. Não houve lesões corporais por parte do empregado ou até prejuízo mater
ial para a empresa. Foi um “quase acidente”, com potencial para algo mais grave.
O incidente é uma ocorrência não planejada com potencial de causar um acidente, mas que não afetou de forma incapacitante nenhum dos envolvidos, a empresa ou a rotina de trabalho.
Existem diversas leis e normas que servem para ampliar a proteção do trabalhador no meio ambiente de trabalho, como as Normas Regulamentadoras, por exemplo, que reconhecem, avaliam, monitoram e controlam os riscos existentes nas mais diversas áreas e funções no trabalho.
Cabe aos supervisores de segurança do trabalho e aos próprios trabalhadores possuírem atitudes conscientes no trabalho, o uso de EPIs é OBRIGATÓRIO.
Uma empresa de manutenção de gás natural, estava realizando obras em via pública para acesso, contenção de vazamento e substituição dos dutos em frente a uma agência bancária, em área de grande fluxo de trânsito e pedestres. Técnicos de Segurança do Trabalho identificaram os seguintes riscos na execução das tarefas: 
Ruído; (2) Poeira; (3) Metano; (4) Postura inadequada; (5) Umidade; (6) Probabilidade de explosão
 
A classificação correta, na ordem apresentada, dos riscos identificados pelo TST é:
(1) Físico; (2) Químico; (3) Químico; (4) Ergonômico; (5) Físico; 
 (6) Acidente; 
Em uma pesquisa realizada em uma serralheria, foram constatadas algumas irregularidades, tais como: ambiente desorganizado e propício a acidentes de trabalho, além da falta de consciência dos funcionários no que tange a utilização dos EPI’s.
A má iluminação, a falta de ventilação, as fiações expostas, os materiais em processo junto com os materiais que estão em estoque, misturados ainda com produtos acabados, e os rejeitos de cada processo (cavacos, pedaços de ferro, latas de zargão vazias), e ainda esgoto escoando a “céu aberto” nos fundos da empresa, todas essas variáveis, configuram o ambiente de trabalho da Serralheria.
O ambiente estudado necessita de intervenções para o melhoramento das condições de trabalho que devem ser efetuadas no local. 
No caso apresentado:
Deveriam ser tomadas medidas como, por exemplo, investir em equipamento de proteção individual e medidas de proteção coletiva, modificar o arranjo físico, aperfeiçoar a iluminação e as instalações elétricas. Medidas essas que amortizariam a exposição dos funcionários aos riscos ambientais, ergonômicos e de acidentes.
PORQUE:
Os Equipamentos de Proteção Individual são dispositivos de uso individual, destinados a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Eles não previnem a ocorrência dos acidentes de trabalho, mas apenas evitam ou atenuam a gravidade das lesões, deve-se procurar sempre e em primeiro lugar, a proteção coletiva, pois esta elimina o risco na sua fonte produtora.
Seguir as normas de segurança do trabalho da sua empresa é fundamental para resguardar os funcionários, evitando acidentes de trabalho e garantindo a segurança jurídica do seu negócio.
Quanto às Normas referentes à Segurança e Medicina do trabalho:
A interdição do estabelecimento, quando há riscos para o trabalhador, poderá ser requerida por agente da inspeção do trabalho.
Entretanto, os estabelecimentos não são obrigados a submeter à Delegacia Regional do Trabalho os projetos de construção e as respectivas instalações. Se houver inspeção para verificar possíveis riscos, ela acontecerá DEPOIS que a empresa estiver funcionando. 
No caso de haver paralisação dos serviços devido a uma interdição da obra, por exemplo, os empregados têm direito de receber seus salários.
Em todos os locais de trabalho deverão ser observados, além da legislação federal, as disposições da legislação dos Estados e Municípios onde se situam os respectivos estabelecimentos.
O papel da gerência de riscos é implementar estratégias de identificação, avaliação e controle de riscos para a redução da probabilidade de danos ou de lesões ao patrimônio humano, material e ambiental.
O gerenciamento de riscos fornece meios para que as organizações atendam à legislação vigente. Este processo deve incorporar o que está previsto nas Normas Regulamentadoras (NR’s), e está vinculado à prevenção de atos inseguros e a mitigação de riscos de acidentes laborais.
Quando uma empresa vai ser instalada em um local, na etapa de planejamento, deve ser realizado o gerenciamento de riscos, ou seja: analisar, identificar e apontar uma resposta aos riscos envolvidos em seu setor de atividade. 
Por exemplo, no caso de uma serralheria: 
• Foi identificado o risco de incêndio como tendo alta probabilidade
e potencial de prejuízos. A resposta definida a esse risco foi contratar um seguro contra incêndios. (TRANSFERIR o risco para a seguradora)
• Foi identificado o risco de acidente de trabalho com serras, e como resposta, foi determinada a utilização de EPI adequados a atividade e a realização de cursos para os empregados. (MITIGAR os riscos identificados)
• A região registrou um aumento da atividade de serralheria e o mercado poderia apresentar saturação de produtos; optou-se por manter a decisão de investimento na expansão. (ACEITAR os riscos envolvidos no negócio)
ESSAS FORAM AS RESPOSTAS DADAS AOS RISCOS APRESENTADOS, APÓS TER SIDO FEITA A ANÁLISE.
“As técnicas de análise de risco são de fundamental importância para o gerenciamento de risco, no sentido de evitar acidentes ou a repetição deles, como também evitar perdas e danos”.
Em qualquer tipo de atividade laboral, torna-se imprescindível a necessidade de investigar o ambiente de trabalho para conhecer os riscos a que estão expostos os trabalhadores.
Muitas vezes, o trabalhador se expõe ao risco por desconhecer os perigos aos quais está exposto. Sem esta informação, dificilmente ele reconhecerá os riscos da tarefa e, assim, a probabilidade de se expor ao perigo fica aumentada e, por consequência, seu comportamento inseguro. Quando o trabalhador não percebe o risco é justamente quando mais se expõe aos perigos (desvios/incidentes), aumentando o risco de sua atividade e, como consequência, ocorrem acidentes.
O processo de Análise de Risco baseados na identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos dentro de uma organização, com o objetivo de minimizar a possibilidade e a probabilidade de ocorrência de acidentes, é denominado GERENCIAMENTO DE RISCOS.
...............................
Doença Ocupacional é a “entidade mórbida” (morbidez – capacidade de causar doença) desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade. 
Doença do Trabalho é aquela derivada de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ela se relacione diretamente. 
Doença Ocupacional PRODUZ incapacidade laborativa.
DOENÇA OCUPACIONAL (OU PROFISSIONAL) É TÍPICA DE CADA PROFISSÃO. A doença acontece devido ao tipo de trabalho desenvolvido. Ela se desenvolve pelo trabalho e não por estar no trabalho.
Exemplos: Soldador que desenvolveu catarata; Aplicador de agrotóxicos - exposição à venenos; Trabalhador de equipamentos em uma usina nuclear – exposição à radiação; Funcionário de um abatedor de aves ou suínos (lesões nos ombros)
Doença Endêmica é aquela que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades, ela tem duração contínua, mas restrita a uma determinada área. Exemplos:
Febre amarela, malária e doença de Chagas, são endêmicas da região norte do país.
Esquistossomose, no nordeste do Brasil. 
Malária e AIDS em algumas regiões da África.
Queda de rendimento e fadiga visual são consequências comuns das condições de iluminação não satisfatórias no ambiente de trabalho. O desconforto visual pode ser agravado por agentes físicos, químicos (como poeiras tóxicas ou outros contaminantes no ambiente) e ergonômicos. 
RISCOS
 FÍSICOS QUÍMICOS ERGONÔMICOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais