Buscar

atividade 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
Equipamentos computacionais de alto desempenho são aplicados em sistemas computacionais voltados para áreas específicas como a médica, automação industrial, exploração de petróleo, sensoriamento remoto, engenharia financeira, mineração de dados, entre outros. 
O motivo é a necessidade de ter modelos matemáticos com base em equações complexas, manipulação de dados em bases com grande volume em conjunto com a semântica destes mesmos dados. 
Sendo assim é importante ter conhecimento adequado sobre o hardware que será utilizado para manipular este tipo de informação tão específica e muito comum atualmente. 
Portanto confeccione um texto que descreva a importância do processador, instruções, memorias cache virtual e a relação com memórias de alto desempenho. 
Toda a pesquisa pode ser realizada nos livros que estão como bibliografia básica da nossa disciplina e ainda em sites da internet. 
 
Referência 
HENNESSY, J. L.; PATTERSON, D. A. Arquitetura de Computadores: uma Abordagem Quantitativa. 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2014. 
STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 
TANENBAUM, A. S. Organização Estruturada de Computadores. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
O processador é como o cérebro do computador, sem ele, o sistema operacional não funcionaria, não teria como executar suas funções.
Ele é responsável pela execução de instruções dentro de um sistema ele executa os comandos gerados é divido em várias partes, sendo as duas principais a Unidade Lógico-Aritmética (ULA), utilizada para fazer cálculos e operações lógicas, e os registradores, que são memórias de acesso rápido para armazenar os resultados das operações.
Cada instrução tem um opcode, é a partir do opcode que o processador reconhece quais os módulos deverão ser ativados e qual o caminho que aos dados deverão seguir dentro dele. 
Temos a memória cache, ele é a memória mais leve e rápida do seu sistema, para onde vão as informações temporárias que precisam ser processadas mais rapidamente. Essa é a primeira opção de abrigo de dados, pois possui comunicação direta ou muito próxima com o processador. 
Apesar da eficiência, ele é um espaço de arquivamento relativamente pequeno, sendo medido em KBs ou MBs. Por isso, sua principal função é apenas a de guardar os resultados das operações do processador, que são fornecidos à medida em que ele funciona.
Temos a memória virtual, também conhecida como arquivos de paginação, a memória virtual consiste em um espaço que é reservado no momento em que o sistema operacional é instalado em um computador.
A memória virtual é importante porque, assim que o SO percebe que a memória RAM está sem espaço, ele passa a executar os programas nela. Ou seja, a memória virtual pode ser considerada uma reserva da memória RAM.
Dessa forma, ela estende a quantidade de memória disponível para dados temporários. Estes costumam ser usados pelos programas em execução. Com isso, o usuário não precisa realizar upgrades de hardware para usar vários aplicativos simultaneamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando