Buscar

Questionário educação em saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Refletindo sobre Paulo Freire e sua concepção de educação, leia o texto: 
“A concepção dialógica de Freire pode ampliar as fronteiras de atuação da Saúde da Família, com maior resolutividade das ações e melhor impacto dos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida. Considera-se que esta é uma dimensão de fundamental importância na produção de cuidados de saúde, no processo de construção do SUS.” (Fernandes, 2010) Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir e escolha a alternativa CORRETA.
Por meio de estratégia dialógica e problematizadora é possível contextualizar a realidade dos indivíduos e das comunidades.
A ideia é de que a educação em saúde é o repasse de informações. Dentro desta ideia, a educação em saúde foi concebida como uma obrigação dos profissionais de informar e explicar quais as atitudes corretas em relação à saúde, evitando assim a “ignorância” das pessoas. 
 As experiências e os sentimentos em relação às práticas educativas populares, são fatores desmotivantes, seja pela falta de participação da população, seja pela forma autoritária como é executada. 
 Há maior sucesso nas ações educativas quando há um atrativo, uma espécie de “recompensa”, como por exemplo, quando os profissionais ofertam um lanche, um sorteio ou mesmo a presença do médico para realizar renovações de receitas. 
RESPOSTA: A afirmação I está correta.
Texto para responder a questão (Silva, 2010):
A educação em saúde na época da ditadura
 [...] Nesta época, a política de saúde imposta pelos militares voltou-se para a expansão de serviços médicos privados, especialmente hospitais, nos quais as ações educativas não tinham espaço significativo.6 [...] Enfim, até a década de setenta, a educação em saúde no Brasil foi basicamente uma iniciativa das elites políticas e econômicas e, portanto, subordinadas aos seus interesses. Voltava-se para a imposição de normas e comportamentos por elas considerados adequados. Para os grupos populares que conquistaram maior força política, as ações de educação foram esvaziadas em favor da expansão da assistência médica individualizada.
A época da ditadura foi marcante para a educação em saúde. Levando em consideração o contexto de autoritarismo e direcionamento de políticas de saúde, os processos de implantação de serviços de saúde em áreas rurais começaram a ser feito, sem, no entanto, resultar em acesso e melhoria das condições de saúde da população que ainda lidava com as doenças infecciosas, crônico-degenerativas e as dificuldades de acesso, pois o sistema de saúde brasileiro da época só atendia trabalhadores com carteira assinada e seus dependentes. Desempregados, subempregados e outras pessoas que não faziam parte da cadeia produtiva não tinham acesso à saúde a aos programas desenvolvidos. Sobre esse contexto, analise as afirmações abaixo: 
Embora houvesse grande insatisfação popular e esta resultasse na reforma sanitária, não havia conexão entre esse movimento e as mudanças políticas que começavam a ocorrer na época. 
II. A partir de 1967, as práticas de educação voltadas para a saúde, que eram chamadas de educação sanitária, receberam uma nova denominação de “educação em saúde” e as equipes da área passaram a ser constituídas por diversos profissionais de saúde, não só por educadores. Assim, houve a pulverização da responsabilidade e o início da ampliação dos profissionais que se envolviam com aspectos de prevenção. 
 Apesar de todas as questões políticas, o Brasil era considerado na época como um país sem diferenças de classe e desigualdades, principalmente com relação à saúde. 
Mesmo com a ampliação da rede de hospitais no país na época do regime militar, a saúde não melhorou para a população, principalmente por questões de acesso e falta de políticas específicas para as necessidades reais. 
Nos anos 70, a educação em saúde tornou-se obrigatória nas escolas brasileiras de ensinos médio e fundamental por meio de uma legislação específica: o artigo 7 da lei nº 5.692/71, tinha como objetivo estimular o conhecimento e a prática da saúde básica e da higiene nos escolares. 
RESPOSTA: Estão corretas as alternativas II, IV e V
O texto a seguir foi retirado do artigo de BUSS, P.M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007.
 “O principal desafio dos estudos sobre as relações entre determinantes sociais e saúde consiste em estabelecer uma hierarquia de determinações entre os fatores mais gerais de natureza social, econômica, política e as mediações através das quais esse fatores incidem sobre a situação de saúde de grupos e pessoas, já que a relação de determinação não é uma simples relação direta de causa-efeito. É através do conhecimento deste complexo de mediações que se pode entender, por exemplo, por que não há uma correlação constante entre os macroindicadores de riqueza de uma sociedade, como o PIB, com os indicadores de saúde.” 
Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA.
Os fatores individuais não são tão importantes como os fatores dos grupos para identificar quais são os indivíduos mais submetidos aos fatores de risco e não estão conectados às diferenças de acesso ao sistema de saúde nos diferentes países e a fatores como equidade da distribuição de renda. 
II. Um dos aspectos a serem avaliados é a relação da saúde das populações, as desigualdades nas condições de vida e a rede de relacionamento entre os indivíduos isto é, as relações de solidariedade e confiança entre as pessoas e os grupos.
As relações de solidariedade e confiança e a coesão social parecem ser um importante fator para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva.
RESPOSTA: Apenas as afirmações II e III estão corretas.	
(Carrapato, 2017) Considerando as informações do texto e as imagens, avalie as afirmações a seguir. 
RESPOSTA: A camada intermediária corresponde às condições sociais em nível macro. Como é a condição econômica, social e cultural da inserção dos indivíduos e como interferem nas demais camadas. 
No início do século XX a doença era percebida como resultado de ignorância e da falta de informação da população mais desfavorecida. Nessa época epidemias como a febre amarela e outras doenças. Nessa época a educação em saúde, além de ser considerada uma atividade marginal, não oferecia ações voltadas à população, que não era abordada com linguagem adequada e palestras e postura coercitiva.
Analise as afirmações abaixo e indique qual é a CORRETA.
RESPOSTA: No início do século XX a população em geral se opunha a vacinação obrigatória.
Com relação ao modelo andragógico, leia as afirmações a seguir e escolha a alternativa CORRETA. 
I. Uma das características do modelo andragógico preconiza o autoconceito do aprendiz ou autodirecionamento, isto é, tem como foco desenvolver a autonomia e reconhecer o indivíduo como capacitado para ser autônomo inclusive no processo de aprendizagem.
II. A andragogia não compreende que os adultos estão prontos a aprender aquilo que irão auxiliá-los na resolução de problemas reais do cotidiano e melhora do desempenho no trabalho e na vida. 
III. Necessidade de entender o significado do conhecimento para a vida prática e os benefícios do esforço para a aprendizagem é uma das características do ensino de adultos. 
 IV. O aprendizado não deve ser focado na resolução de problemas, mas apenas nos conteúdos como na pedagogia.
 RESPOSTA: Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Com relação à revisão da Taxonomia de Bloom, o conceito hierárquico da original, compreende que ela é flexível, pois possibilitou considerar possibilidade de interpolação das categorias do processo cognitivo quando necessário, devido ao fato de que determinados conteúdos podem ser mais fáceis de serem assimilados a partir do estímulo pertencente a uma mais complexa. Por exemplo, pode ser mais fácil entender um assunto após aplicá-lo e só então ser capaz de explicá-lo.
Considerando as informações do texto e a imagem, avalie as alternativas a seguir e escolha uma das alternativas.
RESPOSTA: O conceito entender está relacionado a reconhecer e reproduzir ideias e conteúdos. Reconhecer requer distinguir e selecionar uma determinada informação e reproduzir ou recordar está mais relacionado à busca por uma informação relevante memorizada. Representado pelos seguintes verbos no gerúndio: Reconhecendo e Reproduzindo.
 Paradigmas Flexner. 
Texto 1 
O modelo “Flexineriano” é o modelo hegemônico, biomédico, com base no modelo econômico norte-americano. Com características que centralizavam a saúde no médico e nas ações curativas, a influência ocorreu na saúde brasileira em detrimento do reconhecimento da saúde pública e de outras áreas de cuidado como válidas e importantes como conhecimento e práticas em saúde. (Ferraz, 2010) 
Texto 2 
 Um dos paradigmas do modelo de Flexner é o mecanicismo, isto é, a comparação do corpo humano, seu funcionamento com o de uma máquina, suas fragilidades e danos que podem ser provocados por influência de processos químicos, físicos e elétricos. Fragmentação dos processos biológicos. Essa visão fragmentada auxilia na compreensão dos processos corporais e no treinamento dos profissionais. 
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA
RESPOSTA: A tecnificação do ato médico dá legitimidade ao mecanismo e biologicismo, fazendo com que o processo de trabalho esteja fundamentado apenas em bases cientificas.
Leia os textos a seguir e reflita sobre a construção de autonomia e autocuidado em Educação em Saúde: 
Texto 1 
“O processo educativo está centrado em alguém que sabe e ensina a alguém que não sabe. A lógica é a de transmissão de conhecimentos. Aquele que supostamente sabe mais assume funções como aconselhar, corrigir e vigiar quem deve aprender o conteúdo. O risco é o profissional se considerar a autoridade máxima e, portanto, o único responsável pelo processo educativo; há uma ênfase na repetição e, geralmente, não há preocupação com a realidade social nem com as crenças e valores daquele que “deve” aprender. A expectativa é que o outro mude seu comportamento em função do que lhe foi ensinado.” (Machado, 2010) 
Texto 2 
“A escolha da abordagem pedagógica adequada está vinculada ao objetivo da ação educativa. Existem momentos em que se requer a transmissão de informação e outros em que certo automatismo deve ser fixado pelo aprendiz para a execução de sequências rígidas de operações. Nesse complexo processo de ensino-aprendizagem, não se pode perder de vista o objetivo da ação educativa: desenvolver a personalidade integral do aprendiz, sua capacidade de pensar e raciocinar, seus valores e hábitos de responsabilidade e cooperação.” Machado (2010)
Com base na leitura dos textos acima, marque a afirmações CORRETA:
Neste sentido é correto afirmar que o sentido da educação tem foco como a construção da cidadania e autonomia para tomar as melhores decisões em relação ao autocuidado.
O foco do processo educacional não pode ser centrado no aluno, mas nos problemas do serviço de saúde, sejam técnicos ou econômicos.
É na avaliação do contexto e na busca da resolução de problemas com apoio também do conteúdo que ocorre o aprendizado.
A realidade social da comunidade não deve ser levada em consideração em ações de educação em saúde e deve fazer parte dos objetivos educacionais.
RESPOSTAS: Apenas as afirmações I e III estão corretas.
O texto a seguir foi retirado do artigo Educação em Saúde: uma reflexão histórica de suas práticas de Costa Silva, C. M.; Castro Meneghim, M.; Pereira, A. C.; Mialhe, F. L. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 5, 2010, p. 2539-2550.
 “A ideia de uma pedagogia higiênica organizou-se pela primeira vez no Brasil na segunda metade do século XIX, sendo a população-alvo dessa prática as famílias da elite. Iniciava-se uma cruzada para europeizar os costumes e urbanizar os hábitos da elite brasileira, com o objetivo de transformar o perfil sanitário da antiga família colonial, composta de agregados, escravos, domésticos e serviçais, em uma instituição conjugal e nuclear marcada pelo sentimento de privacidade. A intenção maior era legitimar a classe social por meio de seus atributos físicos, psíquicos e sexuais. Tal fato alimentou, indiretamente, ideologias racistas e preconceituosas, servindo para a manutenção da exploração das classes subalternas, em nome da superioridade racial e social das elites brancas”. 
Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA. 
A política sanitarista da época cuidava da saúde da população branca e pobre, onde essa camada tinha livre acesso. 
 As populações da periferia das grandes cidades despertavam preocupações médicas apenas quando a imundície de suas ruas e seus quintais era considerada foco de propagação de doenças pestilentas causadoras de epidemias. 
 No final do século XIX e início do século XX o estado já buscava desenvolver ações para privilegiar outras classes populares, como forma de manter a doença fora do alcance de classes mais ricas. 
RESPOSTA: Apenas as afirmações II e II estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando