Buscar

_ avaliação obetiva epidemiologia Uniaselvi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Epidemiologia (ENF23)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Reposição ( Cod.:562213) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14553888
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação, entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Sobre o estudo analítico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
  
(    ) Estudos analíticos trabalham com hipóteses.
(    ) São subdivididos em estudos de coortes e estudos de caso-controle.
(    ) O estudo analítico é considerado o ponto de partida para compreender como atua uma doença.
(    ) Variáveis de pessoa, tempo e lugar são essenciais para iniciar a análise e a pesquisa nos estudos analíticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	Epidemiologia descritiva é o estudo das variações na frequência de doenças e óbitos, levando-se em consideração variáveis relativas à pessoa, tempo e lugar. Os estudos de epidemiologia descritiva podem ser subdivididos em três grupos distintos. Sobre essas divisões, analise as opções a seguir:
I- Estudos ecológicos ou de correlação.
II- Relato de casos ou de série de casos.
III- Estudos seccionais ou de corte transversal.
IV- Estudos geológicos e veterinários.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	3.
	Há algumas décadas, pouco se falava em prevenção, atualmente ela está no auge da sociedade, sendo importante para evitar o surgimento de doenças e, por conseguinte, aumentar a vida da população. A saúde é considerada um dos bens mais importantes do ser humano, sendo fundamental para o bom funcionamento da mente e do corpo. Sobre a importância das vigilâncias epidemiológica e sanitária, analise as sentenças a seguir:
I- As vigilâncias são fundamentais na busca da prevenção, atuando diretamente em trabalhos voltados à manutenção da saúde, seja nas condições de moradia, de saneamento, de alimentação e de trabalho.
II- A vigilância epidemiológica atua apenas em busca de resultados e não na prevenção de doenças.
III- Um dos objetivos da vigilância é orientar e fiscalizar, para que a população busque formas de prevenção em benefício à sua saúde. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	Uma das subdivisões dos estudos epidemiológicos são os relatos de caso, que consistem em relatos detalhados de um caso ou de um grupo de casos elaborados por um ou mais investigadores, dando ênfase em características não muito frequentes de uma patologia já evidenciada ou até mesmo desconhecida. Sobre os estudos epidemiológicos de relatos de caso, analise as sentenças a seguir:
I- Servem para observar comportamentos diferentes de uma doença ou um acometimento da saúde.
II- Podem auxiliar na detecção de uma nova doença.
III- Não contribuem com os pesquisadores para ampliar novas descobertas na área da saúde.
IV- Relato de caso não é um relato detalhado de um caso como o próprio nome sugere, mas são medidas profiláticas para a cura de uma determinada doença.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	A epidemiologia estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças em grupos de pessoas e que, nas últimas décadas, está com seus estudos em desenvolvimento. Dessa forma, a epidemiologia tem o objetivo de produzir conhecimento e tecnologia, para promover a saúde individual, por meio de medidas de alcance coletivo. Sobre os estudos experimentais, analise as sentenças a seguir:
I- O crescimento exponencial dos estudos epidemiológicos, ocorreu em função do desenvolvimento da informática, como também dos softwares de pesquisa.
II- Os dados sobre mortalidade e agravos à saúde têm sido catalogados e colocados à disposição dos pesquisadores, auxiliando no desenvolvimento de estudos epidemiológicos.
III- As informações que são catalogadas auxiliam a direcionar estratégias de prevenção, planejamento e intervenções.
IV- Os estudos epidemiológicos oferecem apenas contribuições aos cientistas e profissionais da saúde, não revertendo benefícios à população.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	A epidemiologia descritiva constitui a primeira etapa da aplicação do método epidemiológico, com o objetivo de compreender o comportamento de um agravo à saúde numa população. Uma das classificações mais simples é feita em função dos objetivos do estudo, dividindo estes em Descritivos e Analíticos. Vamos nos concentrar na epidemiologia analítica, que são aqueles estudos delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. O estudo analítico pode ser dividido em dois tipos de estudo. Sobre quais são esses estudos, analise as opções a seguir:
I- Estudo de coortes.
II- Estudo de caso-controle.
III- Estudo de caso analítico descritivo.
IV- Estudo intermultidisciplinar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e III estão corretas.
	 b)
	As opções III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	7.
	Uma das subdivisões dos estudos epidemiológicos são os estudos transversais, que se caracterizam pela observação direta de determinada quantidade planejada de indivíduos, em uma única oportunidade. Para iniciar um estudo transversal, o investigador deve, primeiramente, definir a questão a responder, depois, definir a população, o método de escolha da amostra e, por último, definir os fenômenos a estudar. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estudos transversais são também conhecidos por estudos seccionais.
(    ) Medem a exposição de uma pessoa, em um espaço de tempo, a um efeito.
(    ) São pesquisas complexas que requerem aparelhos sofisticados e de alta tecnologia.
(    ) São importantes para o estudo de patologias de evolução lenta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	As transformações demográficas, ambientais e sociais que acompanham a globalização mundial criaram condições para o surgimento de várias doenças que se alastraram por todos os continentes, algumas regionalizadas, outras a nível mundial, o que exigiu um fortalecimento de órgãos e unidades de saúde para detectar prontamente as doenças, investigar e adotar medidas eficazes para prevenção e controle. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Epidemia.
II- Surto epidêmico.
III- Pandemia.
IV- Endemia.
(    ) Definido como a ocorrência de determinada doença em uma região específica.
(    ) É a ocorrência da doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
(    ) Caracterizada quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta.
(    ) Caracterizada pela ocorrência coletiva habitual de uma doença que constantemente aparece na mesma população, numa determinada
região. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - IV.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	II - IV - III - I.
	9.
	Na Idade Antiga, a humanidade desconhecia os processos de contaminação que disseminavam muitas doenças, como a peste, a cólera, a varíola, entre outras. Entretanto, têm-se registros de que havia contribuições da Vigilância Sanitária, a qual tinha entendimento que a água e os alimentos poderiam ser vias de contaminação na propagação de doenças. Dessa forma, as atividades vinculadas à Vigilância Sanitária se originaram de uma motivação em função da propagação de doenças transmissíveis nas populações urbanas, onde o número de habitantes crescia com precárias condições sanitárias. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Vigilância em Saúde incorpora a Vigilância Sanitária, que, além de promover e proteger a saúde da população, atua na fiscalização de empresas de saúde, alimentos e indústrias.
	 b)
	A ocorrência de doenças de repetição numa determinada população não gera motivo de iniciação de pesquisas e observações, pois, se a doença já ocorreu, não retornará em grande escala.
	 c)
	O perfil epidemiológico não é um indicador relevante para os estudos epidemiológicos.
	 d)
	O perfil epidemiológico da população não é uma informação que requer estudo da população local para priorizar as ações dos serviços de saúde, o planejamento pode ser único e aplicado em qualquer população.
	10.
	A epidemiologia é a ciência que estuda as formas de ocorrência de doenças em populações humanas e os fatores determinantes desses padrões. Ela aborda o processo saúde-doença em grupos de pessoas que podem variar de pequenos grupos até populações inteiras.  Referente à epidemiologia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Atua apenas como forma preventiva.
	 b)
	Atua não apenas como nexo causal, mas também correlacionada à prevenção, ao planejamento e à intervenção para reduzir problemas ou doenças.
	 c)
	Atua somente como forma intervencionista.
	 d)
	Atua de maneira a resolver os problemas, sem realizar prevenção e planejamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando