Buscar

Competência Libras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LIBRAS
ESTAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
FAÇA UMA PESQUISA COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PROVENIENTES DA  SURDEZ, NO COTIDIANO DO INDIVÍDUO SURDO.
	NOME DO ALUNO
	Aline de Castro Freitas
	CURSO
	Gestão de Recursos Humanos
	POLO DE APOIO PRESENCIAL
	Salvador - Ba
	
	
	COTIDIANO
	PRINCIPAL DIFICULDADE
	Na formação Educacional Profissional
	
A principal barreira educacional dos surdos no Brasil é a comunicação, porque estudar e exercer qualquer outra atividade cotidiana exige, para quem não ouve, o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas poucos órgãos e estabelecimentos possuem atendimento especializado que utilize essa linguagem. Algumas instituições possuem vídeos em suas plataformas para auxiliar estes alunos durante seus cursos de formação.
	
No Convívio Social
	
A acessibilidade para surdos ainda é um desafio. Essa parcela da população ainda enfrenta dificuldades para conseguir realizar atividades cotidianas e um dos principais problemas é a falta de intérpretes. Seja em uma palestra ou mesmo em hospitais, onde os problemas enfrentados são maiores, pois os médicos são muito técnicos e a escrita pode causar confusão e com isso, pode se haver um uso errado de medicação. Existe também a questão da sinalização em lugares públicos, que facilita o deslocamento dessas pessoas, que nem sempre contam com ajuda.
	
Na inserção no mercado de trabalho
	A comunidade surda enfrenta dificuldade em conseguir um emprego devido a questões de preconceito ou pelo estabelecimento, empresa ou organização não estar preparada para lidar com um empregado com deficiência auditiva. Atualmente estima-se que haja 14 milhões desempregados em um país que possui 10 milhões de pessoas surdas. Como forma de garantir o acesso a um emprego pela pessoa com deficiência, o governo brasileiro, através da Lei n°8.112/1990, determinou que até 20% das vagas em cargos públicos através de concursos devem ser reservadas para indivíduos com deficiência, e há também a Lei de Cotas, que estabelece que uma empresa com mais de 100 funcionários deve contratar uma porcentagem obrigatória de trabalhadores com deficiência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando