Buscar

Avaliação Final(Objetiva)-Individual Semipresencial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Introdução à Engenharia (ECP02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460278) ( peso.:3,00)
	Prova:
	14513920
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A chave para a produção em massa não reside no fato da criação da linha de montagem em movimento contínuo, mas, sim, na completa e consistente intercambiabilidade das peças e na sua facilidade de ajustes. São consideradas características do sistema de produção em massa:
	 a)
	Era impossível construir dois carros idênticos, pois os fornecedores não tinham um sistema de metrologia adequado.
	 b)
	Grandes estoques, baixa variedade, custo baixo, produtos e processos padronizados e equipamentos dedicados.
	 c)
	Organizações departamentalizadas, custo alto, produtos individualizados e exclusivos, custo baixo e grandes estoques.
	 d)
	Quando as peças chegavam na montagem final, tinham na melhor das hipóteses medidas aproximadas.
	2.
	Um produtor de laranjas empacotou para venda no atacado uma quantidade de 2850 kg de sua produção total, sendo que metade dessas laranjas foi distribuída em sacos que tem a capacidade de 2/4 de quilograma cada. Sobre a quantidade de sacos que foram usados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A metade da produção do agricultor é de 1425 kg.
(    ) O número de plásticos a serem consumidos é a quantidade de 2850 unidades.
(    ) Como a quantidade disponível é para venda no atacado, os produtos não devem ser embalados. 
(    ) A quantidade de plásticos que será consumida para suprir a metade da produção é de 5700 unidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	3.
	A processo de comunicação nas empresas tem seu início em um objetivo bem planejado, permitindo que o sistema tenha seu fluxo normal, é composto por seis elementos básicos. Considerando o conjunto de informações apresentadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O conceito de ruídos refere-se aos elementos que atrapalham a comunicação entre o emissor e o receptor.
(    ) A antecipação de implementação do projeto estratégico pode ter sido resultado de falha no sistema de comunicação organizacional.
(    ) Um ruído na comunicação organizacional pode desarticular o receptor e o emissor, prejudicando a mensagem enviada, colocando em risco a estratégia estabelecida pela organização.
(    ) Os problemas relacionados ao ruído auxiliam nas melhorias relacionadas à comunicação nas organizações, facilitando o envio de mensagens. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	Segundo Bazzo (2006, p. 235), "a engenharia de produção é uma habilitação específica associada às engenharias tradicionais. Existem, portanto, cursos de engenharia de produção elétrica, de produção civil, de produção mecânica". Assim, em uma empresa, o engenheiro de produção aplica um conjunto amplo de conhecimentos e habilidades de forma a verificar e solucionar os problemas de forma geral. Sobre as principais competências pessoais do engenheiro de produção, de acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Capacidade de projetar, executar e otimizar sistemas, sem levar em consideração as características das comunidades envolvidas.
(    ) Capacidade de avaliação econômico-financeira de projetos da empresa.
(    ) Capacidade de utilizar ferramentas matemáticas e estatísticas para modelar sistemas de produção, facilitando a tomada de decisões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à Engenharia - conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	5.
	A Engenharia de Produção é uma habilitação específica associada a engenharias tradicionais. Existe também a oferta de cursos de Engenharia de Produção específicos, tais como Engenharia de Produção Elétrica, Produção Civil, Produção Mecânica e Produção Química. Sobre os campos de formação específica para a atuação do engenheiro de produção, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Operações.
II- Planejamento.
III- Finanças.
IV- Logística.
V- Marketing.
(    ) Estratégico, financeiro e produtivo.
(    ) Manufatura, produção e controle de suprimentos .
(    ) Planejamento da produção e distribuição de produtos.
(    ) Controle financeiro e de custos, análise de investimentos.
(    ) Planejamento do produto e mercados a atender.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - V - IV - II.
	 b)
	II - I - IV - III - V.
	 c)
	III - I - II - V - IV.
	 d)
	V - IV - III - II - I.
	6.
	O preenchimento do formulário eletrônico da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) exige a definição do tipo de atividade técnica referente à atribuição do profissional habilitado no sistema CONFEA/CREA para contratos de execução de serviços técnicos e especializados. Esta definição evita dúvidas na interpretação dos termos contratuais entre cliente e profissional engenheiro. Com base nas definições dos tipos de atividades, analise as sentenças a seguir:
I- A atividade de 'Mensuração' envolve a formulação de um documento que descreve os dados técnicos de uma obra ou serviço especializado.
II- A 'Vistoria' é o tipo de atividade que envolve a verificação ou apuração de um fato e a descrição detalhada dos pormenores relacionados.  
III- O 'Anteprojeto' contempla a descrição formal do projeto preliminar de uma obra ou das atividades a serem executadas em um determinado serviço. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	O tempo mínimo regular de integração de um curso de Engenharia depende da habilitação. Após a formação no curso superior de bacharel, o engenheiro pode continuar sua capacitação com os cursos de pós-graduação. Os cursos de pós-graduação são divididos em cursos de Lato Sensu e Stricto Sensu. Com base nos tempos mínimos de integração para as várias etapas da formação acadêmica, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Bacharel em Engenharia de Produção.
II- Doutorado em Engenharia de Produção.
III- Curso de especialização Lato Sensu em Engenharia de Produção.
(    ) O tempo de mínimo de integração é de cinco anos.
(    ) O tempo mínimo de integração é de um ano e meio a dois anos.
(    ) O tempo mínimo de integração é de quatro anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - I - III.
	8.
	A escrita é a forma de comunicação mais importante, porém existem outras formas de comunicação, tais como: representação gráfica, oral, ou por meio de modelos icônicos. Além disso, o processo de comunicação apresenta pelo menos seis elementos que devem ser tratados com clareza por quem pretende expressar-se corretamente. Dentro deste contexto, analise a seguinte frase: "Gilberto está procurando uma vaga para estacionar a moto e observa uma placa de proibido estacionar". Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O receptor é o órgão de trânsito ou placa.
(    ) O emissor é o Gilberto.
(    ) O canal de comunicação é por meio da placa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - V - F.
	9.
	O profissional engenheiro deve ser um indivíduo que além de conhecimento técnico na área, precisa saber se expressar tanto oralmente quanto em relatórios de forma clara e, consequentemente, de fácil entendimento. O processo de comunicação pode ser composto por emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, código e ruído. Com relação aos processos de comunicação, analise as sentenças a seguir:
I- O emissor é o indivíduo que recebe a mensagem e o receptor o indivíduo que envia a mensagem. 
II- A mensagem deve ser clara e objetiva e os ruídos são os elementos que facilitam a comunicação entre o emissor e o receptor.
III- O canal de comunicação é por onde a mensagem vai ser enviada e o código pode ser os elementos da mensagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	10.
	Um motorista, partindo de uma cidade A, deverá efetuar a entrega de mercadorias nas cidades B, C e D. Para calcular a distância que deverá percorrer, ele consultou um mapa indicado na figura, cuja escala é 1:2500000, isto é, cada centímetro do desenho corresponde a 25 quilômetros no real. Então, para ir de A até D ele percorrerá um total de:
	
	 a)
	225,5 km.
	 b)
	325 km.
	 c)
	375,50 km.
	 d)
	400 km.
	11.
	(ENADE, 2014) Projetos de produtos/serviços são, muitas vezes, realizados separadamente do projeto dos processos. Os gerentes de operação e sua equipe não são envolvidos nas atividades relativas desde o conceito de produto/serviço até a sua produção. São combinados ao projeto dos processos, aumentando sua vantagem competitiva. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções: 
I- As empresas que adotam o projeto interativo para lançamento de novos produtos/serviços têm os custos de desenvolvimento minimizados.
II- Quando as empresas utilizam o método de projeto interativo, o desenvolvimento do trabalho tem um tendência a ter um resultado positivo com relação às metas estabelecidas.
III- Com o projeto interativo para lançamento de novos produtos/ serviços, o tempo até o lançamento do produto/serviço será reduzido, gerando menores custos com projetistas , fornecedores e técnicos especializados.
IV- Através da aplicação da metodologia de projeto interativo para lançamento de novos produtos/ serviços, o tempo até o lançamento do produto/serviço tende a ser aumentado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2014/42_tecnologia_gestao_producao_industrial.pdf>. Acesso em: 8 fev. 2017.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	12.
	(ENADE, 2014) Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano. A partir do século XX, com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. A partir das ideias expressas, conclui-se que, no Brasil, no século XX:
FONTE: Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2014/16_engenharia_producao.pdf>. Acesso em: 8 fev. 2017.
	 a)
	Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra citadina totalmente diferente aos seus valores.
	 b)
	Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
	 c)
	O êxodo rural para as cidades não prejudicou a atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias havial sido introduzidas no campo.
	 d)
	A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais