Buscar

Avaliação II - Individual FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Lógica (FIL27)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:456675) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12838135
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A silogística se ocupa de estudar os argumentos silogísticos, ou seja, os silogismos. Um silogismo é um argumento formado por proposições categóricas e se distingue por envolver um tipo de argumentação que se processa pela triangulação. Aristóteles desenvolveu um método para avaliar os silogismos. Quanto a esse método, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A lógica aristotélica prima pela correção, mas falta na completude.
(    ) A lógica aristotélica permite demonstrar todos os silogismos válidos.
(    ) A lógica aristotélica prescinde da análise das proposições categóricas.
(    ) A lógica aristotélica aplica-se a argumentos construídos por triangulação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	As proposições categóricas podem ser analisadas em virtude de sua qualidade e sua quantidade. No que tange à qualidade, as proposições categóricas podem ser afirmativas ou negativas. Quando diz respeito à quantidade, as proposições categóricas podem ser universais ou particulares. Acerca das características dos quatro tipos de proposições categóricas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Universal afirmativa afirma que toda a extensão de um termo geral é igual à extensão de outro termo geral.
(    ) Universal negativa afirma que parte da extensão de um termo geral é diferente da extensão de outro termo geral.
(    ) Particular afirmativa afirma que parte da extensão de um termo geral é igual à extensão de outro termo geral.
(    ) Particular negativa afirma que toda a extensão de um termo geral é diferente da extensão de outro termo geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	A proposição categórica é objeto de estudo da lógica formal. As proposições categóricas se constituem da união de dois termos gerais que, por sua vez, designam categorias, grupos ou conjunto de coisas. As categorias possuem duas características principais: a extensão e a intensão. Sobre a extensão e a intensão, analise as sentenças a seguir:
I- A intensão de uma categoria é composta por características ou propriedades que ela atribui aos objetos que compõem sua extensão.
II- A extensão de um termo geral se constitui na resposta para uma pergunta do tipo "quantos": quantos são os cachorros?
III- A intensão de um termo geral se constitui na resposta para uma pergunta do tipo "o que": o que são os cachorros?
IV- A extensão do termo "cachorro" é tudo aquilo que não possui as características de ser cachorro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	Uma proposição categórica é constituída por três elementos: dois termos não lógicos e um elemento lógico chamado de cópula. Sobre a cópula, analise as sentenças a seguir: 
I- A cópula é expressa pelo verbo "ter".
II- A cópula é um sincategorema, ou seja, um termo lógico que liga na proposição categórica os dois termos lógicos que a compõe. 
III- A cópula é expressa pelo verbo "ser".
IV- A cópula é um categorema, ou seja, um termo ilógico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	5.
	A validade lógica de um argumento pode ser definida em termos de inconsistência. Quando um argumento é válido, suas premissas mantêm uma relação de inconsistência com a falsidade da conclusão. Não é possível que elas sejam verdadeiras ao mesmo tempo em que a conclusão é falsa. Sob tais pressupostos, a lógica nos ajudará a dizer quando duas ou mais teses inconsistentes entre si são contraditórias ou contrárias. Sobre a diferença entre teses contraditórias e teses contrárias, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Duas teses são contraditórias se ambas são verdadeiras e falsas ao mesmo tempo. Duas teses são contrárias se ambas se assentam em premissas distintas.
	 b)
	Duas teses são contraditórias quando uma, ao ser verdadeira, necessariamente torna a outra falsa. Duas teses são contrárias se não podem ser ambas verdadeiras, mas podem ser ambas falsas.
	 c)
	Se duas teses são contraditórias, na medida em que uma é verdadeira, a outra necessariamente é falsa, elas não podem ser contrárias na medida em que as premissas contrárias do argumento não comportam contraditoriedade.
	 d)
	Duas teses são contraditórias quando não podem ser ambas verdadeiras, mas podem ser ambas falsas. Duas teses são contrárias quando uma ao ser verdadeira, necessariamente, torna a outra falsa.
	6.
	A forma da lógica é estudada por um ramo da lógica denominado de lógica formal. A lógica também é objeto de estudo da lógica informal, que estuda os aspectos informais do argumento. Nesse sentido, analise o seguinte argumento:
Todos os triângulos com três lados iguais são equiláteros.
Algumas formas geométricas são triângulos com três lados iguais.
Portanto, algumas formas geométricas são equiláteros.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse tipo de argumento:
	 a)
	Argumento denominado silogismo.
	 b)
	Argumento denominado abdutivo.
	 c)
	Argumento denominado por analogia.
	 d)
	Argumento denominado indutivo.
	7.
	O silogismo é o principal objeto da análise da lógica silogística. A principal característica do silogismo é que ele se trata de um tipo especial de argumento, um no qual esse está composto por proposições categóricas. Podemos analisar as proposições categóricas do ponto de vista de sua qualidade e quantidade. Quanto ao silogismo, analise as seguintes afirmativas:
I- O silogismo compõem-se por duas premissas em uma conclusão.
II- O silogismo procede argumentativamente por triangulação.
III- Os termos gerais que compõem o silogismo são o maior e o menor.
IV- O silogismo prescinde de informação para chegar a conclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	8.
	Os silogismos são uma triangulação de informações sobre a relação que três termos mantêm entre si. Nesse sentido, cada um desses termos gerais que compõem o silogismo possuem um nome específico por conta de sua função na argumentação. Analise a seguinte proposição:
Todo homem é mortal.
João é homem.
Logo, João é mortal.
Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Termo menor.
II- Termo médio.
III- Termo maior. 
(   ) João.
(   ) Mortal.
(   ) Homem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	I - III - II.
	9.
	As proposições que podem compor silogismos, as proposições categóricas, são de tal tipo que só podem ser compostas por termos gerais. Assim, uma proposição categórica é uma proposição que relaciona dois termos gerais entre si. Por isso o nome proposição categórica, porque os termos gerais designam "Categorias", isto e grupos de coisas que podem estar compostos por uma, várias, ou nenhuma coisa. Assim, categorias possuem duas características centrais. Por um lado, categorias possuem o que se costuma chamar em lógica de extensão, por outro possuem o que se chama
em lógica de intensão. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição lógica de extensão:
	 a)
	A extensão de uma categoria é composta pela amplitude histórica e cultural dessa categoria. Pode-se dizer que a extensão de um sujeito é sua trajetória histórica e cultural de um sujeito, ou seja, tudo aquilo que determina cultural e historicamente o ser do sujeito em questão.
	 b)
	A extensão de uma categoria é composta pela intensidade de sua singularidade. Pode-se dizer que a extensão de um sujeito se apresenta no ethos, na forma de ser de um sujeito em sua singularidade.
	 c)
	A extensão de uma categoria é composta pelos membros dessa categoria. Pode-se dizer que a extensão de um sujeito é tudo que é um sujeito, ou seja, tudo aquilo que possui a característica de ser do sujeito em questão.
	 d)
	A extensão de uma categoria é composta pela intensidade semântica dessa categoria. Pode-se dizer que a extensão de um sujeito reside no significado linguístico atribuído no seio da língua à um sujeito, ou seja, tudo aquilo que determina linguisticamente e semanticamente o ser do sujeito em questão.
	10.
	Uma proposição categórica se constitui basicamente de dois termos não lógicos e um elemento lógico chamado de cópula. A cópula é de fundamental importância, pois ela fornece o sentido à proposição. Sabendo disso, sinalize com V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas que correspondem ou não a função da cópula numa proposição.
(    ) A cópula é um sincategorema, ou seja, um termo lógico cuja função é vincular na proposição categórica os dois termos não lógicos.
(    ) A função da cópula é estabelecer uma conexão entre dois ou mais termos lógicos.
(    ) A função da cópula é estabelecer uma conexão entre os termos não lógicos, criando um elo entre o sujeito e o predicado.
(    ) A cópula pode ser do tipo afirmativa e é representada pelo verbo ser, e do tipo negativa, representada pelo verbo ser mais a palavra não. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando