Buscar

Prófase I - Leptóteno e Zigóteno

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prófase I
A Prófase I é a etapa mais longa e mais marcante da meiose I. Esta é semelhante à prófase mitótica em alguns aspectos. Em ambas, ocorrem a desorganização da carioteca e do nucléolo; os filamentos de cromatina já duplicados desde a interfase iniciam o processo de condensação, constituindo cromossomos; os centríolos duplicam-se e migram para os polos opostos da célula; Além disso, formam-se as fibrilas proteicas do fuso.
Mas existe uma diferença fundamental: na prófase mitótica os cromossomos não se pareiam; na prófase I da meiose, os cromossomos homólogos pareiam-se, fato que permitirá a ocorrência de eventos característicos da meiose, como o crossing-over.
A Prófase I é subdividida em cinco períodos: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese.
Leptóteno
Neste estágio, os filamentos de cromatina acham-se descondensados, muito longos e finos. Durante este período, estes filamentos começam a se condensar, a espiralar e a constituir cromossomos. Além disso, o nucléolo ainda está presente.
Zigóteno
Neste estágio, os cromossomos homólogos, um pouco mais espiralados, se atraem, começam a se mover e se colocam lado a lado, formando pares. Este pareamento se chama sinapse e é muito preciso e específico. Cada par de homólogos constitui um bivalente (ou tétrade).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando