Buscar

Conhecimentos sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teste
	EXAME
	Iniciado
	03/12/19 18:13
	Enviado
	03/12/19 18:42
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	28 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O tombamento se estabelece pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), é uma das formas admitidas pelo direito brasileiro de intervenção na propriedade. É correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
No tombamento de bens fica proibida sua destruição, demolição ou mutilação sem prévia autorização.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A emissão indiscriminada de substâncias poluentes e contaminantes no meio natural é um dos crimes mais comuns no mundo. Exemplos: poluição do ar e das águas, contaminação radioativa, entre outras.
Qual Lei julga crimes ambientais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A Lei nº 9.605/98 – Lei de crimes ambientais.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Triple Bottom Line, desde os anos 1990, com o natural aumento da preocupação com a sustentabilidade e a ampliação dos estudos sobre o tema nas mais diversas áreas, Elkington (1997) sistematizou essa preocupação com o chamado tripé da sustentabilidade, que prevê:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
O cuidado ambiental, econômico e social.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O objetivo maior da gestão ambiental é minimizar os impactos das atividades de negócio sobre o meio ambiente e estabelecer a busca contínua de melhoria da qualidade ambiental dos serviços. Podemos afirmar sobre controle de poluição:
I – Cumprimento da legislação e resposta às pressões da comunidade.
II – Tecnologias de remediação e de controle no final do processo ( end-of-pipe – tecnologias que ajudam a filtrar o poluente) e aplicação de norma de segurança.
III – Ações ambientais confinadas nas áreas produtivas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Art. 3º – A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos (BRASIL, 2010).
Conforme a Lei nº 12.349/2010 de licitação, podemos considerar que se trata da utilização do poder de compra do setor público para gerar benefícios econômicos e socioambientais. Nas alternativas abaixo, escolha os produtos que o governo deve primar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Utilizar os reutilizados ou reciclados, gerar menos resíduos, com menos embalagens, serem feitos de material reciclado ou serem reciclados pelo fornecedor.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente define o que é economia verde:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, reduzindo os riscos ambientais.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A preocupação com o meio ambiente tem se tornado uma constante atualmente. Empresas que possuem ISO 14000 são vistas de forma positiva, demonstrando inserção na questão de preservação do meio ambiente. Muitos podem ser os princípios ambientais e princípios de gestão ambiental a serem seguidos, um deles é a Prioridade de Enfoque. Qual sua definição?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Considerar as repercussões ambientais antes de iniciar nova atividade ou projeto.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	ISO – Organização internacional, o Brasil participa da ISO através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), associação sem fins lucrativos. Atualmente muito utilizada em diversas empresas, que conseguem através de alguns procedimentos uma importante certificação. Qual é, afinal, o objetivo da ISO?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Facilitar a coordenação internacional e a unificação dos padrões industriais para que os produtos tenham processos próximos de produção.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	As empresas apresentam muitas ações que mostram seu compromisso com o meio ambiente e com as pessoas. É importante que as companhias tenham essa postura de reparar o que destroem. Abaixo escolha as ações que foram determinantes para o mercado sustentável:
I – Direitos humanos, Ética e transparência e Gestão de resíduos.
II – Gestão da água, Gestão da biodiversidade e Gestão de fornecedores.
III – Gestão de projetos, Atendimento de Leis e Compromisso com a produtividade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) alterou a Lei nº 9.605/1998, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos. Assinale abaixo o entendimento correto:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A Lei dá subsídios para enfrentar o problema do aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos que podem ser reutilizados e reciclados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais