Buscar

MAPA História das Religiões

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	R.A.:1990923-5
	Acadêmico: Daiane Cristina Magalhães
	Curso: Licenciatura em História
	Disciplina: História das Religiões
BUDISMO
O budismo surgiu da necessidade do homem se despertar para a pura natureza. Apesar de se associar budismo à Buda, não significa algo ou apenas uma única pessoa, é bem mais amplo, o sentido para Buda. Mas apesar disso houve um homem que foi considerado o primeiro Buda, seu nome era Sidarta Gautama e que veio de origem nobre, filho de rei e com acesso a muitas riquezas e mulheres. 
Apesar de existir várias histórias sobre a origem de Buda havia uma certeza, seu destino já estava traçado, pois segundo a história Buda prosperaria como sucessor de seu pai ou seguiria o caminho totalmente diferente de sua linhagem.
Se ele optasse sair da realeza, tinha que abdicar de suas riquezas e todas as mordomias advindas dela. Mas seu pai temia que Sidarta escolhesse pela opção de humildade o prendeu no castelo, assim mesmo ao 16 anos casou-se com uma prima, gerando um filho e com disposição a várias mulheres para sua satisfação sexual.
Com pouco menos de 30 anos, pela distração dos guardas e de seu pai, cansado daquela vida que estava consumindo sua juventude, decidiu fugir. E ir escolher uma vida simples longe de bens materiais, vivia com tão pouco alimento que em certo momento de sua vida apenas um grão de arroz o satisfazia.
Buda morreu aos 80 anos e não deixou sucessor, e suas palavras foram registradas primeiramente na Índia, havendo grande preocupação de seus ensinamentos não serem alterados.
Buda ensinou que não foi ele quem inventou a verdade, e sim se despertou para ela. Então assim, como qualquer pessoa poderá também atingir o mesmo estado de iluminação e sabedoria que ele alcançou. Ser budista ou seja seguir os ensinamentos de Buda não significa crer e adorar a sua imagem, mas sim dedicar-se a verdade que ele descobriu e que é a sua própria verdade que ajudou a constituir as Leis da Natureza. 
O budismo apresenta algumas regras, tais como: não fazer mal a nenhuma criatura viva; não roubar; não ser irresponsáveis nas relações sexuais; não falar mentiras; não se drogar e se embriagar.
Atualmente, há cerca de 270 templos da Honmon Butsuryu-Shu no Japão. A ampliação para o exterior teve começo no século XX. E hoje há diversos templos e seguidores também na Coréia do Sul, Taiwan, Estados Unidos da América, Havaí, Sri Lanka, Austrália, Itália, Filipinas, Cingapura, Índia, Nepal, além do Brasil que, com 11 templos e cinco núcleos, é o maior país em número de adeptos fora do Japão.
A Arquitetura na época da iluminação plena de Buda era construções pequenas e de madeiras, que foram mudando para pedras e tijolo, e eram construções derivadas de túmulos antigos de pessoas importantes para aquela comunidade, no Brasil o projeto foi desenvolvido por arquitetos taiwaneses, japoneses, chineses e brasileiros que se influenciaram pela arquitetura chinesa.
REFERÊNCIAS
DARIUS, Fábio Augusto; JUNIOR, Augusto, João Moretti; FRIEDRICH, Veroni. História das Religiões. O budismo: a busca e o encontro do “caminho do meio. (Graduação EAD). UniCesumar. Maringá, PR, 248 f.,2019, p. 76-79.
ELLEMENTO. Budismo Primordial, Buda histórico. Disponível em: <https://budismo.com.br/introducao-ao-budismo/buda-historico/>. Acesso em: 01 de jul. 2019.
SANTOS, Victor. Templos budistas: a história por trás dessas construções. Disponível em: <https://www.altoastral.com.br/templos-budistas-historia/>. Acesso em: 01 de jul. 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando