Buscar

FÁRMACOS E DROGAS QUE CAUSAM DEPENDÊNCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário UNINOVAFAPI – Grupo Afya
Disciplina: Toxicologia
Prof.: Antonio Luiz Gomes Junior
Acadêmicos: Janderson de Moura, Joaci Carvalho, Kaio Lima, Rodrigo Nocrato.
FÁRMACOS E DROGAS QUE CAUSAM DEPENDÊNCIA
 O que é dependência química?
Embora exista uma diversidade de conceituações de dependência química, todas elas são unânimes ao afirmar que a dependência é considerada uma relação alterada entre o indivíduo e seu modo de consumir uma determinada substância.
 O que é dependência química?
A dependência química é uma doença crônica, caracterizada por comportamentos impulsivos e recorrentes de utilização de uma determinada substância para obter a sensação de bem estar e de prazer, aliviando sensações desconfortáveis como ansiedade, tensões, medos, entre outras.
As 5 drogas que mais causam dependência no Brasil.
HEROÍNA
COCAÍNA
NICOTÍNA
BARBITÚRICOS
ÁLCOOL
Heroína
A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório. 
Além de ser provavelmente a droga mais viciante, a heroína também é perigosa porque a dose que pode causar a morte é só cinco vezes maior que a necessária para ficar chapado.
A análise de David Nutt
A heroína recebeu três de pontuação (de um máximo de três) na análise de Nutt. Segundo o estudo, essa droga dá a mesma quantidade de sensação de prazer que a cocaína. Porém, a heroína causa mais dependência física e psicológica ao usuário.
 Cocaína/Crack
Crack e cocaína, tanto um quanto o outro, são drogas com o mesmo princípio ativo capaz de alterar o funcionamento do corpo como um todo. 
Ambas são derivadas de uma planta chamada “coca”, porém existe uma grande diferença entre elas em função da forma como são preparadas e como são administradas.
Qual a diferença?
O crack é consumido em pedra triturada em cigarros ou cachimbos, a absorção acontece no pulmão, de onde ela cai na corrente sanguínea em menos de dez segundos e a ação dura menos de dez minutos. 
A cocaína é consumida em pó, absorvida pelo nariz, levando 15 minutos para chegar ao cérebro e o  efeito de euforia dura entre 30 e 45 minutos. 
 Cocaína/Crack
A cocaína interfere diretamente no uso que o cérebro faz da dopamina para transmitir mensagens de um neurônio a outro. 
Basicamente, ela impede que os neurônios desativem o sinal da dopamina, causando uma ativação anormal do circuito de recompensa do cérebro. 
 Cocaína/Crack
Em experimentos com animais, a cocaína fez os níveis de dopamina se elevarem mais de três vezes acima do normal. 
Calcula-se que existam entre 14 e 20 milhões de usuários de cocaína no mundo e que, em 2009, o mercado dessa droga movimentou cerca de 75 bilhões de dólares.
 Nicotína
A nicotina é a principal substância viciante do tabaco. Quando se fuma um cigarro, ela é absorvida rapidamente pelos pulmões e transmitida ao cérebro. 
A nicotina é um alcalóide policíclico sendo o composto ativo do tabaco. É uma variação do composto chamado de pirrolidina. Esse composto consiste em um ciclopentano com um de seus carbonos substituídos por um nitrogênio.
 Nicotína
A nicotina é um dos alcalóides que mais preocupam pela sua capacidade de dependência por ser uma das mais acessíveis para a população, já que boa parte do poder viciante do cigarro vem da nicotina presente no tabaco. 
Além disso, muitas das substâncias presentes no cigarro, além do tabaco, agem como reforçadores do tabaco.
 Barbitúricos
Os barbitúricos são drogas inicialmente utilizadas para tratar ansiedade e induzir o sono. Interferem nos sinais químicos do cérebro, fazendo diversas regiões cerebrais pararem de funcionar. 
Em doses baixas produzem euforia, mas em doses mais elevadas podem ser letais porque inibem a respiração. 
Barbitúricos
 A dependência dos barbitúricos era frequente quando esses medicamentos podiam ser facilmente adquiridos com receita, mas diminuiu de forma drástica desde que foram substituídos por outros. 
Isso evidencia o papel que o contexto desempenha no vício: se não for facilmente acessível, uma droga viciante não pode causar muito dano. Os especialistas situaram os barbitúricos como a quarta substância mais viciante.
ÁLCOOL
Álcool
Apesar de ser legal na maior parte dos países ocidentais, os especialistas consultados pela equipe de Nutt o pontuaram com 1,9 de 3. 
O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. 
Álcool
O álcool causa múltiplos efeitos no cérebro, em experimentos de laboratório com animais aumentava os níveis de dopamina no sistema de recompensa cerebral entre 40% e 360%. Além disso, quanto mais os animais bebiam, mais os níveis subiam.
Cerca de 22% das pessoas que bebem desenvolverão dependência do álcool em algum momento da vida. 
Álcool
A Organização Mundial da Saúde calcula que, em 2002, 2 bilhões de pessoas consumiram álcool, e três milhões morreram em 2012 por danos causados pela bebida em seu organismo. 
Outros especialistas classificaram o álcool como a droga mais prejudicial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando