Buscar

Maquiagem masculina

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Maquiagem masculina 
Profª: Lucimayre Brito
Adesão da estética masculina 
O segmento da estética e beleza expande-se também para o público masculino. É notável nas últimas décadas o aumento da vaidade masculina e a importância que os homens dão para uma boa aparência.
A preocupação do homem com o corpo e a beleza ainda não se iguala a da mulher, porém estão dedicando mais tempo e dinheiro a tratamentos estéticos. 
De acordo com Vigarello (2006), o embelezamento ganha importância mais do que nunca, sobre tudo o que permite reconstruir a aparência: a maquiagem, os produtos, as cirurgias plásticas de correção e próteses, os medicamentos permitem a cada indivíduo um revelar sempre sua personalidade.
O séc. XXI apresenta um novo homem, menos machista, moderno, bem sucedido, com posicionamento mais aberto em relação ao seu papel e o papel da mulher, está sendo capaz de entendê-la melhor, quer agradá-la, dividir as tarefas.
Com relação a vaidade masculina, encontramos dentro do público masculino os metrossexuais, homens super vaidosos. 
Histórico da maquiagem masculina.
Os homens não são estranhos à maquiagem. Alexandre, o Grande, adorava, enquanto os pictos (antigos habitantes da Escócia) pintavam o rosto de azul para lutar. Perucas e pintas falsas eram moda na corte do rei Luís 13 - sem contar com os dândis (estilo masculino que surgiu no século 18 inspirado na excentricidade e elegância).
Dados estatísticos
A indústria de cosméticos masculinos, avaliada em US$ 57,7 bilhões em 2017, está crescendo exponencialmente. De acordo com a consultoria Research and Markets, esse mercado deve atingir US$ 78,6 bilhões até 2023. E não estamos falando apenas de creme Nivea. Estamos falando de bases hidratantes e bronzeadores, corretivos e delineadores de sobrancelhas - cosméticos propriamente ditos.
Uma pesquisa recém-concluída no Brasil, realizada pela Minds&Hearts com 414 homens entre 16 e 59 anos, aponta as mudanças na de se comunicar e consumir do homem contemporâneo. Esse estudo aponta que 31% dos homens preocupam-se mais com o rosto do que com outras partes do corpo, tanto que 39% afirmam usar algum tipo de maquiagem e 67% passariam a usar, sem problemas.
Estamos falando de maquiagens que cobrem simples imperfeições da pele, como corretivos para olheiras ou sobrancelhas, até maquiagens funcionais com compostos vitamínicos e anti radicais livres, ou seja, o homem de hoje está cada vez mais interessado na sua imagem pessoal.
Rosto 
Preparação da pele: Higienização, tonificação, hidratação e proteção..
Passe a base, dê preferência a esponja apenas na área que chamamos de “T” (nariz e testa) e no queixo.
A base também é aplicada debaixo dos olhos apenas nas áreas mais escuras.
Para não ficar com o rosto de uma cor e o resto de outra, é importante não esquecer de passar a base debaixo do pescoço e nas orelhas também.
O corretivo pode ser dispensado, pois ele cria um ar muito falso por ser grosso demais, sendo possível percebê-lo. Aplique onde tiver alguma acne, apenas com batidinhas das pontas dos dedos, bem de leve sem espalhar.
Para finalizar, o pó compacto aplicado com um pincel grande e nunca com a esponja.
Olhos 
Muito cuidado com esse passo!
Escolha um lápis de olho, de preferência marrom para passar apenas na parte superior dos cílios com um fino traço e bem rente. Aplique também o rímel transparente nos cílios e use-o também para passar “pentear” as sobrancelhas.
No homens, o melhor é pentear as sobrancelhas sempre no sentido do crescimento do pelo.
Boca 
Para a boca, apenas o hidratante labial que não tenha brilho. Pode optar também em passar um batom cor de boca, apenas com as pontas dos dedos, dando batidinhas de leve.
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando