Buscar

APOL - Fundamentos da Fisica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1
Questão 1/5 - Fundamentos de Física
Leia o seguinte extrato de texto: 
Sir Isaac Newton (1642 – 1727), um dos maiores físicos de todos os tempos, foi também um grande matemático e fez diversas contribuições para a ciência, dentre elas, criou o teorema binomial, o cálculo diferencial e integral e uma das mais influentes obras de todos os tempos, o Principia ou Princípios Matemáticos da Filosofia Natural onde constam as suas leis sobre o movimento e a lei da gravidade.
Fonte: texto elaborado pelo autor desta questão. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Mecânica Básica, referente às leis de Newton, relacione corretamente as leis formuladas por Newton com os seus respectivos enunciados. 
Primeira lei de Newton.
Segunda lei de Newton.
Terceira lei de Newton. 
(  ) A resultante das forças aplicadas a um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração que adquire.
(  ) Um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se o somatório das forças que atuam sobre ele for nulo.
(  ) Se um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, o corpo B exerce sobre A uma força de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	1 – 3 – 2
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1
	
	E
	3 – 1 – 2
A se quência c orreta é : 2 – 1 – 3. Segundo o livro : (1) “P rime ira Lei de Newton: um corpo permanece em re pouso ou em movimento retilíneo uniforme s e o soma tório das forç as que a tua m sobre ele for nulo.” (2) “Segunda Lei de Newton: a resultante da forças aplicadas a um corpo é igua l ao produto de sua massa pela aceleração que adquire .” (3) “Terceira Lei de Newton: se um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, o corpo B exerce sobre A uma força de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário” (Mecânica Básic a, p. 64, 6 5, 6 6)
Questão 2/5 - Fundamentos de Física
Leia o texto:
Numa corrida de carro, o piloto dirige por um trecho retilíneo, quando é realizada uma medida de tempo em relação ao ponto de largada. No instante inicial, o tempo marcado foi de 2,0 segundos e a posição do carro é igual a 12 m; na posição 344,5 m foi realizada outra tomada de tempo e o valor medido foi 5,5 segundos.
Fonte: texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base-base Mecânica Básica, assinale a alternativa correta sobre o módulo da velocidade média do carro.
	
	A
	55 m/s.55 m/s.
	
	B
	65 m/s.65 m/s.
	
	C
	75 m/s.75 m/s.
	
	D
	85 m/s.85 m/s.
	
	E
		95 m/s.95 m/s.
Questão 3/5 - Fundamentos de Física
Leia o texto:
O fenômeno ondulatório acontece, por exemplo, quando uma onda se propaga de um ponto a outro.
Fonte: texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando os conteúdos do livro-base Física II sobre ondas mecânicas, responda: 
o fenômeno ondulatório acontece, por exemplo, quando uma onda se propaga de um ponto a outro e ocorre...
	
	A
	o transporte de energia.
	
	B
	o movimento de partículas.
	
	C
	a produção de energia.
	
	D
	a imobilidade do meio.
	
	E
	a transformação de energia.
Questão 4/5 - Fundamentos de Física
Leia o texto a seguir: 
O Beach Park está localizado na praia de Porto das Dunas, próximo a Fortaleza (CE), e é o maior parque aquático da América Latina. Nesse parque, uma das principais atrações é um poderoso toboágua, chamado de Insano, cuja velocidade, ao final da descida, é cerca de 28 m/s (aproximadamente 100 km/h). Considere a aceleração local da gravidade constante e do módulo 9,8 m/s² e despreze as perdas de energia por atrito. 
Fonte: texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considere o texto e os conteúdos do livro-base Mecânica Básica referente à conservação da energia mecânica, assinale a alternativa que corresponde, aproximadamente, à altura do toboágua Insano.
	
	A
	32 m.
	
	B
	34 m.
	
	C
	36 m.
	
	D
	38 m.
	
	E
	40 m.
Questão 5/5 - Fundamentos de Física
Considere a seguinte citação: 
“O sistema de medida terrestre surgiu durante o Império Romano. O mille passus correspondia a mil passos duplos de um comandante de milícia. Isso é o equivalente a 1.609,344 metros, ou seja, a aproximadamente 1,61 km”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: O Guia dos Curiosos. <http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/367/1/milhas.html>. Acesso em: 26 dez. 2018. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Mecânica Básica sobre conversão de unidades, assinale a alternativa que corresponde em quilômetros a, aproximadamente, 18 milhas. 
	
	A
	12,23
	
	B
	18,56
	
	C
	20,45
	
	D
	28,98
	
	E
	32,20

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais