Buscar

capacidade e volumes pulmonares

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Volumes Pulmonares 
Volumes pulmonares constituem-se numa das etapas da avaliação funcional dos pulmões os volumes pulmonares podem ser classificados como volumes estáticos e volumes dinâmicos.
Definição dos volumes e sua participação relativa na Capacidade Pulmonar Total em adultos normais em repouso. 
Volume de ar corrente (VAC)
 Volume de ar inspirado e expirado espontaneamente em cada ciclo respiratório. Embora seja uma subdivisão da Capacidade Pulmonar Total, é um volume dinâmico, variando com o nível da atividade física. Corresponde a cerca de 10% da Capacidade Pulmonar Total . 
Volume inspiratório de reserva (VIR)
 Volume máximo que pode ser inspirado voluntariamente ao final de uma inspiração espontânea, isto é, uma inspiração além do nível inspiratório corrente. Corresponde a cerca de 45 a 50% da Capacidade Pulmonar Total.
 Volume expiratório de reserva (VER) 
 Volume máximo que pode ser expirado voluntariamente a partir do final de uma expiração espontânea, isto é, uma expiração além do nível de repouso expiratório. Corresponde a cerca de 15-20% da Capacidade Pulmonar Total.
 Volume residual (VR)
 Volume que permanece no pulmão após uma expiração máxima. Corresponde a cerca de 20 a 35 % da Capacidade Pulmonar Total . Não pode ser medido diretamente pela espirometria, sendo obtido a partir da determinação da Capacidade Residual Funcional, subtraindo-se o Volume Expiratório de Reserva da Capacidade Residual Funcional ou subtraindo-se a Capacidade Vital da Capacidade Pulmonar Total, com medida primária da Capacidade Residual Funcional, conforme o método utilizado para a mensuração dos volumes pulmonares.
Capacidade pulmonares 
É a capacidade é determinada pelo equilíbrio entre a habilidade e força dos músculos inspiratórios em expandir o sistema pulmão-parede torácica e a força e retração e resistência elástica geradas pelo sistema em altos volumes. 
Capacidade Vital (CV)
Representa o volume de ar que é capaz de mobilizar ativamente. É a quantidade de ar que passa pela boca entre uma inspiração máxima e uma expiração completa. Compreende três volumes primários: Volume Corrente, Volume Reserva Inspiratória, Volume Reserva Expiratório que corresponde a cerca de 70-75% da capacidade pulmonar. 
Capacidade Residual Funcional (CRF)
É o volume de ar que permanece nos pulmões ao final de uma expiração normal. O ponto onde isso ocorre é o próprio valor da Capacidade Residual Funcional é o ponto de equilíbrio entre as forças elásticas dos pulmões que forçam o colabamento pulmonar e as forças da caixa torácica que forçam a expansão do gradil costal.
Capacidade Inspiratória (CI)
É o volume máximo inspirado voluntariamente a partir do final de uma expiração espontânea do nível expiratório de repouso. Compreende o Volume Corrente e o Volume Reserva Inspiratório . Corresponde a cerca de 50-55% da Capacidade Pulmonar Total e a cerca de 60 a 70% da Capacidade Vital.
Capacidade Pulmonar Total (CPT).
O volume de gás nos pulmões após uma inspiração máxima é a Capacidade Pulmonar Total. Representa a soma dos Volumes Corrente, de Reserva Inspiratório, de Reserva Expiratório mais o Volume Residual.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais