Buscar

Agentes cancerígenos e biomarcadores

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2- Agentes cancerígenos são componentes ambientais ou internos que podem promover a mutação do DNA celular, levando ao desenvolvimento e replicação celular anômalos. Eles atuam em qualquer fase da carcinogenese : início, promoção, progressão e inibição do câncer.
3- É importante para entender as fases da carcinogenese e para o tratamento das substancias que ajudam na indicação das funções normais e patológicas do organismo.
4- Os biomarcadores são marcadores biológicos utilizados no tratamento de diferentes tipos de câncer como no câncer de mama podemos citar como exemplos os seguintes bioindicadores:  HER-2/neu, RE/RP, BRCA1/ BRCA2, Β-2 Microglobulina, e etc.
5- Alguns agentes ambientais podem contribuir para o desenvolvimento do câncer, entre eles: exposição a substancias químicas nocivas, substancias presentes no cigarro, produtos químicos industriais cancerígenos como o amianto, aminas aromáticas e compostos nitrosos.
6- CYP1A1: Importante para o metabolismo do benzopireno (Hidrocarboneto Policíclico Aromático). Polimorfismos neste gene têm sido associados a cânceres de pulmão, esôfago, cabeça e pescoço.
NAT1 e NAT2: São responsáveis pela atividade da enzima N-acetil-transferase, que por sua vez atua na detoxificação de aminas aromáticas.
p53: Codifica uma proteína nuclear de 53.000 daltons, que controla o ciclo celular, durante a fase G1, retardando o processo de divisão para que ocorra o reparo do DNA ou até mesmo impedindo a divisão celular através de apoptose. Mutações no gene p53 induzem a formação de proteínas alteradas que não conseguem retardar a divisão celular, impedindo assim o devido reparo do DNA e fazendo com que a célula carregue o dano para divisões subsequentes e possibilitando a formação de tumores.
BRCA1 e BRCA2: Também atuam no processo de divisão celular, efetuando o reparo de lesões no DNA. Mutações nestes genes são associadas ao surgimento de cânceres de mama e ovários.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais