Buscar

APS - Processos moleculares e genéticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3
1- O que agentes cancerígenos e quais fases da carcinogênese eles podem atuar?
R: Agentes cancerígenos são por fatores herdados ou adquiridos. As fases da carcinogênese podem atuar na iniciação, promoção, progressão e inibição do câncer.
2- Qual a importância de se procurar novas mutações e polimorfismos?
R: As mutações e polimorfismos possibilita determinar suscetibilidade individual ao câncer, podendo conduzir novas perspectivas para prevenção, diagnóstico precoce, prognóstico e desenvolvimento de terapêutica gênica.
3- O que são biomarcadores? Quais as principais categorias? Explique elas.
R: São moléculas que podem indicar processos normais ou anormais.
As principais categorias são:
· Biomarcadores de exposição: correspondem à expressão de um agente ambiental ou de seus metabólitos no meio interno dos indivíduos. 
· Biomarcadores de suscetibilidade: indicam indivíduos mais ou menos
propensos a desenvolver câncer quando expostos a substâncias cancerígenas. 
· Biomarcadores de efeito ou de resposta: indicam alterações presentes em tumores; são tardios e permitem avaliar o prognóstico da doença.
4- Quais agentes ambientais podem contribuir com o desenvolvimento do câncer?
R: Vírus, radiação, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), as aminas aromáticas e os compostos nitrosos (que são produtos químicos industriais), ingestão de álcool, tabagismo e dieta e, possivelmente, componentes endógenos.
5- Escolha 4 genes, que podem ser utilizados como biomarcadores e que estão associados com tipos de câncer e descreva seu mecanismo de funcionamento.
· CYP1A1: É de crítica importância para o metabolismo do benzopireno, um hidrocarboneto policíclico aromático. Polimorfismos deste gene têm sido associados a cânceres de pulmão, esôfago, cabeça e pescoço.
· NAT1 e NAT2: São responsáveis pela atividade da N-acetil-transferase. NAT2 determina as taxas de detoxificação ou ativação das aminas aromáticas.
· p53: Codifica para uma proteína nuclear de 53.000 daltons e têm importante função reguladora do ciclo celular. Suas mutações são eventos genéticos frequentemente observados em vários tipos de câncer em humanos e relacionados com o agente ambiental envolvido.
· BRCA1 e BRCA2: Têm sido identificadas e conferem aumento da suscetibilidade à doença nas mulheres de famílias portadoras, de acordo com um padrão mendeliano de hereditariedade. Mutações nestes genes são associados ao surgimento de cânceres de mama e ovários.

Outros materiais