Os movimentos articulares do Ciclo da Marcha podem ser caracterizados com o registro feito por câmeras. O resultado deste tipo de registro pode ser observado no gráfico a seguir. Sabendo que os valores decrescentes do gráfico representam os movimentos de extensão e os crescentes os de flexão articular, assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas. Assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas. I. O movimento do joelho no início da fase de apoio é o de flexão, este movimento serve principalmente para reduzir o impacto aplicado sobre o corpo. II. No início da fase de apoio, o tornozelo faz o aplainamento do pé no solo por meio no movimento de extensão. III. Para garantir a adequada postura do pé na fase de balanço, o tornozelo faz o movimento de flexão. IV. A importância do tornozelo para a fase de apoio da marcha é fazer a transferência do peso corporal do calcanhar para a porção anterior do pé. Para tanto, os movimentos de extensão-flexão-extensão são observados nesta fase. As afirmacoes I, II, III e IV estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações III e IV estão corretas. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I e IV estão corretas.
A curva que representa a componente vertical da Força de Reação do Solo possui variáveis específicas que são quantificadas e analisadas para entender a quantidade de força na qual o aparelho locomotor é submetido e sobre a eficiência do movimento da marcha. Considerando o gráfico a seguir e as variáveis selecionadas para estudo da marcha, é correto afirmar que: É correto afirmar que: I. Fy1 é o nome dado ao primeiro pico da componente vertical da Força de Reação do Solo. O valor de Fy1 na marcha varia de 1,2 a 1,5 vezes o peso corporal do executante do movimento e tal variação é dada pela velocidade de execução do movimento. Quanto maior a velocidade do movimento, menor será o impacto. II. ▲tFy1 é o tempo gasto para alcançar o Fy1. Este valor indica se o sujeito foi ou não eficiente para amortecer o impacto. Quanto maior for o tempo para alcançar o Fy1, menor é a eficiência para controlar o impacto, a força máxima (Fy1) alcançou o corpo com maior rapidez. III. Fymin é o instante em que a força aplicada sobre o pé de apoio diminui porque a perna contralateral está acelerando para cima e para frente. Na marcha do idoso, o valor de Fymin tende a ser maior do que no adulto por ter menor flexibilidade e menor força para acelerar a perna contralateral para cima. IV. Fy2 é o nome dado ao segundo pico da componente vertical da Força de Reação do Solo. Informa a intensidade da força que foi aplicada contra o solo para acelerar o corpo para a frente no final da fase de apoio da marcha. As afirmações III e IV estão corretas. As afirmações I, II, III e IV estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I e IV estão corretas.
A Dinamometria tem um instrumento que permite medir a pressão plantar no movimento da marcha. Estes dados são importantes para: Indique a alternativa que melhor explica a importância da Dinamometria. verificar a quantidade de força local distribuída em diferentes áreas do pé. quantificar somente o impacto aplicado ao aparelho locomotor. comprometer a sensibilidade de sujeitos Diabéticos Neuropatas.
Considerando as áreas da biomecânica que registram o movimento humano, assinale a alternativa correta. Assinale a alternativa correta. I. Os músculos que participam do movimento da marcha podem ser analisados com o uso dos eletrodos, estes medem a ação muscular e compõem o instrumento usado na área da cinemetria. II. O deslocamento e os movimentos articulares evidenciados no ciclo da marcha são registrados por meio da filmagem do movimento. Este instrumento é usado pela área de investigação da biomecânica conhecida por eletromiografia. III. A área de contato do pé com o solo e a força que está distribuída sobre esta área é registrada pela palmilha de distribuição de pressão plantar. Este instrumento permite verificar áreas mais suscetíveis às lesões tegumentares. IV. O impacto na marcha é registrado por meio da Plataforma de Força de Reação do Solo. Por meio da variação do primeiro pico da componente vertical da Força de Reação do Solo é possível saber que a intensidade da marcha é controlada pela velocidade de execução do movimento. As afirmações III e IV estão corretas. As afirmações I, II, III e IV estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I e IV estão corretas.
O instrumento que mede a distribuição de pressão plantar na marcha traz informações importantes sobre o estresse local e sobre a condição de equilíbrio. Esta afirmação é comprovada ao atentar para registros de distribuição de pressão plantar obtidos em diferentes populações, saudáveis ou não. Sobre este assunto, é correto afirmar que: I. Ao praticar exercício físico os diabéticos neuropatas precisam ser instruídos para usar um calçado que favoreça a distribuição de pressão plantar, uma vez que esta população não percebe as forças aplicadas na região da sola dos pés e pode desenvolver lesões tegumentares, muitas vezes incuráveis, por uso de calçado inadequado. II. Sujeitos com doenças degenerativas como os Parkinsonianos mudam a forma de colocação do pé no solo na marcha para melhorar o controle do equilíbrio. Ao invés de posicionar somente o calcanhar no chão no início da fase de apoio da marcha, aumentam a área de contato do pé com o solo, aplainando mais o pé no solo, a fim de estimular os receptores mecânicos da sola dos pés para maior controle do equilíbrio. III. Sujeitos com sobrepeso tendem a entrar com o pé mais aplainado no início da fase de apoio da marcha. Colocar somente o calcanhar implica na aplicação de uma força muito intensa em uma área muito restrita do pé, o que facilitaria a ocorrência de lesões tegumentares. Assim, para proteção do corpo, a distribuição de peso sobre a planta dos pés na fase de apoio da marcha de obesos é modificada. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I e II estão corretas. As afirmações I e III estão corretas. Somente a afirmação I está correta.
Os movimentos articulares da marcha dependem das ações musculares. Estas ações são evidenciadas por eletrodos e ao serem estudadas são de grande relevância para o entender a coordenação do corpo para executar a marcha. Considerando as ações musculares no movimento da marcha, é correto afirmar que: I. O músculo tibial anterior atua no início da fase de apoio da marcha em contração excêntrica para controlar o aplainamento do pé no solo e na fase de balanço da marcha em contração concêntrica para garantir a correta postura do tornozelo, evitando tropeços. II. O complexo tríceps sural é o grande responsável pela propulsão do corpo na marcha. Atua em contração concêntrica no final da fase de apoio, estendendo a articulação do joelho. III. O complexo do quadríceps tem grande importância no controle do impacto, atua no início do apoio em contração excêntrica para permitir a flexão do tornozelo e amortecer a colocação do pé no solo. IV. Os músculos do tronco são de grande relevância para manter estabilidade da coluna no ciclo da marcha. As afirmações I e IV estão corretas. As afirmações I, II, III e IV estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações III e IV estão corretas. As afirmações II e III estão corretas.
Um sujeito sedentário, após ser fortemente influenciado por uma revista de circulação que informava que o melhor exercício do mundo era a caminhada, começou a praticar caminhada de final de semana, por conta própria, realizando dois treinos semanais de uma hora cada (sábado e domingo). Após 40 dias, o sujeito foi informado de que estava com uma lesão crônica no menisco medial da perna direita. Conhecendo os parâmetros biomecânicos do movimento da marcha e a forma como o movimento foi vivenciado pelo sujeito, indique as alternativas que melhor explicam a ocorrência da lesão supracitada. Indique as alternativas que melhor explicam a ocorrência da lesão supracitada. I. A lesão não pode ser explicada por parâmetros biomecânicos, uma vez que é um movimento bastante comum para o ser humano e pode ser executado sem qualquer restrição. II. A intensidade e o volume de treino foram incorretamente planejados desde o início da prática da caminhada. Alta velocidade implica em maior impacto e alto volume indica que o impacto é aplicado mais vezes no corpo, facilitando a ocorrência de lesões. III. Com a intensidade e o volume de treino incorretos a musculatura possivelmente fadigou no decorrer dos treinos. Um dos músculos que protege a articulação do joelho contra choques mecânicos é o complexo do quadríceps, que ao falhar pode facilitar a ocorrência de lesões articulares como a lesão de menisco evidenciada na situação-problema. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações II e III estão corretas.
Uma criança, ao caminhar na quadra de esporte, começou a perceber que ora seu pé encostava no solo e ora o mesmo pé ficava no ar, e que aquele movimento permitia sua progressão para a frente. Curiosa para entender a mecânica do movimento da marcha, ela questionou sobre as fases desse movimento. Quais afirmações a seguir correspondem à resposta correta? I. Quando iniciamos o movimento da marcha o calcanhar entra em contato com o solo dando início à fase de apoio. Esta fase termina com a retirada dos dedos do pé do solo, após a transferência de peso do calcanhar para o antepé. II. Em uma parte do ciclo da marcha, o pé perde o contato com o solo, o que permite a troca do apoio de uma perna para outra, esta é a fase de duplo apoio na marcha. III. No final da fase de apoio de um pé e início da fase de apoio do outro pé ocorre a fase de balanço da marcha, por ser o instante em que os dois pés estão em contato com o solo. IV. O ciclo da marcha ocorre quando um dos pés realiza a fase de apoio e em seguida a fase de balanço. Para um sujeito saudável, a proporção de tempo da fase de apoio e de balanço para concluir o ciclo da marcha é de 60% e 40%, respectivamente. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I, II, III e IV estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações II e IV estão corretas. As afirmações I e IV estão corretas.
Os movimentos articulares do Ciclo da Marcha podem ser caracterizados com o registro feito por câmeras. O resultado deste tipo de registro pode ser observado no gráfico a seguir. Sabendo que os valores decrescentes do gráfico representam os movimentos de extensão e os crescentes os de flexão articular, assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas. Assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas. I. O movimento do joelho no início da fase de apoio é o de flexão, este movimento serve principalmente para reduzir o impacto aplicado sobre o corpo. II. No início da fase de apoio, o tornozelo faz o aplainamento do pé no solo por meio no movimento de extensão. III. Para garantir a adequada postura do pé na fase de balanço, o tornozelo faz o movimento de flexão. IV. A importância do tornozelo para a fase de apoio da marcha é fazer a transferência do peso corporal do calcanhar para a porção anterior do pé. Para tanto, os movimentos de extensão-flexão-extensão são observados nesta fase. As afirmacoes I, II, III e IV estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações III e IV estão corretas. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I e IV estão corretas.
A curva que representa a componente vertical da Força de Reação do Solo possui variáveis específicas que são quantificadas e analisadas para entender a quantidade de força na qual o aparelho locomotor é submetido e sobre a eficiência do movimento da marcha. Considerando o gráfico a seguir e as variáveis selecionadas para estudo da marcha, é correto afirmar que: É correto afirmar que: I. Fy1 é o nome dado ao primeiro pico da componente vertical da Força de Reação do Solo. O valor de Fy1 na marcha varia de 1,2 a 1,5 vezes o peso corporal do executante do movimento e tal variação é dada pela velocidade de execução do movimento. Quanto maior a velocidade do movimento, menor será o impacto. II. ▲tFy1 é o tempo gasto para alcançar o Fy1. Este valor indica se o sujeito foi ou não eficiente para amortecer o impacto. Quanto maior for o tempo para alcançar o Fy1, menor é a eficiência para controlar o impacto, a força máxima (Fy1) alcançou o corpo com maior rapidez. III. Fymin é o instante em que a força aplicada sobre o pé de apoio diminui porque a perna contralateral está acelerando para cima e para frente. Na marcha do idoso, o valor de Fymin tende a ser maior do que no adulto por ter menor flexibilidade e menor força para acelerar a perna contralateral para cima. IV. Fy2 é o nome dado ao segundo pico da componente vertical da Força de Reação do Solo. Informa a intensidade da força que foi aplicada contra o solo para acelerar o corpo para a frente no final da fase de apoio da marcha. As afirmações III e IV estão corretas. As afirmações I, II, III e IV estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I e IV estão corretas.
A Dinamometria tem um instrumento que permite medir a pressão plantar no movimento da marcha. Estes dados são importantes para: Indique a alternativa que melhor explica a importância da Dinamometria. verificar a quantidade de força local distribuída em diferentes áreas do pé. quantificar somente o impacto aplicado ao aparelho locomotor. comprometer a sensibilidade de sujeitos Diabéticos Neuropatas.
Considerando as áreas da biomecânica que registram o movimento humano, assinale a alternativa correta. Assinale a alternativa correta. I. Os músculos que participam do movimento da marcha podem ser analisados com o uso dos eletrodos, estes medem a ação muscular e compõem o instrumento usado na área da cinemetria. II. O deslocamento e os movimentos articulares evidenciados no ciclo da marcha são registrados por meio da filmagem do movimento. Este instrumento é usado pela área de investigação da biomecânica conhecida por eletromiografia. III. A área de contato do pé com o solo e a força que está distribuída sobre esta área é registrada pela palmilha de distribuição de pressão plantar. Este instrumento permite verificar áreas mais suscetíveis às lesões tegumentares. IV. O impacto na marcha é registrado por meio da Plataforma de Força de Reação do Solo. Por meio da variação do primeiro pico da componente vertical da Força de Reação do Solo é possível saber que a intensidade da marcha é controlada pela velocidade de execução do movimento. As afirmações III e IV estão corretas. As afirmações I, II, III e IV estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I e IV estão corretas.
O instrumento que mede a distribuição de pressão plantar na marcha traz informações importantes sobre o estresse local e sobre a condição de equilíbrio. Esta afirmação é comprovada ao atentar para registros de distribuição de pressão plantar obtidos em diferentes populações, saudáveis ou não. Sobre este assunto, é correto afirmar que: I. Ao praticar exercício físico os diabéticos neuropatas precisam ser instruídos para usar um calçado que favoreça a distribuição de pressão plantar, uma vez que esta população não percebe as forças aplicadas na região da sola dos pés e pode desenvolver lesões tegumentares, muitas vezes incuráveis, por uso de calçado inadequado. II. Sujeitos com doenças degenerativas como os Parkinsonianos mudam a forma de colocação do pé no solo na marcha para melhorar o controle do equilíbrio. Ao invés de posicionar somente o calcanhar no chão no início da fase de apoio da marcha, aumentam a área de contato do pé com o solo, aplainando mais o pé no solo, a fim de estimular os receptores mecânicos da sola dos pés para maior controle do equilíbrio. III. Sujeitos com sobrepeso tendem a entrar com o pé mais aplainado no início da fase de apoio da marcha. Colocar somente o calcanhar implica na aplicação de uma força muito intensa em uma área muito restrita do pé, o que facilitaria a ocorrência de lesões tegumentares. Assim, para proteção do corpo, a distribuição de peso sobre a planta dos pés na fase de apoio da marcha de obesos é modificada. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I e II estão corretas. As afirmações I e III estão corretas. Somente a afirmação I está correta.
Os movimentos articulares da marcha dependem das ações musculares. Estas ações são evidenciadas por eletrodos e ao serem estudadas são de grande relevância para o entender a coordenação do corpo para executar a marcha. Considerando as ações musculares no movimento da marcha, é correto afirmar que: I. O músculo tibial anterior atua no início da fase de apoio da marcha em contração excêntrica para controlar o aplainamento do pé no solo e na fase de balanço da marcha em contração concêntrica para garantir a correta postura do tornozelo, evitando tropeços. II. O complexo tríceps sural é o grande responsável pela propulsão do corpo na marcha. Atua em contração concêntrica no final da fase de apoio, estendendo a articulação do joelho. III. O complexo do quadríceps tem grande importância no controle do impacto, atua no início do apoio em contração excêntrica para permitir a flexão do tornozelo e amortecer a colocação do pé no solo. IV. Os músculos do tronco são de grande relevância para manter estabilidade da coluna no ciclo da marcha. As afirmações I e IV estão corretas. As afirmações I, II, III e IV estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações III e IV estão corretas. As afirmações II e III estão corretas.
Um sujeito sedentário, após ser fortemente influenciado por uma revista de circulação que informava que o melhor exercício do mundo era a caminhada, começou a praticar caminhada de final de semana, por conta própria, realizando dois treinos semanais de uma hora cada (sábado e domingo). Após 40 dias, o sujeito foi informado de que estava com uma lesão crônica no menisco medial da perna direita. Conhecendo os parâmetros biomecânicos do movimento da marcha e a forma como o movimento foi vivenciado pelo sujeito, indique as alternativas que melhor explicam a ocorrência da lesão supracitada. Indique as alternativas que melhor explicam a ocorrência da lesão supracitada. I. A lesão não pode ser explicada por parâmetros biomecânicos, uma vez que é um movimento bastante comum para o ser humano e pode ser executado sem qualquer restrição. II. A intensidade e o volume de treino foram incorretamente planejados desde o início da prática da caminhada. Alta velocidade implica em maior impacto e alto volume indica que o impacto é aplicado mais vezes no corpo, facilitando a ocorrência de lesões. III. Com a intensidade e o volume de treino incorretos a musculatura possivelmente fadigou no decorrer dos treinos. Um dos músculos que protege a articulação do joelho contra choques mecânicos é o complexo do quadríceps, que ao falhar pode facilitar a ocorrência de lesões articulares como a lesão de menisco evidenciada na situação-problema. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações II e III estão corretas.
Uma criança, ao caminhar na quadra de esporte, começou a perceber que ora seu pé encostava no solo e ora o mesmo pé ficava no ar, e que aquele movimento permitia sua progressão para a frente. Curiosa para entender a mecânica do movimento da marcha, ela questionou sobre as fases desse movimento. Quais afirmações a seguir correspondem à resposta correta? I. Quando iniciamos o movimento da marcha o calcanhar entra em contato com o solo dando início à fase de apoio. Esta fase termina com a retirada dos dedos do pé do solo, após a transferência de peso do calcanhar para o antepé. II. Em uma parte do ciclo da marcha, o pé perde o contato com o solo, o que permite a troca do apoio de uma perna para outra, esta é a fase de duplo apoio na marcha. III. No final da fase de apoio de um pé e início da fase de apoio do outro pé ocorre a fase de balanço da marcha, por ser o instante em que os dois pés estão em contato com o solo. IV. O ciclo da marcha ocorre quando um dos pés realiza a fase de apoio e em seguida a fase de balanço. Para um sujeito saudável, a proporção de tempo da fase de apoio e de balanço para concluir o ciclo da marcha é de 60% e 40%, respectivamente. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações I, II, III e IV estão corretas. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações II e III estão corretas. As afirmações II e IV estão corretas. As afirmações I e IV estão corretas.