Java Persistence API (JPA) é uma tecnologia desenvolvida para reforçar a persistência de objetos em ambientes relacionais, ou seja, pode ser considerada como um conjunto de classes e métodos que tem como objetivo principal armazenar de forma persistente grande quantidade de objetos em uma base de dados objetos. Com relação à tecnologia JPA, assinale a alternativa CORRETA: a) Pode ser usada em aplicações que não são JEE, e fora do ambiente do servidor. b) Não utiliza uma linguagem de query (consulta). c) Não pode ser considerada uma API de persistência. d) Suporta consultas dinâmicas somente em linguagens nativas.
No desenvolvimento de software, uma das grandes vantagens em utilizar a tecnologia de persistência JPA é a não obrigatoriedade de implementar comandos SQL dentro da estrutura da aplicação, isto é, nas classes de persistência. O JPA permite representar uma tabela do banco de dados em uma classe, desde que esta esteja implementada dentro dos requisitos para tal funcionalidade. A partir desta classe apresentada, assinale a alternativa CORRETA: A A anotação definida na linha 13 é opcional, pois nas novas versões do Java EE não são mais necessárias. B A anotação '@Table' não está presente na implementação, o que indica que a classe não representa uma tabela do banco de dados. C A única anotação obrigatória para definir a classe uma entidade, isto é, representação de uma tabela do banco de dados, é a '@Entity', mesmo que esta tabela possua chave primária. D A anotação '@Table' não está presente na implementação, o que indica que esta classe referencia a tabela do banco de dados chamada 'Cor'.
A linguagem de programação Java possui vários frameworks de desenvolvimento, os quais facilitam o trabalho de implementação da aplicação. Muitos destes frameworks são voltados para o desenvolvimento de sistemas para web, dentre os quais destaca-se o JSF (Java Server faces). O JSF torna o desenvolvimento de páginas web dinâmicas mais ágil, pois não exige desenvolvimento de código-fonte Javascript, e quanto ao CSS, existem bibliotecas que podem descartar sua necessidade. Com relação aos formulários JSF, analise as afirmativas a seguir: I- O desenvolvimento de sistemas web utilizando o framework JSF é baseado no padrão de arquitetura MVC. II- Dentre os componentes de formulário que o JSF disponibiliza, pode ser citado o campo de entrada de texto, implementado por "". III- A tag para designar o início e fim de um formulário JSF é "". IV- Em formulários JSF, para validar se um campo foi informado, utiliza-se o atributo "required='true'" no componente. a) As afirmativas I, II e IV estão corretas. b) Somente a afirmativa II está correta. c) As afirmativas I e IV estão corretas. d) As afirmativas II e III estão corretas.
Em um sistema web de cadastro de produtos, desenvolvido com o framework JSF, foi criada uma tela com a funcionalidade de persistir a tabela do banco de dados "Cor". Para esta tabela, existe uma página XHTML, com o formulário para o usuário cadastrar novas cores. Da mesma forma, existe uma classe Managed Bean chamada "CorMB", uma classe entidade chamada "Cor", e também uma classe de persistência chamada "CorRepository". Com base no código-fonte apresentado, analise as sentenças a seguir: I- Na linha 31, está sendo invocado o método do EntityManager, que realiza inserção de um objeto na respectiva tabela do banco de dados. II- Durante a execução da aplicação, caso ocorrer algum erro (exceção) na linha 30, todas as operações realizadas no banco de dados serão desfeitas. III- Caso o objeto "listaGravados", no método "inserir", linha 20, tiver valor "null", ocorrerá uma exceção e a operação será abortada. IV- No método "findCor", linha 41, pode ser retornada uma lista de objetos do tipo "Cor", pois este método retorna uma consulta. a) As sentenças II e IV estão corretas. b) As sentenças III e IV estão corretas. c) As sentenças I e III estão corretas. d) As sentenças I e II estão corretas.
O desenvolvimento de aplicações web tornou-se facilitado através do framework JSF (Java Server Faces), o qual possui vários componentes, parecidos com os do HTML, permitindo o desenvolvimento de formulários rapidamente. Além disso, para a criação de uma página de cadastro, por exemplo, basta desenvolver o formulário JSF, através de suas bibliotecas, criar uma classe de controle da tela, Managed Bean, e a interação da classe com a tela estará funcionando. Com relação ao desenvolvimento de formulários em JSF, analise as afirmativas a seguir: I- O JSF possui muitos componentes, como campos de texto, áreas de texto, radio buttons e combo boxes. II- O componente PanelGrid é utilizado para alinhar componentes, determinando o número de colunas para cada linha de componentes. III- Para validar se um campo de um formulário JSF foi informado, é necessário utilizar uma função Javascript. IV- O atributo "validator" de um componente JSF deve ser relacionado a uma função Javascript. a) As afirmativas I e II estão corretas. b) As afirmativas I, II e IV estão corretas. c) Somente a afirmativa II está correta. d) As afirmativas II e III estão corretas.
Existem muitas linguagens de programação para web, cada uma delas possui seus recursos que facilitam o desenvolvimento. Uma delas é o Java, o qual possui o framework JSF para desenvolvimento de formulários, disponibilizando vários componentes simples e avançados. Com relação ao desenvolvimento de formulários JSF, analise o código-fonte do anexo "Formulario Cadastro de Subgrupos" e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) No código-fonte sendo apresentado, existem componentes que utilizam a biblioteca Primefaces. ( ) A carga dos itens do componente tipo combo (lista) ocorre através do comando "". ( ) Entre as linhas 24 e 25, o atributo "itemLabel" refere-se ao valor da linha selecionada do combo, e o atributo "itemValue" refere-se ao texto sendo apresentado na seleção. ( ) Todos os campos do formulário sendo apresentado no código-fonte são obrigatórios, e caso um deles não for informado, será apresentada a mensagem da validação na tela. a) V - F - F - V. b) V - V - F - V. c) F - V - V - V. d) F - V - V - F.
A tecnologia JSF, na linguagem de programação Java, possui disponibilizadas algumas bibliotecas de componentes, e dentre eles o data table. Através dos componentes padrões de formulários, disponibilizados no framework JSF, incluindo o data table, pode ser desenvolvida praticamente qualquer tela de cadastro, de uma forma mais ágil. Com relação ao componente Data Table, do framework JSF, analise as afirmativas a seguir: I- O atributo "rows" define a quantidade de linhas a serem exibidas por página da tabela gerada. II- O atributo "paginator" define se a tabela possui paginação para os registros a serem exibidos. III- A paginação de uma tabela gerada pelo componente data table é definida manualmente. IV- Para desenvolver os eventos de uma data table, é necessário implementar algumas funções Javascript. a) As afirmativas II e III estão corretas. b) Somente a afirmativa II está correta. c) As afirmativas I e II estão corretas. d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Assim como em outras tecnologias, o framework JSF permite a utilização de Ajax, o qual nada mais é do que uma requisição assíncrona para o servidor processar algo, e neste caso, a tela do cliente não fica aguardando o retorno da requisição, podendo o usuário continuar a utilizar demais campos da tela. Com relação ao suporte de requisições Ajax no JSF, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Assim que chamada uma requisição Ajax, o servidor processa esta requisição, e durante este processamento, o servidor não processa outra requisição deste mesmo cliente. ( ) O atributo listener do Ajax, define o método a ser invocado ao executar uma determinada ação. ( ) O JSF permite chamadas Ajax para métodos do Managed Bean através de eventos change, focus e blur de formulários. ( ) São exemplos de eventos do mouse que podem chamar requisições Ajax: click, mousedown e mouseup. a) V - V - V - V. b) F - V - V - V. c) V - F - F - V. d) F - V - V - F.
Em aplicações desenvolvidas com o paradigma da orientação a objetos, normalmente é necessário realizar a gravação de objetos em banco de dados, apesar de que a gravação em um banco de dados orientados a objetos seria o ideal, os bancos de dados relacionais dominaram o mercado. Neste contexto, surgiram tecnologias que permitem resolver o problema de gravação de objetos em bancos de dados relacionais. Com relação ao problema objeto relacional de persistência, assinale a alternativa CORRETA: a) O JPA é uma API padrão para resolver o problema do objeto relacional, sendo uma de suas vantagens não precisar implementar código SQL. b) Tando o padrão DAO quanto o JPA utilizam o JDBC para realizar a conexão com o banco de dados, e em ambos é necessária a implementação de código SQL dentro da aplicação. c) No padrão DAO é criada uma única classe, na qual são implementadas as funções de persistência, isto é, inserção, exclusão, alteração e consulta de todas as tabelas utilizadas no sistema. d) O padrão DAO é uma das soluções para o problema objeto relacional, o qual, quando bem implementado, possui baixa coesão.
Java Persistence API (JPA) é uma tecnologia desenvolvida para reforçar a persistência de objetos em ambientes relacionais, ou seja, pode ser considerada como um conjunto de classes e métodos que tem como objetivo principal armazenar de forma persistente grande quantidade de objetos em uma base de dados objetos. Com relação à tecnologia JPA, assinale a alternativa CORRETA: a) Pode ser usada em aplicações que não são JEE, e fora do ambiente do servidor. b) Não utiliza uma linguagem de query (consulta). c) Não pode ser considerada uma API de persistência. d) Suporta consultas dinâmicas somente em linguagens nativas.
No desenvolvimento de software, uma das grandes vantagens em utilizar a tecnologia de persistência JPA é a não obrigatoriedade de implementar comandos SQL dentro da estrutura da aplicação, isto é, nas classes de persistência. O JPA permite representar uma tabela do banco de dados em uma classe, desde que esta esteja implementada dentro dos requisitos para tal funcionalidade. A partir desta classe apresentada, assinale a alternativa CORRETA: A A anotação definida na linha 13 é opcional, pois nas novas versões do Java EE não são mais necessárias. B A anotação '@Table' não está presente na implementação, o que indica que a classe não representa uma tabela do banco de dados. C A única anotação obrigatória para definir a classe uma entidade, isto é, representação de uma tabela do banco de dados, é a '@Entity', mesmo que esta tabela possua chave primária. D A anotação '@Table' não está presente na implementação, o que indica que esta classe referencia a tabela do banco de dados chamada 'Cor'.
A linguagem de programação Java possui vários frameworks de desenvolvimento, os quais facilitam o trabalho de implementação da aplicação. Muitos destes frameworks são voltados para o desenvolvimento de sistemas para web, dentre os quais destaca-se o JSF (Java Server faces). O JSF torna o desenvolvimento de páginas web dinâmicas mais ágil, pois não exige desenvolvimento de código-fonte Javascript, e quanto ao CSS, existem bibliotecas que podem descartar sua necessidade. Com relação aos formulários JSF, analise as afirmativas a seguir: I- O desenvolvimento de sistemas web utilizando o framework JSF é baseado no padrão de arquitetura MVC. II- Dentre os componentes de formulário que o JSF disponibiliza, pode ser citado o campo de entrada de texto, implementado por "". III- A tag para designar o início e fim de um formulário JSF é "". IV- Em formulários JSF, para validar se um campo foi informado, utiliza-se o atributo "required='true'" no componente. a) As afirmativas I, II e IV estão corretas. b) Somente a afirmativa II está correta. c) As afirmativas I e IV estão corretas. d) As afirmativas II e III estão corretas.
Em um sistema web de cadastro de produtos, desenvolvido com o framework JSF, foi criada uma tela com a funcionalidade de persistir a tabela do banco de dados "Cor". Para esta tabela, existe uma página XHTML, com o formulário para o usuário cadastrar novas cores. Da mesma forma, existe uma classe Managed Bean chamada "CorMB", uma classe entidade chamada "Cor", e também uma classe de persistência chamada "CorRepository". Com base no código-fonte apresentado, analise as sentenças a seguir: I- Na linha 31, está sendo invocado o método do EntityManager, que realiza inserção de um objeto na respectiva tabela do banco de dados. II- Durante a execução da aplicação, caso ocorrer algum erro (exceção) na linha 30, todas as operações realizadas no banco de dados serão desfeitas. III- Caso o objeto "listaGravados", no método "inserir", linha 20, tiver valor "null", ocorrerá uma exceção e a operação será abortada. IV- No método "findCor", linha 41, pode ser retornada uma lista de objetos do tipo "Cor", pois este método retorna uma consulta. a) As sentenças II e IV estão corretas. b) As sentenças III e IV estão corretas. c) As sentenças I e III estão corretas. d) As sentenças I e II estão corretas.
O desenvolvimento de aplicações web tornou-se facilitado através do framework JSF (Java Server Faces), o qual possui vários componentes, parecidos com os do HTML, permitindo o desenvolvimento de formulários rapidamente. Além disso, para a criação de uma página de cadastro, por exemplo, basta desenvolver o formulário JSF, através de suas bibliotecas, criar uma classe de controle da tela, Managed Bean, e a interação da classe com a tela estará funcionando. Com relação ao desenvolvimento de formulários em JSF, analise as afirmativas a seguir: I- O JSF possui muitos componentes, como campos de texto, áreas de texto, radio buttons e combo boxes. II- O componente PanelGrid é utilizado para alinhar componentes, determinando o número de colunas para cada linha de componentes. III- Para validar se um campo de um formulário JSF foi informado, é necessário utilizar uma função Javascript. IV- O atributo "validator" de um componente JSF deve ser relacionado a uma função Javascript. a) As afirmativas I e II estão corretas. b) As afirmativas I, II e IV estão corretas. c) Somente a afirmativa II está correta. d) As afirmativas II e III estão corretas.
Existem muitas linguagens de programação para web, cada uma delas possui seus recursos que facilitam o desenvolvimento. Uma delas é o Java, o qual possui o framework JSF para desenvolvimento de formulários, disponibilizando vários componentes simples e avançados. Com relação ao desenvolvimento de formulários JSF, analise o código-fonte do anexo "Formulario Cadastro de Subgrupos" e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) No código-fonte sendo apresentado, existem componentes que utilizam a biblioteca Primefaces. ( ) A carga dos itens do componente tipo combo (lista) ocorre através do comando "". ( ) Entre as linhas 24 e 25, o atributo "itemLabel" refere-se ao valor da linha selecionada do combo, e o atributo "itemValue" refere-se ao texto sendo apresentado na seleção. ( ) Todos os campos do formulário sendo apresentado no código-fonte são obrigatórios, e caso um deles não for informado, será apresentada a mensagem da validação na tela. a) V - F - F - V. b) V - V - F - V. c) F - V - V - V. d) F - V - V - F.
A tecnologia JSF, na linguagem de programação Java, possui disponibilizadas algumas bibliotecas de componentes, e dentre eles o data table. Através dos componentes padrões de formulários, disponibilizados no framework JSF, incluindo o data table, pode ser desenvolvida praticamente qualquer tela de cadastro, de uma forma mais ágil. Com relação ao componente Data Table, do framework JSF, analise as afirmativas a seguir: I- O atributo "rows" define a quantidade de linhas a serem exibidas por página da tabela gerada. II- O atributo "paginator" define se a tabela possui paginação para os registros a serem exibidos. III- A paginação de uma tabela gerada pelo componente data table é definida manualmente. IV- Para desenvolver os eventos de uma data table, é necessário implementar algumas funções Javascript. a) As afirmativas II e III estão corretas. b) Somente a afirmativa II está correta. c) As afirmativas I e II estão corretas. d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Assim como em outras tecnologias, o framework JSF permite a utilização de Ajax, o qual nada mais é do que uma requisição assíncrona para o servidor processar algo, e neste caso, a tela do cliente não fica aguardando o retorno da requisição, podendo o usuário continuar a utilizar demais campos da tela. Com relação ao suporte de requisições Ajax no JSF, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Assim que chamada uma requisição Ajax, o servidor processa esta requisição, e durante este processamento, o servidor não processa outra requisição deste mesmo cliente. ( ) O atributo listener do Ajax, define o método a ser invocado ao executar uma determinada ação. ( ) O JSF permite chamadas Ajax para métodos do Managed Bean através de eventos change, focus e blur de formulários. ( ) São exemplos de eventos do mouse que podem chamar requisições Ajax: click, mousedown e mouseup. a) V - V - V - V. b) F - V - V - V. c) V - F - F - V. d) F - V - V - F.
Em aplicações desenvolvidas com o paradigma da orientação a objetos, normalmente é necessário realizar a gravação de objetos em banco de dados, apesar de que a gravação em um banco de dados orientados a objetos seria o ideal, os bancos de dados relacionais dominaram o mercado. Neste contexto, surgiram tecnologias que permitem resolver o problema de gravação de objetos em bancos de dados relacionais. Com relação ao problema objeto relacional de persistência, assinale a alternativa CORRETA: a) O JPA é uma API padrão para resolver o problema do objeto relacional, sendo uma de suas vantagens não precisar implementar código SQL. b) Tando o padrão DAO quanto o JPA utilizam o JDBC para realizar a conexão com o banco de dados, e em ambos é necessária a implementação de código SQL dentro da aplicação. c) No padrão DAO é criada uma única classe, na qual são implementadas as funções de persistência, isto é, inserção, exclusão, alteração e consulta de todas as tabelas utilizadas no sistema. d) O padrão DAO é uma das soluções para o problema objeto relacional, o qual, quando bem implementado, possui baixa coesão.