Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Durante a fase do projeto informacional de um novo veículo, a área de Estratégia do Produto junto com o Departamento de Marketing, informou ao time de desenvolvimento de portas as necessidades do cliente para esse componente: facilidade de fechar (com peso 5), facilidade de abrir (com peso 4), não entra chuva (com peso 3) e não entra ruído (com peso 2).
Para atender a essas necessidades, os engenheiros do produto elencaram cinco características a serem tratadas na porta do novo veículo: força para fechar (com dificuldade 2 de implementação), resistência na vedação (com dificuldade 3 de implementação), redução de ruído (com dificuldade 3 de implementação) e resistência à água (com dificuldade 4 de implementação).
Os engenheiros sabem que, quando mexem no requisito “força para fechar”, o requisito “resistência na vedação” é fortemente afetado. Também, ao mudarem a “resistência na vedação” da borracha de porta, de algum modo, aumenta um pouco a “resistência à água”.
Em um benchmarking com os veículos concorrentes obteve-se os seguintes resultados dos veículos de melhor desempenho:
Força para fechar: 8N +/- 1N
Resistência na vedação: 2 bar +/- 0.5 bar
Redução de ruído: 20 dB +/- 2 dB
Resistência à água: 2 bar +/- 0.5 bar
Como o objetivo da empresa é ter um veículo com a melhor porta do mercado, usou-se como meta, os resultados dos veículos de melhor desempenho.
Complete a planilha do QFD da porta do novo veículo em desenvolvimento e calcule os valores que faltam:
Observação: na prova serão perguntados também conceitos relacionados ao QFD.

Mais conteúdos dessa disciplina