Buscar

Paideia de Werner Jaeger é a educação pedagógica

Prévia do material em texto

Paideia de Werner Jaeger é a educação pedagógica, também sobre a ideia do homem bom e belo. Os gregos intendiam educação como integridade, formação moral, física (saudável), e também uma educação poética e teológica. 
Polis: pequenas comunidades com 60 ou 80 mil pessoas, com certa autonomia jurídica, politica, cultural, que se uni por laços familiar, laços comuns e religiosos, no período do sec. III, VI, V, essas cidades-estados vem em decorrer de uma localização geográfica favorável, a Grécia é uma península com uma parte de terra que adenta o mar mediterrâneo com o mar Jônico e Egeu de cada lado, assim favorecendo o comércio através da navegação, e o enriquecimento, aumentando a urbanização, com esses aumentos na população começa então a se ter o pensamento racional, deixando um pouco de lado o pensamento mitológico, para o pensamento racional-logico. No surgimento das Polis surgem também a filosofia e o homem mais efetivo/ativo, chamando então de democracia. “Demo”: Povo. “Cracia”: poder/governo. 
Platão, Aristóteles e Sócrates tem uma filosofia voltada para o homem, seu modo de viver, agir e pensar, e suas condutas, para o bem viver. 
A filosofia aristotélica na política e na ciência tem como centro a felicidade humana, divide-se na ética, na preocupação individual da felicidade humana na Polis, e na política, preocupa-se com a felicidade coletiva da Polis. Aristóteles investiga as formas de governo, e instituições para uma vida feliz aos cidadãos, sendo assim as ciências que buscam o conhecimento como meio a ação.
Platão tendo como tutor Sócrates, discute as duas obras. A Republica: que seria a forma ideal do homem com virtude, para administrar o estado, mais capacitado, reis filósofos para comandar as Polis numa republica e estado ideal, tendo a proteção por guerreiros e ser sustentados por escravos. E a segunda obra O Banquete, que fala do amor, reunidos bebendo, chegam a conclusão de discutir a dimensão do amor, onde Platão diz sobre o amor ser algo que não se possui, o amor faltante, aos seres que se reuniram para ver os deuses e foram castigados, na visão de Platão nosso ser foi separado, por isso buscamos algo ou alguém para nos completar, contemplando o amor em si, a beleza. 
O protótipo do homem ideal para fazer partes das Polis seria homens, inteligentes e livres, que discutiam as leis da cidade, tendo governantes reis. A cidadania na Grécia antiga esta ligada a minoria da população, sendo só considerados cidadãos homens, que fossem atenienses e filhos de atenienses. O cidadão tinha o direito de aprovar e propor leis. Mulheres, comerciantes, escravos, estrangeiros, etc., não eram considerados cidadãos. Para os Gregos cidadãos eram aqueles que tinham condições de opinar sobre a sociedade e que rumo ela deveria tomar.

Continue navegando