Buscar

3 verificaçao de aprendizagem

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: INFRA-ESTRUTURA DE SOFTWARE
GEORGE ANDERSON FELIX DE SOUZA
3 VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
CARPINA
2019
1. Descreva a diferença entre sistemas monoprogramáveis/monotarefa, multiprogramáveis/multitarefas e de múltiplos processadores. (Peso 2,0)
R – Nos sistemas monoprogramáveis ou monotarefa, se caracterizam pela execução de uma única tarefa (processo) por vez. Qualquer outra aplicação que para que seja executada, deve aguardar o termino do programa em execução, sendo assim, o processador e a memória e seus periféricos permanecem exclusivamente dedicados a execução de um único processo.
Já nos sistemas multiprogamáveis ou multitarefas, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações, ou seja, permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo, sendo assim existe um compartilhamento da memória e do processador gerenciado pelo sistema operacional.
2. Faça uma pesquisa na internet sobre os três principais sistemas operacionais para computadores pessoais, servidores e dispositivos móveis (smartphones e tablets). (Peso 2,0)
R – Computadores pessoais: Windowns 10, Linux Ubuntu, Mac OS x.
 Servidores: Windows server, Solaris, Debian
 Dispositivos móveis: Android, IOS, Windows 10 Monile
3. Construa uma tabela com os sistemas operacionais encontrados na questão 2 e descreva as características e principais funcionalidades de cada sistema operacional. (Peso 1,0)
R - E
	Sistema Operacional
	Características e funcionalidades
	Windows 10
	É um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, desenvolvido sobre a plataforma Windows, segue como sucessor do Windows 8, Sua funcionalidade é múltipla, tendo versões para desktops, mobile, e servidor com o IOT
	Linux Ubuntu
	È um sistema operacional de código aberto, desenvolvido a partir do núcleo Lunix, basenado no Debian, é utilizado geralmente em computadores pessoais, mas também é popular em versão para servidores de rede, com o Ubutun server. 
	Mac OS X
	È um sistema operacional desenvolvido pela Apple, baseado no kernel Unix, titulado XNU. É destinado exclusivamente para os computadores Mac
	Windows server
,
	É um sistema operacional baseado na família Microsoft Windowns, da arquitetura NT, direcionada para utilização em servidores
	Solaris
	È um sistema operacional baseado sobre a arquiterura UNIX, desenvolvido pela antiga Sun Microsystems, hoje em dia pela Oracle. Suporta arquiteturas baseadas nos processadores x86 e SPARC, sua utilização é feita em aplicações cliente/servidor, para obter uma alta performance. 
	Debian
	È um sistema operacional baseado na arquitetura GNU/Linux, tem como característica ser um software livre, e mantido pelo projeto Debian. Sua utilização é feita em servidores
	Android
	É um sistema operacional baseado no núcleo Linux, e atualmente é desenvolvido pela Google. Ele é projetado principalmente para plataformas de dispositivos móveis, com telas sensíveis ao toque, mas também tem suas versões para consoles de videogames, câmeras digitais, e outros dispositivos eletrônicos 
	iOS
	É um sistema operacional desenvolvido pela Apple, para ser usados exclusivamente nas plataformas móveis da Apple. 
4. Diferencie: tradutor, interpretador, compilador, linker, loader e depurador. (Peso 1,0) 
R – Tradutor: São programas que convertem um programa escrito em código fonte , em uma linguagem que possa ser lida pelo processador. 
 
Interpretador: É um programa que recebe um código-fonte, linguagem de alto nível, e o traduz para a linguagem de máquina linha por linha, ou seja, faz a conversão aos poucos, executando cada instrução. 
Compilador: É um programa conversor recebe o código-fonte, e verifica se a sintaxe está correta, e a converte para linguagem de máquina, gerando outro código que é interpretado pelo computador, chamado de código objeto.
Linker: É um programa utilitário que recebe um ou mais arquivos objeto gerado por um compilador e os combina-os em um único arquivo executável, arquivo de biblioteca ou outro arquivo objeto. 
Loader: É um carregador de sistema operacional responsável pela execução de programas e bibliotecas. Ele reloca os programas na memória e os prepara para execução.
Depurador: É um programa de computador usado para testar outros programas e fazer sua depuração, consiste em encontrar defeitos do programa. 
5. Cite e conceitue: DMA, buffering, spooling e reentrância. (Peso 1,0) 
R – DMA: Significa Direct Memory Access, permite que alguns dispositivos de hardware em um compuador acessem a memória do sistema para leitura e escrita independentemente da CPU. O DMA visa melhorar a performance geral do computador, poupando o processador.
Buffering: É uma região de memória física utilizada para armazenar temporariamente os dados enquanto eles estão sendo movidos de um lugar para o outro. 
Spooling: Se dar por um processo de transferência de dados, em que os coloca em uma área de trabalho temporária onde outro programa pode acessá-lo para processa-lo em um tempo futuro. 
Reentrância: É a qualidade de uma sub-rotina ser executada concorrentemente de forma segura, ou seja, a sub-rotina pode ser utilizada enquanto está em execução. 
6. Diferencie alocação contígua simples de alocação particionada estática e dinâmica. (Peso 1,0)
R – Alocação contínua simples, nela a memória principal e dividida em blocos de tamanho fixo chamados de partições, utilizadas uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário, assim acaba não permitindo uma utilização eficiente dos recursos do sistema. Assim o usuário tem controle sobre toda a memória principal, podendo ter acesso a qualquer posição da memoria.
Alocação particionada estática: Todos endereços no programa são posições físicas na memória, ou seja só poderia ser carregado a partir do endereço de memória especificado no seu próprio código. 
Alocação particionada dinâmica: Nela os programas utilizam apenas o espaço de que necessitam, e a sua escolha é ocupada por um processo a ser carregado na memória. 
7. Diferencie as estratégias de alocação: best-fit, worst-fit e first-fit. (Peso 1,0)
best-fit: É escolhida como a melhor partição, pois deixa o menor espaço sem utilização. A desvantagem desta estratégia é que, como são alocados primeiramente as partições menores, deixando pequenos blocos, a fragmentação aparece mais rapidamente.
worst-fit: Aloca o programa na pior partição, ou seja, aquela que deixa o menor espaço livre. Esta técnica, aproveita primeiro as partições maiores, e acaba deixando espaços livres grandes o suficiente para que outros programas possam utilizar o espaço, assim permite maior numero de processos utilizem a memória, diminuindo a fragmentação.
first-fit: Está estratégia aloca o programa na primeira partição que o couber, independente do espaço livre que ficou. Esta é a estratégia mais rápida, pois consume menos recursos do sistema. 
 8. Diferencie alocação contígua, encadeada e indexada. (Peso 1,0)
R - Alocação contígua: Consiste em armazenar um arquivo em blocos sequencialmente dispostos, permitindo ao sistema localizar um arquivo através do endereço do primeiro bloco e de sua extenção em blocos. O seu acesso é feito de maneira simples sequencial e direta. 
Encadeada: Na alocação encadeada um arquivo poder ser organizdo como um conjunto de blocos ligados logicamente no disco, independente da sua localização fisica
Indexada: A alocação indexada soluciona o problema da alocação encadeada referente ao acesso direto aos blocos dos arquivos pois mantém os ponteiros de todos os blocos do arquivo em uma única estrutura denominada bloco de índice.

Continue navegando