Buscar

PROVA DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (398542) - Relações Interétnicas (SOC101)
 Prova: 6308582
QUESTÃO:
1. A América Latina é uma parte considerável do continente americano, cuja diversidade cultural é variada, porém, pouco conhecida em nosso país. Nesse subcontinente, povos originais, colonizadores, escravos e imigrantes construíram um grande território multicultural. Disserte sobre as políticas multiculturais na Colômbia.
RESPOSTA ESPERADA:
- A Colômbia possui uma história de colonização europeia. 
- A população desse país é composta por descendentes de europeus, indígenas e negros.  
- As suas políticas multiculturais foram iniciadas na década de 1990, quando a Constituição colombiana de 1991 definiu o país como multicultural e multiétnico, dando os primeiros passos para o reconhecimento desses grupos. 
- A Constituição de 1991 referia-se, principalmente, às populações indígenas. Em 1993, os negros e suas populações tradicionais foram incluídas nesta lei. 
- Isso estimulou a luta e a organização dos movimentos indígena e negro.
QUESTÃO:
2. Atualmente, a cultura é um conceito presente na vida social. Antes restrita ao universo das Ciências Sociais e das Artes, muito se comenta sobre as possibilidades que a cultura traz para as sociedades, num sentido positivo. Disserte sobre a centralidade da cultura na sociedade contemporânea.
RESPOSTA ESPERADA:
A cultura em sua dimensão substantiva indica que a ela vem se tornando um recurso importante para mudanças sociais, tanto individuais quanto coletivas. Indica, ainda, a ampliação de sua presença na economia, com a economia criativa e indústria cultural. Da mesma maneira, tem sido posta em programas de governos que apostam na cultura para a melhoria do seu desenvolvimento. 
A cultura em sua dimensão epistemológica representa a mudança de paradigmas que relacionavam cultura e civilização, cultura e evolucionismo, cujos desdobramentos possuíam implicações ideológicas. A partir dos estudos culturais, a cultura tornou-se menos normativa e mais processual e relacional.

Continue navegando