Buscar

APOL 4 - Teoria Contemporânea das RI e Comércio Internacional

Prévia do material em texto

APOL 4
Questão 1/5 - Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais
Os autores que se valem do termo pós-colonial enxergam no mundo de hoje uma condição de desigualdades materiais e culturais atribuídas, em grande parte, à divisão entre ocidentais e não ocidentais promovida pela relação colonizador/colonizado. 
Fonte: rota de aprendizagem da aula 5, tema “O movimento pós-colonial: origens e influências”, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina “Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. O termo pós-colonial não indica apenas o período posterior às independência das colônias europeias.
II. O termo pós-colonial indica a condição de desigualdade, dependência e assimetria global que persistiu ao fim da condição colonial.
III. A condição colonial é naturalizada nos discursos hegemônicos ocidentais e suas estruturas de poder e saber.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	C
	Todas as assertivas estão corretas.
Você acertou!
Todas as assertivas estão corretas. “O termo pós-colonial não indica apenas o período que sucede a independência das colônias europeias, mas a condição de desigualdade, dependência e assimetria global que persistiu ao fim da condição colonial, que é naturalizada nos discursos hegemônicos ocidentais e suas estruturas de poder e saber.”
Fonte: rota de aprendizagem da aula 5, tema “O movimento pós-colonial: origens e influências”, adaptado.
	
	D
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	E
	Apenas a assertiva I está correta.
Questão 2/5 - Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais
«Pós-colonialismo é um conjunto de teorias que analisa os feitos políticos, filosóficos, artísticos e literários deixados pelo colonialismo nos países colonizados. Como teoria literária (ou abordagem crítica), lida com a literatura produzida em países que outrora foram colônias de outros países, especialmente das potências coloniais europeias Grã-Bretanha, França e Espanha; em alguns contextos, inclui países ainda em situação colonial». 
Fonte: Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-colonialismo>. Acesso em: 23 fev. 2017. 
Tendo como base os conteúdos abordados da disciplina, examine as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Para o movimento pós-colonial nas Ciências Humanas, o pensamento “apolítico” é essencial.
	
	B
	O movimento pós-colonial também aborda como as metrópoles sofreram com a perda de mão de obra que se deslocou para as colônias.
	
	C
	O movimento pós-colonial foi rejeitado completamente por acadêmicos europeus e norte-americanos.
	
	D
	Todos os acadêmicos de países que foram colonizados rejeitam o movimento pós-colonial pois não querem ser vistos como inferiores.
	
	E
	O pós-colonialismo aborda a condição de desigualdade na qual as colônias se encontram, produto de divisões entre ocidentais e não ocidentais.
Você acertou!
O movimento pós-colonial nas Ciências Humanas compartilha algumas das mesmas premissas do pós-estruturalismo, exceto a noção de que o pensamento apolítico é válido pois apresenta um objetivo político claro de emancipação dos povos colonizados. O movimento pós-colonial aborda a condição de desigualdades materiais e culturais nas quais os povos colonizados se encontram, condição esta atribuída às divisões perpetuadas por colonizadores e promovida pela relação colonizador/colonizado ou ocidental e não-ocidental. O pós-colonialismo foi abordado por uma gama diversa de teóricos, desde Said até Young, não necessariamente acadêmicos apenas da “periferia”, até porque o próprio movimento surgiu em universidades renomadas da Commonwealth. Deste modo, a afirmativa (O pós-colonialismo aborda a condição de desigualdade na qual as colônias se encontram, produto de divisões entre ocidentais e não ocidentais) está correta e as demais alternativas apresentam conceitos incorretos.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5, p. 2 e 3.
Questão 3/5 - Comércio Internacional
Sobre os documentos financeiros relacionados ao processo de importação e exportação de mercadorias analise as afirmações abaixo:
I) Os documentos financeiros referem-se às transferências de moedas para outros países, o que é controlado pelo Banco Central e executado por bancos e operadores de câmbio.
II) Entre os diferentes documentos financeiros pode-se citar a letra de câmbio, a carta de crédito e o contrato de câmbio.
III) No Brasil, as operações de câmbio podem ser praticadas de modo livre, sem a administração de um operador de câmbio ou banco autorizado.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas III
	
	B
	Apenas II
	
	C
	Apenas I e II
Você acertou!
A primeira afirmativa é correta, pois os documentos financeiros relacionam-se às transferências de moeda entre países e são regulamentadas pelo Bacen e executadas por bancos e operadores de câmbio. A segunda também está correta, pois a letra de câmbio, o contrato de câmbio e a carta de crédito são tipos de documentos financeiros adotados nas relações de comércio exterior. A terceira é falsa, porque no Brasil a compra e venda de moeda estrangeira deve ser realizada por uma instituição financeira autorizada, como bancos e operadores de câmbio.
TRIPOLI, A. C. K.; PRATES, R. C. Comércio internacional: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 166-167.
	
	D
	Apenas II e III
	
	E
	Apenas I
Questão 4/5 - Comércio Internacional
São muitos os agentes envolvidos com o transporte marítimo. Entre eles, existem certas empresas responsáveis pela gestão das atividades em terra e dando suporte necessário para as embarcações quando estão em operações no porto. Esse apoio pode ir da documentação aos suprimentos necessários ao navio. 
Quem são esses agentes mencionados acima?
Nota: 20.0
	
	A
	Armadores
	
	B
	Despachante aduaneiro
	
	C
	Agências marítimas
Você acertou!
As agências marítimas são empresas vinculadas aos armadores, que representam esses agentes nos portos, sendo responsáveis por gerir atividades em terras e dar apoio às embarcações no porto. 
Referência: TRIPOLI, A. C. K.; PRATES, R.C. Comércio internacional: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 175.
	
	D
	Consolidador de carga
	
	E
	Cargo brokers
Questão 5/5 - Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais
O papel de desconstrução de estereótipos faz parte, ainda, de um movimento mais amplo de valorização das experiências políticas e culturais não hegemônicas e historicamente silenciadas das periferias globais. 
Fonte: rota de aprendizagem da aula 5, tema “O Pós-colonialismo e sua perspectiva crítica”, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina “Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. O pós-colonialismo denuncia a “violência epistêmica” que anula a subjetividade dos colonizados na construção dos discursos e representações de oposição entre europeus e não europeus.
II. O pós-colonialismo recusa o essencialismo das identidades e distinções binárias em função de cor, raça e outras categorias, e enxerga na produção intelectual periférica um importante recurso de subversão da condição subalterna.
Nota: 20.0
	
	A
	A primeira assertiva está correta e a segunda está incorreta.
	
	B
	As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira.
Você acertou!
As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira. “O pós-colonialismo denuncia a “violência epistêmica” que anula a subjetividade dos colonizados na construção dos discursos e representações de oposição entre europeus e não-europeus. O pós-colonialismo recusa o essencialismo das identidades e distinções binárias em função de cor, raça e outras categorias, e enxerga na produção intelectual periférica um importanterecurso de subversão da condição subalterna, capaz de estabelecer novos referenciais e combater a hegemonia política e cultural do Ocidente”.
Fonte: rota de aprendizagem da aula 5, tema “O Pós-colonialismo e sua perspectiva crítica”, adaptado.
	
	C
	A primeira assertiva está incorreta e a segunda está correta.
	
	D
	As duas assertivas estão incorretas.
	
	E
	As duas assertivas estão corretas, porém elas abordam assuntos que são completamente distintos, e não existe nenhuma relação entre elas.

Continue navegando